quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Lição 6, Adoração, Música e Louvor, por Paul Penno

Para 30 de julho a 6 de agosto de 2011

Tem havido busca pela arca perdida do concerto desde o seu desaparecimento por volta do tempo do cativeiro babilônico do antigo Israel. A lista de “participantes” é demasiado grande para se mencionar. Seus motivos são ainda mais variados e questionáveis.

Durante séculos a arca da aliança foi perdida. (*Desde que ascendeu ao céu) o ministério sumo-sacerdotal de Jesus tem sido o de preparar um povo para morrer. Mas a partir de 1844 Jesus está preparando um povo para a trasladação, a fim de pôr fim ao pecado, e prepará-los para a Sua segunda vinda.

De repente aparece o “santuário” real no céu. O clímax surge em Apoc. 11: 15 a 19, onde a “porta” para o santíssimo é amplamente aberta e podemos ver “a arca do concerto.”

“A restauração da “arca do concerto” é a base de todo o culto (“e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas, Apoc. 14:7). A arca é o evangelho e a lei combinadas — em harmonia. O amor pelos pecadores, o qual motivou Jesus a morrer, é a dinâmica transformadora do coração, que leva ao arrependimento e à conformidade com a lei de Deus. Estes são os princípios fundamentais do governo de Deus—a auto negação de Deus e Seu Caráter de amor, revelado em Sua Lei. O temor (amor) do Senhor é a base da adoração.

De todos os reis de Israel Davi tinha uma compreensão da promessa do concerto eterno como o fundamento da adoração. Quando ele foi, finalmente, elevado ao trono, e relativa paz repousou sobre a terra, seu propósito era trazer a arca do concerto para Jerusalém e provê-la de um lugar permanente para ela. A arca era o símbolo da presença de Deus com Israel, e continha os princípios fundamentais não só do governo de Deus, mas da constituição da própria nação. Sendo a peça central do mobiliário sagrado no antigo Tabernáculo do deserto, ensinava os princípios da promessa de salvação do concerto na vinda do Messias e o glorioso plano da salvação em harmonia com os dez mandamentos de Deus.

Assim, no dia em que o símbolo da presença de Deus foi levado para Jerusalém, foi feita uma grande celebração na qual a nação inteira devia participar. Os levitas, bem como os adoradores e integrantes do governo e o rei, estavam todos envolvidos em eventos de adoração, cantando, e orando. Asafe, um talentoso levita, foi colocado no comando das cerimônias oficiais. Davi compôs uma canção de agradecimento para a ocasião (1º Crônicas 16: 7). O tema do concerto de Deus foi fundamental para o salmo. “Da aliança que fez com Abraão, e do seu juramento a Isaque” (vs. 16).

A mensagem de 1888 foi a restauração da idéia dos dois concertos. “Em Sua grande misericórdia, enviou o Senhor, por intermédio dos Pastores Waggoner e Jones ... as inestimáveis bênçãos do concerto” (Testemunhos Para Ministros, págs. 91 e 92).

Aqui estão sete das promessas que Deus fez a Abrão, que estão em Gên. 12: 1-3. Em virtude do sacrifício de Cristo você se tornou um filho de Abraão, assim, as mesmas promessas se aplicam a você: 1ª) “E far-te-ei uma grande nação,” isto é, uma pessoa importante, respeitada; 2ª) “abençoar-te-ei” (a palavra significa fazer você feliz); 3ª) “Engrandecerei o teu nome,” em outras palavras, Ele vai fazer você digno de respeito das pessoas importantes; 4ª) “tu serás uma bênção,” isto é, você vai fazer outras pessoas felizes; 5ª) “abençoarei os que te abençoarem.” Deus vai te honrar, como uma pessoa especial; 6ª) “amaldiçoarei os que te amaldiçoarem.” Oh sim, você vai ter inimigos, possivelmente muitos deles, mas Deus vai confundir cada um deles, e vai honrar você; 7ª) “em ti serão benditas todas as famílias da terra" (serão felizes para sempre); Uma promessa de que Cristo viria através dos descendentes de Abraão, e uma promessa para você, de que você vai compartilhar com Cristo a alegria de dizer ao mundo sobre Ele.

Como Abraão respondeu? Bem, ele tropeçou e cambaleou por muitos anos, incapaz de crer em tais fantásticas boas novas. Mas finalmente ele rompeu as nuvens. “E creu ele no Senhor, e Deus imputou-lhe isto por justiça” (15:6).

Deus repetiu as sete fantásticas promessas que tinha feito a Abraão. Renovou-as todas ao grande pecador Jacó, e (*também) não pediu a Jacó para prometer coisa alguma para Ele (confira em Gen. 28: 11-22). Isso foi incluído em um dos hinos de Davi: “O qual também a Jacó confirmou por estatuto, e a Israel por aliança eterna” (1º Crôn. 16:17).

Jesus’ highly priestly ministry has been one. É claro que a promessa do novo concerto de herança da Terra foi garantida em justiça, que estava incluída no pacote. “Dizendo: A ti darei a terra de Canaã, quinhão da vossa herança” (vs. 18). Somente aqueles revestidos de justiça poderão possuir a terra perpetuamente. “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra” (Mat. 5: 5)

A noção de concerto é central neste salmo de Davi. Aparece nas repetidas referências à “Aliança,” no nome de Deus no concerto — “Senhor” —, nas referências aos patriarcas, na menção da terra prometida no concerto abraâmico, e no lembrete da proteção de Deus ao Seu povo, 1º Crônicas 16:16-18 e 21). A declaração do poeta Davi “Lembrai-vos perpetuamente da Sua Aliança e da palavra que prescreveu para mil gerações” (vs. 15) fornece a base teológica para canções comunitárias de alegria, declarações de louvor e expressões de fé.

As cerimônias solenes que acompanharam a mudança da arca tinham produzido uma impressão duradoura no povo de Israel, despertando um interesse maior no serviço do santuário, e acendendo de novo seu zelo por Jeová. Davi se esforçara por todos os meios ao seu alcance por aprofundar estas impressões. O serviço do cântico tornou-se uma parte regular do culto religioso; e Davi compôs salmos, não somente para o uso dos sacerdotes no serviço do santuário, mas também para serem cantados pelo povo em suas jornadas ao altar nacional nas festas anuais. A influência assim exercida era de grande alcance, e teve como resultado libertar da idolatria a nação. Muitos dos povos circunvizinhos, vendo a prosperidade de Israel, eram levados a pensar favoravelmente acerca do Deus de Israel, que havia feito tão grandes coisas por Seu povo” (Patriarcas e Profetas, pág. 711)..

Como no dia em que o símbolo da presença de Deus (a arca do concerto) subiu a Jerusalém, foi feita uma ocasião de grande celebração na qual toda a nação pode participar, igualmente neste nosso dia da EXPIAÇÃO possa nossa adoração refletir a solenidade dos princípios de Deus, que são a base da adoração.

Paul Penno


Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista da cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de A.T. Jones e E. J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Ig. Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99