quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Lição 9, Não confie em palavras enganosas —os profetas e a adoração, por Helene Thomas

Para 20 a 27/08/11

"Diga-me a verdade."

Muitas vezes, estas palavras são pronunciadas em momentos de crise — momentos em que uma vida está na balança, quando um relacionamento está sob estresse, quando um desastre separou entes queridos. Em tais ocasiões a verdade é mais importante que qualquer outra coisa. Riquezas e honra e poder não fazem sentido aqui. Só a verdade importa.

Estamos no epicentro das crises das eras. Falsificações brilhantes envolvem o mundo e contaminam o ar que respiramos. Teologias concorrentes apelam alternadamente para o nosso ego (nós podemos fazê-lo por nós mesmos) e nosso amor ao pecado (está tudo bem — Deus sabe que você é apenas humano. Ele não vai excluí-lo do céu, se você ainda está pecando). Tudo está na balança. Verdade — toda a verdade, e nada mais que a verdade deve ser tida por todos os que navegam nesta crise com sucesso.

A verdade não é meramente uma declaração de fato. Verdade é uma Pessoa. Jesus diz: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (João 14:6). É uma coisa poderosa para saber que não estamos sozinhos para percorrer o nosso caminho através das reivindicações conflitantes e informações contaminadas bombardeando-nos a cada passo. Temos um Piloto, e este Piloto está à porta do nosso templo da alma, batendo para entrar (Apocalipse 3:20).

Estaríamos livres de todas as artimanhas enganosas do inimigo? "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8:32). "Se pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres" (João 8:36). Ellet J. Waggoner coloca isto da seguinte forma:

“A verdade é o Filho, o Filho é a verdade. "Eu sou o caminho, a verdade e a vida." Então, quanto alguém conhece quem não sabe a verdade? [A congregação respondeu: Ele não sabe nada.] ... Nós fomos educados erroneamente; e temos que nos livrar de algumas das coisas que pensamos que sabemos, a fim de que possamos começar a conhecer. O que é a verdade? - Cristo é a verdade, e seu nome é "Eu Sou” (*’ego eimi’, Êxodo 3:14). Em três momentos diferentes no 8º cap. de João vamos encontrá-Lo aplicando este título a Si mesmo. Esta expressão aparece três vezes: ‘Antes que Abraão existisse, Eu Sou’ (*v. 58). Além disso, em outro lugar ele diz: ‘Se não crerdes que Eu Sou, morrereis nos vossos pecados’ (*v. 24). Isso é o que é, literalmente. Mais uma vez: ‘Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis quem Eu Sou’ (* vs. 28). É através da cruz de Cristo que conhecemos a Deus. Seu nome é ‘Eu Sou’ — isto é, Aquele que é. Ele é Aquele que é, Aquele que era, e Aquele que está por vir. É ser, ser, ser, o tempo todo. Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas estão nEle, e Ele é o começo de tudo o que é. ‘Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada’ existiria (*João 1: 3). Portanto, não há nada fora dEle ... No sânscrito, ao qual remontamos as origens da língua inglêsa, a palavra para ‘verdade’ é simplesmente uma palavra que significa ‘o que é.’ Verdade é algo que é. Como pode uma coisa ser a qual não é? Pode haver tal coisa? A mera declaração de que não é, expõe toda a situação. A coisa não está lá — não há nada lá. ‘Não é.'Raquel chora seus filhos; e não quer ser consolada, porque já não existem’ (*Jer. 31:15). Ela não tem filhos.

“Então você vê que não pode ter qualquer coisa a menos que você tem algo que é. E não há nada, exceto em Cristo. Não é bastante claro? Assim, o que não existe no Senhor Jesus Cristo não é nada. Oh, você diz, você é tão minucioso. É muito ruim que Jesus Cristo seja tão escrupuloso, e que conhecer o Senhor é um conhecimento tão limitado! Nós queremos saber algo mais do que isso." [A. T. Jones: Então Eva Fez]. "Sim; Eva fez, e nós estamos colhendo os resultados." Ellet J. Waggoner, Boletim Diário da Conferencia Geral de 1899, publicado em 23 de fevereiro de 1899 à pág. 71).

A inspiração registra o seguinte: "A fé é o meio pelo qual a verdade ou o erro encontram abrigo na mente. É pelo mesmo ato da mente que se recebe a verdade ou o erro, mas faz grande diferença crermos na Palavra de Deus [que é Jesus Cristo] ou nos ditos dos homens. Quando Cristo se revelou a Paulo, e este se convenceu de que estava perseguindo a Jesus na pessoa de Seus santos, ele aceitou a verdade como ela é em Jesus. Manifestou-se-lhe no caráter e na mente um poder transformador e ele se tornou um novo homem em Cristo Jesus. Ele recebeu a verdade tão plenamente que nem a Terra nem o inferno lhe poderiam abalar a fé "(Ellen White, Mensagens Escolhidas Volume 1, página 346).

"O Senhor tinha em vista que o templo de Jerusalém fosse um testemunho contínuo do elevado destino franqueado a toda a alma. Os judeus, no entanto, não haviam compreendido a significação do edifício de que tanto se orgulhavam. Eles não se entregavam como templos santos para o divino Espírito. Os pátios do templo de Jerusalém, cheios do tumulto do tráfico profano, representavam, com exatidão, o templo da alma, contaminado por paixões sensuais e pensamentos profanos. Purificando o templo dos compradores e vendedores mundanos, Jesus anunciou a Sua missão de limpar a alma da contaminação do pecado — dos desejos terrenos, das ambições egoístas, dos maus hábitos, que a corrompem. ‘De repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, e o mensageiro do concerto, a quem vós desejais; eis que Ele vem, diz o Senhor dos Exércitos. Mas quem suportará o dia da Sua vinda? E quem subsistirá quando Ele aparecer? Porque Ele será como o fogo do ourives e como o sabão de lavandeiros: E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata" (*Mal. 3:1-3). (Ellen White, O Desejado de Todas as Nações página 161).

Tudo se resume a se render. Se abrirmos a porta para Cristo, que está batendo, e O deixarmos percorrer todo o caminho até o fundo dos nossos corações, iremos descobrir que Ele Se torna o autor de Verdade e Fidelidade em nossas vidas. "O Senhor está [nos] provando nesta vida, para ver se [nós] vamos render obediência a Ele com amor e reverência. Aqueles que não forem obedientes a Cristo aqui não irão obedecê-Lo no mundo eterno. O Senhor procura prepará-los para a mansão celestial que Jesus foi preparar para aqueles que O amam" (Ellen White, Counsels on Sabbath School Work, Conselhos Sobre a Obra da Escola Sabatina, p.78).

O fato é que devemos ter um caráter que o próprio Senhor não possa ver uma única falha nele, — um caráter do qual a lei perfeita de Deus vai testemunhar que é justo, — um caráter que estará em perfeita harmonia com os dez mandamentos, no seu mais profundo significado. Nós tentamos o nosso melhor para alcançar isso, mas só temos falhado, lamentavelmente falhado. Agora, por quanto tempo será que isto continuará antes que nos tornemos justos o suficiente para sermos aceitos por Deus, e para passar no teste perscrutador do juízo? ... Outros meios devem ser utilizados. Devemos olhar para além de nós mesmos por justiça. Temos de ter algo melhor do que nossos próprios esforços para depender. Temos que olhar para uma outra fonte de poder para fazer-nos aptos a permanecer diante de Deus. Graças a Deus, há um poder que pode conseguir isso: e esse poder vai realizá-lo, se você tão só o permitir ... Eu sei que há poder em Jesus Cristo para fazer de qualquer homem um cristão.. Eu sei que há poder nEle, e não requer uma grande quantidade de tempo para que ele funcione. Tal poder pode fazer de um homem um cristão se tal homem o permitir. Porque Deus tem estabelecido Jesus ‘para demonstrar a Sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos’ (*Rom. 3:25). ‘É a justiça do próprio Deus’, e é um dom gratuito ‘para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença’ (*vs. 22). E a justiça de Deus vai ser aceita pela santa lei. Este é o caráter que vai passar em todos os testes do justo juízo de Deus. Esta justiça, este caráter, é o dom de Deus que é pela fé de Jesus Cristo. Há um caráter que, se o você receber e depender dele, vai passar com segurança no julgamento que agora está pendente, e que em breve será passado para sempre. É o caráter que o próprio Deus formou em Jesus Cristo. Há um caráter que atinge desde a infância até o túmulo, é o dom gratuito de Deus para todo aquele que vai recebê-lo. (Alonzo T. Jones, Adventist Review and Sabbath Herald, Revista Adventista e o Arauto do Sábado, de 7 de junho de 1892

Hoje, responda a Cristo que está à sua porta batendo. Deixe a Verdade te libertar, mantê-lo seguro, trazê-lo à glória. Adore a Ele que é a Verdade.

Helene Thomas

A irmã Helena Thomas é esposa de um obreiro bíblico adventista. Eles vivem no estado de Michigan, nos EUA. Além de exercer as funções do lar, como esposa, mãe e avó, ela é escritora, e produz artigos literários de dentro da própria casa. Desde Janeiro de 2010 ela é a nova editora do Comitê de Estudos da Mensagem de 1888. O endereço eletrônico dela é jhthomasal@gmail.com

______________________