sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Lição 1, do 4º trim. de 2010 — História e Histórias — por Patti Guthrie

Para a semana de 26 de setembro - 2 de outubro de 2010


O estudo destas semanas, destaca uma série de personagens menos conhecidos no Antigo Testamento. O Próprio Cristo considerou isto importante pois a Bíblia diz, "E, começando por Moisés e todos os profetas, [Jesus] explicava-lhes o que dEle se achava em todas as Escrituras [O Antigo Testamento]" (Lucas 24:27). João diz: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de Mim testificam" (João 5:39). Todas as Escrituras do Antigo Testamento revelam a Cristo. Ao estudarmos cada história e personagem, perderemos o ponto principal, a menos que perguntemos: O que esta pessoa ou a história revela sobre Cristo?

A base do governo de Deus é amor abnegado. Cristo vive para dar: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu ..." (João 3:16). Satanás tem desvirtuado o caráter de Deus de amor ao mundo: "E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele" (Apocalipse 12:9). Falando de Satanás, Jesus disse: "[O diabo] foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e o pai da mentira" (João 8:44).

Nota: Ao estudarmos as histórias do Antigo Testamento, podemos ver que as pessoas estão representando a Cristo e os princípios de Seu reino, ou eles estão agindo como "seu pai, o diabo."

O Ambiente

Uma trama para tirar a vida do homem tinha sido colocada ao Deus soprar vida em Adão. Satanás havia levado um grande número de anjos rebeldes a acusar Deus de ser auto-exaltador (Isaías 14). Na verdade, era Satanás quem se auto exaltava. Oculto em seu coração estava o desejo de substituir a Deus, o único Ser no universo que detinha uma posição mais elevada do que ele. Então, ele planejava governar o universo ao seu modo. Este plano mostra o quão longe o engano de Satanás o levara. Se fosse possível para ele ter aniquilado a Deus, sua própria vida teria sido instantaneamente destruída, porque ninguém tem vida independente do seu Criador.


Ao criar a raça humana com a capacidade de escolha, Deus colocou em risco a segurança de todo o universo. Se o homem caísse, Cristo, que Se humilhou desde a eternidade pretérita, Se tornaria o "Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo" (Apocalipse 13:8). Ao separar-Se de Seu Pai, e permitir que sua divindade fosse revestida com a humanidade, Cristo Se sujeitou a toda a humilhação e tortura que demônios, em forma humana, poderiam infligir-Lhe. Ele travou uma batalha muito maior do que jamais seremos chamados a travar. Ele selou o destino de Satanás e de todos os seus seguidores quando Ele morreu vitoriosamente na cruz. Ao fazê-lo, Ele passou a ser não apenas o Criador, mas o Salvador e Re-criador do mundo.
Que tema a se ponderar!

Cada personagem nas lições deste trimestre tem um papel a desempenhar em revelar ao Universo o caráter de Cristo ou a natureza despótica de Satanás. Ao ponderar as histórias dos personagens menos conhecidos da Bíblia, faremos bem em rever nossas próprias histórias. Nós, também, somos personalidades "menos conhecidas." Nossos nomes podem não ser estampados nas páginas das Escrituras Sagradas, mas eles estão gravados nas mãos do nosso Salvador. Cada um de nós tem um papel a desempenhar no drama dos séculos. A história fielmente (*revelará) que parte temos atuado.

Qual é a história da minha vida? Qual é a sua história? Você consegue lembrar dos tempos especial em sua vida quando você podia sentir o poder de atração de Deus? Você já caiu presa das mentiras de Satanás? Como Deus Se revelou a você nos momentos de provação e perplexidade? Qual é a história de nossa amada igreja adventista do sétimo dia? Será que permanecemos focados, ou temos nos acostumado e nos tornado confortáveis neste rebelde planeta? Não nos lembramos o que foi que uniu os corações dos primeiros crentes do advento, na esperança de um breve retorno do Salvador? Não entendemos as suas histórias? Não sabemos o que eles sacrificaram para que nós desfrutássemos das bênçãos que experimentamos hoje?

Um novo livro foi lançado em junho de 2010, The Return of the Latter Rain (O Retorno da Chuva Serôdia), por Ron Duffield (disponível através dos editores Glad Tidings ou do Ministério Light Bearers). Conta a história da nossa Igreja Adventista do Sétimo Dia, de uma forma única, com centenas de documentos originais, sequenciados em ordem cronológica. Deixe os personagens contarem suas próprias histórias. O resultado é comovente e esperançoso. O Pr. Ron mostra que Deus enviou a mensagem da chuva serôdia há mais de 120 anos atrás, por dois "personagens menos conhecidos", que mostrou como toda a Bíblia é centralizada em Cristo. Um dos mensageiros da "Chuva Serôdia", o Dr. E. J. Waggoner, conta a história de como ele, pela primeira vez, veio a apreciar Cristo de uma maneira nova e pessoal. Observe a sua descrição (*que Waggoner faz) da história (*de duas fontes) e como ela impactou sua vida, descrita em duas fontes:

"Nesta época Cristo foi revelado diante dos meus olhos, 'evidentemente crucificado.’ Eu estava sentado um pouco à parte do corpo da congregação na grande tenda em uma reunião campal em Healdsburg, em uma tarde sombria de sábado.... Tudo o de que me lembro foi o que vi. De repente, uma luz brilhou em volta de mim, e a tenda estava mais iluminada do que se o sol ao meio-dia tivesse a brilhar, e eu vi Cristo pendurado na cruz, crucificado por mim. Naquele momento em que eu tive meu primeiro conhecimento positivo, que veio como um dilúvio avassalador, de que Deus me amava, e que Cristo morreu por mim. Deus e eu éramos os únicos seres de que eu estava consciente no universo. Eu soube então, pela visão real, que Deus estava em Cristo reconciliando o mundo Consigo mesmo;..... eu era o mundo inteiro com todos os seus pecados. Estou certo de que a experiência de Paulo, no caminho de Damasco, não era mais real do que a minha. ... eu decidi, imediatamente, que eu ia estudar a Bíblia à luz daquela revelação, para que eu pudesse ajudar os outros a ver a mesma verdade" (E. J. Waggoner, "Confissões de Fé", 16 de maio de 1916, como citado em O Retorno da Chuva Serôdia, pág. 45).

"Muitos anos atrás, eu estava em uma tenda em uma tarde chuvosa e sombria, onde um servo do Senhor estava apresentando o Evangelho da Graça de Cristo; não me lembro de nem uma palavra do texto ou textos utilizados, e nem o que foi dito por ele, e eu nunca estive ciente de ter ouvido uma palavra; mas, no meio da programação, uma experiência me sobreveio que foi o ponto de reviravolta na minha vida. De repente, uma luz brilhou sobre mim, e a tenda parecia iluminada, como se o sol estivesse brilhando; vi a Cristo crucificado por mim, e a mim foi revelado, pela primeira vez na minha vida, o fato de que Deus me amava, e que Cristo Se entregou por mim, pessoalmente. Foi tudo por mim. Se eu pudesse descrever meus sentimentos, não seria compreendido por aqueles que não tiveram uma experiência semelhante, e para tais nenhuma explicação é necessária. Creio que a Bíblia é a palavra de Deus, escrita por homens santos que falaram inspirados pelo Espírito Santo, e eu sabia que essa luz que veio para mim foi uma revelação direta do céu, pois eu sabia que na Bíblia eu deveria encontrar a mensagem do amor de Deus pelos pecadores individuais, e eu resolvi que o resto da minha a vida eu deveria dedicar a encontrá-la lá, e torná-la clara a outros. A luz que brilhou sobre mim naquele dia, desde a cruz de Cristo, tem sido meu guia em todos os meus estudos bíblicos; onde quer que eu tenha pesquisado no Livro Sagrado, eu tenho encontrado a Cristo apresentado como o poder de Deus para a salvação das pessoas, e eu nunca encontrei nada mais (E. J. Waggoner, O Concerto Eterno (International Tract Society, 1900), pág. V, como citado em O Retorno da Chuva Serôdia, pág. 45).

O irmão Waggoner viu o que precisamos ver nas lições deste trimestre à medida que estudarmos temas essenciais da Escritura: "São elas que de Mim testificam" João 5:39.

Patti Guthrie

O irmão Todd Guthrie, é um médico adventista, membro da Mesa administrativa do Comitê de Estudos de Mensagem de 1888. Ele é ancião na sua igreja adventista local, e constantemente está envolvido em organizar e executar programas musicais para acontecimentos importantes da Igreja Adventista nos EUA e em outros países. Ele é casado com Patti Guthrie, uma adventista de berço. Ela é esposa, mãe e professora dos próprios filhos. Estudante da Bíblia, escritora e musicista. Faz parte do comitê de música para leigos adventistas. A família de Guthrie aparece no canal de televisão adventista Three Angels Broadcasting Network [Canal de Televisão Três Anjos] com música tanto vocal quanto instrumental.


_______________________________




Ouvir

Ler foneticamente

Dicionário - Ver dicionário detalhado