quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Lição 8, Conformidade, concessões e crise na adoração, por Arlene Hill

Para 13 a 20 de agosto de 2011

Não será um dia glorioso quando os corações e as vidas do povo de Deus estiverem livres de pecar e eles tiverem crescido plenamente no amor Ágape de Deus? Eles não vão estar conscientes de que seus carateres foram aperfeiçoadas pela graça de Deus. Eles não vão estar cientes de que eles receberam o selo de Deus. Deus vai pronunciar as palavras de Seu concerto perante o universo: "Aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus" (Apocalipse 14:12). A única preocupação deles será se eles possam ter desonrado a Cristo por algum defeito oculto em suas vidas. No entanto, Jesus "verá o fruto do trabalho da Sua alma, e ficará satisfeito" (Isaías 53:11). A "mui preciosa mensagem " apresenta a perspectiva de viver sem pecado na tentada carne pecaminosa. Jesus vai demonstrar que Seu evangelho é totalmente capaz de nos livrar do pecado.

"A última palavra do Antigo Testamento não é bonita, mas lá está — é “maldição" (Malaquias 4:6), não tanto uma ameaça como é a inevitável má notícia de desastre como a consequência inevitável do pecado . É a "maldição" que veio no dilúvio, quando a Terra foi destruída. A raça humana a trouxe sobre si mesma, ‘nos dias de Noé’, e vai fazê-lo novamente, a menos que de alguma forma ajuda possa vir.

"A palavra ‘ajuda’ que Deus promete é um milagre totalmente impossível para os seres humanos: Deus enviará ‘Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor, e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais’ (Mal. 4: 5 e 6). Esta ‘conversão do coração' é a única coisa que pode evitar uma 'maldição' global. Apenas 'a mensagem de Elias’ pode reconciliar os corações desolados e limpar a poluição. É mais do que resoluções e obras do velho concerto; é uma transformação do coração –‘fé que opera’ proclamação da cruz de Jesus, da graça que abunda mais do que o pecado" (extraído do devocional de Robert J. Wieland, “Dial Daily Bread”, Pão Diário Digital acessado pela internete).

Complacentemente nos dias de Elias, Israel havia caído em adoração a Baal. "A prevalescente apostasia hoje é similar a que predominou em Israel nos dias do profeta" (Ellen G. White, Profetas e Reis, pág. 170). Como a igreja de Laodicéia, do fim dos tempos, Israel tinha sido cegado pela perversão da verdade, assim concessão veio facilmente. Satisfeito em tolerar um estilo de adoração "alternativo", Israel não viu nada de errado com a co-existencia da adoração de Deus e da adoração de Baal (*a adoração do eu). Ellen White explica o paralelo para os nossos dias: "Baal, Baal, é a escolha. A religião de muitos entre nós será a religião do Israel apostatado, porque amam a seus próprios caminhos e abandonam o caminho do Senhor" (Testemunhos Para Ministros, págs. 467, 468) (*Grifamos).

"Elias reconheceu que Baal tinha usurpado o lugar de Yahweh. ... Baal era apenas uma criação humana, uma imitação desde o início. Ele era um insulto ao Criador, feito para o desejo humano ‘para ser poderoso ... na terra’ (*Gên. 10:8), e por ele as cidades foram construídas e Babilônia se tornou a capital. Claramente, a adoração de Baal não é outra senão a auto-adoração" (Donald K. Short, "Baal-worship and the Long Delay".A Adoração de Baal e a Longa Demora").

Deus não abandonou Israel, e como com Laodicéia, Ele repreende e disciplina aqueles que Ele ama (*Apoc 3:19; prov. 3:12 e Heb. 12:6). Elias conclamou um "confronto". Ecoando o Dia da Expiação ordena que todos devem participar (Lev. 23:29), Elias ordenou que todo o Israel devia aparecer. Que Acabe tenha concordado com o confronto foi, provavelmente, uma combinação de sua própria fraqueza e da situação desesperadora. Acabe detestava este mensageiro que "incomodava" Israel como alguém cuja vida e mensagem serviam para reprovar constantemente suas fraquezas e pecados. Talvez Acabe esperasse que o confronto fosse revelar Elias e seu Deus como sendo um fracasso, fornecendo uma desculpa para livrar a Terra da fonte dos problemas.

O teste foi apresentado por Elias: "Até quando coxeareis entre dois pensamentos?" (1º Reis 18:21). A questão exigia uma declaração pública de fé. "Quando [Elias] lançou o desafio: ‘Se o Senhor é Deus, segui-O, e se Baal, segui-o,’ temos, na resposta deles, um vívido quadro da última igreja (*Laodicéia). O registro diz: "O povo nada lhe respondeu' (*ú.p. do verso). Isso significa que eles não eram a favor, nem contra; eles não eram quentes, nem frios, eles eram 'mornos'. Eles não conheciam sua condição. Inconscientemente, eles haviam mudado de líder" (Donald K. Short, obra citada).

Como o homem que participava da festa de casamento sem a veste nupcial, "O povo nada lhe respondeu.' Eles estavam acostumados às manifestações divertidas e sedutoras dos sacerdotes de Baal e Astarote. A celebração satânica mudou-se para frenesi total, quando, por volta do meio-dia, Elias zombava deles e de seus deuses. No final da tarde, os bailarinos (*os que “saltavam sobre o altar,” vs.26, ú.p.), foram desistindo de exaustão.

Todos estão atentos. O que vai fazer Elias, outra demonstração cansativa de auto-mutilação? Elias grosseiramente vestido está sozinho e sem medo. A liderança espiritual daqueles dias nunca demonstrou esse tipo de coragem. As primeiras palavras de Elias são imprevisíveis: "Chegai-vos a mim" (*vs. 30), palavras que ecoam aquelas que, anos mais tarde, diriam ao mundo "Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei ..." (Mat. 11: 28, etc.)

A mensagem de "Elias" é provavelmente mais claramente incorporada em sua oração: "Manifeste-Se hoje que Tu és Deus em Israel, ... e que Tu fizestes voltar o seu coração" (1º Reis 18: 36, 37), e Malaquias repete esta mensagem (4: 6). (*“Ele converterá o coração …”)

Esta "mudança de coração", ou a restauração, incorpora a idéia de arrependimento, que é o que João Batista conclamou quando ele veio no espírito e poder de Elias antes de Jesus vir. Jesus descreveu como Ele (*Cristo) iria fazer isso: "E Eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a Mim" (João 12:32). No últimos dias antes da volta de Jesus, aqueles que se identificarem com o sacrifício de Cristo, quando Ele foi "levantado" serão usados para atrair todos a Cristo. Eles serão tão restaurados, purificados, e regenerados que irão demonstrar o que significa ter o coração "voltado" novamente. O resultado será uma empatia com Cristo por multidões perecendo e um coração compreensivo para com os pecadores.

"O povo de Deus tem a garantia de Malaquias, de que, antes que o Senhor possa voltar novamente, haverá uma grande obra realizada por Elias, Mal. 4: 5. ... Em uma palestra pela manhã dada por Ellen White, ela dá a entender que a mensagem de ‘Elias’ é a mensagem iniciada em 1888 (Mensagens Escolhidas, livro 1, págs. 412 e seguintes.)1. ... Quando entendemos a nossa situação, nossa relação com o ‘mui preciosa mensagem’ que o Senhor enviou, a adoração a Baal (*a adoração do eu) será destruída. ... O longo atraso passou. Baal está derrubado. O Esposo divino, finalmente, conquistou o coração de sua noiva. 'Aquele dia' pode vir a qualquer momento no qual a noiva demonstre que ela está pronta para se casar (*Apoc 19:7). 'Aquele dia' pode chegar mais cedo do que pensamos" (Short, obra citada).

--Arlene Hill

A irmã Arlene Hill é uma advogada aposentada da Califórnia, EUA. Ela agora mora na cidade de Reno, estado de Nevada, onde é professora da Escola Sabatina na igreja adventista local. Ela foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, que se realizou em maio de 2010, na Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada no endereço: 7125 Weest 4th Street , Reno, Nevada, USA, Telefone 001 XX (775) 327-4545; 001 XX (775) 322-9642.


Nota do tradutor:

1) Esta palestra foi feita em Battle Creek, Michigan, em 20 de Janeiro de 1890, e publicada na revista adventista Review and Herald, de 18 de fevereiro de 1890. Ela está, na íntegra, no último capítulo de Mensagens Escolhidas, Livro 1, capítulo 65, págs. 406 até 416.

Que em tal sermão ela está se referindo à mensagem de 1888 pode ser visto em abordagens daquela “mui preciosa menssagem,” às quais ela e os dois mensageiros de 1888 se referiam constantemente tais como:

No 2º § da pág. 408, falando da humanidade de Cristo, ela nos diz da consequência da vitória de Cristo na carne, com ela nos imbuindo do mesmo poder que esteve à disposição dEle;

No 1º § da pág. 409: “Resistiu Ele à tentação, mediante o poder que o homem também pode possuir,” e, no 2º §, “É possível aos homens ter poder para resistir ao mal — poder que os colocará onde alcancem vencer, como Cristo venceu. Neles pode combinar-se a divindade e a humanidade”;

No 1º § da página 411 “Com Seu braço humano, Jesus envolveu a raça humana, e com Seu braço divino alcançou o trono do Infinito, ligando o homem a Deus, e a Terra ao Céu”;

No 2º § da mesma página 411, falando da atitude de rejeição e oposição da liderança, que existiu em Mineápolis e nos anos que se seguiram,: “Coisa alguma me assusta mais do que ver o espírito de divergência manifestado por nossos irmãos. Estamos em terreno perigoso, se não podemos nos reunir como cristãos, e examinar cortesmente os pontos controvertidos

E, no mesmo diapasão, na pág. 413, ao fim do 1º §, ela diz exatamente à liderança da igreja ali reunida, naquela manhã, em Battle Creek, (sede da denominação àquele tempo): “Tendes de colocar-vos e as vossas opiniões sobre o altar de Deus, abandonar vossas idéias preconcebidas, e deixar que o Espírito do Céu vos guie em toda a verdade”. E no 2º §: “Há entre nós muitos que têm preconceito contra doutrinas que estão sendo apresentadas agora. Não vêm para ouvir, não investigam calmamente, mas apresentam suas objeções no escuro. Estão perfeitamente satisfeitos com sua atitude.”

E no mesmo § ela apresenta a repreensão de Cristo à igreja de Laodicéia, Apoc. 3: 17 a 19, onde estão apresentados os três elementos da justificação pela fé, tão pormenorizadamente apresentadas pelos dois mensageiros de 1888: ouro; vestes brancas, e colírio, e finaliza dizendo “sê pois zeloso, e arrepende-te” (vs. 17, ú.p.). Veja, o “anjo da igreja de Laodicéia” (vs. 14), ou seja, a liderança de Laodicéia, tem algo de que deve arrepender-se. Deve confessar que rejeitou a Cristo em 1888 e nos anos que se seguiram. (Veja Testemunhos para Ministros, págs 91 a 98. À pág. 97 ela diz, referindo-se a Waggoner e Jones: “Se rejeitais os mensageiros delegados por Cristo, rejeitais a Cristo.”)

Na pág. 415 ela faz referência ao que Cristo falou a Natanael: “daqui em diante vereis o Céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem” (João 1:51). Cristo está aqui se referindo à escada que Jacó viu em sonho, e ela diz que Cristo é a escada na qual não pode faltar nenhum degrau, isto é, Sua humanidade não tem nenhuma isenção da humanidade caída à qual Ele veio salvar.

“Cristo é a escada que Jacó viu, tendo a base na Terra, e o topo chegando à porta do Céu, ao próprio limiar da glória. Se aquela escada houvesse deixado de chegar à Terra, por um único degrau que fosse, teríamos ficado perdidos. Mas Cristo vem ter conosco onde nos achamos. Tomou nossa natureza e venceu, para que, revestindo-nos de Sua natureza, nós pudéssemos vencer. Feito "em semelhança da carne do pecado" (Rom. 8:3), viveu uma vida isenta de pecado. Agora, por Sua divindade, firma-Se ao trono do Céu, ao passo que, pela Sua humanidade, Se liga a nós. Manda-nos que, pela fé nEle, atinjamos à glória do caráter de Deus. Portanto, devemos ser perfeitos, assim como "é perfeito vosso Pai que está nos Céus". Mat. 5:48. ( O Desejado de Todas as Nações, pág. 311, 6º § e 312 1º §).

Voltando ao 1º Livro de Mensagens Escolhidas, à página 412, 2º §, lemos: “Quando uma mensagem é apresentada ao povo de Deus, não deve ele erguer-se em oposição a ela, deve ir à Bíblia, comparando-a com a lei e o testemunho, e se não subsistir à prova, não será verdade.”

E, encerrando o sermão aos líderes da igreja, ela diz: “que Deus nos ajude a achegarmos aos pés de Jesus e dEle aprendermos, antes de procurarmos ser professores dos outros.”

Review and Herald, de 18 de fevereiro de 1890

____________________