sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Lição 4, Jônatas, Nascido Para Grandeza, por Glen Striemer

Para a semana de 17-23 outubro de 2010

Esta semana vamos estudar a vida de um dos grandes personagens da Bíblia. Como em Daniel, é difícil encontrar falhas em qualquer lugar na vida de Jônatas, filho do rei Saul, registrada (*nas escrituras). Ele era um jovem de grande sentimento e coragem. Ele não tinha medo de morrer pela causa do direito. Ele inspirou outros a se juntarem a ele na luta contra o mal, mesmo sem grandes chances. Sua confiança no Senhor é quase sem precedentes na Escritura.

Talvez o traço mais admirável na curta vida de Jônatas foi o seu espírito de verdadeira humildade. Ele estava disposto a aceitar, desnecessariamente, circunstâncias difíceis, mesmo sabendo que aqueles que têm autoridade estavam errados. Ele levou esse espírito incomum para uma morte prematura, apoiando seu errante pai até o fim. Ele nunca vacilou em sua fidelidade às autoridades constituídas por Deus, mesmo sabendo, claramente, que tinham um caráter falho. Ele não consentia com a prática do mal, mas, menos do que isso, Jônatas, como Cristo, se esvaziou até a morte. Jônatas é o personagem raro da Bíblia que se encaixa nessa descrição: "não teve por usurpação ser igual ... mas esvaziou-Se a Sí mesmo, tomando a forma de servo ... humilhou-Se a Si mesmo, sendo obediente até à morte ... Por isso, também Deus o exaltou soberanamente" (Filipenses 2:6-9). Ah, se isso pudesse ser dito de todos os cristãos, em todos os lugares, em todos os tempos.

Durante a vida de Jônatas Israel estava em tempo de crise. O povo vivia sob a ameaça constante de seus arquiinimigos, os filisteus. Os soldados de Israel estavam mal armados, em menor número e ridicularizados. O Senhor usou Jônatas para mostrar que a glória de Deus brilha mais intensamente em tempos impossíveis como estes. "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (*Rom. 8: 31) é o grito de guerra vitorioso da fé. A grande demonstração de fé de Jônatas não precisa parecer estranha para nós. A Bíblia nos diz que "Deus repartiu a cada um a medida da fé" (Romanos 12:3).

Algumas pessoas são tentadas a sentir algum sentimento de orgulho em sua própria "fé inabalável ", enquanto outras sentem desespero porque eles percebem que sua fé é fraca. Os homens que creem que eles têm grande fé, eventualmente percebem que sua fé é abalada quando os testes reais vêm. Somente aqueles que aceitam e usam a fé de Jesus são capazes de apresentar constante inabalável fidelidade de Jônatas.

A real Justificação pela fé — a fé de Jesus, é um componente chave da boa nova. Pela justiça de Um, veio o dom gratuito sobre todos os homens, Romanos 5:18. Este dom gratuito da graça perdoadora de Deus e "a medida da fé" nivelam o campo para que todos possam fazer uma decisão inteligente sobre se crerão e receberão ou rejeitarão e desprezarão o dom da fé. Jônatas fez uso do dom da fé enviado de cima, e no exercício dela, foi fortalecido para caminhar numa fé ainda maior.

Paulo compreendeu isso, embora alguns tradutores da Bíblia não o contemplaram completamente:1 ”A vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus" (Gálatas 2:20, grifo meu). Fé, corretamente entendida, é a declaração de missão do movimento adventista: "Aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus" (Apocalipse 14:12). A matemática é simples — eu preciso fazer uso do dom gratuito da fé de Jesus. Se alguém falha em compreender este ponto, então os homens como Jônatas são os heróis de longe da Bíblia, e seus incríveis feitos inatingíveis para as pessoas comuns. Eles assumem uma condição de ídolo em vez de exemplo.
Ellen White fala sobre os perigos da nossa própria fé pessoal:

Cada membro da família humana é entregue inteiramente nas mãos de Cristo, e tudo o que possuímos ... é colocado em nossa posse como tesouro de Deus ... cada dom é marcado com a cruz ... tudo vem de Deus ... Agora, ninguém pode dar a Deus nada que já não seja dEle. Tenha isso em mente. ... Nós não podemos oferecer nada pela fé que não tenhamos primeiro recebido de Deus” (Materiais de Ellen White sobre 1888, vol. 2, págs. 814 e 815). “Aprecie com espanto a total inutilidade de mérito da criatura para ganhar a vida eterna. ... Se você fosse juntar tudo que é bom e santo, nobre e amável no homem, e, em seguida, apresentar isto aos anjos de Deus agindo como uma parte na salvação da alma humana ou no mérito, a proposição seria considerada como traição” (ídem, pág. 816). “A idéia de fazer alguma coisa para merecer a graça do perdão é uma noção enganadora do começo ao fim. ... Onde está o mérito do homem para ganhar a sua salvação? ... Impossível! ... Há perigo em relação a justificação pela fé em colocar mérito sobre a fé” (ídem, págs. 817 e 818). “Não há um ponto que precisa ser realçado com mais diligência, repetido com mais frequência ou estabelecido com mais firmeza na mente de todos, que a impossibilidade de o homem caído merecer alguma coisa por suas próprias e melhores boas obras" (ídem, pág. 811).

Eu quero a poderosa fé à qual Jônatas estava conectado. Esta fé de Cristo nunca perdeu uma única batalha e nunca perderá. Não há pecado tão grande que não se desfaça diante da fé de Jesus. Embora os filisteus lhe superam em todos os lados, embora você seja impopular, embora seus próprios familiares mais próximos se insurjam contra sua causa, apesar de você estar sozinho diante da morte certa — a fé é a vitória, a gloriosa vitória que vence o mundo. Quando eu sinto que eu sou um grande pecador, mesmo para ir à igreja, é tempo de clamar: "Eu creio Senhor! ajuda a minha incredulidade"(*Marcos 9:24). Devo seguir em diante, "não tendo a minha justiça, que é da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a justiça que vem de Deus pela fé” (Filipenses 3:9).

Da última geração a Bíblia diz: "Tocai a trombeta em Sião, e clamai em alta voz o Meu santo monte (*Joel 2:1) ... um povo grande e poderoso, qual nunca houve (*vs.2) ... como cavaleiros assim correm (*vs.4), como homens de guerra subirão os muros, e marchará cada um no seu caminho e não se desviará da sua fileira (*vs. 7) ... e o Senhor levantará a Sua voz diante do Seu exército: porque muitíssimo grande é o seu arraial" (*vs.11) (Joel 2: 1-11).

Jônatas escolheu tomar o papel do servo ao lidar com aqueles a quem Deus havia colocado em posição de autoridade. Só a fé de Jesus pode transformar um homem nesta condição celestial. Um dia, quando nos encontrarmos no céu, eu quero ver Jônatas vindo ao encontro deste povo da última geração. Eu quero viver para que ele possa honestamente me chamar de irmão.

--Glen Striemer

O irmão Glen Striemer é um colportor evangelista, empregado pela Igreja Adventista do 7º Dia desde 1984. Desde então ele já vendeu o equivalente a dois milhões de dólares em literatura da igreja. Visite o site www.colporteur.ca. Este é um site para treinar novos colportores. O irmão Striemer escreveu, recentemente, dois livros. No final do seu testemunho, na primeira página, ele afirma que estava então trabalhando como colportor evangelista na área sudoeste de Ontário, Canadá. Ele atualmente está ajudando a formar programa cristão de rádio.

Nota do tradutor:

1) A “Almeida Atualizada” e a “Bíblia de Jerusalém” traduzem: “pela fé no Filho de Deus.” Embora haja evidências que suportam esta versão, e o grego possa ser entendido das duas maneiras, seus tradutores “não contemplaram completamente” a beleza da tradução correta usada pelo irmão Glen, “‘A fé de Jesus,’ como significando: a fé que o Próprio Jesus exerceu; Sua fidelidade; Sua vida santa que Ele viveu, e o perfeito caráter que Ele desenvolveu, o qual é dado como um dom gracioso a todos que O recebem, (veja O Desejado de Todas as Nações, pág. 762)” (Comentário Bíblico, vol. 6 da série SDABC, pág. 501). Veja também a fé, ou “fidelidade de Deus,” em Romanos 3: 3.