quinta-feira, 1 de março de 2012

Lição 9 - A Bíblia e a História, por Justina Thomas

Para 25 de fevereiro a 3 de março de 2012
História para a maioria das pessoas é a ascensão e queda das nações. Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia e Roma. Quando penso em história eu penso em pessoas — pessoas específicas que seguem umas às outras em uma sequência. Suas histórias se entrelaçam em um único pano. É como se tivessem um fio condutor comum entre elas, conectando-as.
O título desta lição fará, provavelmente, a maioria das pessoas pensar emDaniel 2. Isso me faz pensar de pessoas (*como): Lutero, Latimer, Patrick, Columba ... Todos esses homens, e muitos mais, literalmente, ataram as suas vidas à palavra de Deus. Estes homens esperavam muito do seu Deus, e Deus honrou sua confiança, fazendo grandes coisas através deles, e para eles.
"O inimigo da justiça nada deixou por fazer em seu esforço para deter a obra confiada aos construtores do Senhor. Mas Deus ‘não Se deixou a Si mesmo sem testemunho’ (Atos 14:17). Levantaram-se os obreiros que com aptidão defenderam a fé uma vez entregue aos santos. A história dá testemunho da fortaleza e heroísmo destes homens. Como os apóstolos, muitos deles tombaram em seus postos, mas a construção do templo avançou firmemente. Os obreiros foram mortos, mas a obra prosseguiu. Os valdenses, João Wycliffe, Huss e Jerônimo, Martinho Lutero e Zwinglio, Cranmer, Latimer, e Knox; os huguenotes, João e Carlos Wesley, e uma hoste de outros, contribuíram para o fundamento com material que permanecerá por toda a eternidade. E em anos posteriores os que tão nobremente têm procurado promover a disseminação da Palavra de Deus, e por seu serviço em terras pagãs têm preparado o caminho para a proclamação da última grande mensagem — também esses têm estado a ajudar na estrutura" (Ellen White, Atos dos Apóstolos, página 598).
Como você sabe, Jesus enviou Seus discípulos para começar a espalhar a Palavra em Jerusalém, e depois em Samaria, e, em seguida, até os confins da terra. Você vai se lembrar de Paulo e seu trabalho em Antioquia. Um dos grupos de pessoas a quem a igreja de Antioquia ministrava eram os celtas da Galácia. Quando pensamos nos celtas pensamos na Irlanda, mas este era um pequeno grupo que havia se mudado para a Galácia. Eles levaram a mensagem do evangelho para casa. Assim, o evangelho chegou à Irlanda, Inglaterra e País de Gales. Patrick foi usado por Deus para espalhar a influência do evangelho por toda a Irlanda.
Columba começou uma escola de treinamento na ilha de Iona. Sua missão era a evangelização da Escócia. Após ele foi Dinooth, que ministrou no País de Gales, e Aidan na Inglaterra. Finan e Coleman carregaram a bandeira através das primeiras imposições do catolicismo. Embora por algum tempo as luzes do evangelho tenham oscilado, elas não apagaram, mas levantaram-se mais brilhantes. "Na Escócia, a semente da verdade, espalhada por Columba e seus cooperadores, nunca foi totalmente destruída. Durante séculos, depois de as igrejas da Inglaterra se submeterem a Roma, as da Escócia mantiveram sua liberdade. No século XII, porém, o papado se estabeleceu ali, e em nenhum país exerceu mais absoluto domínio. Em parte alguma eram mais profundas as trevas. Todavia, ali chegaram raios de luz a penetrarem as trevas, apresentando a promessa do dia vindouro. Os lolardos, vindos da Inglaterra com a Bíblia e os ensinamentos de Wycliffe, muito fizeram para preservar o conhecimento do evangelho, e cada século teve suas testemunhas e mártires" (Ellen White, O Grande Conflito, pág. 249).

Wycliffe é às vezes chamado de "a estrela da manhã" da reforma. Ele era um professor na universidade de Oxford, Inglaterra. Wycliffe começou a traduzir a Bíblia das línguas antigas para o idioma Inglês. "No livro On the Truth and Meaning of Scripture, (A Verdade e Sentido das Escrituras), ele exprimiu sua intenção de traduzir a Bíblia, de maneira que todos na Inglaterra pudessem ler, na língua materna, as maravilhosas obras de Deus" (Ellen White, O Grande Conflito, pág. 87). "[Wycliffe] viveu a fim de colocar nas mãos de seus compatriotas a mais poderosa de todas as armas contra Roma, isto é, dar-lhes a Escritura Sagrada, o meio indicado pelo Céu para libertar, esclarecer e evangelizar o povo. ... Colocara nas mãos do povo inglês uma luz que jamais se extinguiria. Dando a Bíblia aos seus compatriotas, fizera mais no sentido de quebrar os grilhões da ignorância e do vício, para libertar e enobrecer seu país, do que já se conseguira pelas mais brilhantes vitórias em campos de batalha" (EGW, O Grande Conflito, pág. 88).

Foi mediante os escritos de Wycliffe que João Huss, da Boêmia, foi levado a renunciar a muitos dos erros do romanismo e entrar na obra da Reforma. E assim é que nestes dois países, tão distantemente separados, foi lançada a semente da verdade. Da Boêmia a obra estendeu-se para outras terras. O espírito dos homens foi dirigido para a Palavra de Deus, havia tanto esquecida. A mão divina estava a preparar o caminho para a Grande Reforma" (Ellen White, O Grande Conflito, página 96).

Huss, um reformador ardente na República Checa, morreu na fogueira por sua fé. Lutero, um padre alemão, “lendo as obras de Huss, achou que a grande verdade da justificação pela fé, que ele próprio procurava sustentar e ensinar, tinha sido mantida pelo reformador boêmio. ‘Nós todos,’ disse Lutero, ‘Paulo, Santo Agostinho, e eu mesmo, temos sido hussitas, sem o saber.’ ‘Deus certamente disso tomará contas ao mundo,’ continuou ele, ‘de que a verdade a ele pregada há um século tenha sido queimada" (Ellen White, O Grande Conflito, página 140).

Enquanto em Roma fazendo penitência, Lutero estava subindo uma escada alta de joelhos, chorando e orando, mais e mais ao ele subir. Este monge tinha estado a estudar a Bíblia. Ao ele subir um versículo veio à mente. "O justo viverá pela fé". Estas poucas palavras o feriram com uma nitidez surpreendente de modo que ele levantou-se e desceu as escadas e voltou para a sua Bíblia para a estudar e orar. O que ele aprendeu da Bíblia, ele começou a compartilhar na Universidade de Wittenberg. Estudantes, inspirados e fortalecidos pela Palavra de Deus, levaram o que aprenderam para casa com eles, e ensinaram a outros. Desta forma, a reforma se espalhou por toda a parte.
"Enquanto Lutero abria ao povo da Alemanha a Bíblia, que até então estivera fechada, Tyndale era impelido pelo Espírito de Deus a fazer o mesmo pela Inglaterra." (Ellen White, O Grande Conflito, página 245).
Tyndale falando a um padre disse: "Se Deus poupar minha vida, dentro de poucos anos eu vou fazer com que um menino da roça conheça mais das escrituras do que você" (Anderson, Anais da Bíblia em Inglês, página 19). Tyndale terminou sua tradução do Novo Testamento em Inglês, mas ele foi traído por um amigo e queimado na fogueira, entretantoa porta tinha sido aberta, e a Bíblia estava livre e disponível a todos na Inglaterra.
A Igreja Metodista foi fundada por John Wesley, um pastor anglicano. Após uma viagem de missão difícil e desanimadora para a América, Wesley questionou a sua fé. Em 1738, com a idade de 34, John Wesley participou de um culto à noite em Londres, que o tocou profundamente. Em seu diário, Wesley descreveu a sua experiência.” A experiência de Aldersgate:
"À noite eu fui muito a contragosto para uma sociedade na rua Aldersgate, onde se lia o prefácio de Lutero à Epístola aos Romanos. Por volta das oito e quarenta e cinco, enquanto o líder estava descrevendo a mudança que Deus operara no coração pela fé em Cristo, senti meu coração estranhamente aquecido. Senti que eu confiava em Cristo para a salvação, e uma garantia me foi dada de que Ele havia tirado meus pecados, o meu próprio, e me salvou da lei do pecado e da morte" (The Journal of John Wesley [O Jornal de João Wesley] de 24 de maio de 1738).
Wesley viajou mais de 156.000 quilômetros e pregou 40.000 sermões em toda a Inglaterra. Seus seguidores ficaram conhecidos como metodistas por causa de sua leitura metódica da Bíblia, orando e adorando.
Ellen White cresceu como Metodista. Quando Guilherme Miller estava pregando sobre a segunda vinda de Jesus, ela aceitou a mensagem adventista. Ela foi um dos primeiros líderes da Igreja Adventista do Sétimo dia. Como mensageira especial de Deus para nossos dias, Ellen White nos deixou uma abundância de conselhos valiosos para nos ajudar a nos prepararmos para a vinda de nosso Senhor e Salvador.
Ellet J. Waggoner e Alonzo T. Jones eram adventistas do sétimo dia, e colaboradores de Ellen White no final do século XIX Inúmeras vezes Ellen White endossou as mensagens dadas por Jones e Waggoner durante este tempo como "luz do céu" — uma mensagem especial de Deus para Seu povo dos últimos dias.
Waggoner escreveu um livro maravilhoso sobre Gálatas intitulado The Glad Tidings [As Boas Novas], que eu descobri ser encorajador, prestativo e construtor da fé. Jones também foi um escritor prolífico, e foi fundamental na prevenção da criação de uma lei dominical nacional nos EUA em 1889.
"Os valdenses e os Huguenotes, Wycliffe e Huss, Jerônimo e Lutero, Tyndale e Knox, Zinzendorf e Wesley, com multidões de outros, têm testemunhado do poder da Palavra de Deus contra o poder e astúcia humanos em apoio do mal. Tais constituem a verdadeira nobreza do mundo. Tais são a sua linhagem real. Nesta linhagem a juventude de hoje é chamada a tomar lugar" (Ellen White, Educação, página 254).
Agora, a tocha está sendo passada a você. Você é o próximo elo na cadeia que corre todo o caminho de volta para Cristo. Vai você fazer sua parte fielmente, de modo que a obra de Deus na terra possa ser terminada, e Jesus possa vir em breve para aqueles a quem Ele ama?
- Justina Thomas
Nota da autora:
Ao escrever este artigo eu estou acuradamenteciente de que metade não foi dito. Parafraseando Paulo (Heb. 11:32) eu diria: "Faltar-me-ia o tempo contando de”Latimer e Erasmo, Luciano, e muitos, muitos mais. Eles são todos intrinsecamenteligados. Cada um ajuda, interage com, e afeta os outros.

Para um estudo maisaprofundado:

1) O Grande Conflito, por Ellen White,

2) Truth Triumphant, (A VerdadeTriunfante), por Benjamin G. Wilkinson (1872 – 1968). Excelente escolástico, teólogo,missionário e educador adventista que escreveu esta obra relatando a trajetóriada igreja no deserto (de a.D. 538 a 1798). Mediante uma doação de 15 dólares, mais 2 dólarespara a tarifa do correio, você pode ganhá-lo escrevendo para Giving& Sharing, PO Box 100, Neck City, MO 64849.
Wilkinson foi primeiramente conhecidopor criticar Westcott e Hort porque estes fizeram mudanças na Bíblia ao rejeitaremo Textus Receptus, e usarembasicamente o Codex Vaticanus e o Codex Sinaiticus. Wilkinson usando Salmo12: 6 e 7 como promessa de Deus para preservar a versão KJV.

3) They Took John's Torch (Eles Tomaram a Tocha de João), por Maud O'Neil. Publicadopela editora adventista Pacific Press, em Mountain View,Califórnia em 1962

4) Pesquisas no CD Global ResearchEdition (Ellen G. White), Disponível em

5)Demais escritosde Ellen White e Ellet J. Waggoner


Justina Thomas é uma jovem estudanteadventista que por quatro férias trabalhou como colportora “(evangelista da página impressa), e mais umacomo líder missionária evangelista. Ela estudou um ano como missionária naGuiana, América do Sul, e outro ano na Índia. Ela está estudando para ser umaparteira missionária, e atualmente está trabalhando como atendente na área desaúde. Ela eventualmente tem ensinado na Escola Sabatina das crianças em suaigreja local. Ela tem estudado a mensagem de 1888, a mensagem da justiçade Cristo, que a irmã White chamou de “a mui preciosa mensagem.” Seus paisestão felizes e agradecem a Deus palas muitas bênçãos que Justina tem recebidoda aplicação prática da mensagem em sua vida. Sua mãe, Helena Thomas, é editora de boa parte das introspecções que postamos neste blog, e algumas são de autoria dela.

____________________________

____________________________