quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Lição 9 – Casamento, Um Símbolo de União com Deus, por Arlene Hill


 Para 23  de fevereiro a 2 de março de 2013


O tema da profecia de Oséias é o amor de Deus por Sua desposada noiva. Usando a alegoria do casamento, Oséias é um tipo de Cristo como o Noivo expectante esperando por Sua noiva se aprontar. Gômer retrata pecadores rebeldes que repetidamente rejeitam os galanteios de seu noivo, mas finalmente O aceita. Ela não está mais dividida a respeito da identidade de seu marido.
"'E realizar-se-á nesse dia,' declara o Senhor, 'que você Me chamará Ishi [Meu marido] e não irá mais Me chamarás Baali" (Oséias 2:16, NAS), (*“não me chamará mais meu Baal;” Alm. atualizada; “Meu senhor;” Alm. Fiel, “Meu mestre,” Almeida Contemporânea).
Originalmente, Deus pretendeu que Ele e Seu povo devessem ser um, mas por causa da aceitação de outro senhor pela rebelião humana no Jardim do Éden, o "Grande Divórcio" ocorreu. A palavra hebraica em Gênesis 3:24 que é traduzida "lançou-os fora" é a palavra para divórcio, semelhante ao que a Abraão foi exigido fazer com Hagar. Desde o Éden, Deus declarou e reafirmou em vários modos Sua promessa de restaurar esse íntimo relacionamento. Não é nenhuma surpresa que Satanás especialmente atacou todos os aspectos do casamento a fim de perverter nosso entendimento de como Deus quer Se relacionar com Seu povo.
A ordem para que Oséias tome uma esposa do prostíbulo, serve para ilustrar o insulto pessoal experimentado por Deus, cada vez que seres humanos elegem seguir outros deuses. Se ela era uma prostituta quando primeiro casou-se com Oséias não é certo, mas sabemos que ele permaneceu com ela mesmo depois que ela se desviou. Gômer cegamente atribuiu a seus amantes todas as bênçãos que ela gozou por causa de seu casamento com Oséias. Como Laodicéia, ela necessita aprender somente quão cega ela é. Para realizar isso, Deus fez o que Ele faz por todos os Seus filhos instáveis:
"Portanto, eis que cercarei o teu caminho com espinhos; e levantarei um muro de sebe, para que ela não ache as suas veredas. Ela irá atrás de seus amantes, mas não os alcançará; e buscá-los-á, mas não os achará; então dirá: Ir-me-ei, e tornar-me-ei a meu primeiro marido". (Oséias 2:6, 7; vejam também 3:5
Deus torna difícil alguém se perder usando todos os Seus recursos para convencer Seu povo a retornar para Ele. Esta linguagem ecoa a mensagem de Elias onde Deus converteu o coração deles outra vez (1ª Reis 18:37, Mal. 4:6). Deus está preparando Sua noiva (*se ela não oferece resistência) para retornar a Ele. Como a criança abandonada em Ezequiel 16, que Deus tomou do nada e fez dela uma bela mulher no "tempo de amores" (vs. 8), Deus pede Oséias para tomar Gômer do mais baixo nível da sociedade. Tudo que tinha para atrair e mantê-la era seu amor e cuidado. Ele não a prende, nem usa outra força para mantê-la. Tudo que Ele faz é pacientemente ir atrás dela quando decide ser infiel. Ele não a arrasta de volta, chutando e gritando em protesto. Ele a atrai com (*cuidadoso) amor (*branda consideração). Este é o verdadeiro quadro de nosso Deus, nenhuma pressão, somente (*o amor) Ágape, que cria valor em seu objeto (*que cria valor no objeto de Seu amor).
Mais tarde no livro de Oséias, Deus lamenta que recusaram retornar a Mim, não reconhecendo isso:
 “Todavia, Eu ensinei a andar a Efraim; tomando-os pelos seus braços, mas não entenderam que Eu os curava. Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor, e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas queixadas, e Me abaixei e os alimentei” (Oséias 11:3 e 4)1. 
A mensagem Cristo Justiça Nossa dada à nossa igreja em 1888 nos ajuda a entendermos a história de Oséias. Deus não é um tirano exigente, pedindo que observemos os Seus comandos por ranger os nossos dentes com relutante poder de escolha. Por revelar quem Ele realmente é, Aquele que enviou Seu único Filho para morrer pela instável Gômer que todos nós somos, trazidos de volta a Deus. O Filho revela mais do caráter de Deus quando compreendemos que Ele assumiu nossa natureza caída (mas nunca pecou), e permitiu-Se ser dado eternamente a nossa raça rebelde. A identificação de Oséias com alguém de tal humilde status ecoa a condescendência que Cristo empreendeu quando veio "na semelhança de carne pecaminosa".
Tristemente, mesmo com o ensino persistente através do Espírito Santo, há os que deliberadamente rejeitam o presente de amor. Deus finalmente honra a escolha do indivíduo, mas com angústia grita:
"Que te farei, ó Efraim? Que te farei, ó Judá?" (Oséias 6:4); "Como te deixaria, ó Efraim? Como te entregaria, ó Israel?" (11:8; cf. Mat. 23:37).
Assim, como a bela criança abandonada em Ezequiel 16, nós rejeitamos as promessas e bênçãos de Deus, preferindo depender da justiça que nós tentamos estabelecer por nossas próprias obras. Somos tão cegos que acreditamos que os benefícios e bênçãos que Deus nos deu e à nossa igreja são por causa das "obras" que nós fazemos para o Senhor. Por quanto tempo nós adoraremos a "Baal" por nossas obras de justiça, dizendo com Laodicéia que fomos enriquecidos e não temos necessidade de nada?
Gaste algum tempo especial com o livro de Oséias em preparação para esta lição. Compare a prostituição de Gômer com a criança abandonada em Ezequiel 16. Há algo que Deus não fez para ganhar sua lealdade? Peça que Deus lhe dê a crença que Ele é capaz de realizar o que diz: "Ainda que estejas no próprio sangue, ‘Vive!’" (Vs. 6). Como Boás e Rute, aceita o manto que Ele estende sobre sua nudez, e Sua promessa de que você é Seu (vs. 8). Acredite que Deus o inclui quando diz:
"Eu sararei a sua infidelidade, Eu voluntariamente os amarei, ... Voltarão os que habitam debaixo da sua sombra; serão vivificados como o trigo, e florescerão como a vide; a sua memória será como o vinho do Líbano” (Oséias 14:4-7).


                                     --Arlene Hill

Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira.
Os textos bíblicos são da versão Almeida Fiel, ewceto quando indicada outra.


A irmã Arlene Hill é uma advogada aposentada da Califórnia, EUA. Ela agora mora na cidade de Reno, estado de Nevada, onde é professora da Escola Sabatina na igreja adventista local. Ela foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, que se realizou na sua igreja em maio de 2010, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada no endereço: 7125 Weest 4th Street , Reno, Nevada, USA, Telefone  001 XX (775) 327-4545; 001 XX (775) 322-9642.


Nota do tradutor:
1) O verso 3 de Oséias 11, têm divergência entre a versão Almeida Fiel e a KJV, com diferentes versões em português e inglês que consultei. A Almeida Fiel e a KJV estão de acordo com o Comentário Bíblico Adventista, vol. 4, pág. 920, tendo como verso paralelo Jer. 31:32. Mas há versões, nas duas línguas, que apresentam: “I took them in My arms” (“tomei-os em Meus braços”). E o paralelismo é aqui também possível com Deut. 1:31, e 33:27). Mas o sentido em todas é o do cuidado de Deus por Seus filhos como um Pai amoroso.
____________________________