quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Lição 7 – Vendo por espelho, obscuramente, por Tomás Cusack

Para 9 a 16 de fevereiro de 2013

A Bíblia apela por nossa adoração a Deus, não só devido à salvação, mas devido ao fato de que Ele, como Criador, tem demonstrado Seu amor por Sua criação. Podemos ver em cada folha, cada criatura, cada aspecto da natureza o amor e a inteligência da mão do Criador. Certamente o pecado influenciou e degradou muito a criação de Deus, e os temas da morte e decadência estão por toda parte, mas os temas da ressurreição e restauração também são vistos no ciclo da vida, no nascimento de novas criaturas, no milagre da semente, e as propriedades científicas que mantêm mares em seus limites, etc, (*nestas coisas) vemos o milagre da mão de Deus.
O que a natureza revela, e não revela, sobre o caráter de Deus? Obviamente, temos a realidade de que a matéria orgânica não se originou do nada, o que implica a realidade da necessidade de um criador. Como Ele é o Criador, Ele é o dono de tudo, e responsável pelo cuidado e vigilância atenta de toda a criação. É-nos dito para adorar, Àquele que criou a terra e tudo que nela há, e o sábado, em uma de suas muitas funções, nos lembra o ato da Criação e o fato de que Deus fez todas as coisas boas.
Porque a terra, em seu estado não caído, foi criada boa, a verdade da nossa dependência de Deus em todas as coisas, leva, inevitavelmente, à verdade que essa dependência tem de ser tratada bem. "Provai, e vede que o Senhor é bom" (*Salmo 34:8). "A benignidade de Deus te leva ao arrependimento" (*Rom. 2:4). Nós somos de Cristo, por Criação e Redenção, e estes dois atos são manifestações incríveis do amor de um pai. A terra tem evidências da maldição do pecado, da decadência e da morte, conflito, guerra, imoralidade, egoísmo, e muitos outros aspectos deste mundo conturbado, mas Deus mantém este mundo, continuamente a fazer que “a chuva desça sobre os justos e injustos" (*Mat. 5::45, ú.p.), e provê as necessidades humanas básicas. (*Ver Fil. 4:19; Êxo. 12: 35 e 36; 14:20 a 22; 15:22 a 26; 15:27 até 16:15 e 31; 17:1-6; Mat. 6: 25 a 32; Salmo 121:2, etc.).  Vemos a obra da justiça e amor, assim como o (*efeito do) pecado ao nosso redor.
As evidências da guerra no Grande Conflito entre Cristo e Satanás estão sempre diante de nós. Os efeitos do pecado estão na psique de cada ser humano, e o mundo está destruido, gemendo e morrendo lentamente, esperando o dia em que Deus vai refazer os céus e a terra em santidade. Satanás tem a capacidade de causar grande destruição e sofrimento. Temos que ter cuidado nas conclusões que tiramos sobre Deus e Sua criação, mas há evidência das leis da natureza, o poder de cura inerente no corpo humano, a resistência da natureza, as propriedades milagrosas que encontramos nos processos de biologia e outras ciências, e muitos outros milagres do poder de Deus.
Certa vez conheci um psicólogo que também foi um patologista, e ele falou de sua experiência em fazer um estudo do cérebro humano, o sistema nervoso central, e do olho humano. Ele falou com admiração para o seu crescente respeito pelo poder criador de Deus e da sua entrega à verdade de que a criação não foi um ato aleatório de forças biológicas, mas o trabalho de (*superior) inteligência e amor.
Teodoro Roosevelt costumava ficar no pórtico da Casa Branca, com um de seus assessores, e ao eles olharem para o céu e relembrarem as estatísticas do vasto universo, o número de galáxias conhecidas então, o número de estrelas em cada galáxia, etc., Roosevelt ria zombeteiramente e sorria seu sorriso cheio de dentes e dizia: "Agora nós podemos ir dormir. Agora sinto-me pequeno o suficiente." Como o Salmo 4:4 diz: "Perturbai-vos, e não pequeis;" A criação verdadeiramente fala do cuidado de Deus; e o conceito de que um ser inteligente poderia supervisionar esta imensidão do universo, fala de um amor e inteligência que está totalmente além da nossa compreensão. No entanto, esta evidência e testemunha estão incompletas, e um dia veremos a Deus e O compreederemos de uma maneira que não somos totalmente capazes de o fazer agora.

-Thomas Cusack


O irmão Tomás R. Cusack é um dinâmico pastor da Associação Adventista da Pennsylvania, nos Estados Unidos da América, Ele viajou por diversos paises tais como Mongolia, Kenya, Belize, e alguns das América Central e do Sul, bem como da Europa, partilhando a mensagem de Justificação pela Fé que foi outorgada à igreja Adventista em 1888. Ao todo foram 13 séries de conferência fora dos Estados Unidos. Hoje ele é pastor da igreja adventista da cidade de Erie, no estado da Pennsylvania, localizada no endereço 190, Hunter Road, Erie, PA Cep.: 16509. O telefone dele, na igreja é (814) 864-8124, e o do primeiro ancião, irmão Lowell Freeman é (814) 739-2360.
         _____________________________