terça-feira, 12 de setembro de 2017

Lição 12 — Vivendo pelo Espírito, por Lloyd Knecht



Para 9 a 16 de setembro de 2017

Andar pelo Espírito é uma experiência diária, supernatural para aqueles que nasceram do Espírito. "É Deus que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade" (Filipenses 2:13). Podemos estar familiarizados com a "verdade" como uma teoria ou doutrina, mas a menos que conheçamos a verdade, Jesus Cristo, como Salvador pessoal, a "verdade" não valerá nada para a eternidade. Como Jesus disse a Nicodemos: "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" (João 3:3).
Como crentes, temos a garantia de que viver pelo Espírito pode ser uma vida de vitórias ininterruptas. Nossa dependência é da justiça e a perfeição de Jesus, não no nosso desempenho. Pela fé, somos sempre perfeitos nEle. No conflito entre a nossa natureza caída e corrupta e a nova natureza divina do Espírito, nós podemos ser mais do que vencedores. "Andai no Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne" (Gálatas 5:16, KJV).
A questão que devemos enfrentar é esta: O que é mais poderoso, a carne ou o Espírito? Paulo nos assegura que "a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis” (Gálatas 5:17). Que coisas? O versículo 16 diz que essas são as coisas más da carne.
Por anos esta experiência me passou desapercebida. Eu era um jovem pregador. Eu podia explicar as doutrinas, mas eu não conhecia Jesus como meu Salvador pessoal. Eu era um autêntico cristão da Galácia. Batizado aos oito anos de idade, eu sabia muito sobre Jesus, e eu queria ir para o céu. Eu até queria ser um pregador como o meu pai. Fui salvo pela fé, mas agora eu pensava que tinha que fazer tudo perfeito caso contrário eu seria rejeitado no julgamento. Como os discípulos, eu amava Jesus segundo a carne, mas não segundo o Espírito (2ª Coríntios 5:16). Uma compreensão da cruz e o poder da ressurreição mudou tudo para os discípulos — e para mim!
É por isso que Paulo disse: "A palavra (mensagem) da cruz é loucura para os que perecem, mas para nós que estamos sendo salvos, é o poder de Deus ... Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e Este crucificado” (1ª Coríntios 1:18 e 2:2). Como o evangelista adventista, meu amigo, pastor Will Pergerson colocou, "A salvação era um dos meus temas. Mas quando eu compreendi a realidade do evangelho, todos os meus tópicos foram incluídos na salvação."
O apóstolo Paulo defende Jesus como o modelo para nós, “Pois a morte que Ele morreu, Ele morreu para o pecado uma vez por todas, mas a vida que Ele vive, Ele vive para Deus. Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 6:10, 11, KJV). É como o casamento. Quando me casei com Doloris, aquela decisão impactou cada decisão que eu fiz desde então. Assim, quando nós, pelo Espírito, participamos da natureza divina e cremos em Jesus como nosso Salvador pessoal, essa decisão controla cada decisão que tomamos em seguida.
As obras da carne são tão certas como a morte e os impostos a menos que conheçamos Jesus tão pessoalmente e tão intimamente como se conhece o cônjuge. Alonzo T. Jones comentou: "Todo homem é sempre livre para escolher qual será seu caminho — o caminho do Espírito ou o caminho da carne" (A. T. Jones, Estudos de Gálatas, página 165). "Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis" (Rom. 8:13). Viver pela carne é natural.
"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências” (Gálatas 5:22-24). Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros" (vs. 15). Observe como o fruto do Espírito é uma expressão de Ágape, conforme descrito em 1ª Coríntios 13, o capítulo do amor. Este Espírito confere o incondicional, imutável, amor que Se nega a Si próprio, revelado na cruz. Este amor não é apenas uma sensação aconchegante. É alegre, relacional, transformador, e poderoso.
"Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé. Provai-vos a vós mesmos" (2ª Coríntios 13:5). Esta é obra do profundo arrependimento. A carne está sempre pronta a afirmar-se no momento em que focalizamos no eu  ao invés de em Jesus. Se amamos a Jesus, estaremos sempre buscando abençoar aqueles a quem Ele ama — especialmente os mais necessitados de Seus filhos. "Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: amarás ao teu próximo como a ti mesmo" (Gálatas 5:14). João concorda, "Se alguém diz: 'Eu amo a Deus e odeia (não ama) a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu" (1ª João 4:20).
Anos atrás, o arcebispo de Canterbury perguntou ao famoso ator G. K. Chesterton como os atores tinham grande poder de emocionalmente mover grandes audiências, e os pregadores muitas vezes não o faziam. Chesterton respondeu: "Nós atores tratamos as coisas imaginárias como se fossem reais. Mas você pregadores muitas vezes tratam as coisas que são reais, como se fossem imaginárias."
Nasci eu do Espírito? Jesus é real ou imaginário para mim?
Viver pelo Espírito é supernatural. É uma experiência vital e crescente. "E a vida eterna é esta: que te conheçam, a Ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (João 17:3). Esta palavra "conhecer" expressa a intimidade do casamento como em Gênesis 4:1, "E conheceu Adão a Eva, sua esposa, e ela concebeu e deu à luz a Caim.”
Um actor bem conhecido estava se apresentando diante de um grande público recitando partes familiares de cenas passadas em que ele tinha vários personagens retratados no palco. Ele pediu sugestões da platéia.
Lá no fundo do auditório um idoso ministro, pediu que ele repitisse o Salmo 23. Ele parou por um momento, então respondeu que ele o recitaria se o idoso senhor repetisse o Salmo depois dele. O velho homem concordou. O ator foi impecável e a resposta do povo foi um estrondoso aplauso. O ministro, conforme acordado, lentamente percorreu seu caminho para o palco. Fechando os olhos, ele parecia alheio a todos, exceto à presença de Deus. Quando terminou, não houve aplausos, apenas o som de choro. Por fim, o ator falou. "Eu conheço o salmo, mas ele conhece o pastor.”
Conheço eu que o pastor?                  

Lloyd Knecht

A última vez que ouvimos do irmão Lloyd Knecht ele era o primeiro ancião da igreja adventista de Stevenson, no estado de Washington, localizada no endereço 41, 2nd Street, Stevenson, WA 98648-4228, Fone 001 XX (509) 427-8890  Ele, por muitos anos, administrou um asilo, mas hoje, já muito avançado em idade, está aposentado. O irmão Lloyd passou muitos anos espalhando a boa nova do evangelho, especialmente a judeus e mulçumanos e a outros grupos religiosos e étnicos. Muitas pessoas testemunham que seu primeiro contato, bem como a sua familiarização com o evangelho foi através do irmão Lloyd.

_________________________