quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Lição 1, Paulo: Apóstolo dos Gentios, por Patti Guthrie

Para 24 de agosto a 1º de setembro de 2011

Você já foi injustiçado — talvez até mesmo criminalmente — por alguém que não conseguiu perceber a natureza hedionda do crime?

Porque os corações de todos os homens em todos os lugares são naturalmente "enganosos, e perversos," os homens são, muitas vezes, incapazes de perceber sua culpa ou arrepender-se de seus atos errados. Tal era a mentalidade de Saulo, cujo ódio aos cristãos o levou a "assolar a igreja, entrando pelas casas; e arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão" (Atos 8:3).

Acreditando estar realizando a vontade de Deus, ele era realmente um instrumento nas mãos de Satanás. Aqueles que lêem a história do início da vida de Saulo vão concluir que ele, apesar de bem intencionado, não conhecia o espírito que inspirou suas ações. Na sua infinita misericórdia e sabedoria Jesus Se revelou a Saulo no caminho de Damasco. Saulo ficou surpreso com a revelação de que ele estava perseguindo ninguém menos que Jesus Cristo, Salvador do mundo e criador do universo. Esta revelação mudou-o de Saulo para Paulo

Neste trimestre, a igreja mundial adventista do sétimo dia vai estudar a carta de Paulo aos Gálatas. A carta nos atinge bem de perto. Nela Paulo maravilhou-se de que os Gálatas estivessem "passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho" (Gálatas 1:6) e exclamou: "Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado entre vós?" (Gálatas 3:1). Foi para corrigir este "feitiço" que Paulo escreveu esta carta. Foi incluído na Bíblia porque o Senhor viu que esta tendência a adotar um falso evangelho comprometeria a igreja até o fim dos tempos.

Na era de 1888, os adventistas do sétimo dia, como os gálatas, antes deles, tinham se afastado de Cristo para um falso evangelho. Tivemos a "verdade", mas tínhamos perdido a visão de Cristo na verdade. Para restaurar Cristo ao coração e centro do adventismo, o Senhor, em Sua grande misericórdia, enviou uma mensagem para a nossa igreja pelos irmãos Waggoner e Jones na sessão de 1888 (*da Conferência Geral), em Minneapolis, e nos anos posteriores. Grande parte da base bíblica para as mensagens que eles deram foi com base em seu estudo dos escritos de Paulo, e a carta aos Gálatas, em particular. Ao examinarmos a nossa história, detalhes tristes estão se avizinhando:

"Aqueles que resistiram ao Espírito de Deus em Minneapolis estavam esperando por uma oportunidade para voltar ao mesmo assunto, porque o seu espírito era o mesmo. Depois, quando eles tinham evidência acumulada sobre evidências, alguns foram persoadidos, mas os que não foram abrandaram e subjugados pela operação do Espírito Santo, colocaram sua própria interpretação sobre cada manifestação da graça de Deus, e eles perderam muito. . . . Mas todo o universo do céu testemunhou o tratamento vergonhoso de Jesus Cristo, representado pelo Espírito Santo. Tivesse Cristo estado perante eles, eles O teriam tratado de forma semelhante àquele em que os judeus trataram a Cristo" (Ellen White, Testemunhos Especial de Ministros e Obreiros nº 6, pág. 19).

Lemos ainda: "Alguns vêm cultivando ódio contra os homens a quem Deus comissionou para dar uma mensagem especial ao mundo. Eles começaram essa obra satânica em Mineápolis. Mais tarde, ao verem e sentirem a domonstração do Espírito Santo, que testificava que a mensagem era de Deus, eles odiaram-na ainda mais, pois era um testemunho contra eles. Eles não queriam humilhar o coração para se arrependerem, darem glória a Deus, e vindicarem o direito. Prosseguiram em seu próprio espírito, cheios de inveja, ciúme e más suspeitas, como fizeram os judeus" (Ellen White, Testemunhos Para Ministros, págs. 79 e 80).

"A indispsosição de ceder a opiniões pré-concebidas, e para aceitar esta verdade [o evangelho em Gálatas], estava à base de grande parte da oposição manifestada em Mineápolis contra a mensagem do Senhor através irmãos [E. J.] Waggoner e [A. T.] Jones . Excitando aquela oposição, Satanás teve êxito em afastar do povo, em grande medida, o poder especial do Espírito Santo que Deus anelava comunicar-lhes. O inimigo impediu-os de obter a eficiência que poderiam ter tido em levar a verdade ao mundo, como os apóstolos a proclamaram depois do dia de Pentecostes. Sofreu resistência a luz que deve iluminar toda a Terra com a sua glória (Apoc. 18:1), e pela ação de nossos próprios irmãos tem sido em grande medida conservada afastada do mundo "(Ellen White, Mensagens Escolhidas, volume 1, páginas 234, 235)

O Senhor tem um jeito de nos trazer de volta sobre ao mesmo terreno de novo e de novo até que finalmente aprendamos a nossa lição. Embora hoje muitos acreditem que a Igreja aceitou a mensagem da Chuva Serôdia, que Deus deu aos irmãos Waggoner e Jones, um olhar sincero no comentário inspirado sugere o contrário.

Na parte de trás do nosso guia trimestral encontramos muitos recursos para ajudar no nosso estudo de Gálatas. A esta lista você pode querer adicionar dois títulos adicionais: O comovente comentário de Ellet J. Waggoner à carta de Gálatas, o livro The Glad Tidings (As Boas Novas), e, de A. T. Jones, Estudos "sobre Gálatas, uma compilação de artigos escritos por Jones e publicado na Review and Herald de 25 de julho de 1899, a 13 de novembro de 1900.

"Em cada igreja adventista, há a necessidade de confissão, arrependimento, e reconversão. O despontamento de Cristo está além da descrição. A menos que aqueles que pecaram rapidamente se arrependam, os enganos dos últimos dias irão alcançá-los" (Ellen White, Review and Herald, 15 de dezembro de 1904).

Por favor, junte-se a mim na oração por nossa igreja neste trimestre.