quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Lição 13 - Quando tudo se fizer novo, por Paulo Penno

Para 22 a 29 de dezembro de 2012


Depois que Satanás for punido com mil anos (*de prisão), será que ele vai aprender a lição e voltar-se para Deus? Será que aqueles que votaram nele, para ser o seu líder, terão uma segunda chance e uma mudança de coração? Estas são algumas das perguntas que serão respondidas durante este longo futuro milênio. E a mensagem de 1888 fornece uma visão antecipada para nos instruir quanto ao que vai acontecer.
Quando o "anjo" amarrar Satanás com "uma grande cadeia” “no abismo," será por um período literal de 1000 anos. Até o milênio, que é depois da batalha de Armagedom, João, se refere ao tempo simbolicamente a fim de impedir os inimigos da verdade de destruírem sua profecia. Mas desde que os inimigos estão agora vencidos, a referência de João a 1000 anos é literal
O que é "o poço sem fundo"?  Os eventos cataclísmicos que cercam a sétima praga de granizos gigantes (Apoc. 16:21 e a segunda vinda de Cristo, tornam "a terra" "sem forma e vazia” (Jer. 4:23); "os céus em cima se enegrecerão" (Jer. 4:28). "Toda esta terra será assolada" (Jer. 4:27). “Deus não perdoou os anjos ... mas .... os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo” (2ª Pedro 2:4). Satanás é acorrentado em uma escuridão como breu.
Por que Satanás não pode mais "enganar as nações" (Apoc. 20:3)? Todos aqueles que tomaram parte na guerra contra Cristo na batalha do Armagedom foram mortos pelo “esplendor da vinda de Jesus” (2ª Tess. 2:8) (*não serão ... sepultados, mas serão como esterco sobre a face da terra” Jer. 25:33). Como pode Satanás enganar pessoas mortas? Também ele não pode enganar os salvos, considerando que foram levados para o céu na 2ª vinda de Cristo, conforme, 1ª Tess. 4:16, 17?.
Quando é que esses mil anos começarão? João deixa claro que a "primeira ressurreição," que é a dos mortos em Cristo, vai marcar o início dos mil anos; e a ressurreição dos ímpios o fim dos mil anos (Cf. Apoc. 20:5, 6, e João 5:28, 29).
O que vai fazer o povo de Deus no céu por mil anos? Muitos vão estar à procura de sobreviventes: amigos e entes queridos que eles esperavam seriam salvos. Alguns não vão estar lá, e então Deus dá a autoridade executiva aos santos para se sentarem em "tronos" como “foi-lhes dado o poder julgar" (Apoc. 20:4). "Os santos hão de julgar o mundo," e, também, "havemos de julgar os anjos" (1ª Cor. 6:2, 3).
Na conclusão dos 1000 anos, Satanás será solto da sua prisão pelo fato de que os ímpios são levantados de seus túmulos novamente, Apoc. 20:13. O diabo vai imediatamente “sair a enganar as nações” (Apoc. 20:8).
Todos no céu e dentro do acampamento dos santos — “a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu" (Apoc. 21:2) — assistem para ver o que os ímpios vão fazer (Apoc.. 20:9; 21 : 2). Será que eles aprenderam a lição? Será que eles vão se arrepender e voltar para Deus? Foi necessário que Deus desse a Satanás e a todos os seus cúmplices a oportunidade para que todos possam ver claramente que o seu caráter é completa e irremediavelmente mal.
Os maus ressuscitados amam as mentiras de Satanás (2ª Tess. 2:9-12). Ele lhes diz uma grande mentira — coloca em suas mentes a tola idéia de que, por causa do número deles, são capazes de capturar a cidade santa de Deus (Apoc. 20:9). O propósito de Satanás é arrancar Deus do Seu trono e proclamar-se rei. Os anjos leais e os santos resgatados assistem. "É o suficiente", dizem eles, "agora podemos ver os resultados finais do pecado. Que a justiça seja feita".
Muito acima da cidade aparece “um grande trono branco” (Apoc. 20:11). Sobre ele está sentado o Filho de Deus em toda a glória de Seu Pai. Os ímpios têm agora a oportunidade de considerar as suas vidas passadas. Em um grande telão, contemplam os eventos da vida de Cristo, Sua rejeição e crucificação. Cada um vê o papel que desempenhou, ao longo da vida, na guerra contra o Cordeiro. Cada pensamento de suas mentes más, cada palavra, cada ato, é visto, em terrível clareza, como rebelião contra Deus e Sua verdade. Satanás e o vasto exército dos perdidos, caem de joelhos diante de Deus; confessam a justiça da sentença de Deus sobre eles, e reconhecem a sua inadequação para entrar no céu (cf. Fil. 2:10, 11).
Os maus não são julgados por sua fé, porque eles não têm nenhuma. Eles são "julgados ... segundo as suas obras" (Apoc. 20:12) que foram motivadas pelo amor próprio. “E de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou" (Apoc. 20:9), não porque Deus os odeia, mas porque escolheram se apegar ao seu pecado. "Porque o nosso Deus é um fogo consumidor" para o pecado (Hebreus 12:29). Deus nunca teve a intenção de um ser humano perecer no fogo. Os únicos predestinados para o inferno são “o diabo e seus anjos” (Mateus 25:41)..
A mensagem de 1888 vividamente destaca a boa nova do "evangelho eterno", proclamado no Apocalipse de Jesus Cristo. (*Desde a eternidade e ao Cristo morrer) Deus escreveu o nome de cada ser humano no "livro da vida do Cordeiro" (Apoc. 21:27; 20:12). Ele "elegeu," predestinou você para a salvação eterna (Efésios 1:4, 5). A única maneira que o nome de alguém possa ser removido do "livro da vida" é, (*por assim dizer) tomar uma borracha e apagar seu próprio nome (Apoc. 20:15) (*Na realidade será por resistência à obra salvífica de Deus em nós e por nós).
Tanto os salvos como os perdidos recebem sua recompensa sobre a terra. Deus "a formou para que fosse habitada" (Isaías 45:18). Os ímpios encontram a sua recompensa final aqui nesta terra. Os resgatados irão, igualmente, receber sua recompensa aqui. "Eis que o justo recebe ​​na terra a retribuição, quanto mais o ímpio e o pecador" (Prov. 11:31). "Os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz" (Salmo 37:11; Mat. 5:5).
A idéia popular é de que os remidos se sentarão em nuvens e tocarão harpas para sempre. Mas a descrição bíblica da nova terra é mais atraente. "Eles edificarão casas e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o seu fruto. Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam ... os Meu eleitos gozarão das obras das suas mãos" (Isa. 65: 21, 22).
Três quintos da terra são atualmente abrangidos pelos mares. Mas na nova terra não mais haverá mar (Apoc. 21:1). Por quê? A Terra atualmente sofre com três maldições: 1ª) Após o homem pecar a terra foi amaldiçoada com "espinhos e cardos" (Gên. 3:17, 18); 2ª) Após o primeiro assassinato (*a terra não seria mais tão produtiva), Gên. 4:11, 12, e, 3ª) No dilúvio "se romperam as fontes do grande abismo e as janelas dos céus se abriram" (Gên. 7:11). Foi depois da maldição do dilúvio que Deus disse: "Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem" (Gên. 8:21). Na nova terra "nunca mais haverá maldição" (Apoc. 22:3).
Jesus não só morreu para redimir a humanidade, Ele também morreu para redimir esta própria terra arruinada. Quando Seu sangue fluía de suas feridas na cruz caiu solo, e penetrou na terra; Ele resgatou os próprios elementos. Mesmo o solo sob os nossos pés foi comprado pelo Seu sacrifício! Para esta terra redimida Deus irá transferir Seu trono e Sua capital de seu lugar atual no céu, Zac. 14:9-11. Aqui, onde a cruz de Seu amado Filho foi cravada, Ele vai estabelecer Seu reino eterno.

- Paul E. Penno

Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99

Eventos relativos ao milênio

anteriores


durante


posteriores

As 7 últimas pragas.  
Ao final delas o caráter dos santos estará selado.
Os salvos reinam com Cristo no céu.
Nova Jerusalém desce do céu. E aparecem Cristo e os Santos
1ª ressurreição
— A dos mortos em Jesus Cristo.
Os Justos revisam e ratificam as sentenças dos ímpios.
2ª ressurreição
— A dos ímpios mortos.
A volta de Jesus.
Satanás e seus anjos são presos
Os ímpios vivos = Satanás solto
Os salvos, num piscar de olhos serão transformados, isto é, “trasladados do estado físico imperfeito para o estado celestial perfeito” Comentário Bíblico Adventista, vol. 6 da série SDABC, pág. 812 (Grifamos).
Presos por uma cadeia de circunstâncias: Solitários e vivos, sem ninguém para tentar (com muito tempo para meditarem sobre sua obra), descansam no grande sábado.
A ressurreição do ímpios interrompe a cadeia de circunstâncias, e Satanás e seus anjos têm, agora, novamente a quem tentar, e esta é sua última cartada.
Morte dos ímpios pelo resplendor de Cristo.
A Terra desolada — em caos e solidão
A Terra e os céus são  renovados


O Milênio
O milênio é o período final da grande semana divina de tempo — um grande sábado de repouso para a Terra e para o povo de Deus. Vem em seguida à terminação da era evangélica, e precede o estabelecimento do eterno reino de Deus na Terra.
Compreende o que na Escritura é frequentemente chamado de “o dia do Senhor”: "O Dia do Senhor dos Exércitos será contra todo soberbo e altivo, e contra todo o que se exalta, para que seja abatido"(Isa. 2.12); "Pois o Dia do Senhor está perto, e virá como assolação da parte do Todo-Poderoso" (Joel 1.15); "O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor" (Joel 2.31); "Certamente aquele dia vem; arderá como fornalha" (Mal. 4.1); "Porque vós sabeis muito bem que o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite" (1ª Tess. 5.2).
O milênio é assinalado em cada extremidade por uma ressurreição.
Seu começo é precedido pelo derramamento das sete últimas pragas; a segunda vinda de Cristo; a ressurreição dos que dormiram em Cristo; a morte dos ímpios vivos, e a trasladação dos santos para o céu.
Sua terminação é assinalada pela descida da Nova Jerusalém, com Cristo e os santos, do céu; a ressurreição dos ímpios mortos; a soltura de Satanás, e a destruição final dos ímpios.
Durante os mil anos a Terra jaz desolada; Satanás e seus anjos aqui permanecem; e os santos com Cristo empenham-se no julgamento dos ímpios, que é preparatório da retribuição final.
Os ímpios mortos são então ressuscitados; consequentemente Satanás estará solto por um pouco de tempo, e juntamente com a hoste de ímpios cercam a cidade dos santos, a Nova Jerusalém, quando então desce fogo do céu, vindo de Deus, e os devora a todos. A terra é purificada pelo mesmo fogo que destrói os ímpios, e torna-se a morada eterna dos santos.
A terminação do milênio assinalará o início da nova ordem na Terra.

____________________________