quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Lição 13, Adoração no livro de Apocalipse, por Paul Peno

Para 17 a 24de setembro de 2011


Eu contei nada menos que 28 vezes em que Jesus é identificado no livro do Apocalipse como "o Cordeiro!” "Cristo e este crucificado" é o herói desse último livro da Bíblia. Nenhum dos 66 livros da Bíblia eleva Cristo, e este crucificado, como Apocalipse! Quando Jesus explicou a João Batista que Ele era "o Cordeiro de Deus" que tira os pecados do mundo, e, em seguida, Batista O batizou, o jovem João, o discípulo, deve ter escutado. Todos os seus escritos posteriores foram imbuídos de solene sentido de santa admiração e apreço pelo infinito sacrifício do Filho de Deus.

No início de seu último livro João se maravilha, porque Ele "nos amou, e em Seu sangue nos lavou de nossos pecados" (1:5). Ele, no capítulo 5:4, “chorava muito” porque no vasto universo de Deus “ninguém fora achado digno de abrir o livro [misterioso], ... e desatar os seus selos. ... Eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro nem de o ler, nem de olhar para ele" (vs. 5 e 4). (Você não consegue entender Apocalipse sem lágrimas, pois foi escrito com lágrimas!). Então, um dos 24 anciãos (humanos no céu!), tentou consolá-lo: "Eis aqui o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos" (vs. 5

João se esforça para ver a grande entrada em cena deste "Leão", mas em vez disto ele vê um "Cordeiro como tendo sido morto." Ele ouve os 24 anciãos e os redimidos cantarem para Aquele que “com o Seu sangue os comprou para Deus ...Digno é o Cordeiro que foi morto" (5:3-12). Ele vê finalmente uma grande multidão que "lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro" (7:14). Eles, finalmente, estão com o Cordeiro no Monte Sião "e cantavam um como cântico novo diante do trono" e eles “seguem o Cordeiro para onde quer que vá" (14:1-4). Suas almas são capturadas por toda a eternidade por uma apreciação de coração por um amor "que excede todo o entendimento."

Você pode não ter dom para música, mas esta é uma canção de experiência, um cântico do coração, de identidade de auto crucificação com Cristo na Sua cruz, e é hora de começar a "aprender" essa canção agora.

"E cantavam um como cântico novo diante do trono, e diante dos quatro animais e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra" (Apoc. 14: 3).

Apoc. 1:13 a 16: "E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro. E a Sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e seus olhos eram como chama de fogo, e os Seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas. E Ele tinha na sua destra sete estrelas: e fora de sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece."

Você gosta de batalhas? Ou você gosta de fugir delas? Eu encontro muitos cristãos maravilhosos, membros da igreja, que querem a paz, mas que eles se recusam a descer para a arena onde batalhas para o Senhor deves ser combatidas. Para dizer a verdade, eles preferem ver televisão a estudar por eles mesmos para saber a verdade sobre as questões do grande conflito entre Cristo e Satanás. Mas Paulo diz em 1ª Tim. 6:12, "Milita a boa milícia da fé", e Judas nos adverte (vs. 3) a "batalhar pela fé que uma vez foi entregue aos santos", "porque se introduziram furtivamente certos homens suspeitos" (vs. 4, KJV), que procuram corromper a fé. E Jesus nos diz claramente: "Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Porque Eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra. E assim os inimigos do homem serão os seus familiares" (Mat. 10:34-36).

Puxa! É isto o que significa seguir a Cristo? "Mas", alguém diz, "certamente isso não se aplica a conflitos dentro da igreja!? O mundo está cheio de controvérsia, eu vou à igreja para que eu possa encontrar um lugar de descanso e paz" Bem, devo dizer a verdade!. Apocalipse 12:17 diz que “o dragão,” o diabo, nestes últimos dias, -é- "irou-se" contra (*”a mulher”), a verdadeira igreja, “e foi fazer guerra” à igreja remanescente, onde sua mais temerosa estratégia é fazer guerra dentro da igreja contra o puro e verdadeiro evangelho de Jesus. Se Satanás conseguir corromper a IGREJA, ele ainda terá esperança de ganhar a guerra contra Cristo. Assim, o conselho de Pedro é exatamente o que precisamos hoje: "Sede sóbrios; vigiai" (1ª Pedro 5:8). "Resisti" a Satanás "firmes na fé" (vs. 9). Mas, por favor, não se esqueça de ter bom senso a palavra "sóbrio" significa pensar com cuidado para que não acabe "resistindo" à verdadeira obra do Espírito Santo! Se você fizer isso, você cruzou a linha além da qual o arrependimento é impossível. O risco no grande conflito é muito alto, o único lugar onde você pode evitar a batalha é a sepultura. E, por favor, não opte por ir para lá! Caia de joelhos; estude; aprende; fique acordado; "vigie," e fique " firme pelo que é reto, ainda que caiam os céus," diz uma sábia escritora. (*E. G. White, Educação, pág. 57).

Apoc. 1:17 e 18: "E eu, quando O vi, caí a Seus pés como morto; e Ele pôs sobre mim a Sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último. E Eu sou o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre, ... e tenho as chaves da morte e do inferno."

Apoc. 4:8: "E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia e nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.”

Parece óbvio que sua visão não era de "glória" materialista, como assistir a um vídeo da grandeza real da rainha Elizabeth, era uma visão do caráter do Senhor, uma apreciação de coração humilde de Seu glorioso amor abnegado. O grito "Santo, Santo, Santo" foi uma revelação da cruz. O jovem Isaías foi sobrecarregado com o contraste de uma sensação humilhante de seu próprio egoísmo pecaminoso. (*Isaias 6: 1-5).

Apoc. 4:9 a 11: "E, quando os animais davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para sempre e sempre, os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo: Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder, porque Tu criaste todas as coisas, e por Tua vontade são e foram criadas."

Apoc. 5:8: "E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos."

No início de seu último livro João se maravilha, porque Ele "nos amou e em Seu sangue nos lavou de nossos pecados" (Apoc. 1:5). Em 5:3-12, ele chora com seu coração (vs.4), ao ele ver que não havia ninguém, no vasto universo de Deus, que pudesse "abrir o [misterioso] livro, e desatar os seus selos. ... Eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele" (você não consegue entender Apocalipse sem lágrimas, pois foi escrito com lágrimas!). Então, um dos 24 anciãos (humanos no céu!), tentou consolá-lo: "Eis aqui o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos" (vs.5). João se esforça para ver em cena a entrada triunfal do "Leão", mas eis que ele vê em vez disto um "Cordeiro como havendo sido morto" (vs.6). Ele ouve os 24 anciãos e os anfitriões redimidos cantarem “com o Teu sangue nos compraste para Deus” (vs. 9) ... Digno é o Cordeiro que foi morto" (vs. 12). Finalmente ele vê uma grande multidão, que "lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro" (7:14). Eles estão com o Cordeiro, no Monte Sião "e cantavam um cântico novo diante do trono" pois eles “seguem o Cordeiro para onde quer que vá" (14:1-4). Suas almas são capturadas por toda a eternidade por uma apreciação do coração de um amor “que excede todo entendimento” (*Efé. 3:19).. Você pode não ter dom para música, mas esta é uma canção de experiência, uma canção vinda do coração, de identidade de auto crucificação com Cristo na Sua cruz, e é hora de começar a "aprender" essa canção agora.

Apoc. 5:9: "E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o Teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; ... "

O mundo tem, por vezes, ouviu música linda, mas nenhuma tão gloriosa como o cântico de louvor ao Cordeiro que tinha sido morto. Seu amor foi para os mais distantes limites, além do próprio inferno, em busca das almas humanas que se perderam. Este amor venceu. O perdido foi encontrado.

Ninguém da incontável multidão que entoa o cântico o faz por medo, cada coração está cheio de admiração e louvor, a adoração genuína para Aquele que Se esvaziou em um sacrifício tão completo que tem revelado ao olhar de todos os seres criados por toda a eternidade as profundezas do amor infinito de Deus. Podemos perceber em nossos corações o pulso da vida eterna se desejamos intensamente juntar-nos naquele coro.

Podemos já hoje começar a estudar o que inspira esta gloriosa canção — cruz de Cristo. Em Cristo glorificado, os remidos contemplarão o Cristo crucificado.

Apoc. 5:10 a 14: "E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes, e reinaremos sobre a terra. E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares. Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graça. E ouvi toda criatura que está no céu e na terra, e debaixo da terra, e que estão no mar, e todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro sejam dadas ações de graças, e honra, e glória , e poder para todo o sempre. E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se e adoraram ao que vive para todo o sempre.”

Enfim não haverá nenhum traço de rebeldia ou inimizade deixada no grande universo de Deus. Toda criatura vai se juntar nesta adoração do Pai e do Cordeiro. Uma vez que Satanás e aqueles que o servem nunca vão concordar em se juntar em uma música de louvor a Cristo, é claro que estes versos antevêem para o momento em que o pecado e aqueles que obstinadamente se agarram a ele terá chegado ao seu fim no lago de fogo.

É Deus digno de tal infinda devoção? Se tudo o que sabemos dEle eram as evidências da grandeza que vemos em Sua criação, de bom grado dizemos sim. Mas muito além de Sua majestade e poder evidentes nas coisas que Ele fez está aquela cruz com sua magnífica revelação de Seu caráter abnegado.

O livro do Apocalipse supera todos os outros livros terrenos ao reconhecer esta realidade — esta que nenhuma ciência ou filosofia terrena pode se aproximar.

Apoc. 7:9: "Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas mãos;"

Há uma fascinante ligação entre o livro do Apocalipse e o Evangelho de João que intriga muitas pessoas. O primeiro fala da final "Voz do céu" que vai soar no coração de um grande número em todo o mundo para "sair de Babilônia, povo Meu." Eles vão responder na última hora, simbolizados como "uma grande multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e línguas", que ouvem a voz, porque, de alguma forma eles já "seguem o Cordeiro [Cristo crucificado] onde quer que Ele vá" (18:3; 7:9; 14 : 4). Eles já estão sensíveis em sua confusão a cada nuance da liderança divina que eles podem sentir. Eles amam a verdade.

A ligação com o Evangelho de João está em João 10:1-16, onde Jesus nos revela o Seu segredo: Ele tem pessoas em todos os lugares que são Suas "ovelhas" escondidas que "conhecem a Sua voz" e respondem sempre que Ele pode encontrar um agente humano para proclamar o verdade tão claramente que as pessoas honestas reconhecem tal "Voz". Para emprestar a rude frase de Lutero, estes que proclamam o evangelho não "testaram do prato" (você serviria seus convidados com um prato que ainda tem os restos de comida velha grudados nele?).Quando a nossa pregação é marcada pelo "eu", nós repelirmos em vez de atrairmos essas "ovelhas".

A presença de amor próprio visto no agente faz do "mensageiro" "um ladrão e salteador," "que sobe por outra parte" do "curral" de Cristo. Suas verdadeiras ovelhas correm tão rápidamente quanto podem para o outro lado (elas "fogem do estranho"). E, possivelmente, a igreja se pergunta por que eles não estão ganhando mais almas, e por que seus esforços para "iluminar a terra com glória" parecem tão frustrados.

A imagem na Bíblia é clara: Deus tem um povo fiel escondido no islamismo, budismo, hinduísmo, sim, talvez em todos os "ismos" do mundo, incluindo (obrigatoriamente) o ateísmo, pessoas que não estão com o coração satisfeito onde estão; eles têm fome por algo que ainda não encontraram. Quando a verdade, essa verdade que procuram encontrar se manifestar, nada na Terra ou no Céu irá mantê-los separados para sempre.

O desafio da "igreja remanescente" de Deus nestes últimos dias é: limpar a confusão que abafa o som da "Voz do céu". O que está na agenda de Deus para Sua igreja é emocionante

Apoc. 7:10: "E exclamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus que está assentado no trono, e ao Cordeiro.”

Apoc. 7:11 a 19: "E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos e dos quatro animais, e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus, dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força, ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém. E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do Seu Cristo, e Ele reinará para todo o sempre. E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seus tronos diante de Deus prostraram-se sobre seus rostos, e adoraram a Deus,: Graças te damos, ó Senhor, Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o Teu grande poder, e reinaste.” E iraram-se as nações e veio a Tua ira, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, Teus servos, e aos santos, e aos que temem o Teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.” E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da aliança foi vista no Seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva."

Há um aspecto muitas vezes negligenciado da mensagem do grande terceiro anjo que cria um vácuo na experiência de nosso coração. Sua ausência nutre a mornidão, que anuvia com uma sensação de inutilidade espiritual.

O que está faltando: a mensagem do terceiro anjo é a idéia do Dia da Expiação, algo novo em 6.000 anos de história humana. É a Boa Nova da justificação pela fé à luz da purificação do santuário, a gloriosa verdade celeste além do que o nosso querido irmão Martinho Luther (com toda a sua piedosa sinceridade) poderia captar nos seus dias.

Uma escritora com pensamento claro disse que, ao o terceiro anjo pronunciar seu tremendo aviso de Apocalipse 14:9-12, ele está apontando para o santíssimo do santuário celestial: "Aqui [é onde há] a perseverança dos santos, aqui estão [são encontrados] os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus "Eles têm" seguido ao Cordeiro "em Seu ministério final! E a Bíblia apóia essa profunda visão, porque todo o Apocalipse do capítulo 12 em diante é construído sobre a mudança inspiradora na administração celestial, quando o sétimo anjo sopra a sua trombeta no capítulo 11:15: "E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve nos céus grandes vozes que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do Seu Cristo ... E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da aliança foi vista no Seu templo," claramente, a abertura da fase final do ministério sumo sacerdotal de Cristo no santíssimo

Em épocas passadas, o ministério de Cristo foi preparar as pessoas para morrerem por Ele. O que Ele está fazendo agora? Ele está preparando um povo para a trasladação na Sua segunda vinda. Vida agora é um negócio sério, vamos cooperar com Ele. Vamos parar de "resistir a Ele em Seu trabalho sumo sacerdotal."

Apoc. 15:1 a 4: "E vi outro grande e admirável sinal no céu: sete anjos que tinham as sete últimas pragas, porque nelas é consumada a ira de Deus. E vi um como mar de vidro misturado com fogo, e também os que saíram vitoriosos da besta, e da sua imagem, e do seu sinal, e do número de seu nome, que estavam junto ao mar de vidro, e tinham as harpas de Deus. E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as Tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os Teus caminhos, ó Rei dos santos. Quem Te não temerá, ó Senhor, e não glorificará o Teu nome? Porque só Tu és santo; por isto todas as nações virão e se prostrarão diante de Ti, porque os teus juízos são manifestos.”

Apoc. 19:1: "E depois destas coisas ouvi no céu uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! A Salvação, e a glória, e a honra, e o poder pertencem ao Senhor nosso Deus:"

Pode ser que você lhe pareça ser o único seguidor de Cristo em sua família ou na vizinhança. Aqui está o incentivo. Embora possa parecer que o povo de Deus na terra são apenas uma minoria, há "uma grande multidão" no universo de Deus, que são leais a Ele. Uma nação envia seus embaixadores à capital de outra nação. Ele e sua equipe são uma minoria lá, mas ele nunca pode esquecer a poderosa nação que ele representa e que está por trás dele. Como seguidores de Cristo, somos embaixadores para este mundo.

A palavra "aleluia" em hebraico significa "Louvai ao Senhor." Não é porque Ele conquistou pela força das armas que a "grande multidão" dos céus louvam o Cordeiro por Sua vitória. Ele conquistou apenas através da verdade e da justiça. Esta gloriosa vitória foi conquistada quando Jesus morreu na Sua cruz e ressuscitou. Portanto, este cântico de louvor não é oferecido na forma como fracos, egoístas bajuladores louvariam um governante terrestre ou tirano, a fim de obter favores, mas com sinceridade de coração. Glória e honra pertencem Àquele cujo abnegado amor pelos pecadores é o sacrifício mais incrível de toda a eternidade.

Apoc. 19:2: "Porque verdadeiros e justos são os Seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com sua fornicação, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos."

Por que é que desde que Jesus morreu pelos pecados do mundo, o mundo não se tornou melhor, mas piorou? Por que é que a grande maioria dos habitantes do mundo não foram transformados por Cristo?

O mundo inteiro teria de fato sido salvo pela religião de Cristo se não fosse pelo trabalho de um inimigo inteligente que se interpôs e impediu a Sua obra. Este inimigo é chamado na Bíblia de o "Anticristo," aquele que luta contra Cristo da forma mais perversa e enganosa possível, isto é, fingindo tomar o lugar de Cristo (ver 1ª João 4: 1, 3). Não há nenhuma maneira pela qual um inimigo possa fazer um dano maior a alguém do que por personificá-lo e escrever cartas prejudiciais em seu nome. Mesmo os melhores amigos pode achar que é difícil manter a fé nele!

A "grande prostituta", Babilônia, fez exatamente isso. Satanás falou através dela, em nome de Cristo, e incontáveis milhões de pessoas desinformadas foram enganados. Muitos têm desprezado abertamente a Cristo porque Babilôna O tem deturpado, e outros milhões supõem que estão seguindo a Cristo, quando na realidade eles estão sendo levados a lutar contra Ele do lado do anticristo. É por isso que Babilônia tem “corrompido a terra com sua prostituição."

Apoc. 19: 3 a 5: "E outra vez disseram: Aleluia” E a fumaça dela sobe para todo o sempre. E os vinte e quatro anciãos, e os quatro seres viventes, prostraram-se e adoraram a Deus, que estava assentado no trono, dizendo: Amém. Aleluia. E saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós, todos os Seus servos, e vós que O temeis, assim pequenos como grandes."

A partir da introdução, vimos como a crise do fim dos tempos será centrada em torno da questão da adoração. A questão da adoração não é uma questão de somenos importância. O destino eterno das almas pende sobre ela. Essa verdade fundamental se torna mais evidente no que se desdobra em Apocalipse 13 e 14.

"E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre: e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aqueles que recebem o sinal do seu nome" (Apocalipse 14:11).

"E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para adorar. E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro: Adora a Deus.”

Um anjo é um ser maravilhoso, mas ele não tem desejo de ser adorado. O rei Herodes orgulhosamente aceitou a adoração da multidão quando gritou: “É a voz de dum deus e não de um homem!” Sabendo muito bem que ele não merecia isso (ver Atos 12: 21-23). O anjo imediatamente instruiu a João e lhe assegurou que ele era apenas um servo seu, companheiro seu.

O anjo não conheceu o orgulho como Herodes cedeu a ele. É uma pena quando um homem ou governante quer ser adorado por seus semelhantes.! Poucos são humildes como este anjo que aponta à glória de Deus. Ninguém que quer ser adorado ou louvado pode desfrutar por muito tempo o respeito dos outros.

Todos os que "guardam as palavras deste livro" compartilharm as recompensas para ser apreciado por João e seus companheiros profetas. Deus é generoso em dar recompensas. Mesmo "aquele que recebe um profeta em nome de um profeta, receberá recompensa de profeta" (Mt 10:41). Para "receber" as mensagensdo Espírito de profecia é apenas para recebê-los no coração.

Apocalipse 19:10: "E eu lancei-me a seus pés para adorá-lo. E ele me disse: Vê, não faças isso: Eu sou teu conservo, e de teus irmãos que têm o testemunho de Jesus: adora a Deus: porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia "

.Embora os anjos sejam seres gloriosos, não devemos adorá-los.Nem devemos adorar ou mesmo elogiar qualquer ser humano. O anjo se declara um "servo" conosco, cativos do amor de Cristo. O anjo é feliz por ter o privilégio de pertencer ao mesmo grupo a que pertence João, aqueles que têm o "testemunho de Jesus." Você sabe como você estaria feliz se você estivesse em condições de falar com o primeiro-ministro ou presidente de seu país. Aqueles que têm o "testemunho de Jesus"são aqueles a quem Ele fala.

Paul Peno


Nota do tradutor:

Você pode ver este artigo em inglês em:

http://www.1888mpm.org/articles/worship-book-revealation



Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista da cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de A.T. Jones e E. J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Ig. Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99

_____________________________________