Para
26 de abril a 3 de maio de 2014
O
sábado é uma revelação de Cristo e um sinal pelo qual os que o honram sabem que
o Senhor é Aquele que os torna justos e os santifica.
Somente
aqueles que creem com a fé de Jesus podem entrar em Seu sábado. Israel não
podia entrar porque eles não acreditaram: "E
a quem Ele jurou que não entrariam no Seu descanso, senão aos que foram
desobedientes? Assim, vemos que não puderam entrar por causa da incredulidade?",
Mas "nós, os que temos crido entramos
naquele repouso, tal como disse:" (Heb. 3:18, 19; 4:3) .
O
sábado contém dentro em si o poder criativo de Deus, o repouso de Deus, a
bênção de Deus, a presença de Deus que o torna santo, e de forma continuada, a presença
interior de Deus, que o santifica. Portanto:
O sábado é um
lembrete de Cristo como Criador: É o lembrete
de Seu poder criador manifestado. É um sinal entre Ele e Seu povo para sempre, "porque em seis dias fez o Senhor os
céus e a terra, e ao sétimo dia descansou e restaurou-Se" (Êxo. 31:17
) .
O sábado
contém o repouso de Cristo: "Porque
em certo lugar disse assim do dia sétimo: ‘E repousou Deus de todas as Suas
obras no sétimo dia’" (Heb. 4:4). Vimos acima que somente aqueles que creem
podem entrar no Seu descanso.
O sábado tem a
bênção de Cristo: "E Deus abençoou o dia sétimo, e o
santificou; porque nele descansou de toda a Sua obra que Deus criara e fizera"
(Gên. 2:3).
No sábado está
a santidade de Cristo: Só a presença de Deus pode fazer qualquer coisa santa.
Moisés, atraído pela visão da sarça ardente que não se consumia, virou-se de lado
"para ver esta grande visão."
"E vendo o Senhor que ele se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da
sarça, e disse: ‘Moisés, Moisés!’ ele respondeu:
'Eis-me aqui. E disse: 'Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés;
porque o lugar em que tu estás é terra santa" (Êxo. 3:4, 5). Esse
lugar foi feito sagrado unicamente pela presença d'Ele no meio da sarça. Por
isso a presença do Senhor tornou santo o sétimo dia, o sábado, quando Ele descansou
nele de todas as Suas obras .
O sábado tem
em si a santificação de Cristo: Ele não só
abençoou o sétimo dia, mas o santificou para que Sua presença possa habitar
nele. A presença de Cristo o torna santo, mas a Sua presença contínua é o que o
santifica.
E
tudo o que está acima é o que é encontrado "em Cristo" pelo crente; pois
o repouso do sábado é o ponto culminante do Concerto Eterno — do evangelho que
é “Cristo em vós, a esperança da glória."
[Nota: Estar "em Cristo" é
apenas metade do evangelho — "Cristo
em vós" é a conclusão do evangelho. Todos os homens estavam "em Cristo" desde o princípio.
"Cristo em vós" completa o
evangelho, e Deus queria tornar isto conhecido (veja Colossenses 1:26, 27).]
O crente
encontra em Cristo o poder criativo de Deus: Poder criativo é o mesmo que
poder redentor, portanto a redenção é criação — são uma e a mesma coisa. A
primeira coisa que Jesus é para o pecador neste mundo é o Criador (Redentor),
tornando-o uma nova criação. "Se
alguém está em Cristo, nova criatura é" (2ª Coríntios 5:17). "Cria em mim, ó Deus, um coração puro,
e renova em mim um espírito reto" (Salmo 51:10). Assim, a obra de Deus
na salvação é a criação. É Cristo que
nos torna em novas criações.
O crente
encontra em Cristo o repouso de Deus: "Porque aquele que entrou no Seu
repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das Suas" (Heb.
4:10). O repouso é um dom, como está escrito : "Vinde a mim, ... e eu vos aliviarei" (Mateus 11:28). É Cristo que nos dá o Seu repouso.
O crente
encontra em Cristo a bênção de Deus: "Deus
a seu Filho Jesus, primeiro O enviou a vós, para que nisso vos abençoasse
apartando, cada um de vós, das vossas maldades" (Atos 3:26). E "Deus, Pai de nosso Senhor Jesus
Cristo, ... nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares
celestiais em Cristo" (Efé. 1:3). É Deus quem nos abençoa e nos desvia
de nossos pecados — pelo Seu amor.
O crente
encontra em Jesus a presença de Deus
para torná-lo santo: Está escrito:
"Naquele dia conhecereis que estou
em Meu Pai, e vós em mim, e eu em vós" (João 14:20). E "Deus quis fazer conhecer quais são as
riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a
esperança da glória" (Col. 1:27). É a presença de Deus que torna santo,
mas Sua continua presença santifica.
O
pastor Robert J. Wieland foi muitas vezes questionado sobre a diferença entre
"sagrado" e "justo". Ele explicou que: "A justiça é o
resultado da reunião da santidade de Cristo (*em nós) e vencendo o pecado em
nossa carne. "Assim, vemos que é Cristo em nós, que nos torna justos, e a
sua justiça só é recebida pela fé.
"O efeito
da justiça será paz, e a operação da justiça, repouso e segurança para sempre. E
o Meu povo habitará em morada de paz, e em moradas bem seguras, e em lugares
quietos de descanso" (Isaías 32:17, 18).1 Incluso
está o sábado!
Ellen
G. White escreveu que o sábado aponta para Cristo, "tanto como o Criador e
o Santificador. ...
‘Também lhes
dei os Meus sábados, para que servissem de sinal entre Mim e eles, para que
soubessem que Eu sou o Senhor que os santifica’ (Eze. 20:12).
Então, o sábado é um sinal do poder de Cristo para nos fazer santos" (O Desejado de Todas as Nações, pág. 288)
.
O crente
encontra em Jesus a presença permanente
de Deus, no interior, que o santifica: pois está escrito: "Se alguém Me ama, guardará a Minha
palavra, e Meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada" (João
14:23); e "Qualquer que confessar
que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nEle, e ele em Deus" (1ª
João 4:15); "Porque vós sois o
templo do Deus vivente, como Deus disse: ‘Neles habitarei e entre eles andarei;
e Eu serei o seu Deus e eles serão o Meu povo" (2ª Coríntios 6:16).
Ellet
J. Waggoner, um dos (*dois) mensageiros de 1888, disse que a justificação é o
maior estado que o homem pode ter na terra, e que a santificação não é nada
mais do que essa mesma justificação avançando ao longo do tempo. A santificação
é a obediência ininterrupta de Cristo (*na vida do crente) ao longo do tempo .
Sabemos
que a presença de Cristo torna santo — que é, fazer justo, mas a Sua habitação
contínua é o que nos santifica. Ou podemos dizer desta forma: Sua presença
torna santo e Sua presença permanente faz continuamente santo, ou santificado.
O
sábado se destaca como sinal de Deus de um trabalho realizado na criação e um sinal
do trabalho concluído da Sua cruz.
Agora,
ser justo ou reto significa que o eu deve morrer. Nós não podemos mata-lo, mas há
uma boa nova aqui também: "Já estou
crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida
que agora vivo na carne, vivo-a na fé o Filho de Deus, O qual me amou, e Se
entregou a Si mesmo por mim" (Gál. 2:20).
Waggoner
escreveu: "O poder que levou para criar o mundo e todas as coisas que nele
estão, o poder que mantém todas as coisas em existência, é o poder que salva
aqueles que confiam nele. Este é o poder
da cruz" (Boas Novas, pág. 140)
.
A
santificação é a obra completa de Cristo concluída no individuo. A imagem de Cristo
está completamente formada no crente; de tal modo que, quando Cristo olha para
o crente Ele vê a Si mesmo .
Então,
quando o homem estiver completamente santificado, e todo o eu se foi, e ninguém
senão Cristo nele habita, mesmo assim, nas profundezas da eternidade, quando
ele vier no dia de sábado, revelará a ele, ainda mais do conhecimento
maravilhoso e a santificação, crescente poder que há em Jesus Cristo ao homem
que crê.
"Porque
assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel:
"Voltando e descansando, sereis salvos; no sossego e na confiança, estaria
[estará] a vossa força" (Isaías
30:15 ) .
Cristo
é o nosso Sábado — Ele é O Sábado e tudo o que o sábado significa. Com Cristo
em nós, vamos começar a compreender melhor o sábado .
- Daniel H. Peters
Nota
do tradutor:
1) Há um texto
paralelo, embora com a conotação de que a nossa isenção de maldição depende de
nos abstermos de união com os pagãos e guardadores do domingo: “Eis que este povo habitará só, e entre as
nações não será contado” (Núm. 23:9).
O
irmão Daniel Peters vive na parte leste da cidade de Los Angeles, Estado da
Califórnia, EUA, e trabalha como Conselheiro Oficial antidrogas e álcool para
mães e mulheres grávidas. O seu coração foi sensivelmente tocado pela “mui
preciosa mensagem” (Test. p/ Ministros, págs. 91 e 92) e sua vida tem sido
apaixonadamente dedicada a esta mensagem que Deus outorgou à Sua igreja em
1888. Ele e sua família são membros da igreja adventista do sétimo dia de
Whittier, uma cidade a 19 kms ao sul de Los Angeles, localizada no nº 8841 na Calmada
Avenue, Whittier, Ca. 90605, EUA. Ele é tataraneto de Ellet J. Waggoner. O
irmão Daniel é um ardoroso estudante da Bíblia e do Espírito de Profecia e de
toda literatura relativa à mensagem de 1888. Ele foi um dos principais oradores
no seminário “É a Justiça Pela Fé,
Relevante Hoje?”, realizado em 21 e 22 de maio de 2010) na Igreja
Adventista do Sétimo Dia da cidade de Reno, estado de Nevada, localizada na
7125 Weest 4th Street.
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