Para 9 a 16 de setembro de 2017
Se você vai escalar o Monte Everest você precisa de um guia. Se este movimento chegar a ser vitorioso no Monte Sião necessita da chuva serôdia do Espírito Santo (Apoc. 14:1). Para seguir o Cordeiro onde quer que vá, sem dolo em seus lábios, e ficar sem culpa, os 144.000 terão vencido assim como Ele venceu em tentação na "carne pecaminosa" (Apoc. 14:4, 5; 3:21; Rom. 8:3). Estes são indivíduos que refletem o amor Ágape, de Jesus. Embora eles não sejam iguais ao Padrão, mas, como um corpo, perfeitamente se identificam com o Crucificado.
Viver sem pecado em carne pecaminosa é uma
preciosa "boa nova," é uma porção da verdade identificada na mensagem
de 1888. Seria uma má notícia sem
dúvida, se no grande conflito Satanás inventasse algo que o evangelho de Jesus
Cristo não possa vencer. Se o
poder do evangelho não pode vencer o pecado em nossa carne, então Jesus será
eternamente envergonhado e derrotado perante o universo. Portanto, Jesus precisa de uma
"última geração" que demonstre "o
poder de Deus para a salvação" do
pecado, e não no pecado (Rom. 1:16).
A promessa de Deus do concerto eterno a Abraão
é "a bênção". Isso
envolve "a promessa do Espírito mediante
a fé" (Gál. 3:14).
Você é convidado a uma “caminhada — "andar no Espírito" (Gál. 5:16). "O que nossa natureza humana
["a carne"] quer se opõe ao que o Espírito [Santo] quer, e o que o
Espírito [Santo] quer se opõe ao que a nossa natureza humana ["a
carne"] quer. Estes dois são inimigos, e isso significa que você não pode fazer o que quer" (Gál. 5:17, versão Boas Novas). Quais são as coisas que você não pode
fazer? São coisas más ou coisas boas?
Há muitos cristãos que ensinam que você não
pode fazer as coisas boas que deseja fazer por causa dessa
"inimizade" constante da carne contra o Espírito Santo. Então, se sentem condenados à constante derrota e, sinceramente, creio que a Bíblia
concorda com eles. "Meu
desejo é tão grande que não consigo vencer! A 'carne' é o mestre da minha
vida!" Eles entendem Gálatas 5:17 ao inverso.
Quem é mais forte, "a carne" ou o
Espírito? Se "a carne"
é mais forte, isso é realmente uma má notícia, mas se o Espírito é mais forte,
isto é uma boa nova. Se o grande
poder do Espírito Santo e todo o céu está neste Espírito, e Ele está lutando
contra a sua carne pecaminosa, e ainda assim você não pode fazer as coisas boas
que gostaria de fazer, pode pensar em qualquer notícia que seja pior que essa?
(*Mas veja:) A ideia da mensagem de 1888 é: você segue numa
caminhada com o Espírito Santo e deixa que Ele lhe segure pela mão — o que prometeu fazer. Você O permite,
muito embora a batalha esteja sendo travada em seu coração, e sua carne
pecaminosa esteja-lhe constantemente tentando a fazer ou dizer coisas más. Você não pode fazer ou dizer coisas
más, porque o Espírito Santo é mais forte do que a carne.
Isto não significa que você não tem parte na
batalha. Sua parte é escolher
dizer "Não!" à tentação
(Tito 2:11). Este texto, mais o vs. 12, na NVI (*Nova Versão Internacional) são muito claros: "A graça de Deus, que traz salvação a todos os homens, nos ensina
a dizer 'não' à impiedade e às paixões mundanas, e [ela nos ensina] a viver uma vida controlada, justa e
piedosa nesta era presente". Deus nos deu o poder de escolha, o Espírito Santo está
proibido de lhe controlar sem seu consentimento! Quando você faz a escolha, então você
convida o Espírito Santo para demonstrar que Ele é mais forte do que a sua
carne pecaminosa. E Deus estará livre para operar!
Quando o poderoso Espírito Santo guia a sua
vida, sua motivação é estar "debaixo da graça,” que é o oposto de ter como
motivação o estar "sob a lei" (Gál. 5:18; Rom. 6:14). Sob qualquer
motivação que você esteja está sob uma obrigação. A motivação do velho concerto
"sob a lei" é uma constante tensão e conflito com a lei. É fé motivada pelo medo do castigo e
pela esperança de recompensa. É
uma motivação que, exteriormente parece cumprir a lei, mas por dentro há
rebelião.
Deus nos prestou um favor, quando Ele nos deu o
Apóstolo Paulo, um homem tão brilhante quanto honesto e humilde, o que é uma
combinação rara. Paulo descreve
com o que a nossa "carne" se parece em Gálatas 5: 19-21. “Deus enviando Seu Filho em semelhança da
carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne" (Rom. 8:3). Jesus veio direto ao fosso de nossa
vida. “Ele, como nós, em
tudo foi tentado, mas sem pecado” (Heb. 4:15).
Fé, que está sob a motivação "debaixo da
graça," "vê" sobre o que Paulo está falando quando eleva e
honra o sacrifício de Cristo (Gál. 4:1). Tendo
Se identificado totalmente com você, você é convidado a se identificar
completamente com Cristo (Gál. 2:20).
"Andar no Espírito" é ter "o
fruto do Espírito [que] é amor [Ágape]"
(Gál. 5: 22). Ágape é totalmente
alheio à "carne" e é uma apresentação do nosso Marido-Sumo Sacerdote
no santíssimo do santuário celestial. Isso
significa que não temos nem mesmo um por cento de justiça inerente. A justiça é nossa pela fé por meio do
Espírito Santo.
Ágape, que é o "cumprimento da lei",
vem pela fé dirigida à sua fonte no nosso dia da expiação (Rom 13:10). Essa fonte é o Psiquiatra que nos
cura, cujo escritório está localizado no Santíssimo (*do Santuário Celestial).
O movimento do segundo advento estava enraizado
em uma restauração do amor de Deus. É
o clímax de uma sequência de movimentos reformatórios divinamente dirigidos
para restaurar o evangelho de Jesus Cristo e preparar uma Noiva para a
trasladação e para a vinda de seu Noivo.
Cristo abriu à visão a fonte do amor dela,
seguindo o seu Sumo Sacerdote através da porta aberta do Santíssimo do
santuário celestial (ver Apoc.3:7). "Os que se levantaram com Jesus
enviaram sua fé a Ele no santíssimo, e oravam, ‘Meu Pai, dá-nos o Teu
Espírito.’ Então Jesus assoprava sobre eles o Espírito Santo. Neste sopro havia
luz, poder e muito amor, alegria e paz” (Ellen G. White, Primeiros Escritos, pág. 55).
O povo do advento de 1844 foi um movimento carismático conduzido pelo Espírito,
motivados por Ágape. Foi para restaurar o sentido de Ágape nos mandamentos de Deus e na fé de
Jesus, através da sua vida, ensino e evangelismo, Apoc. 14:12.
O fruto do Espírito é dado por Jesus em Sua
qualidade de nosso Sumo Sacerdote no Santo dos Santos. Aqueles que pela fé O seguirão ali,
são o verdadeiro segundo movimento Pentecostal da chuva serôdia. O movimento vai terminar com uma
grande manifestação de sinais e maravilhas maior do que no dia de Pentecostes.
"Servos de Deus, com o rosto
iluminado e a resplandecer de santa consagração, apressar-se-ão de um lugar
para outro para proclamar a mensagem do Céu. Por milhares de vozes em toda a
extensão da terra, será dada a advertência. Operar-se-ão prodígios, doentes
serão curados e, sinais e maravilhosas seguirão aos Crentes” (Ellen G. White, O Grande Conflito, pág. 612).
Jesus do Santíssimo revela uma
compreensão única da justificação pela fé. A mensagem de 1888 foi realmente
“especial," um desenvolvimento adicional da justificação pela fé, paralelo à
singular ideia adventista da purificação do santuário celestial, e com ela
coerente. Foi "o
início" da mensagem de Apoc. 18, e, portanto, o inicio das "torrentes
celestiais da chuva serôdia" (Materiais
de Ellen G. White sobre 1888, vol. 4, pág. 1478).
Uma vez que o verdadeiro Espírito de Deus só
vem de nosso Sumo Sacerdote no Santo dos Santos, e até agora não temos
impressionado sobre outros cristãos a importância da verdade do santuário, isto
nos motiva a estudar a mensagem de 1888 para que possamos compartilhá-la com
eles em uma maneira convincente.
- Paul E. Penno
Paulo
Penno foi pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na
Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no
endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi
ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na
Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos
escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva
Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele
escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja
Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos
sobre vários conceitos da mensagem de 1888. Ele foi jubilado em julho de 2016. O
pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós
usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador
do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de
2015, realizado na igreja adventista Valley
Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919 Fruitvale Road, Valley Center,
Califórnia.
Atenção, asteriscos (*…) indicam
acréscimos do tradutor.
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