quarta-feira, 20 de março de 2013

Lição 12 - Criação e Evangelho, por Paulo Penno

Para 23 a 30 de março de 2013


Ainda estamos vivendo com os resultados do pecado original de Adão. Todos temos seguido seu exemplo. (*"Todos pecaram," Rom. 3:23, isto é, todos repetiram o ato de rebeldia de Adão). Qual é o pecado original? Existe uma solução para isso na mensagem de 1888?
Algumas seitas principais do cristianismo afirmam que o primeiro pecado foi o conhecimento carnal. Uma coisa é certa. O pecado produziu profunda culpa em Adão que levou a quatro consequências. O que a Bíblia ensina?
A primeira consequência foi a culpa da vergonha. Ele se escondeu entre as árvores (Gên. 3:8). Segunda, Adão estava com medo de Deus (vs. 9, 10). Terceira, ele reprimiu a culpa e não podia confessar o seu pecado, jogando a culpa em Eva (v. 12). A quarta foi inimizade contra Deus: "A mulher que me deste por companheira" (v. 12) (*ela é a culpada). A mulher deu a entender que Deus era responsável pelo pecado porque Ele criou a serpente que a enganou (v. 13).1
O pecado original foi o ódio reprimido contra Deus. "A inclinação da carne é inimizade contra Deus" (Rom. 8:7). A semente desconhecida da raiva de Adão para com Deus foi a semente que produziu a mais forte árvore de assassinato, da humanidade, do Filho de Deus no Calvário.
Deus a revelou para ele no sacrifício da vítima oferecida no jardim. “Adão viu Cristo prefigurado no inocente cordeiro, sofrendo a pena de sua transgressão da lei de Jeová"2 e "tremeu com o pensamento de que seu pecado deveria derramar o sangue do imaculado Cordeiro de Deus. Esta cena deu-lhe uma intuição mais profunda e vívida da grandeza de sua transgressão, que coisa alguma, a não ser a morte do amado Filho de Deus, poderia expiar".3
O mecanismo do cérebro humano de reprimir a culpa tem seu lado benéfico, caso contrário, a culpa do pecado esmagaria a alma na auto condenação e desespero fatal. Mas o lado negativo da repressão é que o ódio de Deus passa despercebido. Na cruz Cristo orou ao Pai: "perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lucas 23:34). Foi o nosso pecado que assassinou Cristo.
É este pecado original reprimido, de inimizade contra Deus, que é diagnosticado pela Testemunha Fiel e Verdadeira na igreja de Laodicéia nos últimos dias. "Tu ... não sabes" (Apocalipse 3:17). É a culpa não resolvida da Noiva e o conflito contínuo com seu Esposo que necessita da mensagem a Laodicéia.
Quando Adão pecou, ​​ele não tinha mais direito a uma respiração, um bocado de comida, um momento de amor feliz. Toda a inocência e bondade dele foi-se para sempre. Tudo o que lhe restava era a sepultura. Mas ele continuou a viver por causa do "Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo" (Apoc. 13:8, 1ª Pedro 1:19 e 20).
A mensagem de 1888 trouxe à nossa atenção textos familiares das Escrituras para nos ajudar a ver a solução para o problema do "pecado original" de inimizade com Deus. Deus expôs o concerto eterno à serpente. Ele prometeu colocar "inimizade" entre Satanás e a mulher e seus descendentes (Gên. 3:15). Deus não pediu a Adão e Eva para fazer um acordo com Ele prometendo obediência. Seu pecado os tinha despido de toda a bondade. Deus simplesmente queria que eles cressem em Seu concerto de salvação no Fiador, Jesus Cristo, que Se empenhou em cumprir todas as promessas.
Deus lhes prometeu "inimizade" contra Satanás. Ele libertou a vontade escravizada deles para que pudessem escolher crer. Deus fez por nós o que Ele fez por Adão. "Deus repartiu a cada um uma medida de fé" (Rom. 12:3, KJV). Ele tem (*efetivamente) dado, não apenas oferecido a fé, a cada pessoa.
O amor divino tomou a iniciativa. "Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores,... Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de Seu Filho" (Rom. 5: 8, 10). Cristo efetuou uma reconciliação legal [expiação] em favor dos "inimigos" de Deus, "pecadores", "ímpios," sem mesmo terem se arrependido antecipadamente de seus pecados. Deus perdoou os transgressores.4 "Como o resultado de um delito [de Adão] foi a condenação de todos os homens, assim também o resultado de um ato justo [a cruz de Cristo] é absolvição e vida para todos" (Rom. 5:18, REB). O dom de Deus é "absolvição e vida para todos" (vs.15-18).
Tenha cuidado aqui: justificação legal e "receber a expiação" são duas coisas diferentes. Nós recebemos a expiação [reconciliação] somente quando cremos. Nós “agora alcançamos a reconciliação [expiação]”, Paulo diz, em Romanos 5:11, quando somos "justificados pela fé" (v.1). Mas a recepção do dom, isso é outro assunto. A recepção depende de nós. Somente crendo poderemos receber o presente que já foi dado. Se eu te der um presente, sem compromisso [*isto é, sem condição alguma imposta], e então você o joga fora, isso não muda o fato de que eu o dei a você. Confundir justificação legal com a justificação pela fé não vai nos ajudar a terminar a obra nesta geração, (*só) vai ajustar o nosso relógio de volta ao século 16, e levar-nos (*de volta) ao antinomianismo5. Em vez de completar a Reforma iniciada por Lutero e Calvino, tal confusão só vai retardar o seu progresso.
Alguma vez você já tentou abraçar alguém para expressar o seu amor e encontrou essa pessoa como uma pedra ou um poste, não correspondendo ao abraço? Talvez assim como um pai, você esteja preocupado com a frigidez emocional em seu filho. Esta pessoa é como uma estátua, não te responde. Bem-vindo ao "clube" de Deus! Este é o problema de Deus com a raça humana —alienação em massa. Nós nascemos separados de Deus.
Desde que o pecado invadiu o planeta Terra com a queda de Adão e Eva, Deus tem lutado com este mais sério problema que Ele já enfrentou. Ele está de mão atadas, pois não pode forçar ninguém. Ele tem que obedecer as regras, esperar pacientemente, um coração humano só pode ser "persuadido." Tudo o que Ele pode fazer é nos "abraçar" e manter a esperança de que, de alguma forma, o Seu amor possa ser correspondido, e essas barreiras venham a cair. É como esperar por uma criação totalmente nova, e isso é precisamente o que é: "Assim que daqui por diante ... se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas [frias] já passaram, eis que tudo se fez novo" (2ª Coríntios 5:16 e 17.).
Aqui temos um vislumbre de Cristo como nosso grande Sumo Sacerdote no santíssimo do santuário celeste, trabalhando noite e dia para nos atrair, para nos conquistar. Quando você abraça alguém e tenta olhar nos olhos dele/dela, para "abraçar" com os seus olhos, para dizer "eu te amo," dessa forma esperando despertar uma resposta acolhedora, esperando provocar alguma resposta espontânea, "Sim, eu opto por responder, eu não sei como, mas eu escolho ser reconciliado contigo." Quando isso acontece, quão feliz você fica! Bem-vindo ao Santíssimo do Santuário celestial de Cristo! Você pode simpatizar com Ele enquanto Ele luta com Seu problema mundial. Mas não desista dEle. Ele tem recursos para alcançar Seu objetivo. Mas a luta é intensa. Se ele não conseguir conquistar o coração de Sua pretendida noiva, para derreter essa frieza gélida de Laodicéia, Ele estará sempre triste e humilhado.

Paul E. Penno



Notas do autor:
[1] "Depois de Adão e Eva terem participado do fruto proibido, foram tomados com que de um senso de vergonha e terror. De início, seu pensamento só era como se desculpar por seu pecado diante de Deus e escapar da temível sentença de morte ... O espírito de justificação própria originou-se com o pai da mentira e foi manifestado por todos os filhos e filhas de Adão" (Testemunhos para a Igreja, vol. 5, págs. 637, 638).
[2] E. G. White, Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 6, p. 1095.
[3] Patriarcas e Profetas, p. 68.
[4] Ellen White assim se expressa a respeito de "condições": "A questão vai surgir,como é que recebemos a salvação? É por alguma condição? Nunca chegaremos a Cristo por qualquer condição" (Materiais de Ellen G. White sobre 1888, vol. 2, pág. 537). Podemos receber ágape apenas “como concessões [*outorga, dádiva] imerecidas do amor paterno" (Parábolas de Jesus, pág. 210).

Nota do tradutor:
5) Antinomia = Teoria contrária ao princípio das leis; negar-se a cumprir a lei;
Antinomianismo = o que é adverso ao princípio da lei; doutrina dos antinomianos;
Antinomianos = seita protestante do século XVI que preconizava o desprezo das leis.
Do Comentário Adventista colhemos isto:
“De anti, ‘contra,’ e nomos, ‘lei,’ significando uma atitude de hostilidade em relação à lei, inclusive ao decálogo. ... Durante os séculos XVI e XVII o antinomianismo apareceu na Inglaterra, onde seus advogados eram conhecidos como ‘the Ranters,’ (*oradores barulhentos). O antinomianismo é encontrado hoje em certas formas do dispensacionalismo. A antítese do antinomianismo ...  se manifesta como legalismo, quer dizer, a idéia de que a salvação pode ser obtida por estrita obediência aos requerimentos legais, ao invés de pela fé de Jesus. A igreja Adventista crê que o legalismo e antinomianismo, são igualmente contrários ao espírito do evangelho. ... A salvação é somente pela graça, mas obediência a toda vontade de Deus, incluindo o decálogo, é fruto da fé.A fé reclama as promessas de Deus, e produz frutos de obediência’ (O Desejado de Todas as Nações, pág. 126). ... ‘O perdão vem, exclusivamente, pela justificação através da fé de Jesus (Review and Herald, de 10 de junho de 1852)” (Enciclopédia Adventista, vol. 10 da série SDABC, págs. 57 e 58).
O “Tratado de Teologia,” pág. 1003, definindo “Iniqüidade” diz que este termo vem do grego “anomia”, que se refere mais especificamente à ausência de lei, à recusa em reconhecer a autoridade de qualquer lei, e, portanto, de viver uma vida orientada somente pelos próprios desejos e paixões. É dessa ilegalidade que emanam todos os desvios em matéria de sexualidade, alimentação, entretenimento e lazer, que as pessoas modernas praticam em nome da liberdade. Jesus disse, em Mat. 24: 12, que “por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.” Em contrapartida, o Apocalipse elogia aqueles que, no tempo do fim, “guardam os mandamentos de Deus” (Apoc. 12:17 e 14:12).
___________________________