terça-feira, 13 de setembro de 2011

Lição 12, Adoração na Igreja Primitiva, por Lloyd Knecht

Para 10 a 17 de setembro de 2011

Adoração. O que é isso? Algumas das palavras usadas na Bíblia são transliterações1. "Adoração" e "batismo" são exemplos de tais palavras. É fácil ler nestas palavras nossas próprias idéias particulares, mas, depois, perdemos o seu verdadeiro significado. O significado literal de "adoração" na Bíblia é "prostrar"2 a si mesmo diante de Deus com humildade, gratidão e dependência total.

Domingo — Em Atos 1:1-11 Jesus está nos falando hoje com muitas provas "infalíveis" como Ele falou aos discípulos no caminho de Emaús. Temos ainda mais provas infalíveis. Nós temos o Novo Testamento, bem como o Antigo Testamento.

A chuva temporã trouxe uma mensagem de arrependimento pessoal e corporativo; uma chamada à fé na encarnação, vida vitoriosa, morte sacrificial, ressurreição e intercessão celestial de Jesus Cristo (Romanos 10: 9-12). Incluídos nesta mensagem havia a boa nova de que, apesar de que “todos” (inclusive eu) “pecaram” (tempo passado), “e destituidos estão” (tempo verbal presente) “da glória de Deus,” mas todos (inclusive eu) são “justificados gratuitamente, (*por meio da graça de Deus) pela redenção que há em Cristo Jesus(Romanos 3:24, 25, 2ª Coríntios 5:19). Deus demonstrou Sua justiça em Jesus Cristo, mostrando a Sua justiça ao conceder a Sua justiça a cada pecador que crê em Jesus como seu Salvador pessoal (Romanos 3:26, 1ª João 5:10-12).

Ellen White teve um sonho após a sessão da Conferência Geral de 1901 em que ela viu nossos irmãos líderes chorando juntos, confessando o seu orgulho, ciúmes, e má desconfiança um do outro. O anjo mensageiro observou: "Isto é o que poderia ter acontecido"3 (*grifamos). Esta é a verdadeira adoração, o nosso amor a Deus e uns aos outros em humildade e amor insaciável (*em arrependimnento) pelos (*atos de) magoar, errar e rebelar. Agradeço a Deus pelo nosso novo Presidente da Conferência Geral que abertamente se arrependeu de suas próprias falhas de orgulho e ambição, convidando os líderes da igreja para acompanhá-lo nesta experiência transformadora. Esse convite inclui cada um de nós hoje.

Segunda-feira — Em Atos 2,14-41 João Batista veio pregando a mensagem de Elias de arrependimento para a liderança e membros da igreja de seu tempo, preparando o caminho para a revelação do Messias. Nós, como Adventistas do Sétimo Dia somos comissionados a pregar a mensagem de Elias de arrependimento hoje tanto para a igreja e o mundo em preparação para a segunda vinda de nosso Senhor. Reavivamento e reforma nunca podem começar sem um genuíno e profundo arrependimento entre o povo de Deus. Deus nunca pode justificar aqueles que se auto justificam.

Quando minha esposa Dolores e eu estávamos na Rússia, em 1992, nosso jovem tradutor, estudante universitário, nos perguntou, Por que nós, como Adventistas, nunca ouvimos mensagens chamando-nos ao arrependimento, como alguns outros cristãos o fazem? "Essa pergunta tem me preocupado desde então.

Terça-feira — Em Atos 17:15-34 Paulo adaptou o evangelho à compreensão cultural e religiosa dos atenienses, mas a mensagem foi a mesma que a de João e Jesus: "Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céu” (*Mat. 3:2 e 4:17). Poderíamos, como os atenienses estar adorando a um Deus "desconhecido"? Em 1ª João, o Apóstolo diz-nos, que se nós conhecemos a Cristo Ele será revelado em nossas atitudes e ações em relação aos outros. Estamos rindo e criticando, ou orando com e pelos outros?

Quarta-feira — Atos 18:1-16. Sempre que Paulo entrava em uma nova comunidade, ele primeiro pregava a Jesus na sinagoga — a igreja local. Mas ele sempre estendeu a mão para os incrédulos também. E nós?

Quinta-feira — 1ª Coríntios 13 (versão parafraseada): O amor (Ágape) vence tudo. Tudo o mais é apenas ruído. O amor vem apenas como um dom de Deus através da fé somente. Ágape é maior do que uma grande pregação, fé, ou presentes (*contribuições) dedutíveis de imposto. É sempre sofredor e gentil. Não é orgulhoso, teimoso, rude, egoísta, ou irritado. Ágape imputa os melhores motivos para os outros, não fofoca sobre eles, ou se alegra quando eles recebem o (*mal) que merecem. O amor demonstra fé nos outros e nunca desiste da esperança para o sucesso deles. Pacientemente o amor perdura quando tudo parece dar errado, nunca perdendo a fé. Pratique o verdadeiro amor Ágape.

Sexta-feira — "O (Ágape) de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se Um morreu por todos, logo todos morreram, e Ele morreu por todos, para que os que vivem (que sou eu também) não vivam mais para si, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou" (2 Coríntios 5:14, 15). Como é que vamos viver assim? "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. Mas todos nós, com rosto descoberto (receptivo), refletindo como em um espelho (Jesus), a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, assim como pelo Espírito do Senhor" (2 Coríntios . 03:17, 18)

"Aqui está a paciência (perseverança, *capacidade de suportar) dos santos, aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus" (Apocalipse 14:12).


- Lloyd Knecht


A última vez que ouvimos do irmão Lloyd Knecht ele era o primeiro ancião da igreja adventista de Stevenson, no estado de Washington, localizada no endereço 41, 2nd Street, Stevenson, WA 98648-4228, Fone 001 XX (509) 427-8890 Ele, por muitos anos, administrou um asilo, mas hoje, já muito avançado em idade, está aposentado. O irmão Lloyd passou muitos anos espalhando a boa nova do evangelho, especialmente a judeus e mulçumanos e a outros grupos religiosos e étnicos. Muitas pessoas testemunham que seu primeiro contato, bem como a sua familiarização com a o evangelho foi através do irmão Lloyd.


Notas do tradutor:

1) Transliterar (Além + litera, L, letra) = Escrever ou soletrar (palavras ou vocábulos) em caracteres alfabéticos de outra língua, que representem o mesmo som ou sons;

2) Prostrar (verbo transitivo, usado acima na forma reflexiva) = abater-se; humilhar-se; prosternar-se; submeter-se;

3) Veja isto em Testemunhos para a Igreja, vol. 8, págs. 104 e 105. É muito importante.

Ellen White tinha grande esperança que na sessão da conferência Geral de 1901 iria ser corrigida o problema de governo administrativo da Igreja, que ela já vinha expondo há muito tempo.

A 34ª sessão da conferência geral (1901) foi encerrada “e a situação não foi resolvida”, diz ela. “As pessoas [os lideres] não se humilharam” (grifamos).

Com efeito, ela escreveu uma carta em agosto de 1896 dirigida ao presidente da Conferência Geral, a respeito de Descentralização na sede da igreja em Battle Creek. Está na “ENCICLOPÉDIA” adventista, volume 10 da série SDABC, pág. 1050:

“Não é sábio escolher um homem como presidente da Conferência Geral” (Ellen G. White, Carta 24 de agosto de 1896) ... “muita autoridade foi centrada no presidente e em um pequeno grupo de homens, e ela escreveu severamente sobre ‘poder real” e ‘centros de Jerusalém’. Ela recomendou com insistência grande descentralização.”

E na página 1051:

“Não deve haver ‘reis’ na obra” ... “Deus não pos nenhum poder real em nossas fileiras para controlar este ou aquele departamento da obra.”

Na verdade este problema da autoridade eclesiástica já havia sido abordado na sessão da Conferência Geral em 1888 em Mineápolis:

Ellet J. Waggoner escreveu:

“O reinado de Cristo consiste em coisas completamente diferente das idéias humanas de governo. Cristo diz ‘Meu reino não é deste mundo’ (João 18:36) ... Relembre novamente 1ª Pedro 5: 3. Os pastores ou bispos são exortados a não ser ‘como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.’ ... ‘Status’, como conhecido entre os homens, é desconhecido na Igreja de Cristo. Não existe coisa como colocar-se acima de outros ... Isto pertence ao príncipe deste mundo, mas as palavras de Cristo são ‘Não será assim entre vós’ (*Mat. 20:6; Luc. 22: 25 e 26). ... Cristo ‘esvaziou-Se a Si mesmo’ (*Fil, 2:7) e, assim, o eu não tem lugar em Sua Igreja. Ele disse aos judeus ‘como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus?’ (João 5: 44)” (The Present Truth de 31/8/1893)

Ellen G. White iniciando na página 91 de Testemunhos para Ministros, falando sobre a “mui preciosa mensagem,” abordando os diferentes aspectos da mensagem de Justificação pela fé, à página 93 aborda o aspecto da autoridade eclesiástica dentro daquela mensagem, dizendo:


“Ora, é o propósito determinado de Satanás eclipsar a visão de Jesus e levar os homens a olhar para o homem, a no homem confiar, e serem educados a esperar auxílio do homem. Por anos tem estado a igreja olhando para o homem, e dele muito esperando, mas sem olhar para Jesus, em quem Se centraliza nossa esperança de vida eterna. Portanto, Deus deu a Seus servos um testemunho que apresentava a verdade como esta é em Jesus, e que é a terceira mensagem angélica, em linhas claras e distintas” (Materiais de Ellen G. White sobre 1888, volume 3, págs. 1353 e 1336 até 1343; e em Testemunhos para Ministros, pág. 93, no meio do 2º §, grifamos. Veja as páginas 91 até 98).

Ela apresenta esta distorção da autoridade eclesiástica que vinha ocorrendo dentro da Igreja Adventista em duas frases:

1ª)levar os homens a olhar para o homem ... e serem educados a esperar auxílio do homem”; e,

2ª) “Por anos tem estado a igreja olhando para o homem, e dele muito esperando.”

Também veja que a razão pela qual Deus deu a mensagem da Justificação pela fé ao Seu povo era exatamente pelo motivo dele estar olhando para o homem “sem olhar para Jesus” (grifos nossos).

___________________________