sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Lição 4 — Jônatas: Nascido para a Grandeza, por Arlene-Hill

Para a semana de 17-23 outubro de 2010

Recentemente, houve um relatório que centenas de casais queriam se casar em 10/10/2010. Aparentemente, eles acharam que a repetição numérica aumentou a chance de o casamento ser um sucesso. Não há registros para se verificar isso, mas, se houvesse, seria interessante ver se os casamentos que tiveram lugar em 10/10/1010 foram ainda mais bem sucedidos devido à repetição. Grande parte das pessoas acha que sorte ou azar influencia o sucesso nos relacionamentos.

A maioria das pessoas entende que as amizades e os casamentos vêm com os bons e maus momentos, mas também creio que há um limite para quanto mal uma pessoa é obrigada a tolerar. Hoje, alguns pensam que amizades nos obriga a abandonar nossos direitos pessoais quanto ao tempo, felicidade, riqueza e conforto. Certamente ninguém crê que manter amizades devem exigir sacrifício ou sofrimento.

No idioma Inglês, temos uma única palavra para descrever as várias facetas do amor. Às vezes usamos a palavra para significar amor fraternal. Os gregos usavam a palavra "phileo"1, que deu origem ao nome de Filadélfia, a cidade de "amor fraterno." Às vezes a palavra "amor", significa o amor sensual físico que os gregos chamavam de "eros", do qual a palavra erótico é derivada.

O relacionamento entre Jônatas e Davi é descrito em 1,ª Samuel 18: 1: "... Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma". Para amar alguém como você ama a si mesmo não pode significar nem phileo nem eros. Ambas as palavras têm o conceito de que a relação é dependente da bondade ou atratividade de cada pessoa. Por uma ou outra palavra, se a emoção se desvanece, ou o retorno do relacionamento diminui, a amizade terminou.

Os dois homens receberam e aceitaram um tipo de amor um pelo outro que só Deus pode dar. Os gregos chamavam este amor Ágape. Não há nenhuma expectativa de recompensa neste tipo de amor. Ele não é dependente do valor ou atratividade de seu objeto. Muitas vezes, ao a atratividade desaparecer, assim ocorre com o amor. Não é assim com Deus, que é Ágape. Ele demonstrou esse amor ao dar Seu Filho para morrer por pessoas que haviam se rebelado contra Ele. Não havia atratividade, valor, ou até mesmo amor recíproco que induziu Deus a salvar a raça humana. Nós demonstramos uma incompreensão do amor de Deus, se achamos que o nosso comportamento mudará o amor de Deus por nós. Ele já nos ama tanto quanto é possível, mesmo antes de nascermos.

Jônatas é um exemplo perfeito de como o Espírito Santo pode mudar um coração para estar disposto a abandonar o que é tido como direito à felicidade pessoal em um relacionamento. Ele nasceu como herdeiro do trono de Israel, mas ele aprendeu a respeitar, que Deus ainda considerava o país uma teocracia, e era Deus que estabelecia e ungia reis. Deus tinha escolhido David para suceder o pai de Jônatas, como rei. Jônatas poderia ter optado por ignorar o ungido de Deus e seguir a ordem de seu pai para encontrar e matar Davi, mas ele aceitou a escolha de Deus.

Jônatas tornou-se um protetor tanto de seu pai como de Davi. Ele desafiou a ira do rei, tentando persuadi-lo a não matar Davi. Ele defendeu seu pai com Davi, tentando convencê-lo que seu pai havia mudado. Ele arriscou sua vida, dando desculpa por David não comparecer ao banquete do rei e advertiu Davi das intenções assassinas de Saul. Deus agiu no coração de Jônatas e foi capaz de usá-lo como um pacificador entre seu pai e o próximo herdeiro ao trono escolhido por Deus.

Na demonstração máxima de afeto, Jônatas nos dá uma visão de Cristo na transferência de suas vestes reais, para Davi, 1ª Sam. 18:4. Cristo amou o mundo o suficiente para voluntariamente Se desfazer de toda prerrogativa divina (Filipenses 2: 6-8) para que Ele não só pudesse obter o nosso veredicto de absolvição, mas para que pudesse dar o caráter de Sua justiça aos que estão dispostos a recebê-la.

Para o mundo, este tipo de amor abnegado é incompreensível. (*A expressão) "O que há nele para mim," (*ou, “Qual a vantagem que eu levo”), não é um fenômeno da geração mais recente, é endêmica em todos os filhos e filhas de Adão. Amar alguém com risco pessoal e sofrimento, sem esperança de recompensa terrena não é algo que os seres humanos caídos possam verdadeiramente cultivar em seus personagens, mesmo que eles o queiram.

Será que Deus só (a) nos oferece Sua amizade, ou tem Ele (b) no-la dado? A Bíblia dá a resposta: (a) é o que a Bíblia chama de "velho concerto" (Gálatas 4:24 diz que leva a "escravidão"). O novo concerto (b) é a verdade que "Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o Seu Filho unigênito" (não Se ofereceu para fazê-lo), "para que todo aquele que nEle crê não pereça" (João 3:16). Os samaritanos entenderam a realidade: Jesus não estava apenas Se oferecendo para ser "o Salvador do mundo" e eles disseram que Ele é (João 4:42) (*"sabemos que Este é, verdadeiramente, o salvador do mundo”). Paulo entendeu este ponto, pois ele disse que "o Deus vivo... é o Salvador de todos os homens", não apenas oferecendo-Se para ser (1ª Tim 4:10), e Isaías viu a razão pela qual isso é verdade: "O Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos" (Isaías 53: 6). Ele já morreu a segunda morte "por todos" (Heb. 2:9). Então, agora é hora de humilhar seu coração e crer, valorizar o que Ele já fez por você. Esse tipo de fé irá mudar sua vida! (Condensado de "Dial Daily Bread")2.

Esse amor de auto-sacrifício só pode ser alcançado por aceitá-lo como um dom do Senhor. "Em Jônatas, filho de Saul, o Senhor viu um homem de integridade pura, alguém a quem Ele podia atrair para perto de Si, e em cujo coração Ele podia atuar." (The Youth's Instructor, 24 de novembro de 1898).

Arlene Hill

A irmã Arlene Hill é uma advogada aposentada da Califórnia, EUA. Ela agora mora na cidade de Reno, estado de Nevada, onde é professora da Escola Sabatina na igreja adventista local. Ela foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, que se realizou em maio de 2010, na Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada no endereço: 7125 Weest 4th Street , Reno, Nevada, USA., Telefone 001 XX (775) 327-4545.

Notas do tradutor:

1) Originário do grego philos (ou phileo) em português temos o prefixo “FILO,” empregado com diferentes sentidos, entre eles amor e amizade, como em “filomático,” amigo das ciências. Pode ser empregado também como sufixo ou desinência: biblilófilo, amante de livros;

2) “Dial Daily Bread” (literalmente, “Pão Diário Discado,” é um devocional diário pela internet do Pr. Roberto Wieland, autor de inúmeros livros, e consultor editorial adventista para a África. Você pode visitá-lo em dialdailybread.blogspot.com. Hoje, jubilado, o Pr. Roberto vive na Califórnia, EUA, onde ainda é atuante na sua igreja local e de onde continua produzindo o referido devocional. O conheço pessoalmente, e o ouvi pregar “n” vezes, e posso afirmar ser ele grande conhecedor da “mui preciosa mensagem” da igreja adventista como foi apresentada por Ellen G. White, Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner.