quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Lição 2, No Princípio, por Daniel H. Peters

Para 7 a 14 de janeiro de 2012

O começo é sempre presente, e o presente contém sempre o início. Da semana da criação, apenas o sábado permanece intocado pelo pecado, e sua observância é para manter em mente o poder criativo de Deus. Mas o poder criativo é o poder do Evangelho, portanto quem celebra a criação também comemora a redenção. Cristo é o Redentor, porque nEle foram criadas todas as coisas (Col. 1:16). O poder que salva os homens é o poder que criou os céus e a terra. Ele compartilha a Sua graça pelo mesmo misterioso e forte poder pelo qual Ele criou a Terra.

"No princípio criou Deus os céus e a terra, e a terra era sem forma e vazia, e havia trevas sobre a face do abismo e o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas" (Gênesis 1: 1, 2).

Observe como a criação foi progresseiva. Deus faz a partir do nada, então Deus completou o que Ele formou. Ver a conexão íntima entre o primeiro dia e o quarto; o segundo dia e o quinto; e o terceiro dia e o sexto. Por exemplo, no primeiro dia Deus criou a luz “e fez Deus separação entre a luz e as trevas,” e Ele “chamou à luz Dia e às trevas chamou Noite” (vs. 4 e 5). No quarto dia, Ele completa Seu trabalho do primeiro dia com o sol, a lua e as estrelas. Esse padrão continua até o final do sexto dia.

Vemos o mesmo padrão estabelecido na criação do homem. Deus forma o homem do pó da terra e, em seguida, o completa com o sopro da vida, e o homem foi feito (Gên. 2:7). Mais uma vez o padrão: Deus planta um jardim ao oriente, no Éden, e então Ele coloca o homem nele, vs. 8.

O sábado segue a obra acabada de Deus. O mandamento do sábado como dado em Êxodo tem uma criação acabada como a razão para a guarda do sábado, enquanto o mesmo mandamento em Deuteronômio tem uma redenção do pecado concluída como o motivo para guardar o sábado. Veja: "Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado e o santificou" (Êx. 20:11); "Porque te lembrás que foste servo na terra do Egito, e que o SENHOR teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido, por isso o SENHOR, teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado" (Deut. 5:15).

A criação e a redenção são selados com o sábado. “E havendo Deus acabado ... a obra que fizera, descansou no sétimo dia” e fez do Seu descanso o selo de Sua obra acabada — e se nós, simplesmente crermos nisso, Ele faz Seu descanso nosso descanso também. O sábado significa que estamos a descansar em cima da palavra que sustenta o universo. É um memorial da criação, mas a redenção é o poder que criou todas as coisas, o trabalhando para restaurá-los. Portanto, o sábado marca a mais alta realização do Evangelho.

O evangelho e criação são um só. O poder da criação é, o poder da redenção. Os céus mostram o poder de Deus. Deus mantém tudo em seu lugar. Da mesma forma, o poder de Deus para salvar o homem é visto na cruz. O Cordeiro foi morto desde a fundação do mundo (Apoc. 13:8). A cruz e a criação são inseparáveis — tudo obra de Deus, e o sábado marca Seu descanso nesta obra acabada. "Assim que existiu o pecado; houve um Salvador."1

Sem a ajuda do homem, Deus criou e fez este mundo e tudo o que vemos nos céus na terra e sob o mar — tudo, e somente depois que tudo foi feito que Ele formou o homem. O homem não teve uma parte na criação do mundo mais do que na redenção do homem.

O homem chegou a pensar em si mesmo como mais do que apenas o pó da terra. É verdade que o amor de Deus tem colocado o mesmo valor em cima de nós como o valor que pôs em Seu Filho, dando-Lhe ao mundo, mas esse valor que Ele coloca sobre nós não nos dota com a capacidade de contribuir em nada para a nossa salvação como não temos o poder de mover uma estrela de sua órbita.

Deus nos abençoa, não porque somos bons, mas para que nos tornemos bons. Todas as Suas bênçãos são para o propósito de desviar-nos para longe do pecado em direção a Ele. A palavra de Deus nos desvia de viver para nós mesmo. "O justo viverá pela fé" (Rom.1: 17), e viver pela fé é tomar a palavra de Deus exatamente pelo que diz. Todas as Suas ordens são promessas habilitadoras” (Parábolas de Jesus, págs. 332 e 333, e Mensagens aos Jovens, pág. 101).

O pastor Ellet J. Waggoner, um dos dois "mensageiros" de 1888, escreveu, "A cruz é, e sempre foi, um símbolo de desgraça. ... Tomar a cruz de Cristo, depender somente dEle para todas as coisas, é o que leva ao abatimento de todo orgulho humano. Os homens gostam de se sentirem independentes e autônomos. Mas pregando-se a cruz, fica manifesto que no homem não habita bem algum, e que tudo deve ser recebido como um dom, e imediatamente haverá alguém que se sinta ofendido." 2

A única coisa que prepara os homens para a Segunda Vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é a plena aceitação da mensagem de que o homem não é nada, e que Deus é tudo. O mesmo poder que santificou o dia de sábado nos santifica, e nosso descanso virá quando nos dermos conta de que a salvação não vem de nós, mas a partir da palavra que fez os céus e a terra, e que os sustenta. Este descanso sabático é um descanso do pecado.

As obras meritórias do homem são sem sentido, e suas tentativas de se fazer melhor, mas não são senão as ofertas de Caim. Ellen G. White fala desse comportamento insensato dos homens: "Se você reunisse tudo o que é bom e santo e nobre e encantador no homem, e, em seguida, apresentassse o assunto aos anjos de Deus como desempenhando uma parte na salvação da alma humana ou no mérito, a proposição seria rejeitada como traição." 3

"A criação mostra o poder de Deus. Assim, o poder de Deus é um poder criador. E considerando que o Evangelho é o poder de Deus para a salvação, segue-se que o Evangelho é a manifestação do poder criador para salvar o homem do pecado." 4

"Para alguns pode ser uma nova idéia o pensamento de que a criação e a redenção são o mesmo poder. Para todos é, e sempre será, um mistério. O próprio Evangelho é um mistério. O apóstolo Paulo ansiava ... que ele pudesse anunciar entre os gentios, por meio do Evangelho, as riquezas insondáveis de Cristo, e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo" (Efé. 3: 8 e 9) . Aqui vemos, mais uma vez, o mistério do Evangelho como sendo o mistério da criação.” 5

Este mistério do evangelho, “que estivera oculto desde todos os séculos e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos Seus santos, aos quais Deus quis dar a conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória" (Col. 1:27). "Assim, é-nos amplamente assegurado que o Evangelho é tornar Cristo conhecido nos homens." 6

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo" (2ª Coríntios 5:17). Estamos crucificados com Cristo, que nos esvazia de todo eu, e orgulho; estamos então cheios com todo o tesouro das riquezas do mistério do Evangelho. "Porque Deus que disse que das trevas resplandecesse a luz (o primeiro dia) é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós" (2ª Coríntios 4: 6 e 7).

As "muitas vezes repetidas declarações que o Senhor é o Criador servem como uma fonte de força. Observe como a criação e a redenção são conectados no primeiro capítulo de Colossenses."7 (Leia Colossenses 1: 9 a 19 e veja essa conexão maravilhosa.)

Reconheçamos; nossos esforços para fazer mais do que Abrão fez quando ele "creu em Deus e isto lhe foi imputado com justiça" resulta em desânimo e depressão. Nossas mãos não participaram da criação, e os nossos esforços para salvar-nos a nós mesmos são infrutíferos. Louvado seja Deus por nos dar Seu descanso!

--Daniel H. Peters

Notas do autor:
[1] Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, pág. 210;
[2] Ellet J. Waggoner, The Glad Tidings, Boas Novas, edição Glad Tidings Publishers, pág. 113;
[3] The Ellen G. White 1888 Materials, Materiais de Ellen G. White sobre 1888, vol. 2, pág. 816.
[4] Waggoner, The Everlasting Covenant, O Concerto Eterno, edição Glad Tidings Publishers, pág. 16;
[5] Idem, pág. 18;
[6] Idem, pág. 19;
[7] Waggoner, Christ and His Righteousness, Cristo e Sua Justiça, edição Glad Tidings Publishers pág. 39;


Daniel Peters vive na parte leste da cidade de Los Angeles, Estado da Califórnia, EUA, e trabalha como Conselheiro Oficial antidrogas e álcool para mães e mulheres grávidas. O seu coração foi sensivelmente tocado pela "mui preciosa mensagem" e sua vida tem sido apaixonadamente dedicada a esta mensagem que Deus outorgou à Sua igreja em 1888. Ele e a sua família são membros da igreja adventista do sétimo dia de Whittier, uma cidade a 19 kms ao sul de Los Angeles, localizada no nº 8841 Calmada Avenue, Whittier, CA 90605, EUA. Ele é tataraneto de Ellet J. Waggoner, e tem um site na internet: http://www.1888mpm.org/ onde você pode ler, em inglês, a maioria dos livros de Woggoner. O irmão Daniel é um ardoroso estudante da Bíblia, do Espírito de Profecia, e de toda a literatura relativa à mensagem de 1888.