quinta-feira, 22 de março de 2012

Lição 12 - Histórias de Amor, por Roberto Wieland

Para 17 a 24 de março de 2012

Oséias é cativo de um amor que ele não pode esquecer. Para ele o amor é eterno. Não é porque ele tenha piedade de Gomer, como um homem decente teria pena de uma criatura ferida, mas, maravilha das maravilhas, ele ainda a ama. Este naufrágio confuso de uma mulher é só um fato vazio da menina bonita pela qual ele uma vez se apaixonou, agora não há nenhuma beleza ou charme para atraí-lo. Ela é, de fato, repulsiva, mas o amor de Oséias nunca morreu, apesar da infidelidade e insultos dela.

O que o eterno amor de Oséias, finalmente, realizou? Há um final surpreendente, com lições que a Igreja Adventista do Sétimo Dia tem de entender.

Quando você realmente ama uma mulher que te ama e ela se compromete com você, e então ela te trai, seu coração está quebrado. O sol desaparece, e as trevas são uma amargura quase como o inferno.

Perder um ente querido na morte é doloroso, mas a rejeição no amor é mais cruel, é como ter um membro arrancado de seu corpo. Os amigos podem se simpatizar com a dor física ou material, mas a rejeição no amor é intensamente misteriosa. Mil faces não podem substituir a amada.

A pergunta que fazemos é, pode Deus sentir tanta dor? E Ele realmente sente?

O hinduísmo, budismo, islamismo (*, e) — sim, o cristianismo em geral — há muito assumiu, que a resposta é Não. Deus é insensível, impenetrável à dor de coração que sentimos.

Podemos regozijar-nos de que Ele “Se compadece das nossas fraquezas” (ver Heb. 4:15) mas podemos nós ser tocados com o sentimento de Sua dor?

A mensagem de Cristo a Laodicéia nos deixa alertas. Aqui é um amante divino que sofre rejeição, baseado na cena vívida da menina que repele seu amante em Cantares de Salomão 5:2. Oséias (cerca de 785 a.C.) dá, o primeiro retrato na Escritura de um divino Marido que suporta rejeição contínua da parte da "mulher" por quem Ele está em cativeiro no Seu amor. Como Oséias, o Marido celestial não pode esquecer e substituir aquela que Ele ama.

Deus permitiu Oséias sofrer esta miserável dor ao coroação humano porque, Ele diz, "isso vai ilustrar a maneira como Meu povo tem sido infiel a mim."

Certamente Gomer foi cortejada e ganhou a afeição de Oseas e a evidência na história parece indicar que ela foi, inicialmente, sincera em seu amor para com Oséias, pois ele teve sempre, desde então, um coração cativo por seu amor por ela. A dor que ele sentiu depois foi a constatação de que ela tinha em um determinado momento amado a Oseias verdadeiramente; não se sente dor quando um braço é arrancado alguém — você sente quando o seu o é. Oséias e Gomer haviam sido casados e tinham se tornado "uma só carne" no amor. E então ela se tornou desleal. É por isso que Oséias sentiu tanta dor.

Deus, em Sua presciência, viu o que Oséias não podia ver no seu namoro — a futura prostituta escondida dentro do coração da cativante e atraente menina, ele foi condenado a apaixonar-se por ela. Provavelmente ela mesma (*aquela menina) não entendeu o potencial para o pecado que estava dentro dela — a semente da luxúria ainda escondida dos olhos dos outros (talvez dos nossos próprios também) até que seja "concebível" e "esteja madura".

Vemos Oséias amando e casando com uma bela garota, apenas para sofrer angústia ao ele ver que ela tornara-se dura de coração e infiel; é como assistir alguém a quem amamos, adoecer e morrer. Mesmo em sua presença, ela flertou com seus amantes. Que dor! Mas ele não podia encontrar um novo "amor". Ele nem mesmo queria outra. Ele a amava com um amor humano, que refletia o amor divino de Deus por Israel — e por nós.

Ele a procurou novamente no mercado de escravos. Vendo a figura desgrenhada, sentada, com os olhos baixos, ele sentiu algo mais do que a simples piedade humana: ele descobriu que ele ainda a amava com o amor que primeiro o levou a ela.

Oséias não nos força a acreditar em uma impossível felicidade matrimonial ser restaurada de repente. "Você tem que viver sozinha por muito tempo", seu marido lhe disse, não porque ela devesse expiar seus pecados, mas simplesmente porque a cura da ferida do coração leva tempo. "Eu vou esperar por você", diz ele.

A Boa Nova implícita na história inspirada é que o sucesso veio, houve cura. "O amor é forte como a morte ... As muitas águas não podem apagar este amor" (*Cantares 8:7)

É Cristo um cativo do Seu amor pela Sua igreja remanescente?

A igreja é uma "mulher", boa ou má, um corpo coletivo de crentes. Se o objeto do amor de Cristo se mostra falso para com Ele, Ele pode simplesmente desistir dela e substituí-la por outro "objeto [de] ... Sua suprema atenção" (Ellen White, Atos dos Apóstolos, página 12)

Oséias não podia, e nem Cristo. Ramificações da Igreja Adventista do Sétimo Dia se proliferam por causa de uma incapacidade de se compreender este mistério do amor divino. Eles pressupõem que a indignação de Cristo, na infidelidade dela, pede-Lhe para escolher uma outra (*igreja) para tomar seu lugar. Mas isso nunca pode acontecer!

Pode ser difícil para nós imaginarmos um marido inconsolável que não só ama a sua esposa infiel, mas, ainda maior, também tem a sabedoria para "salvá-la". Tal era Oséias, e tal é Cristo. Não é só um "marido" para ela, ele é também "o Salvador do corpo" (Efésios 5:23). A alegre nova é que Oséias realmente redimiu Gomer para uma nova vida de pureza e fidelidade. Vemo-los andando fora do palco de mãos dadas em um amor que se realiza, finalmente seguro da fidelidade de cada um. Este amor é profético do amor divino finalmente vindicado.

Gomer voltou a Oséias "tremendo, submissa," arrependida, e alegrando o coração de quem a amara todo o tempo, tão certo como Israel deveria voltar finalmente para o Senhor. Quem pode duvidar que o amor de um marido pode vencer a infidelidade da esposa!

Jeremias dá uma visão aqui: "Lembro-me de ti, da piedade da tua mocidade, e do amor do teu noivado, quando você me seguia no deserto .... então Israel, era santidade para o Senhor" (Jeremias 2:2). Ela “ali cantará, como nos dias da sua mocidade, e como no dia em que subiu da terra do Egito" (Oséias 2:15).

_____________________________

O "grande desapontamento" DE CRISTO — 1888.

Em seus primeiros dias no "deserto", Israel foi dedicado ao Senhor; e nos primeiros dias da Igreja Adventista do Sétimo dia, houve também uma doce devoção da "nossa" parte para com o Senhor que "nos" levou através do "deserto" da grande decepção de 1844 e em anos posteriores outorgou a "nós" as provas de Seu amor eletivo. Foi emocionante. A cura do nosso grande desapontamento foi deliciosa, porque a comunhão com o Senhor cresceu mais profundamente na nossa compreensão da mensagem do santuário e "a bendita esperança" que nos deu.

Depois veio o Seu "grande desapontamento" — 1888. Temos ainda a apreciar a dor que Ele sentia, e ainda sente. "O desapontamento de Cristo está além de descrição" (Ellen White, Review and Herald, 15 de dezembro de 1904).

________________________

Suporte A cansados, perplexos adventistas do sétimo dia

A profecia implícita em Oséias tem que ser Boa Nova para uma igreja remanescente que um século mais tarde, está envolvida em uma letargia imensa em todo o mundo, dilacerada por dissensões, desconfiança, e ramificações. Tão certo como Gomer finalmente respondeu ao eterno amor de Oséias, assim certamente a igreja corporativa responde finalmente ao Ágape eterno de Cristo. Cristo deu-Se a Si mesmo em morte por esta igreja, o Seu sacrifício não pode ser um fracasso, uma humanidade arrependida não pode ficar sem fé nEle mais do que era a heroína arrependida do Livro de Oséias ao seu marido terrestre, Deus tem fé em nós que não deve revelar-se inútil .

O sucesso de todo o plano da salvação depende da sua hora final — o arrependimento de Laodicéia. O arrependimento de Gomer prediz o arrependimento de Laodicéia. Cristo "verá o fruto do trabalho da Sua alma e ficará satisfeito" (Isaías 53:11). "A igreja talvez pareça como prestes a cair, mas não cairá. Permanecerá, enquanto os pecadores de Sião serão peneirados — a palha separada do precioso trigo. Esta é uma provação terrível, mas, no entanto, deve ter lugar" " Eles olharão para Mim a quem traspassaram; eles vão chorar por Ele.". Haverá uma resposta "da casa de Davi, e ... dos habitantes de Jerusalém" (Ellen White, Olhando para o Alto, Med. Matinal de 1983, pág. 356; Zacarias 12:10-13:01). É um pecado para os adventistas desencorajados não acreditarem nas Boas Novas em Oséias!

Falando através de Oséias, o Senhor assegura ao infiel Israel de um reencontro feliz:

"Tornarão os filhos de Israel, e buscarão ao Senhor seu Deus, e a Davi, seu Rei; e temerão ao Senhor, e à sua bondade, no fim dos dias” (Oséias 3:5). Desde que Ágape é um amor que cria valor no seu objeto, não depende de suas boas qualidades, ele irá criar arrependimento dentro da igreja onde o auto-centrado medo (*do inferno) ou à esperança de recompensa (*da Nova Terra) falharam.

Embora a infidelidade de Israel tenha sido atroz, a graça de Deus para com ela for maior:

"O Senhor entrou com uma ação contra você .... Não aponte seu dedo para alguém, e tente passar a culpa para ele! Olhe, sacerdote, eu estou apontando meu dedo para você .... Meu povo está sendo destruído porque não me conhece, e é tudo culpa sua, você sacerdotes .... ó Efraim e Judá, o que devo fazer com você? Por seu amor [conjugal] desaparece como as nuvens da manhã, e desaparece como o orvalho .... Eu não quero seus sacrifícios — Eu quero seu amor, Eu não quero as suas ofertas — Eu quero que você Me conheça .... Você recusou Meu amor [de esposo].... Eu curarei a sua idolatria a sua infidelidade" (Oséias 1-6; 14:4, LB).

______________________________

Gomer representa a igreja remanescente.

Gomer, sentanda no mercado de escravos, "miserável, pobre, cega e nua", deve ter sido a mais patética de todas as mulheres do antigo Israel. Dicas da Escritura (*nos levam a crer) que Oséias tinha vindo de uma família "principesca". Se assim foi, ele deve ter dado a ela "linho fino, e a cobriu com seda", como o Senhor cuidou de Israel, (*”e o fez subir do Egito, e por um profeta foi ele guardado), e “te enfeitei com adornos e te pus braceletes nas mãos, e um colar ao redor do teu pescoço" (Ezequiel 16:10 - 12; Oséias 2:13). No entanto, agora ela se senta no centro do palco (*do mercado de escravos) em trapos. Não sobrou nem um brinco.

Mais uma vez, o livro de Oséias é profético da pobreza de Laodicéia.

Era a intenção do Senhor que a mensagem adventista do sétimo dia, "a mensagem do terceiro anjo em verdade", (*Repentance the Gift of God, [Arrependimento, Um Dom de Deus] The Review and Herald, 1º de April de 1890), devesse ter iluminado a terra com a glória das Boas Novas do evangelho eterno, a magnífica realização final dos sonhos de todos os antigos profetas. Na mensagem de 1888 da justiça de Cristo eram aquelas "roupas finas" e "ornamentos" da verdade que teriam brilhado no evangelho de "glória" (ver Ellen White, Testemunhos para Ministros, página 63-69). Mas a mui preciosa mensagem foi resistida “e pela ação de nossos próprios irmãos tem sido, em grande medida conservada afastada do mundo", como Gomer desprezara os dons que seu marido lhe deu (ver Ellen White, Mensagens Escolhidas, vol. 1, págs. 234 e 235).

Não somente sofremos uma perda trágica, nós entristecemos o coração de Cristo.

Oséias abre a cortina para revelar o que foi escondido de nós — a dor de Deus. Nós O tratamos maliciosamente como os judeus O trataram, como Gomer (em tipo) tratou Oséias. Nós "insultamos" o Espírito Santo. "O caminho seguido em Mineappolis foi crueldade para com o Espírito de Deus" (Ellen White, Testemunhos para Ministros, pág. 393; Manuscrito 13, 1889). E Jesus, sendo ainda humano, bem como divino, intensamente sente aquela "crueldade". Entretanto Ele está para se tornar o marido casado com Sua corporativa igreja!

Oséias introduziu uma nova nota à consciência profética.

O pecado de Israel era mais do que desobediência à lei. Foi o profundo pecado de um coração alienado — adultério espiritual. Houve um abandono misterioso do próprio amor, uma crueldade de coração duro para com o Esposo divino, uma despreocupação irreverente por sua dor, a incenssível quebra do Seu coração. Essa é também a cor escura do pecado de Laodicéia, uma insignificante com Sua total devoção de coração, que O levou à sua cruz. Nos dias de Oséias, o seu pecado era a adoração de Baal; em nossos, diz Ellen White, "Os preconceitos e opiniões que prevaleciam em Mineápolis de modo algum estão mortos,.... Baal, Baal, é a escolha. A religião de muitos entre nós será a religião do Israel apostatado" (Oséias 2:8, 13, 17; Ellen White, Testemunhos Para Ministros, págs. 467, 468). A adoração de Baal é a adoração de si mesmo, disfarçado como a adoração de Cristo. Esta infidelidade sutil e mortal é generalizada no corpo da igreja.

Até agora, 150 anos se passaram desde a doce "adoção" da nossa infância denominacional. Sim, havia amor por Jesus! A alegria daquele tempo de amor é claro em Primeiros Escritos, e no primeiro volume da série Testemunhos para a Igreja. Mas temos repetido a alienação de Israel. Nós não podemos entender a crueldade de sua adoração de ídolos, mas espelha a nossa própria auto-devoção mundana, uma incapacidade para sentir a dor que Cristo sente. Gomer pode flertar com seus amantes enquanto o angustiado marido assiste impotente. Ela não tem nenhum sentimento por ele, não há sentimento íntimo ou horror no que ela está fazendo.

_________________________

O que pode causar essa infidelidade?

Ela foi casada com o único homem que a tinha realmente amado, e que já tinha despertado em seu coração uma resposta de amor verdadeiro. Para virar as costas para o verdadeiro amor de um amante fiel a quem uma vez amou, envolve uma pungência trágica. Em 6000 anos, o Senhor não teve nenhum problema tão sério quanto o problema com Laodicéia hoje.

Mas uma mudança de coração é possível, e à luz de Oséias, é certo. Uma graça muito mais abundante deve ser vista à luz da purificação do santuário. A boa nova é que a vinda de Cristo está dependente de profundo arrependimento de Laodicéia, arrependimento sentido do fundo do coração. "Vamos ser feliz e se alegrar e dar-Lhe glória, para o casamento do Cordeiro chegou, e sua esposa se aprontou" (Apocalipse 19:7).

Alguns concluíram a partir dos fatos dolorosos de nossa história passada e atual que o Senhor lançou fora esta denominada, igreja organizado.

Mas eles esquecem (ou nunca entenderam?) O tipo de amor retratado no livro de Oséias

—Roberto J. Wieland

O irmão Roberto J. Wieland foi um pastor adventista, a vida inteira, missionário na África, em Nairobe e Kenia. É autor de inúmeros livros. Foi consultor editorial adventista do Sétimo Dia para a África. Ele deu sua vida pela África. Desde que foi jubilado, até sua morte, em julho último, aos 95 anos, viveu na Califórnia, EUA, onde ainda era atuante na sua igreja local.

Em 1950 ele e o pastor Donald K. Short, também missionário na África, em uma das férias deles nos Estados Unidos, fizeram dois pedidos à Conferência Geral:

1º) que fossem publicadas todas as matérias de Ellen G. White sobre 1888, e

2º) que fosse publicada uma antologia dos escritos de Waggoner e Jones.

38 anos depois, em 1988, a Conferência Geral atendeu o primeiro pedido, o que resultou na publicação de 4 volumes com um total de 1821 páginas tamanho A4. Quanto ao segundo pedido até hoje não foi o mesmo ainda atendido, a despeito de inúmeras recomendações da serva do senhor à mensagem e às pessoas deles.

_________________________