quarta-feira, 21 de maio de 2014

Lição 8 - A Lei de Deus e de Cristo, por Paul Penno.



Para 17 a 24 de maio de 2014


Alguns teólogos tentam criar uma divisão entre a lei de Deus e a lei de Cristo. Eles dizem que a lei de Deus é o legalismo do Antigo Testamento e a lei de Cristo é o amor no Novo Testamento. Eles argumentam que Jesus revogou a lei de Deus. Ele ensinou "um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como Eu vos amei a vós" (João 13:34). Como a mensagem de 1888 nos ajuda a resolver essa falsa dicotomia?
Em primeiro lugar, Jesus disse: "se guardardes os Meus mandamentos" (João 15:10). Jesus afirma que a lei é Sua.
Em segundo lugar, Jesus nos ajuda a ver que os mandamentos têm um mais profundo ou "novo" significado, tendo em vista o fato de que "Eu vos amei" (João 13:34). A força motivacional de Sua lei é Ágape — o abnegado amor Divino. Novamente Ele enfatiza, guarde “os Meus mandamentos" e "permanecereis no meu amor" (João 15:10).
Em terceiro lugar, qualquer tentativa de distinguir a lei de Deus, da lei de Cristo cria divisão entre o Pai e o Filho. Jesus diz: "Eu e o Pai somos um" (João 10:30). Um dos mensageiros de 1888, Ellet J. Waggoner, conclui que "a lei de Deus é a lei de Cristo."1
Então perguntamos, como é que Cristo "vos amou"? (João 13:34). Para responder a esta pergunta, é importante entender o que Jesus realizou na cruz. A mensagem de 1888 nos ajuda a concentrar-se sobre o tema nas Escrituras.
A boa nova de Deus é uma notícia muito boa. O Filho de Deus realizou muito mais na cruz do que muita gente pensa, porque Ele “aboliu a morte” (2ª Tim. 1:10). Ele salvou o mundo (João 4:42). Ele deu o dom da vida eterna, a "todos os homens" (João 3:16; 6:33). Ele morreu a segunda “morte por todos" (Heb. 2:9). Assim, Ele perdoou os pecados do mundo (Efé. 1:7).
A vida eterna começa aqui e agora (1ª João 5:12). Somos adotados na família de Deus (Efé. 1:5). O peso da culpa é retirado (Rom. 8:1). Cristo tornou-Se o nosso "último Adão," revertendo a condenação trazida sobre nós pelo "primeiro Adão" (Rom. 5:15-18). Uma nova motivação toma posse de nós — Ágape (2ª Coríntios 5:14, 15).
Assim, torna-se fácil ser salvo e difícil se perder se cremos na verdade (João 3:16-19). Jesus disse isso e não devemos diminuir Suas palavras. "Meu jugo é suave" (Mateus 11:30). Talvez não tenhamos pensado da lei desta forma, mas o jugo de Cristo é Seus mandamentos. Waggoner escreveu: "Aquele que procura abandonar a lei do Senhor, está rejeitando o jugo de Cristo."2 Um jugo é o que une os bois no trabalho. Assim, os mandamentos nos unem a Cristo no serviço de Deus pela humanidade.
O jovem rico perguntou: "Bom Mestre, que bem farei, para conseguir a vida eterna?  (Mateus 19:16). Jesus ordenou-lhe guardar os mandamentos. O jovem respondeu: "Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade: o que me falta ainda" (Mateus 19:20). Em seguida, Jesus convidou-o: "Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu, e vem e segue-Me" (Mat. 19:21).
Os mandamentos envolvem seguir a Jesus com um coração altruísta no serviço aos pobres, mas o jovem amava suas riquezas.
Jesus disse: "Deleito-Me em fazer a Tua vontade, ó Deus Meu; sim, a Tua lei está dentro do Meu coração" (Salmo 40:8). "Porque Eu desci do céu, não para fazer a Minha vontade, mas a vontade dAquele que Me enviou" (João 6:38). Ele nos convida, “Levai comigo o jugo do serviço, para a glória de Deus e o erguimento da humanidade, e achareis suave o jugo, e leve o fardo.”3
A pergunta mais importante no julgamento será, aprendemos nós a amar? Não quantas "obras da lei" conseguimos totalizar. Jesus separa as ovelhas dos bodes com base nessa pontuação do amor verdadeiro (Mat. 25:31-46).
No magnífico capítulo de João sobre o amor Ágape é revelado o teste para saber se conhecemos ou não a Deus: "Qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama [com Ágape] não conhece a Deus" (1ª João 4:7, 8).
O Apóstolo nos exorta a "Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo" (Gál. 6:2). Mas como pode você "cumprir" a lei de Cristo, ao fazer isso?
"Olhando para ti mesmo, para que não sejas também tentado" (tentado, ou sobrecarregado é o significado de "tentado" (Gál. 6:1). Em outras palavras, coloquemo-nos no lugar dessa pessoa sofredora; para dizer a tal pessoa que assim fazendo será para ele ou ela um elemento discreto de encorajamento.
O melhor dos alpinistas alcançou os seus picos com um guia. Sir Edmund Hillary chegou ao cume do Monte Everest com o seu guia de montanha Sherpa Tenzing. Sherpa viveu em altitudes elevadas durante anos. As montanhas são a casa e local de trabalho deles. Eles se adaptaram e se ajustaram fisicamente ao ar rarefeito. Tanto Hillary e Tenzing precisavam um do outro para a sua próxima conquista sobre-humana.
Ellen White escreveu: "Devemos estar unidos pelos laços da verdade e do amor. Vamos nos esforçar juntos, não permitindo que nada enfraqueça os laços de união, de modo que se alguém escorregar e cair, outros possam levantá-lo. Nós não devemos pensar que nenhuma responsabilidade recai sobre nós no caso de nosso irmão, mas devemos manifestar terno interesse no bem-estar de outra pessoa, e devemos procurar ser útil para aqueles que nos rodeiam. Sendo assim, unidos, e ao grande coração do Infinito. Amor, os poderes das trevas não podem nos prejudicar."4
O Senhor Jesus nos ensinou a orar A “Oração do Senhor,” (*o Pai Nosso) na qual suplicamos ao Pai, "Seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu" (*Mat. 6:10). Dar o nosso coração em compaixão por alguém que sofre, mesmo que esteja longe, é a vontade do Pai que está sendo "feita."
Existe uma estreita ligação entre o céu e a terra que é muito mais complicada do que qualquer coisa na rede da Internet do nosso computador na terra; nosso "...Levar  as cargas uns dos outros" fortalece os laços entre o céu e a terra. Cada pensamento e oração de compaixão traz a terra e o céu mais próximos na expectativa de que quando o universo inteiro estiver reconciliado com Deus, finalmente, a vontade do Pai pode "ser feita na terra."
Ao dar Jesus ao mundo, o Pai deu a Si mesmo também; "Deus [está] em Cristo, reconciliando consigo o mundo" (2ª Coríntios 5:19).
No momento, a situação não parece (depois de 2000 anos) que o abençoado trabalho tem feito muito progresso; o mundo ainda está em "inimizade contra Deus" (Rom. 8:7); a reconciliação é ainda em grande parte futura.
Mas o livro do Apocalipse não fecha até que nos assegure que a terra será "iluminada com a glória" de uma mensagem final de reconciliação: "Vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a Sua glória" (*Apoc 18:1).

- Paul E. Penno

Notas:
[1] Ellet J. Waggoner, "Uma Lição para Todos os Tempos,” publicado em "Signs of the Times” de 4 de julho de 1895;
[2] Ibidem;
[3] Ellen G. White, “O Maior Discurso de Cristo,” p . 16. Cf . O Desejado de Todas as Nações, p. 329;
[4] Ellen G. White, "Cristão Valoroso," publicado em “Signs of the Times,” de 10 de dezembro de 1885.

Nota: Esta introspecção e o vídeo desta lição do Pastor Paul Penno estão na Internet em:
http://1888mpm.org

Por favor, envie essa mensagem para seus amigos e incentive-os a acessar este blog: http://agape-edicoes.blogspot.com
Esta introspecção está na Internet em: http://1888mpm.org
Para se inscrever envie um e -mail com "subscribe" no corpo da mensagem para  sabbathschooltoday@1888message.org
--------------------------------------------------------