quinta-feira, 1 de maio de 2014

Lição 5 – O Sábado Menosprezado, por Ellen G. White



Para 26/4 a 3/5/2014

Em um artigo publicado primeiramente em 1904, em Special Testimonies, série B, nº 2, págs. 51 a 59, e que hoje o encontramos em Mensagens Escolhidas, vol. 1, págs. 201 a 208, mais ou menos no meio deste capítulo aparece uma referência à futura negligência quanto ao sábado, mas que é decorrência de tudo que a serva do Senhor fala neste parágrafo.

“O inimigo das almas tem procurado introduzir a suposição de que uma grande reforma devia efetuar-se entre os adventistas do sétimo dia, e que essa reforma consistiria em renunciar às doutrinas que se erguem como pilares de nossa fé, e empenhar-se num processo de reorganização. Se tal reforma se efetuasse, qual seria o resultado? Seriam rejeitados os princípios da verdade, que Deus em Sua sabedoria concedeu à igreja remanescente. Nossa religião seria alterada. Os princípios fundamentais que têm sustido a obra neste últimos cinquenta anos, seriam tidos na conta de erros. Estabelecer-se-ia uma nova organização. Escrever-se-iam livros de ordem diferente. Introduzir-se-ia um sistema de filosofia intelectual. Os fundadores deste sistema iriam às cidades, realizando uma obra maravilhosa. O sábado seria, naturalmente, menosprezado, como também o Deus que o criou. Coisa alguma se permitiria opor-se ao novo movimento. Ensinariam os líderes ser a virtude melhor do que o vício, mas, removido Deus, colocariam sua confiança no poder humano, o qual, sem Deus, nada vale. Seus alicerces se fundariam na areia, e os vendavais e tempestades derribariam a estrutura” (Mensagens Escolhidas, Livro 1, págs. 204 e 205 escrito em 1904, grifamos) 

Vamos analisar este texto até chegarmos ao tema do sábado:
 “Se tal reforma se efetuasse, qual seria o resultado” (sic). Parece que ela está dizendo que isto não iria acontecer. Mas no texto original em inglês o sentido que a serva do Senhor imprime é que tais acontecimentos iriam realmente acontecer. A tradução que melhor pode transmitir a ideia seria então algo mais ou menos assim: “Quando isto vier a ocorrer, vejam quais serão os resultados: Serão rejeitados os princípios da verdade, etc., etc.,” mesmo porque, como veremos a seguir, TAIS FATOS REALMENTE JÁ OCORRERAM.

"Livros de uma nova ordem seriam escritos." Livros de uma nova ordem? SIM!!!
) “Seventh-Day Adventists Answer Questions on Doctrine,” publicado pela Editora Review and Herald em 1957, e causou extremo reboliço dentro da igreja por 30 anos mais ou menos, mas nas últimas décadas tudo mudou. Foi traduzido para o portugues e impresso 50 anos depois (2008) com o título “Questões sobre Doutrina” (CPB, Tatui, São Paulo).  Ninguém sabe quem escreveu este livro, não há a informação do nome do autor, mas foi aprovado pela mais alta liderança da Igreja Adventista do Sétimo Dia, e ainda hoje é usado nas escolas de ensino superior da denominação. Foi fruto de um “acordo” de três pastores adventistas  com dois pastores evangélicos (Walter R. Martin e Dr. Donald Grey Barnhouse) a fim de se evitar que nossa igreja fosse chamada de seita. Nem tudo neste livro está errado, mas há heresias como no tema da expiação, que nós não podemos aceitar e deve ser combatido por todo sincero adventista. Segundo George R. Knight “Questões sobre Doutrina desencadeou uma mudança problemática na teologia adventista; uma mudança feita de tal modo que alienou teologicamente vários segmentos da igreja. A publicação do livro contribuiu mais do que qualquer outro evento na história adventista para criar o que parece ser uma guerra permanente entre grupos dentro da denominação” (pág. 4, George R. Knight, janeiro de 2003, grifamos). Na página 3 lemos “Questões sobre Doutrina: o clássico mais polêmico da história do adventismo.”
2º) “Movement of Destiny,” (Movimento do Destino)  por Leroy Edwin Froom, publicado pela Review and Herald, em 1971. Este livro promove a heresia apresentada em Questões sobre Doutrina.

Mas também houve mudança em alguns livros.
3º) “Bible Readings for the Home” (Leituras bíblicas para o Lar) talvez um dos livros mais publicados pela igreja. Milhares de exemplares vendidos para pessoas, dentro e fora da igreja. Foi durante muitas décadas uma bênção para milhares de pessoas. Este livro foi traduzido para o português com o título de “ESTUDOS BÍBLICOS,” e contem mais de 200 estudos da Bíblia.
Infelizmente este livro foi alterado em 1949, foi removida a declaração maravilhosa sobre a natureza humana de Cristo, e inserindo uma "nova" declaração que afirma que "até onde Cristo tornou-se um homem é um mistério."

“Introduzir-se-ia um sistema de filosofia intelectual.”
 Um programa de Neo-Linguística (PNL) tem sido "introduzido" na Igreja desde 1980. Ellen White advertiu que "O Espiritismo", também se tornaria "cristianizado." O Espiritismo antigamente combatia Jesus. Hoje até nas bancas de revista vemos dezenas de livros espíritas falando de Jesus, de suas parábolas, de seus milagres, etc... etc...
Através do canal da frenologia, psicologia e mesmerismo (teoria criada pelo médico alemão Mesmer) [hipnose], ele [Satanás] vem mais diretamente ao povo desta geração, e trabalha com o poder que é para caracterizar seus esforços próximo do fim do tempo da graça. Preste atenção à influência dessas ciências, irmão, pois o conflito entre Cristo e Satanás ainda não terminou .
Os sinais e maravilhas do Espiritismo se tornarão mais e mais proeminentes. Ellen White advertiu: "como o mundo cristão professo rejeita a verdade claramente revelada da palavra de Deus, e se recusa a ser orientado por um simples ‘Assim diz o Senhor,' aceitando, em vez disto, as doutrinas e os mandamentos de homens" (Signs of the Times, 28 de maio de 1894, grifo nosso)."

"Os fundadores deste sistema iriam às cidades, realizando uma obra maravilhosa." 1000 dias de colheita! Já ouviu essa frase antes? Ministérios em grandes cidades e prisões têm sido implementadas, utilizando "Mocidade para Cristo," e " Seminário Fuller" (comunidade evangélica multidenominacional, internacional e multi-ética, com escolas de teologia, psicologia, estudos intelectuais); também utilizam métodos de evangelismo, com a frívola “Revista Estilo de vida Cristão,” e a "nova" Signs of the Times, e outra diluída mensagem literária do dia . Hoje deve ser conhecido como 1.000 dias do pranto. "Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o alpendre e o altar" (Joel 2:17).

Conselho Acerca da Publicação de Livros de Hipnotismo 
            “Hão de seus gerentes ser agentes de Satanás mediante a publicação de livros que tratam de assunto de hipnotismo? ... Satanás e seus instrumentos têm estado e estão trabalhando diligentemente. Dará Deus Sua bênção às casas publicadoras se elas aceitarem os enganos do inimigo? Hão de as instituições que têm sido conservadas perante o povo como santas ao Senhor, se tornarem escolas em que os obreiros comem do fruto da proibida árvore da ciência? Animaremos Satanás em sua insidiosa  entrada na cidadela da verdade para depositar sua ciência infernal, como ele fez no Éden? São os homens que se encontram no centro da obra homens incapazes de distinguir entre a verdade e o erro? São eles homens que não podem ver as terríveis consequências de prestar influência ao erro? 
“ . . .   . . .   . . .
“Despertai, e compreendei que vossos prelos têm publicado as mentiras do diabo. Procedam os homens que conhecem a verdade como homens sábios, pondo toda a força de sua influência ao lado da verdade e da justiça” (Carta 140, 1901, dirigida aos gerentes de nossas casas publicadoras em 16 de outubro de 1901. Você pode lei isto em Mensagens Escolhidas, Livro 2, págs. 350 e 351). 

Agora chegamos ao destino desta postagem em nosso blog:
O sábado naturalmente menosprezado,
De Jeff Wehr, editor associado da revista “Our Firm Foubdation” (Nosso Firme Fundamento), edição de Jan 1996, elemos: “Enquanto o papa continua a promover as leis dominicais na Europa, e a Coalisão Cristã pressiona por legislação moral nos Estados Unidos, as Nações Unidas também estão falando sobre leis dominicais ... para tornar possível a criação do “Tribunal Mundial.” Este projeto e este plano permitirão uma total unificação da igreja e do estado, e provê para uma única forma de adoração. O dia designado para todas as pessoas será o domingo. O número recebido do papa prometerá o direito de comprar e vender.”
Assim “podemos ver que nós não somos o único povo que está sugerindo que o privilégio de comprar e vender será baseado em adoração no domingo.
“Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o Seu segredo aos Seus servos, os profetas” (Amós 3:7).
Tão certo quanto “não fará coisa alguma” até que Ele tenha notificado completamente Seu povo com antecedência, assim também Deus permitirá estas coisas acontecerem depois de temos sido completamente advertidos. E tão certo quanto os protestantes estão estendendo a mão para o espiritismo e o papado ...
“Os protestantes dos Estados Unidos serão os primeiros a estender as mãos através do abismo para apanhar a mão do espiritismo; estender-se-ão por sobre o abismo para dar mãos ao poder romano; e, sob a influência desta tríplice união, este país [Os Estados Unidos, *e as demais nações) seguirá as pegadas de Roma, desprezando os direitos da consciência” (O Grande Conflito, pág. 288). 
Podemos esperar que as leis dominicais estão vindo em breve”
Em breve veremos os últimos acontecimentos proféticos se cumprindo. Veremos os últimos fieis proclamando a verdade do sábado. Sem dúvida que somos um povo privilegiado” (Jeff Wehr, em “Our Firm Foubdation,” edição de Jan 1996,
Não deixemos que o “sábado seja menosprezado,” como profetizou a serva do Senhor no parágrafo de advertência de Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 204, no início deste arquivo.
_____________________________