quinta-feira, 29 de março de 2012

Lição 13: "A promessa de Sua Vinda, por Paul Penno

Para 24 a 31 de março de 2012

A última lição desta série, destacando a boa nova sobre o caráter de Deus, centra-se na promessa de Jesus: "Eu voltarei" (João 14:3). E isso levanta a questão: Existe uma diferença entre se prepar para morrer e ressuscitar na primeira ressurreição, e a preparação necessária para o encontro com Jesus na Sua segunda vinda? Alguns pastores e mestres da Bíblia dizem, não!!! “—Não é necessária nenhuma preparação especial para encontrar Jesus. Basta viver uma vida correta, pagar as suas dívidas, ir à igreja, e você está pronto para ir!”

No entanto outros têm reconhecido que, por mil e oitocentos anos, Jesus como Sumo Sacerdote estava envolvido em um ministério no primeiro compartimento no santuário celestial, preparando as pessoas para morrerem e resurgirem na primeira ressurreição. Se alguém vai morrer, ele deve olhar pela fé a Jesus para que seus pecados sejam perdoados. Mas, perguntamos, é um mero perdão legal para o pecado suficiente para o povo de Deus enfrentar o teste final da marca da besta e o tempo de angústia?

Jesus está agora envolvido em um ministério diferente depois de 1844 (Dan. 8:14), na preparação de um povo para estar vivo quando Ele retornar. É chamado de trasladação (1ª Tess. 4:17). Qual é a preparação especial necessária para ser trasladado de acordo com a mensagem de 1888?

Cristo vem com a glória de miríades de anjos, na sua própria glória e na glória do Pai (Mateus 24:27, 30, 31). Caso haja qualquer vestígio de pecado tanto conhecido como desconhecido, restantes na última geração, eles seriam devorados, pois "o nosso Deus é um fogo consumidor" (Hebreus 12:29;. Isa. 33:14-16). Isto é exatamente o que acontece com os ímpios que "não conhecem a Deus, e que não obedecem ao evangelho". Eles “por castigo, padecerão eterna perdição ante a face do Senhor e a glória do Seu poder, quando vier (para ser glorificado ... naquele dia em todos os que creem”) (2ª Tess. 1:8-10).

Uma obra especial de purificação é necessária a fim de permanecer vivo na vinda de Jesus. "Quando Ele [Cristo] Se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque assim como é O veremos. E qualquer que nEle tem esta esperança purifica-se a si mesmo como também Ele é puro." (1ª João 3:2, 3); Matt. 5:8 (*diz: “Bem aventurado os limpos de coração, porque eles verão a Deus”). Neste grande dia cósmico da Expiação, esta é precisamente a obra do grande Sumo Sacerdote. Não O resista. Deixe que Ele faça isso (*em sua vida)..

O que está envolvido nesta preparação especial? Primeiro, Jesus envia o Seu Espírito Santo a partir do santuário como o feixe de laser de alta intensidade, que faz brilhar a luz da verdade da Sua cruz em cada canto escuro do coração, revelando os segredos e pecados. "E eu derramarei sobre a casa de Davi [liderança da igreja], e sobre os habitantes de Jerusalém [os membros da igreja], o espírito de graça e de súplicas, e olharão para Mim a quem traspassaram; e pranteá-Lo-ão sobre Ele, como quem pranteia pelo filho unigênito, e chorarão amargamente por Ele, como se chora amargamente pelo primogênito. Naquele dia será grande o pranto em Jerusalém .... " (Zacarias 12:10, 11). O Espírito Santo está dando o dom do arrependimento (“A benignidade de Deus te leva ao arrependimento”) Rom. 2:4).

Em seguida, vem a boa nova: "Haverá uma fonte aberta..." para a purificação (*”do pecado e da imundícia”) que fluirá em glória sem precedentes (Zacarias 13:1). A Graça vai abundar "muito mais", correspondente à "muito maior" convicção do pecado que o povo de Deus experimentará. A negativa final será compensada pela positiva final - um povo estará pronto!

Mas agora vem a pergunta: Será que o povo de Deus tem o poder de apressar ou retardar a segunda vinda de Cristo? Alguns respondem que não. Eles dizem que, em algum tipo de predestinação calvinista Deus predeterminou a hora exata no relógio celestial em que Cristo voltará. Ele irá forçar Sua vinda sobre os habitantes da terra quer eles estejam prontos ou não. Mas isso não leva em conta o tema do grande conflito do amor constrangedor de Deus que apela para o coração dos seres humanos pelo qual eles fazem uma escolha voluntária para acolher Cristo de volta à terra como Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Outros perguntam: "Quando Jesus voltará? ... Não importa" [lição de sábado]. Eles dizem: "Em certo sentido, no que se refere à nossa própria experiência pessoal, a Segunda Vinda é tão "breve" quanto a nossa morte. Morremos, e independentemente de quanto tempo dormimos — dois anos, 200 anos, dois mil anos — fechamos os olhos, e a próxima coisa que percebemos ... Jesus voltou" [lição de quinta feira]. Este é um entendimento pré-1844 da preparação necessária para a segunda vinda. Os evangélicos, com base em sua doutrina da imortalidade da alma, ensinam que a morte é uma coisa boa porque é a porta para o céu. Mas, devem os adventistas ensinar que a nossa morte individual é o caminho mais rápida para o céu, em vista do fato de que Deus nos revelou "a verdade da purificação do santuário"? Focar "na bendita esperança" com base na morte individual não chega à raiz do problema do egocentrismo de Laodicéia ("Eu sou rico, e aumentado em bens, e não preciso de nada," Apoc. 3:17). Faz diferença para Jesus quanto tempo o atraso do Seu retorno continua. Ele vai estar contínuamente constrangido se o "remanescente" não responde às Suas propostas de amor para que Ele possa purificá-los do pecado.

Outros dizem que há algo que os cristãos podem fazer para apressar a vinda de Cristo (2 Pedro 3:12). Cristo está à espera de "Sua esposa" fazer-se pronta, "aprontar-se" (Ap 19:7). Jesus compara a sua preparação com a colheita de um fazendeiro, crescendo e amadurecendo até que esteja pronta para a ceifa (Marcos 4:26-29). O crescimento se torna possível para que Ele venha pela segunda vez para "ceifar" a "seara" madura (Apoc. 14:14, 15). Mas a "seara" não pode tornar-se madura até que a "chuva serôdia" do derramamento do Espírito Santo venha (Joel 2:23, 24). A "chuva temporã" caiu no Pentecostes, no início da dispensação cristã, mas a chuva serôdia irá fechar esta dispensação. Portanto, nada pode ser mais importante para a igreja do que buscar a bênção da chuva serôdia (Zacarias 10:1).

E onde está a boa nova? A chuva serôdia é uma mensagem de "graça muito mais abundante", uma visão mais clara do que o Salvador do mundo tem feito por nós, uma revelação de Seu amor (Ágape) que "constrange" cada alma de coração sincero para viver por Ele e não para si mesmo (2ª Coríntios. 5:14, 15), de modo que esta verdade possa "iluminar a Terra com a glória" (Ap 18:1-4).

- Paul E. Penno

Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99

_____________________________