quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Lição 1, A Divindade X “Trindade” ou “Deus triuno”, compilação de João S. Silveira

Para 31/12/2011 a 7/01/2012

Em O Desejado de Todas as Nações (1898), White afirmou: "Desde os dias da eternidade o Senhor Jesus Cristo era um com o Pai" (Pág. 19).
"Em Cristo há vida original, não emprestada, não derivada. "Quem tem o Filho tem a vida." I João 5:12. A divindade de Cristo é a certeza de vida eterna para o crente. ‘Quem crê em Mim’, disse Jesus, ‘ainda que esteja morto viverá; e todo aquele que vive, e crê em Mim, nunca morrerá. Crês tu isto?’ João 11:25 e 26. "O Salvador saiu do sepulcro pela vida que havia em si mesmo ... Sobre o fendido sepulcro de José, Cristo proclamara triunfante: ‘Eu sou a ressurreição e a vida.’ Estas palavras só podiam ser proferidas pela Divindade. ... Unicamente Aquele que era um com Deus, podia dizer: Tenho poder para dar Minha vida, e poder para tornar a tomá-la. Em Sua divindade possuía Cristo o poder de quebrar as algemas da morte. ... Cristo ressurgiu dos mortos como as primícias dos que dormem. Era representado pelo molho movido" (pág. 785, leia sobre esta última frase na página seguinte de DTN).
O livro incluiu também declarações claras sobre a personalidade do Espírito Santo. "O Consolador é chamado ‘o Espírito de verdade’. Sua obra é definir e manter a verdade. Ele primeiro habita o coração como o Espírito de verdade, e torna-Se assim o Consolador. ... É pelo Espírito de verdade, operando pela Palavra de Deus, que Cristo submete a Si Seu povo escolhido. ... O Espírito Santo ... ia ser dado como agente de regeneração, sem o qual o sacrifício de Cristo de nenhum proveito teria sido. ... Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa operação da terceira pessoa da Divindade (Pág. 671 Sic)1.      
Patriarcas e Profetas (1890), pág. 366:  Ellen White identifica Cristo como o grande EU SOU, que falou com Moisés no Monte  Sinai, o Senhor do Antigo Testamento.
Spiritual Gifts, vol. 1 (1858) *Em seus três primeiros capítulos, "A Queda de Satanás", "A Queda do Homem" e "O Plano de Salvação", ela menciona o Pai e o Filho juntos discutindo como lidar com a queda de Lúcifer e de Adão e Eva . Não há menção do Espírito Santo. Mas no capítulo seguinte, "O Primeiro Advento de Cristo", ela refere-se a todas as três pessoas da Divindade na narração do batismo de Jesus.
Em Testemunhos para a igreja, vol. 2, pág. 200 (1869): "Este Salvador era o resplendor da glória de Seu Pai, e a expressa imagem de Sua pessoa. Possuía majestade divina, perfeição e excelência. Era igual a Deus"
 Em The Spirit of Prophecy, vol 2, (1877) (Esta obra não existe em português):
"O Filho de Deus estava em forma de Deus, e Ele não julgou como usurpação o ser igual a Deus." (pág. 10)
Em O Grande Conflito (1888), pág. 493: "Antes da manifestação do mal, havia paz e alegria por todo o universo. . . . Cristo, o Verbo, o Unigênito de Deus, era um com o eterno Pai — um na natureza, no caráter e no propósito — e o único Ser em todo o universo que poderia entrar nos conselhos e propósitos de Deus. Por Cristo, o Pai efetuou a criação de todos os seres celestiais. . . . e para com Cristo, como para com o Pai, todo o Céu mantinha lealdade."
Em Testemunhos Especiais para Ministros e Obreiros, nº 10, pág. 25 (Também parece que não existe em português. “O mal tem sido acumulado por séculos, e poderia somente ser freado e resistido pelo grande poder do Espírito Santo, a terceira pessoa da Divindade, que viria com energia não modificada, mas na plenitude do poder divino.”
        
Em Special Testimonies, B (1905), pág. 62, (Também não existe em português: (Ela menciona 3 representações que muitos fazem: com a luz, depois com o orvalho, e, finalmente) muitos dizem: “o Pai é como o vapor invisível, o Filho como a nuvem plúmbea o Espírito é chuva caída e trabalhando no poder refrescante ... Estas representações ... enfraquecem e diminuem a Majestade que nenhuma semelhança terrena pode ser comparado a Deus não pode ser.. em comparação com as coisas Suas mãos fizeram. Estas são meras coisas terrenas, sofrendo sob a maldição de Deus por causa dos pecados do homem. o Pai não pode ser descrito pelas coisas da terra."
Há três pessoas vivas do trio celestial; em nome destes três grandes poderes - o Pai, o Filho eo Espírito Santo - aqueles que recebem a Cristo pela fé viva são batizados, e esses poderes cooperarão com os súditos obedientes do Céu em seus esforços para viver a vida nova em Cristo. "(pág. 73).
Em Atos dos Apóstolos (1911), "Não é essencial que sejamos capazes de definir exatamente o que o Espírito Santo seja. Cristo nos diz que o Espírito é o Consolador, o ‘Espírito da verdade, que procede do Pai’. É claramente declarado em relação ao Espírito Santo que, em Sua obra de guiar os homens em toda a verdade: ‘Ele não falará de Si mesmo’"  (João 15:26, 16:13). (Atos dos Apóstolos (1911), pág. 51). "A natureza do Espírito Santo é um mistério. Os homens não a podem explicar, porque o Senhor não lho revelou. Com fantasiosos pontos de vista, podem-se reunir passagens da escritura e dar-lhes um significado humano; mas a aceitação desses pontos de vista não fortalecerá a igreja. Com relação a tais mistérios — demasiado profundos para o entendimento humano — o silêncio é de ouro(pág. 52, grifamos).
Conclusão: E. G White abraça uma visão bíblica literal da Divindade, ela nunca usa a palavra Trindade, nem o termo O Deus triúno, como uma tríade, um Conjunto de Três. Os três na natureza, no caráter, no propósito e no amor são uma só.
________
Patriarcas e Profetas (1890), pág. 366: Ellen White identifica Cristo como o grande EU SOU, que falou com Moisés no Monte Sinai, o Senhor do Antigo Testamento.
___________
Notas do compilador:
1) “Sic = advérbio latino que significa assim e que se escreve em seguida a uma palavra ou frase copiada textualmente do original para indicar a exatidão da” citação. “Costuma escrever-se entre parênteses e no caso em que possa parecer estranho que tal palavra ou frase esteja no original.” (Dicionário Caldas Aulete, 5ª edição brasileira, Editora Delta, 1987, vol. 2, pág. 1779, 1ª coluna). Com efeito, no original não consta, em texto algum do Espírito de Profecia e da Bíblia (KJV), os termos “trindade”e “Deus triuno”. Em nossos livros isto é obra de alguns tradutores. Na Bíblia em inglês, KJV, e no Espírito de Profecia o termo é “Divindade.” Ellen G. White usa também raramente, o termo “trio Celeste.”
Que Deus o abençoe iluminando a sua mente para entender este tema como nos expôs o Pr. Paulo Penno.
Tenha um bom sábado na companhia do nosso Divino Deus,
João S. Silveira.
________________________________