terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Lição 10 — A Lei e o Evangelho, por Paulo Penno

Para 1 a 8 de dezembro de 2012

A maioria dos cristãos têm uma relação de amor e ódio com a lei de Deus. Os cristãos evangélicos a aboliram por entenderem ser uma experiência legalista "sob a lei". Outros, incluindo alguns adventistas, dizem: "Considerando que não podemos guardar a lei perfeitamente, nós vamos continuar pecando até a segunda vinda de Cristo. Então, tudo o que podemos esperar é uma mera justificação legal." Será que alguns, sem o saber, estão no lado errado do grande conflito?1
Ambas as opções ensinam que Jesus salva os cristãos em seus pecados e não pode impedi-los de pecar (*Mas não é isto que o anjo disse a José em visão. Mateus 1:21). Satanás afirma que ele inventou algo que nem mesmo Deus pode resolver, ou seja, o pecado. Ele afirma que é impossível para os pecadores guardarem a lei de Deus. Se for esse o caso, então o Evangelho não tem uma boa nova para os que erram.
A solução do dilema entre a lei e o evangelho encontra-se na mensagem de 1888. Há perfeita unidade entre "os mandamentos de Deus e a fé de Jesus" de modo que o nosso Grande Intercessor dá a expiação de vida sem pecado em carne pecaminosa (Apoc. 14:12).
O conflito que o povo de Deus tem com a lei começou no Monte Sinai. Deus prometeu fazer com eles o que havia feito com seu pai Abraão — escrever Sua lei em seus corações e mentes, Gên. 15:6. Mas, em vez de crer na promessa eterna de Deus, em sua autoconfiança fizeram a sua promessa do velho concerto para obedecerem a tudo que Deus dissesse, (Êxo. 19:8 e 24:7).2
O Senhor não lhes pediu para fazerem uma barganha com Ele. Ele sabe que a mente humana é "carnal," e é “inimizade contra Deus" e "não está sujeita à lei de Deus" (Rom. 8:7). Promessas humanas "são como palavras escritas na areia."3
Uma vez que não permitiriam a Deus fazer o que Ele havia prometido com o crente Abraão, Ele escreveu a lei em frias tábuas de pedra e os orientou a colocá-las dentro da arca no tabernáculo, construído para Sua morada, localizado no meio do acampamento. "A lei foi acrescentada [enfatizada] por causa das transgressões" (Gál. 3:19, KJV). A "transgressão" foi a promessa de justiça própria deles do antigo concerto. Lá no evangelho ao "luar" Ele instruiu os servos fiéis na vinda do Messias, o verdadeiro Cordeiro sacrificial de Deus, “que tira o pecado do mundo” (João 1:29).
"O primeiro concerto (*ou aliança) tinha ordenanças ...", que, "quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço” (Heb. 9:1 e 9). Elas eram "ordenanças carnais" (vs. 10) porque elas foram realizadas por corações "mundanos" de incredulidade (vs. 1).
Como "herdeiros" da propriedade do Pai, a eles foi prometido o mundo inteiro de justiça (Gal. 4:1), mas, por causa da incredulidade, estão "debaixo de tutores e curadores" (v. 2) das leis morais e cerimoniais. Em sua "infância" eles "estavam reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo" (v. 3). A promessa deles, "sob a lei", de guardá-la, foi motivada pelo egoísmo (v. 5). Amor próprio foi a linha de fundo de sua fé. A fé era uma esperança egoística de recompensa e (*desejo de) evitar o inferno. Uma vez que "o amor [Ágape] é o cumprimento da lei" (Rom. 13:10); um amor mundano e egocêntrico é a incredulidade. A falta de fé é uma experiência de desobediente legalismo "sob a lei".
Alguns poucos justos, como Abraão, Moisés, Caleb, e Josué, criam no novo concerto de Deus e estavam "debaixo da graça." Mas para a maioria deles, eles foram "guardados debaixo da lei, e encerrados por aquela fé” (Gal. 3:23). Diz Paulo, "a lei nos serviu de aio" (v. 24); até tal tempo, quer seja na velha dispensação, de tipos e cerimônias, ou a nova dispensação de cumprimento da "promessa pela fé de Jesus Cristo fosse dada aos crentes" (v. 22).
O evangelho e a lei foram dados por Deus ao mesmo tempo quando o Senhor declarou no preâmbulo dos dez mandamentos, "Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão" (Êxo. 20:2). O Senhor nos resgatou de sermos vendidos à escravidão do pecado e da morte, por Seu pagamento em nosso favor na cruz. Ele nos libertou das cadeias do pecado e do eu. Como nosso Substituto e Penhor, Ele destituiu o primeiro Adão, de quem nada recebemos, senão pecado, condenação e morte.
Cristo como nosso Representante, o 2º Adão, é o Salvador do mundo. Ele legalmente justificou toda a raça dos pecadores. Se você precisa de uma prova disto, basta tomar uma longa e profunda respiração. Você está vivo! Agora receba a expiação que Ele dá — o perdão dos seus pecados. "Sede reconciliados com Deus" (2ª Cor. 5:20, KJV).
Sua fé agora aprecia o amor divino dado livremente. "O amor de Cristo nos constrange" (2ª Cor. 5:14). Você vê, se Um [Cristo] não tivesse morrido por todos, todos estariam mortos, mas você vive! Ora, a fé tem uma nova motivação, o amor Divino. "Fé que opera pelo amor" (Gál. 5:6). Com a motivação da cruz "debaixo da graça", não há limites para a quantidade de obras que a fé pode produzir. Esta é a fé do novo concerto em harmonia com a lei de Deus. Disse Jesus: "Se me amais, guardai os Meus mandamentos" (João 14:15). A fé genuína “se manifesta, na obediência a todos os mandamentos de Deus,”4 inclusive o quarto mandamento.
Os dez mandamentos são agora 10 gloriosas promessas de Deus.5 "Não furtarás" não é mais uma negativa, mas a promessa de Deus de que, embora você possa estar no escritório sozinho com um milhão de dólares da empresa sobre a mesa, Deus te preservará de roubar um centavo sequer.
"Não adulterarás" é a promessa de Deus para salvá-lo de nunca cair nesta armadilha enganosa, não importa o quão atraente uma tentação sexual possa ser. A miséria da qual você vai escapar é enorme! Os dez mandamentos se tornam o que a maioria das pessoas nunca sonhou: 10 mensagens de milagres de alegres boas novas.
Receber o "selo de Deus" é receber uma marca distintiva que diferencia uma pessoa de outras como muito diferente e peculiar. Verdadeira guarda do sábado é o fruto de uma verdadeira conversão a Cristo. Não é apenas um caso de descansar no sábado. Receber o selo de Deus através da verdadeira guarda do sábado é receber a obra do Espírito Santo no coração, um "descanso" do pecado e do eu: "Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no Seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das Suas" (Heb. 4: 9, 10). Estas "obras" são obras do velho concerto de orgulho e amor próprio.
É o sacrifício de Cristo, como Cordeiro de Deus, e Seu ministério como o grande Sumo Sacerdote, poderoso o suficiente para salvar o Seu povo dos (não nos) seus pecados? Quando Cristo vier pela segunda vez, Ele irá encontrar um corpo de pessoas de quem se pode, honestamente, ser dito, que "seguem o Cordeiro onde quer que vá" (Apoc. 14:4)?
Se o Senhor quiser, Ele pode realizar a preparação de um povo para a segunda vinda de Cristo. Pela primeira vez na história humana, um anúncio divino é feito a respeito de um grupo corporativo de pessoas de "toda nação, tribo, língua e povo", "Aqui está a paciência dos santos: aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus" (Apoc. 14:12). Ante a inspeção exaustiva do universo não caído, eles passam no teste. O Senhor é honrado neles. E o próximo evento é a Sua vinda (vs. 14).

Paul E. Penno

Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99

Notas (de Ellen G. White):

1) "Muitos se levantarão em nossos púlpitos tendo nas mãos com a tocha da falsa profecia, acesa na infernal tocha de Satanás." (Testemunho Para Ministros, págs. 409 e 410. Originalmente escrito em: Depoimento Especial de Ministros e Obreiros, nº. 11, pág. 8).
2) "Tudo o que o Senhor tem falado faremos" (Êxo. 19:8). “Entendendo que eram capazes de estabelecer sua própria justiça, declararam: ‘Tudo o que o Senhor tem falado faremos e obedeceremos’ Êxo. 24:7” (Patriarcas e Profetas, pág. 372).
3) Caminho a Cristo, pág. 47.        
4) Testemunho para Ministros e Obreiros Evangélicos, págs. 91-92.
5) "Os dez mandamentos, ‘faças’ e, ‘não faças’, são dez promessas, asseguradas a nós, se prestarmos obediência à lei que rege o universo." (Comentário Bíblico Adventista, vol. 1, pág. 1105).
___________________