Para
A última lição desta série, destacando a boa nova sobre o caráter de Deus, centra-se na promessa de Jesus: "Eu voltarei" (João 14:3). E isso levanta a questão: Existe uma diferença entre se prepar para morrer e ressuscitar na primeira ressurreição, e a preparação necessária para o encontro com Jesus na Sua segunda vinda? Alguns pastores e mestres da Bíblia dizem, não!!! “—Não é necessária nenhuma preparação especial para encontrar Jesus. Basta viver uma vida correta, pagar as suas dívidas, ir à igreja, e você está pronto para ir!”
No entanto outros têm reconhecido que, por mil e oitocentos anos, Jesus como Sumo Sacerdote estava envolvido em um ministério no primeiro compartimento no santuário celestial, preparando as pessoas para morrerem e resurgirem na primeira ressurreição. Se alguém vai morrer, ele deve olhar pela fé a Jesus para que seus pecados sejam perdoados. Mas, perguntamos, é um mero perdão legal para o pecado suficiente para o povo de Deus enfrentar o teste final da marca da besta e o tempo de angústia?
Jesus está agora envolvido em um ministério diferente depois de 1844 (Dan. 8:14), na preparação de um povo para estar vivo quando Ele retornar. É chamado de trasladação (1ª Tess. 4:17). Qual é a preparação especial necessária para ser trasladado de acordo com a mensagem de 1888?
Cristo vem com a glória de miríades de anjos, na sua própria glória e na glória do Pai (Mateus 24:27, 30, 31). Caso haja qualquer vestígio de pecado tanto conhecido como desconhecido, restantes na última geração, eles seriam devorados, pois "o nosso Deus é um fogo consumidor" (Hebreus 12:29;. Isa. 33:14-16). Isto é exatamente o que acontece com os ímpios que "não conhecem a Deus, e que não obedecem ao evangelho". Eles “por castigo, padecerão eterna perdição ante a face do Senhor e a glória do Seu poder, quando vier (para ser glorificado ... naquele dia em todos os que creem”) (2ª Tess. 1:8-10).
Uma obra especial de purificação é necessária a fim de permanecer vivo na vinda de Jesus. "Quando Ele [Cristo] Se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque assim como é O veremos. E qualquer que nEle tem esta esperança purifica-se a si mesmo como também Ele é puro." (1ª João 3:2, 3); Matt. 5:8 (*diz: “Bem aventurado os limpos de coração, porque eles verão a Deus”). Neste grande dia cósmico da Expiação, esta é precisamente a obra do grande Sumo Sacerdote. Não O resista. Deixe que Ele faça isso (*em sua vida)..
O que está envolvido nesta preparação especial? Primeiro, Jesus envia o Seu Espírito Santo a partir do santuário como o feixe de laser de alta intensidade, que faz brilhar a luz da verdade da Sua cruz em cada canto escuro do coração, revelando os segredos e pecados. "E eu derramarei sobre a casa de Davi [liderança da igreja], e sobre os habitantes de Jerusalém [os membros da igreja], o espírito de graça e de súplicas, e olharão para Mim a quem traspassaram; e pranteá-Lo-ão sobre Ele, como quem pranteia pelo filho unigênito, e chorarão amargamente por Ele, como se chora amargamente pelo primogênito. Naquele dia será grande o pranto em Jerusalém .... " (Zacarias 12:10, 11). O Espírito Santo está dando o dom do arrependimento (“A benignidade de Deus te leva ao arrependimento”) Rom. 2:4).
Em seguida, vem a boa nova: "Haverá uma fonte aberta..." para a purificação (*”do pecado e da imundícia”) que fluirá em glória sem precedentes (Zacarias 13:1). A Graça vai abundar "muito mais", correspondente à "muito maior" convicção do pecado que o povo de Deus experimentará. A negativa final será compensada pela positiva final - um povo estará pronto!
Mas agora vem a pergunta: Será que o povo de Deus tem o poder de apressar ou retardar a segunda vinda de Cristo? Alguns respondem que não. Eles dizem que, em algum tipo de predestinação calvinista Deus predeterminou a hora exata no relógio celestial
Outros perguntam: "Quando Jesus voltará? ... Não importa" [lição de sábado]. Eles dizem: "Em certo sentido, no que se refere à nossa própria experiência pessoal, a Segunda Vinda é tão "breve" quanto a nossa morte. Morremos, e independentemente de quanto tempo dormimos — dois anos, 200 anos, dois mil anos — fechamos os olhos, e a próxima coisa que percebemos ... Jesus voltou" [lição de quinta feira]. Este é um entendimento pré-1844 da preparação necessária para a segunda vinda. Os evangélicos, com base em sua doutrina da imortalidade da alma, ensinam que a morte é uma coisa boa porque é a porta para o céu. Mas, devem os adventistas ensinar que a nossa morte individual é o caminho mais rápida para o céu, em vista do fato de que Deus nos revelou "a verdade da purificação do santuário"? Focar "na bendita esperança" com base na morte individual não chega à raiz do problema do egocentrismo de Laodicéia ("Eu sou rico, e aumentado em bens, e não preciso de nada," Apoc. 3:17). Faz diferença para Jesus quanto tempo o atraso do Seu retorno continua. Ele vai estar contínuamente constrangido se o "remanescente" não responde às Suas propostas de amor para que Ele possa purificá-los do pecado.
Outros dizem que há algo que os cristãos podem fazer para apressar a vinda de Cristo (2 Pedro 3:12). Cristo está à espera de "Sua esposa" fazer-se pronta, "aprontar-se" (Ap 19:7). Jesus compara a sua preparação com a colheita de um fazendeiro, crescendo e amadurecendo até que esteja pronta para a ceifa (Marcos 4:26-29). O crescimento se torna possível para que Ele venha pela segunda vez para "ceifar" a "seara" madura (Apoc. 14:14, 15). Mas a "seara" não pode tornar-se madura até que a "chuva serôdia" do derramamento do Espírito Santo venha (Joel 2:23, 24). A "chuva temporã" caiu no Pentecostes, no início da dispensação cristã, mas a chuva serôdia irá fechar esta dispensação. Portanto, nada pode ser mais importante para a igreja do que buscar a bênção da chuva serôdia (Zacarias 10:1).
E onde está a boa nova? A chuva serôdia é uma mensagem de "graça muito mais abundante", uma visão mais clara do que o Salvador do mundo tem feito por nós, uma revelação de Seu amor (Ágape) que "constrange" cada alma de coração sincero para viver por Ele e não para si mesmo (2ª Coríntios. 5:14, 15), de modo que esta verdade possa "iluminar a Terra com a glória" (Ap 18:1-4).
- Paul E. Penno
Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99
_____________________________