quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Lição 7, Adoração nos Salmos, por Mary Chun

Para 6 a 13 de agosto de 2011

Tenho o prazer de levá-lo em uma viagem de adoração onde a leitura dos Salmos combina a mensagem do evangelho com a adoração no Santuário. Na semana passada nós alegramos nossos corações com as canções escritas por David, o “homem segundo o coração de Deus” (*1º Sam. 13: 13 e 14, e Atos 13: 22). O homem foi feito para cantar, para levantar a sua voz em adoração, para falar a Deus e aos outros com “salmos, e hinos e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração" (Efé. 5:19).

Vamos ampliar para os Salmos. A palavra grega psalmoisignifica louvor, onde a idéia de cânticos de louvor vem. Se olharmos para a palavra hebraica para Salmos, “Tehilim,” que também significa louvor, que é traduzida de uma palavra de raiz que significa "cantar com acompanhamento instrumental." Louvor dirigido ao Senhor, o Deus de Israel, é a ênfase principal nos salmos. O Livro dos Salmos é considerado como o hinário de Israel e orações usado no contexto de sua adoração.

Muitos dos Salmos foram compostos por David, o pastor-rei, o cantor “suave em salmos de Israel" (2ª Sam. 23:1). Outros compositores incluem Solomão (Salmos 72 e 172), Asafe (50, e 70 a 83), os filhos de Coré (42 e 44 a 49), Etã (89), Hermã, filho de Coré (88), e Moisés (90). Os Salmos podem ser divididos em seções: hinos (145 a 150) e canções de ação de graças (30 a 32); lamentação (38 e 39), que são orações ou choro a Deus em situações estressantes; salmos reais (2 e 110) pertencentes ao rei terrestre de Israel; entronização salmos (96 e 98), que celebra a realeza de Yahweh; salmos penitenciais (32, 38 e 51), que expressam a contrição e arrependimento, e sabedoria ou salmos didáticos (19 e 119).

Há uma estrutura clara para o Livro dos Salmos. É dividido em cinco partes, segundo a tradição judaica e com base no arranjo da Torá. Por exemplo, há uma doxologia ou declaração identificando o fim de um livro e o começo de outro. Os salmos que contêm estas declarações são conhecidos como salmos "costura", pois eles mostram a "junção" dos salmos para formar a coleção na sua forma atual. Não é incrível? Aqueles que viajam através da Terra Santa rastreando os passos de Jesus vão realmente ouvir os sons de adoração entre o povo.

Em seguida, vamos olhar para o aspecto de louvar a Deus, nosso Criador e como Ele se reflete no serviço do santuário. Fé e gratidão são gêmeos. A fé se expressa em louvor a Deus. Lido como E. J. Waggoner refletii sobre o Salmo 63:

"'Para ver a Tua força e a Tua glória, como Te vi no santuário' (*vs.2). Isso é o que David desejava. Ele tinha sido por vezes maravilhosamente impressionado, durante os serviços no Santuário, com o poder do amor de Deus. Ele tinha sido muito abençoado. Agora ele quer ver o Senhor assim como ele já O tinha visto no Santuário. Ele acreditava que uma pessoa pode desfrutar tanto da bênção de Deus, enquanto em suas atividades diárias, quanto na igreja. ... Contínua lembrança de Deus deve resultar em louvor e ação de graças;. e louvor a Deus é uma ajuda poderosa na vitória. David diz:. "Assim cantarei louvores ao Teu nome perpetuamente, para pagar os meus votos de dia em dia" (Salmo 61:8). Meditação em Deus revela a Sua bondade, e isto exige louvor; louvor é apenas uma expressão de confiança em Deus, ‘e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé" (E. J. Waggoner, Pensamentos Prático sobre o Salmo 63, Na revista The Signs of the Times, Sinais dos Tempos, de 1 de julho de 1886).

A lição de quinta-feira, "Para que não nos esqueçamos", cita o Salmo 78: "Porque Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e pôs uma lei em Israel, a qual deu aos nossos pais, para que a fizessem conhecer a seus filhos: ... para que eles pusessem em Deus a sua esperança, e não se esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os Seus mandamentos: e não fossem como seus pais, geração contumaz e rebelde, geração que não regeu o seu coração e cujo espírito não foi fiel a Deus" (vs. 5, 7 e 8).

A lição diz que o nosso contexto atual e experiência são muito diferentes de Israel durante o tempo que este Salmo descreve. Mas será que é? Nossos costumes, vestuário, viagens, etc, são diferentes, mas em assuntos espirituais somos realmente diferentes dos judeus?

À nossa igreja foi dada uma "mui preciosa mensagem" (*TM. 91), em 1888, que foi um testemunho especial para a igreja no fim dos tempos. No entanto, a liderança da igreja na lealdade aos "marcos antigos" rejeitou a verdade. Ellen G. White escreveu: "Há tristeza no céu sobre a cegueira espiritual de muitos de nossos irmãos" (Review and Herald, 26 de julho de 1892). E falando "daqueles que resistiam ao Espírito de Deus, em Minneapolis," ela disse:. "Todo o universo do céu testemunhou o vergonhoso tratamento de Jesus Cristo, representado pelo Espírito Santo. Se Cristo estivesse perante eles, O teriam tratado de forma semelhante àquele em que os judeus trataram a Cristo "(Testemunhos Especiais, Série A, Nº. 6, pág. 20).

Frequentar a escola é algo do que a maioria das pessoas querem sair o mais depressa possível. Mas tem Deus uma "classe" onde a disciplina escolar continua? No Salmo 25 David sete vezes ora para que ele possa ser um estudante na "classe" do Senhor; "ensina-me as Tuas veredas," ele pede diferentes vezes. A imagem inspirada que temos na Bíblia é Boas Novas — nunca há uma formatura na escola do Senhor. Você é sempre um estudante, um aprendiz, e Ele nunca o expulsa de sua "universidade", mas é claro que você está sempre livre para "abandonar a escola", se desejar.

Há sempre uma tentação de "sair" porque, como nosso Mestre o Senhor exercita disciplina, que nossos corações carnais não gostam. "Não desprezes a correção do Senhor, e não desmaieis quando por Ele fores repreendido, porque o Senhor corrige o que ama" (Heb. 12: 5 e 6). Não é que Ele é um professor severo, mas sua instrução assim parece para nós, pois "toda correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela" (vs. 11).

Na verdade, se a disciplina ou correção cessou e você acha que está livre, uma de duas coisas aconteceu: ou você está realmente pronto para a trasladação (muito à frente de quase todos os outros), ou você está em apuros, pois "se estais sem disciplina, ... então sois bastardos, e não filhos" (v. 8). O autor de Salmo 73 sentia às vezes que a disciplina do Senhor era muito grave. "Todo o dia tenho sido afligido e castigado cada manhã" (v. 14), acordando a cada novo dia para renovada "tristeza" e "aflição" (vs. 21).

Parecia que o Espírito Santo nunca iria passar "convencendo" a ele do pecado (que é a instrução (*do curso do) "primeiro grau", João 16:8). Será que ele como um aluno na "escola de Cristo" nunca vai sair dessa "primeira classe"? Outros "alunos" pareciam ser poupados desta "disciplina". A vida para eles era tudo diversão e jogos. "Foi para mim muito doloroso; até que entrei no santuário de Deus, então entendi o fim deles" (Salmo 73:16, 17). Algo especial está acontecendo agora no "santuário” — o Dia da Expiação. Permaneça na escola! (Robert J. Wieland, em Dial Daily Bread, Devocional Diário da Palavra, pela internet").

Cristo pode direcionar seu destino a cada dia. Nós, que estamos em Cristo estamos em nosso caminho para um casamento de proporção tão gloriosa e cara que nós vamos ter que mudar a nossa roupa para sobreviver a emoção de sua presença. O salmista disse: "a alegria vem pela manhã" (30:5). Deixe Deus lavar os seus pés na água da Sua Palavra e plantá-los em Seu caminho de canções de amor eterno.


- Mary Chun

A irmã Maria Chun é uma enfermeira padrão (com as graduações: RN e BSN), graduada pela Universidade Adventista Andrews, e vive na área de Loma Linda. Ela é membro ativa da igreja da Universidade de Loma Linda, e é a diretora do ministério de Saúde da Universidade de Loma Linda - CHIP = Coronary Health Improvement Project (Projeto de Melhora da Saúde Coronária). Maria cresceu no sul da California, em cultura chinesa de crenças místicas, mas converteu-se ao adventismo do sétimo dia e agora gosta de estudar a "mui preciosa mensagem" da Justiça de Cristo.

____________________________