quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Lição 11, — Liberdade em Cristo, por Arlene Hill




Para 2 a 9 de setembro de 2017
 


Um dos aspectos mais valiosos da mensagem de 1888 é a abordagem honesta que leva em relação ao pecado. Nunca desculpa ou minimiza que o pecado seja completamente ofensivo para um Deus santo. E. J. Waggoner centra-se na essência do problema do pecado quando ele usa o exemplo da mulher aleijada (Lucas 13: 10-13). Sua condição é chamada de "espírito de enfermidade" (Versão Padrão Revisada; "doença", "Nova Bíblia Padrão Americana"). O pecado nos deforma a todos como a mulher estava paralisada. Quando Jesus a curou, Ele disse: "estás livre da tua enfermidade" (vs. 12, ênfase acrescida).
Muitos tendem a subestimar o poder que o pecado tem sobre nós, especialmente quando acreditamos que o pecado seja um ato específico. É fácil convencer-nos de que podemos controlar nossas ações, mas nós rimos do alcoólatra que afirma que ele ou ela pode parar de beber a qualquer momento. Muitos de nós sabemos que existem coisas em nossas vidas que precisamos limpar, mas a pressão não é suficientemente grande para nos obrigar a mudar, talvez algum dia.
Há pessoas que frequentemente participam de palestras nas reuniões adventistas do sétimo dia, onde a grande questão é se as leis dominicais estão se aproximando. A idéia tácita mas equivocada é que, quando as leis começarem a ser aplicadas, podemos correr de volta à igreja, então não precisamos desistir de nada temporariamente. A parábola das dez virgens nos diz que isso não vai funcionar.Voltando para a mulher aleijada, Waggoner explica: "Agora observe com quanta precisão isso descreve nossa condição antes de nos encontrarmos com Cristo:
"(1º) Estamos presos por Satanás,"capturados por ele para fazer a sua vontade"(2ª Timóteo 2:26). "Todo aquele que comete pecado é servo do pecado"(João 8:34)...
"(2) Temos um ‘espírito de enfermidade’ e, de modo algum, podemos nos elevar ou libertar-nos das cadeias que nos prendem. Foi quando estávamos ‘sem força’ que Cristo morreu por nós (Romanos 5: 6,versão King James). Essas duas palavras ‘sem força’ são traduzidas da mesma palavra que verte "enfermidade" na história da mulher a quem Jesus curou".1
Quando Jesus disse à mulher que ela estava livre de sua enfermidade, não havia condições, mas ela tinha que acreditar que ela estava curada. "A fé não produz fatos. Ela apenas os apóia ... a liberdade com a qual Ele nos liberta é a liberdade que existia antes da maldição [do pecado]".2 "Agora, a verdade é afirmada que, se alguém faz alguma coisa com a esperança de ser salvo por ela, isto é, para obter a salvação por sua própria obra, ‘Crito de nada’ lhe aproveitará’ (Gálatas 5: 2). Se Cristo não é aceito como um Redentor completo, Ele não é aceito."3
Como os Judiazantes disseram aos cristãos da Galácia: “Muitos têm a ideia de que devem fazer sozinhos parte do trabalho. Confiaram em Cristo para o perdão dos pecados, mas agora procuram por seus próprios esforços viver retamente. Mas qualquer esforço como este terá de fracassar... É pela comunhão com Ele, todo dia, toda hora - permanecendo nEle - que devemos crescer na graça. “Consagrai-vos a Deus pela manhã; fazei disto vossa primeira tarefa... Cada manhã consagrai-vos a Deus para esse dia. Submetei-Lhe todos os vossos planos, para que se executem ou deixem de se executar, conforme o indique a Sua providência. Assim dia a dia podereis entregar às mãos de Deus a vossa vida, e assim ela se moldará mais e mais segundo a vida de Cristo.”4
Isso é frustrante para as pessoas que querem a tranquilidade de ver sua experiência cristã progredir. É simplesmente uma escolha do dia-a-dia para deixar Deus dirigir tudo em suas vidas. Então, isso é apenas uma vida passiva, sem planos, tropeçanco na vida sem rumo? Sim, no sentido de que não planejamos coisas sem Deus, mas não no sentido de que seguimos os planos que Deus já desenvolveu para nós.
Waggoner pegou a ideia: "Pense nisso! O próprio Deus fez as boas obras com as quais devemos comparecer diante de Seu trono. E como devemos buscá-las? Simplesmente confiando nEle, apropriando-se dessas boas obras pela fé. O próprio Deus vem morar com aqueles que acreditam na Sua palavra, e Ele vive a própria vida neles. Esse pensamento é suficiente para preencher todas as pessoas com amor, alegria e confiança ...
"O segredo de todo o assunto é reconhecer que em nós não há coisa alguma boa, e que Deus é bom, que não somos nada, mas que Ele é tudo, que somos fraqueza, mas esse poder pertence a Deus... A atividade cristã vem somente através da submissão passiva a Deus, pois a argila é passiva nas mãos do oleiro".5
Os cristãos gálatas se alegraram na liberdade do verdadeiro evangelho que nos permite descansar em Cristo, mas as pessoas legalistas e intolerantes tentaram tirar essa liberdade, aumentando a exigência além da fé no Evangelho. "A lei de Deus é a verdade (Salmo 119: 142), e os irmãos galacianos começaram a obedecer." Eles conseguiram no início, mas mais tarde foram impedidos em seu progresso. 'Por quê? Porque não foi pela fé, mas como pelas obras da lei. Tropeçaram sobre a pedra de tropeço' (Romanos 9:32) Cristo é o caminho, a verdade e a vida, e há tropeço nEle. A lei está nEle, pois a vida dEle é a lei.
"A cruz é e sempre foi um símbolo de desgraça... A ofensa da cruz é que a cruz é a confissão de fragilidade humana e pecado e de incapacidade de fazer qualquer coisa boa. Pegar a cruz de Cristo significa depender somente dEle para tudo, e isto é a humilhação de todo orgulho humano. Os homens gostam de se gabarem de ser independentes. Mas deixe que a cruz seja pregada, que seja sabido que no homem não habita nenhum bem e que tudo deve ser recebido como um dom, e logo alguém se ofenderá."6
A liberdade é uma coisa frágil porque não pode ser forçada. Deus não pode usar a força, então Ele usa Seu amor para atraí-lo para Ele. Evite isso, não resista.

—Arlene Hill
______________________________
  
Notas Finais:                                        

1) Ellet J. Waggoner, Boas Novas, um estudo, verso a verso, de Gálatas, pág. 106; edição CFI (2016);
2) Idem, pág. 107;                                                                           
3) Idem, pág. 110;                                                                          
4) Caminho a Cristo, págs. 69 e 70;
5) Ellet J. Waggoner, Christ and His Righteousness, (Cristo e Sua justiça) págs. 173, 174; edição Glad Tidings (1999), e.
6) Ellet J. Waggoner, Boas Novas, um estudo, verso a verso, de Gálatas, pág. 106; edição CFI (2016).
______________________________
Notas:                                                     

Veja, em inglês, o vídeo desta 11ª lição do 3º trimestre de 2017, exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet, que está no sitio https://youtu.be/iYG-OO7DxTE

Esta lição está na internet, em inglês, no sitio:
______________________________

Biografia da autora, Arlene Hill:
A irmã Arlene Hill é uma advogada aposentada da Califórnia, EUA. Ela agora mora na cidade de Reno, estado de Nevada, onde é professora da Escola Sabatina na igreja adventista local. Ela foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, que se realizou na sua igreja em maio de 2010, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada no endereço: 7125 Weest 4th Street, Reno, Nevada, USA, Telefone  001 XX (775) 327-4545; 001 XX (775) 322-9642. Ela também foi oradora do seminário “Elias, convertendo corações”, realizado nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919 Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia, telefone: +001 XX 760-749-9524

Nota: Asteriscos (*) indicam acréscimos feitos pelo tradutor.
______________________________