quinta-feira, 22 de março de 2012

Lição 12 - Histórias de Amor 2, por Robert J. Wieland

Para 17 a 24 de março de 2012

O pensamento-chave da nossa lição da Escola Sabatina pergunta: "Como devemos entender o lado amoroso de Deus?" Talvez os exemplos mais óbvios, como a lição aponta, são casamentos memoráveis ​​na Bíblia. Estes casamentos começam com Adão e Eva, e terminam com o evento do casamento mais glorioso na história do universo: o casamento do Cordeiro e Sua noiva.

Adão e Eva: Em cada um desses casamentos memoráveis ​​(ou "romances," como nosso trimestral os coloca) há um princípio fundamental que, se vamos recebê-lo, traz a cura e estabilidade para cada casamento. A partir de Gênesis, lemos que: "o Senhor ... trouxe-a [Eva] a Adão" (*2;22). Isto não está sugerindo que se deva ir dormir e, em seguida, o Senhor irá — prontamente— lhe trazer um cônjuge maravilhoso todo pronto para ser seu. A idéia do senso comum é que você pede, confia, espera, aguarda que o Senhor guie vocês dois juntos. A lição de Adão e Eva é que o Senhor Deus toma um ativo interesse pessoal em sua vida. Deixe que Ele lidere, e a união de vocês será duradoura.

Crer que Deus os ama é um importante primeiro passo. Você não pode viver se você acha que Ele é mau ou injusto ou cruel; acreditando na mentira de Satanás sobre Ele é o caminho certo para a tristeza eterna. Jesus comentou sobre o casamento deles, quando disse: "O que Deus ajuntou não o separe o homem" (Mat. 19:6). O “elo” que irá manter um casal unido é a sua convicção, a fé, que "Deus ajuntou” [-os]. Deus é um Pai Celestial amoroso que acima de tudo, tem em mente a sua verdadeira felicidade, e em Sua infinita sabedoria, Ele vê e sabe que essa felicidade se encontra em você ser fiel à "mulher [ao marido] da tua mocidade" (Malaquias 2: 14).

A história da Bíblia sobre o casamento desde o início é amor; Deus nos criou para amar e ser amado em devoção que dura para sempre. Então, obrigado, Adão e Eva, por esta lição de felicidade.

Abraão e Sara: O casamento era para resultar em sete grandes bênçãos para o mundo, e, acima de tudo, que "em ti serão benditas [tornadas felizes] todas as famílias [casas, casamentos] da terra" (Gên. 12: 2 e 3). Abraão e Sara foram chamados para serem os mais compreensivos sogro e sogra do mundo! Mas a própria felicidade deles iria levar um longo tempo para chegar. Nós todos lemos a história, mas quando a bênção finalmente veio, com o nascimento de Isaac, foi apenas a tempo de salvá-los da amargura que na velhice a solidão do casamento sem filhos pode trazer.

Abraão humildemente se arrependeu de seu pecado com a formosa jovem mulher, Agar, que era mais do que apenas paixão, mas o mais escuro pecado de profunda incredulidade do coração na promessa de Deus de que ele e Sara deveriam ter um filho. Sara se arrependeu de sua raiva contra Deus. Sabemos disso porque Hebreus 11:11 nos é dito que ela ("teve por fiel aquele que lho tinha prometido") A verdade neste casamento é: creia na promessa que Deus lhe deu de felicidade em seu casamento; que, crendo, vai dar a você felicidade e serena resistência e uma rica recompensa que o prazer, com um terceiro na relação, nunca poderia lhe trazer.

Isaque e Rebeca: Nossa lição também menciona este casal, o casamento mais feliz de que lemos na Bíblia, que culmina com uma pequena amostra do seu amor duradouro, quando lemos, "e ele [Isaac] amou-a" (Gên. 24:67 ).

Jesus Cristo e Sua futura noiva: Há uma história de amor escondida na mensagem a Laodicéia que poucos parecem nunca ter percebido. De alguma forma ela iludiu os nossos pioneiros, e nossos olhos têm sido muito resistentes desde então para vê-la.

A senhora em Cantares de Salomão 5:2-7 que tinha ido para a cama cedo e ficou irritada por seu amante bater em sua porta, representa a igreja remanescente, que se ressentiu (em nossa história) aos apelos urgentes de nosso Senhor para entregar-se a Ele, como uma amada se entrega finalmente ao seu futuro marido.

O grego de Apocalipse 3:20 diz algo como isto: "Eis que Eu tomei Minha posição junto à porta e estou batendo, batendo, Se uma determinada pessoa ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e terei íntima comunhão com ele." Esta é uma clara alusão à história em Cantares de Salomão, onde no versículo 5:2 (*na Septuaginta) Salomão diz: "Eu durmo, mas meu coração está acordado: a voz do meu Amado batendo, batendo à porta ..." Embora alguns digam que o Cântico dos Cânticos não é citado em nenhum lugar no Novo Testamento, aqui está na mensagem de Laodicéia por nosso Senhor!

(*Pelo princípio de interpretação bíblica, que chamamos de paralelismo, é evidente, pela enfática repetição, que estes dois textos são paralelos, se completam e se explicam)

Foi na história de 1888 que o nosso Senhor "bateu", como um Amante Divino, buscando entrada à porta de sua futura noiva. Podemos nós não sentir como Cristo "o Amado" esperava contra a esperança de que ela responderia? Mas Ellen White disse depois, "A decepção de Cristo está além da descrição" (Review and Herald, 15 de dezembro de 1904).

O que é característico sobre o Cristo, a quem devemos amar e proclamar ao mundo? Ellen White, falando da mensagem de 1888, diz:

"Na tarde de sábado, muitos corações foram tocados, e muitas almas foram alimentadas com o pão que desce do céu .... Nós [ela, Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner] sentimos a necessidade de apresentar Cristo como um Salvador que não está longe, mas ao alcance da mão" (idem, de 5 de março de 1889, grifo nosso).

É evidente que esta é uma alusão à cristologia que Jones e Waggoner apresentaram que O mostrou como estando "perto", que o trouxe realmente perto como o nosso "parente" que veio "em semelhança da carne do pecado", "tentado em todos os pontos como nós somos, mas sem pecado."

Note como Ellen White claramente liga Cantares de Salomão com os resultados da mensagem de 1888:

"A vida cristã, que antes parecia a eles [os jovens] indesejável e cheia de inconsistências, agora apareceu em sua verdadeira luz, em notável simetria e beleza. Ele que tinha sido para eles como uma raiz de uma terra seca, sem formosura e beleza, Se tornou o primeiro entre dez mil [Cantares 5:10 e 16], e alguém totalmente desejável" (idem, de 12 de fevereiro de 1889).

É verdadeiramente uma história de amor — a mais pungente jamais escrita. Ela respira a mesma esperança de final reconciliação e reunião assim como a mensagem de Laodicéia. Por essa esperança vale a pena morrer, e vale a pena viver. Se as nossas próprias pobres pequenas almas forem finalmente salvas e chegarmos ao céu para desfrutarmos nossas recompensas — isso não é de todo importante. O que importa é que o profundamente decepcionado Amado e Esposo recém casado receba a Sua recompensa, que Ele finalmente receba como Sua Noiva uma igreja que é capaz de uma verdadeira apreciação do coração dEle.

"Tudo na história sagrada proclama que houve um terrível atraso no segundo advento. Tudo o que a mente humana pode compreender, em uma união de amor verdadeiro entre um homem e uma mulher foi frustrado na experiência de Jesus. Se houvesse qualquer outra coisa que Ele pudesse fazer para ganhar Sua amada, Ele teria feito. E assim o atraso continua ... até que a noiva ouça as batidas na porta e se arrependa de sua prostituição. Mas, com toda essa tragédia, ela vai se arrepender e estará pronta para o casamento do Cordeiro. Este casamento não precisa ser mais adiado. Ele deve vir pois o profeta disse: 'Estas são as verdadeiras palavras de Deus . ... Certamente cedo venho. Amem. Ora vem, Senhor Jesus’ (Apoc. 19:9, 22:20)." (Donald K. Short, no documento: Really — Is There No Delay? Sério, Será que Não Há Atraso?, escrito em 1997).

- Compilado dos escritos de Robert J. Wieland

________________________