Para 23 de fevereiro a 2 de março de 2013
O tema da profecia de Oséias é o amor de Deus por Sua desposada noiva. Usando a alegoria do casamento, Oséias é um tipo de Cristo como o Noivo expectante esperando por Sua noiva se aprontar. Gômer retrata pecadores rebeldes que repetidamente rejeitam os galanteios de seu noivo, mas finalmente O aceita. Ela não está mais dividida a respeito da identidade de seu marido.
"'E realizar-se-á nesse dia,' declara o Senhor, 'que você Me chamará Ishi [Meu marido] e não irá mais Me chamarás Baali" (Oséias 2:16, NAS), (*“não me chamará mais meu Baal;” Alm. atualizada; “Meu senhor;” Alm. Fiel, “Meu mestre,” Almeida Contemporânea).
Originalmente, Deus pretendeu que Ele e Seu povo devessem ser um, mas por causa da aceitação de outro senhor pela rebelião humana no Jardim do Éden, o "Grande Divórcio" ocorreu. A palavra hebraica em Gênesis 3:24 que é traduzida "lançou-os fora" é a palavra para divórcio, semelhante ao que a Abraão foi exigido fazer com Hagar. Desde o Éden, Deus declarou e reafirmou em vários modos Sua promessa de restaurar esse íntimo relacionamento. Não é nenhuma surpresa que Satanás especialmente atacou todos os aspectos do casamento a fim de perverter nosso entendimento de como Deus quer Se relacionar com Seu povo.
A ordem para que Oséias tome uma esposa do prostíbulo, serve para ilustrar o insulto pessoal experimentado por Deus, cada vez que seres humanos elegem seguir outros deuses. Se ela era uma prostituta quando primeiro casou-se com Oséias não é certo, mas sabemos que ele permaneceu com ela mesmo depois que ela se desviou. Gômer cegamente atribuiu a seus amantes todas as bênçãos que ela gozou por causa de seu casamento com Oséias. Como Laodicéia, ela necessita aprender somente quão cega ela é. Para realizar isso, Deus fez o que Ele faz por todos os Seus filhos instáveis:
"Portanto, eis que cercarei o teu caminho com espinhos; e levantarei um muro de sebe, para que ela não ache as suas veredas. Ela irá atrás de seus amantes, mas não os alcançará; e buscá-los-á, mas não os achará; então dirá: Ir-me-ei, e tornar-me-ei a meu primeiro marido". (Oséias 2:6, 7; vejam também 3:5
Deus torna difícil alguém se perder usando todos os Seus recursos para convencer Seu povo a retornar para Ele. Esta linguagem ecoa a mensagem de Elias onde Deus converteu o coração deles outra vez (1ª Reis 18:37, Mal. 4:6). Deus está preparando Sua noiva (*se ela não oferece resistência) para retornar a Ele. Como a criança abandonada em Ezequiel 16, que Deus tomou do nada e fez dela uma bela mulher no "tempo de amores" (vs. 8), Deus pede Oséias para tomar Gômer do mais baixo nível da sociedade. Tudo que tinha para atrair e mantê-la era seu amor e cuidado. Ele não a prende, nem usa outra força para mantê-la. Tudo que Ele faz é pacientemente ir atrás dela quando decide ser infiel. Ele não a arrasta de volta, chutando e gritando em protesto. Ele a atrai com (*cuidadoso) amor (*branda consideração). Este é o verdadeiro quadro de nosso Deus, nenhuma pressão, somente (*o amor) Ágape, que cria valor em seu objeto (*que cria valor no objeto de Seu amor).
Mais tarde no livro de Oséias, Deus lamenta que recusaram retornar a Mim, não reconhecendo isso:
Tristemente, mesmo com o ensino persistente através do Espírito Santo, há os que deliberadamente rejeitam o presente de amor. Deus finalmente honra a escolha do indivíduo, mas com angústia grita:
"Que te farei, ó Efraim? Que te farei, ó Judá?" (Oséias 6:4); "Como te deixaria, ó Efraim? Como te entregaria, ó Israel?" (11:8; cf. Mat. 23:37).
Assim, como a bela criança abandonada em Ezequiel 16, nós rejeitamos as promessas e bênçãos de Deus, preferindo depender da justiça que nós tentamos estabelecer por nossas próprias obras. Somos tão cegos que acreditamos que os benefícios e bênçãos que Deus nos deu e à nossa igreja são por causa das "obras" que nós fazemos para o Senhor. Por quanto tempo nós adoraremos a "Baal" por nossas obras de justiça, dizendo com Laodicéia que fomos enriquecidos e não temos necessidade de nada?
Gaste algum tempo especial com o livro de Oséias em preparação para esta lição. Compare a prostituição de Gômer com a criança abandonada em Ezequiel 16. Há algo que Deus não fez para ganhar sua lealdade? Peça que Deus lhe dê a crença que Ele é capaz de realizar o que diz: "Ainda que estejas no próprio sangue, ‘Vive!’" (Vs. 6). Como Boás e Rute, aceita o manto que Ele estende sobre sua nudez, e Sua promessa de que você é Seu (vs. 8). Acredite que Deus o inclui quando diz:
"Eu sararei a sua infidelidade, Eu voluntariamente os amarei, ... Voltarão os que habitam debaixo da sua sombra; serão vivificados como o trigo, e florescerão como a vide; a sua memória será como o vinho do Líbano” (Oséias 14:4-7).
--Arlene Hill
Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira.
Os textos bíblicos são da versão Almeida Fiel, ewceto quando indicada outra.
A irmã Arlene Hill é uma advogada aposentada da Califórnia, EUA. Ela agora mora na cidade de Reno, estado de Nevada, onde é professora da Escola Sabatina na igreja adventista local. Ela foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, que se realizou na sua igreja em maio de 2010, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada no endereço: 7125 Weest 4th Street , Reno, Nevada, USA, Telefone 001 XX (775) 327-4545; 001 XX (775) 322-9642.
Nota do tradutor:
1) O verso 3 de Oséias 11, têm divergência entre a versão Almeida Fiel e a KJV, com diferentes versões em português e inglês que consultei. A Almeida Fiel e a KJV estão de acordo com o Comentário Bíblico Adventista, vol. 4, pág. 920, tendo como verso paralelo Jer. 31:32. Mas há versões, nas duas línguas, que apresentam: “I took them in My arms” (“tomei-os em Meus braços”). E o paralelismo é aqui também possível com Deut. 1:31, e 33:27). Mas o sentido em todas é o do cuidado de Deus por Seus filhos como um Pai amoroso.
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