quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Lição 11 - A vida cristã, por Paulo E. Penno


Para 8 a 15 de dezembro de 2012


A mensagem de 1888 tem um efeito transformador sobre a vida cristã relativa ao auto-conhecimento, talentos, missão, e vida familiar. De acordo com Jesus há "dois mandamentos," e “destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas” (Mat. 22:40) “e o segundo ... é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (vs. 39). Não há uma negativa neste mandamento.1 É uma promessa positiva de Deus.2 A fé crê na promessa de Deus de que, em todas as circunstâncias da vida, Ele vai lhe dar amor ao próximo.
Mas, primeiro, Deus lhe dá uma estimativa correta de si mesmo. Mas será que o ensinamento de Jesus é o popular movimento de auto-estima advogado pelas igrejas? Deve você amar a si mesmo antes de poder amar o próximo?
Jesus abordou este assunto com o jovem rico que fez uma pergunta do antigo concerto: "Que bem farei para conseguir a vida eterna?" (Mat. 19:16). O Senhor lhe respondeu: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (v. 19). Sob mais apurada auto-investigação o jovem estava convencido de que tinha cumprido todos os mandamentos. Mas algo não identificável o deixou perturbado: "que me falta ainda?" (V. 20).
Quando Jesus sugeriu que ele vendesse tudo o que tinha e desse o dinheiro aos pobres, Ele convidou o jovem a segui-Lo no caminho da abnegação — o caminho da cruz, v. 21. “O jovem ... retirou-se triste porque possuía muitas propriedades" (vs. 22). Seu ídolo era ele mesmo que a riqueza garantia. Ele, realmente, não tinha guardado nenhum dos mandamentos, porque era motivado pelo egoísmo.3
O que quer que Jesus estivesse ensinando com as palavras "amarás o teu próximo como a ti mesmo," Ele não está ensinando que você deve amar a si mesmo antes de poder amar o próximo. Amor próprio é a base para o movimento de auto-estima. Amor-próprio foi inventado por Lúcifer e foi o pecado original que o motivou a se rebelar contra Deus e assassinar o Filho de Deus. O falso espírito santo assegura ao pecador que auto-negação é a raiz de seus problemas. Ele não precisa sair por aí se sentindo mal sobre si mesmo.      "—Estou bem e você também está OK!!!".
Rom. 12:3 é o botão no telado do “computador” da sua alma a ser acionado a cada dia. "Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós, que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um." A primeira metade pode ser implorada facilmente — sem problema. “Eu sou o principal dos pecadores" (1ª Tim. 1:15), "o mínimo de todos os santos" (Efé. 3:8), "servo inútil" (Luc. 17:10), (*“o menor dos apóstolos,” 1ª Cor.15:9). A fé de nenhuma pessoa é fraca, Deus a deu a todos).
O conselho de Paulo não é para humilhar-nos no pó; a você e a mim foi dada "a medida da fé," que nos permite manter nossa cabeça erguida no mundo, e, sim, alta na igreja do Senhor também. Um saudável, mesmo vigoroso, auto-respeito é o presente que a "fé" nos dá aqui e agora.
*Em 2ª Timóteo 3:2-4 Paulo lista as características dos homens ímpios dos últimos dias, e começa exatamente aonde Satanás começou, pelo amor de si mesmo. “Porque haverá homens amantes de si mesmos”.
*O estilo de vida do mundo é contrário ao padrão do Reino de Deus. As pessoas vivem em função de si mesmas, do prazer e do dinheiro, o discípulo de Jesus é chamado a negar-se a si mesmo e crucificar a sua carne. Jesus disse: “Se alguém quiser vir após Mim, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me. Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de Mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?” (Mateus 16.24-26). Paulo também escreveu: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no Filho de Deus, O qual me amou e Se entregou a Si mesmo por mim” (Gálatas 2.20). Não O resista, crucifique o seu eu e deixe que Ele viva em você!
______________________________

O Dízimo.
É possível que nós possamos ganhar dinheiro honestamente e quando encontrarmos o Senhor ainda sejamos envergonhados com isso? É pecado ter dinheiro? Não, se Deus o dá a você. Mas se você agarrar-lo de uma forma egoística pensando que você o adquiriu por seu próprio trabalho, criatividade e habilidade empresarial, então você vai se envergonhar. Porque tudo o que temos e somos foi comprado para nós por Cristo na cruz. Tudo o que nós merecemos é a nossa sepultura. Mas Ele morreu a nossa segunda morte. Isso é algo para se pensar por um longo, longo tempo. Ele morreu pobre e despido. Ele deu todas as suas riquezas para você e para mim. Ele as colocou em nossa conta bancária antes de nós nascermos.
Portanto, agora temos uma nova motivação para a gestão do dinheiro, talentos, família e responsabilidade concedidas a nós. Somos "constrangidos" por Seu amor (*2ª Cor. 5:14). Talvez a melhor palavra para "mordomia", que pode carregar o fardo de um dever legalista, é "comunhão" com Cristo.
Jesus ama proclamar o evangelho do amor e salvação de Deus a todo o mundo. Jesus disse: "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura" (Mar. 16:15). Nós podemos "ir" aos nossos vizinhos, amigos, parentes e colegas de trabalho. Alguns podem "ir" a lugares distantes do mundo. A ordem de Jesus exige que apoiemos aqueles que "vão" através dos nossos dízimos e ofertas.
Comunhão com Cristo não envolve uma motivação legalista, egoísta. Isso significa que nós amamos o trabalho que é centrado no coração de Cristo. Como o grande evangelista no Santíssimo do Santuário celestial, Ele está no centro nevrálgico do universo. Ele procura uma solução para o grande conflito por Sua intercessão. Ele está apelando pelo Espírito aos corações alienados no mundo inteiro, "que vos reconcilieis com Deus" (2ª Cor. 5:20). Ele nos concedeu a autoridade executiva na Sua empresa evangelística. É uma comunhão feliz trabalhar com Jesus. De nenhuma outra maneira podemos conhecê-Lo além de trabalhar lado a lado unidos.
______________________________

O casamento mais memorável.
A idéia correta a respeito do casamento é que você ora, espera, confia, que o Senhor irá conduzir vocês dois juntos. E Jesus comenta sobre Adão e Eva quando Ele diz: "Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem" (Mat. 19:6). O fator que irá manter um casal unido, não é o seu exercício de força de vontade, para serrar os punhos e ranger os dentes e dizer: "Eu vou ser fiel, não importa o quão horrível essa experiência possa ser!” Sim, o fator de união será a sua convicção, a sua fé de que "Deus os juntou."
Crer que Ele é um Pai Celestial amoroso, que acima de tudo tem em mente a sua verdadeira felicidade, e, na sua infinita sabedoria, Ele vê e sabe que a sua verdadeira felicidade encontra-se em você ser fiel ao seu cônjuge, à "mulher [ao marido] da tua mocidade" (Mal . 2:14). Tal fé pode realizar milagres, e pode até mesmo transformar em um matrimônio feliz o que o diabo faz você pensar ser um purgatório.
O casamento de Jesus Cristo com sua noiva é o mais memorável enlace matrimonial de todos os tempos e  por toda a eternidade. O dom do casamento é para nos ajudar a entender Seu casamento. A Bíblia nos fala sobre ele em Apocalipse 19:6-8: "Já o Senhor Deus Todo Poderoso reina. Regozijemo-nos e alegremo-nos, e demos-Lhe glória: Porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já Sua esposa se aprontou."
A boa nova da mensagem de 1888 é que você e eu somos convidados a participar das bodas e da festa de casamento: "E o Espírito e a Esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida" (22:17). Agora, em todo o mundo, Deus está preparando um povo. Nada que aconteça neste mundo é tão importante. Preparar-se para o casamento é uma experiência intimamente relacionada com a purificação do santuário no Dia da Expiação. Esta será a mais grandiosa festa já realizada em qualquer tempo e lugar.
- Paul E. Penno

ATENÇÃO: Asteriscos (*) indicam acréscimos feitos pelo tradutor.


Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99



Notas (de Ellen G. White):

1) "Não há uma negativa nesta lei, embora assim possa parecer" (Carta 89, 1898; Comentário Bíblico Adventista, Vol. 1, pág. 1105; O Cuidado de Deus, Meditação Matinal de 1995, pág. 205 )
2) "Os Dez Mandamentos ... são 10 promessas" (Ms. 41, 1896; Comentário Bíblico Adventista, Vol. 1, pág. 1105).
3) "O amante de si mesmo é transgressor da lei .... O jovem ... [manifestou] o egoísmo de seu coração .... Não possuía o verdadeiro amor a Deus e ao homem .... Em seu amor ao próprio eu ... estava em desarmonia com os princípios do Céu" (Parábolas de Jesus, pág. 392, grifamos).

______________________________