quinta-feira, 1 de maio de 2014

Lição 5 - Cristo e o Sábado, por Daniel H. Peters



Para 26 de abril a 3 de maio de 2014

 
O sábado é uma revelação de Cristo e um sinal pelo qual os que o honram sabem que o Senhor é Aquele que os torna justos e os santifica.
Somente aqueles que creem com a fé de Jesus podem entrar em Seu sábado. Israel não podia entrar porque eles não acreditaram: "E a quem Ele jurou que não entrariam no Seu descanso, senão aos que foram desobedientes? Assim, vemos que não puderam entrar por causa da incredulidade?", Mas "nós, os que temos crido entramos naquele repouso, tal como disse:" (Heb. 3:18, 19; 4:3) .
O sábado contém dentro em si o poder criativo de Deus, o repouso de Deus, a bênção de Deus, a presença de Deus que o torna santo, e de forma continuada, a presença interior de Deus, que o santifica. Portanto:
O sábado é um lembrete de Cristo como Criador: É o lembrete de Seu poder criador manifestado. É um sinal entre Ele e Seu povo para sempre, "porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou e restaurou-Se" (Êxo. 31:17 ) .
O sábado contém o repouso de Cristo: "Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: ‘E repousou Deus de todas as Suas obras no sétimo dia’" (Heb. 4:4). Vimos acima que somente aqueles que creem podem entrar no Seu descanso.
O sábado tem a bênção de Cristo: "E Deus abençoou o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a Sua obra que Deus criara e fizera" (Gên. 2:3).
No sábado está a santidade de Cristo: Só a presença de Deus pode fazer qualquer coisa santa. Moisés, atraído pela visão da sarça ardente que não se consumia, virou-se de lado "para ver esta grande visão." "E vendo o Senhor que ele se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: ‘Moisés, Moisés!’  ele respondeu: 'Eis-me aqui. E disse: 'Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa" (Êxo. 3:4, 5). Esse lugar foi feito sagrado unicamente pela presença d'Ele no meio da sarça. Por isso a presença do Senhor tornou santo o sétimo dia, o sábado, quando Ele descansou nele de todas as Suas obras .
O sábado tem em si a santificação de Cristo: Ele não só abençoou o sétimo dia, mas o santificou para que Sua presença possa habitar nele. A presença de Cristo o torna santo, mas a Sua presença contínua é o que o santifica.
E tudo o que está acima é o que é encontrado "em Cristo" pelo crente; pois o repouso do sábado é o ponto culminante do Concerto Eterno — do evangelho que é “Cristo em vós, a esperança da glória." [Nota: Estar "em Cristo" é apenas metade do evangelho — "Cristo em vós" é a conclusão do evangelho. Todos os homens estavam "em Cristo" desde o princípio. "Cristo em vós" completa o evangelho, e Deus queria tornar isto conhecido (veja Colossenses 1:26, 27).]
O crente encontra em Cristo o poder criativo de Deus: Poder criativo é o mesmo que poder redentor, portanto a redenção é criação — são uma e a mesma coisa. A primeira coisa que Jesus é para o pecador neste mundo é o Criador (Redentor), tornando-o uma nova criação. "Se alguém está em Cristo, nova criatura é" (2ª Coríntios 5:17). "Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto" (Salmo 51:10). Assim, a obra de Deus na salvação é a criação. É Cristo que nos torna em novas criações.
O crente encontra em Cristo o repouso de Deus: "Porque aquele que entrou no Seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das Suas" (Heb. 4:10). O repouso é um dom, como está escrito : "Vinde a mim, ... e eu vos aliviarei" (Mateus 11:28). É Cristo que nos dá o Seu repouso.
O crente encontra em Cristo a bênção de Deus: "Deus a seu Filho Jesus, primeiro O enviou a vós, para que nisso vos abençoasse apartando, cada um de vós, das vossas maldades" (Atos 3:26). E "Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, ... nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo" (Efé. 1:3). É Deus quem nos abençoa e nos desvia de nossos pecados — pelo Seu amor.
O crente encontra em Jesus a presença de Deus para torná-lo santo: Está escrito: "Naquele dia conhecereis que estou em Meu Pai, e vós em mim, e eu em vós" (João 14:20). E "Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória" (Col. 1:27). É a presença de Deus que torna santo, mas Sua continua presença santifica.
O pastor Robert J. Wieland foi muitas vezes questionado sobre a diferença entre "sagrado" e "justo". Ele explicou que: "A justiça é o resultado da reunião da santidade de Cristo (*em nós) e vencendo o pecado em nossa carne. "Assim, vemos que é Cristo em nós, que nos torna justos, e a sua justiça só é recebida pela fé.
"O efeito da justiça será paz, e a operação da justiça, repouso e segurança para sempre. E o Meu povo habitará em morada de paz, e em moradas bem seguras, e em lugares quietos de descanso" (Isaías 32:17, 18).1 Incluso está o sábado!
Ellen G. White escreveu que o sábado aponta para Cristo, "tanto como o Criador e o Santificador. ...
‘Também lhes dei os Meus sábados, para que servissem de sinal entre Mim e eles, para que soubessem que Eu sou o Senhor que os santifica’ (Eze. 20:12). Então, o sábado é um sinal do poder de Cristo para nos fazer santos" (O Desejado de Todas as Nações, pág. 288) .
O crente encontra em Jesus a presença permanente de Deus, no interior, que o santifica: pois está escrito: "Se alguém Me ama, guardará a Minha palavra, e Meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada" (João 14:23); e "Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nEle, e ele em Deus" (1ª João 4:15); "Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: ‘Neles habitarei e entre eles andarei; e Eu serei o seu Deus e eles serão o Meu povo" (2ª Coríntios 6:16).
Ellet J. Waggoner, um dos (*dois) mensageiros de 1888, disse que a justificação é o maior estado que o homem pode ter na terra, e que a santificação não é nada mais do que essa mesma justificação avançando ao longo do tempo. A santificação é a obediência ininterrupta de Cristo (*na vida do crente) ao longo do tempo .
Sabemos que a presença de Cristo torna santo — que é, fazer justo, mas a Sua habitação contínua é o que nos santifica. Ou podemos dizer desta forma: Sua presença torna santo e Sua presença permanente faz continuamente santo, ou santificado.
O sábado se destaca como sinal de Deus de um trabalho realizado na criação e um sinal do trabalho concluído da Sua cruz.
Agora, ser justo ou reto significa que o eu deve morrer. Nós não podemos mata-lo, mas há uma boa nova aqui também: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé o Filho de Deus, O qual me amou, e Se entregou a Si mesmo por mim" (Gál. 2:20).
Waggoner escreveu: "O poder que levou para criar o mundo e todas as coisas que nele estão, o poder que mantém todas as coisas em existência, é o poder que salva aqueles que confiam nele. Este é o poder da cruz" (Boas Novas, pág. 140) .
A santificação é a obra completa de Cristo concluída no individuo. A imagem de Cristo está completamente formada no crente; de tal modo que, quando Cristo olha para o crente Ele vê a Si mesmo .
Então, quando o homem estiver completamente santificado, e todo o eu se foi, e ninguém senão Cristo nele habita, mesmo assim, nas profundezas da eternidade, quando ele vier no dia de sábado, revelará a ele, ainda mais do conhecimento maravilhoso e a santificação, crescente poder que há em Jesus Cristo ao homem que crê.
"Porque assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: "Voltando e descansando, sereis salvos; no sossego e na confiança, estaria [estará] a vossa força" (Isaías 30:15 ) .
Cristo é o nosso Sábado — Ele é O Sábado e tudo o que o sábado significa. Com Cristo em nós, vamos começar a compreender melhor o sábado .

- Daniel H. Peters

Nota do tradutor:
1)       Há um texto paralelo, embora com a conotação de que a nossa isenção de maldição depende de nos abstermos de união com os pagãos e guardadores do domingo: “Eis que este povo habitará só, e entre as nações não será contado” (Núm. 23:9).

O irmão Daniel Peters vive na parte leste da cidade de Los Angeles, Estado da Califórnia, EUA, e trabalha como Conselheiro Oficial antidrogas e álcool para mães e mulheres grávidas. O seu coração foi sensivelmente tocado pela “mui preciosa mensagem” (Test. p/ Ministros, págs. 91 e 92) e sua vida tem sido apaixonadamente dedicada a esta mensagem que Deus outorgou à Sua igreja em 1888. Ele e sua família são membros da igreja adventista do sétimo dia de Whittier, uma cidade a 19 kms ao sul de Los Angeles, localizada no nº 8841 na Calmada Avenue, Whittier, Ca. 90605, EUA. Ele é tataraneto de Ellet J. Waggoner. O irmão Daniel é um ardoroso estudante da Bíblia e do Espírito de Profecia e de toda literatura relativa à mensagem de 1888. Ele foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, realizado em 21 e 22 de maio de 2010) na Igreja Adventista do Sétimo Dia da cidade de Reno, estado de Nevada, localizada na 7125 Weest 4th Street.

____________________________________