quarta-feira, 6 de março de 2013

Lição 10 – Mordomia Cristã e Meio Ambiente, por Todd Guthrie

Para 2 a 9 de março de 2013

 “Teus são os céus, e Tua é a terra; o mundo e a sua plenitude Tu os fundaste” (Salmos 89:11).
"Levantai os vossos olhos para os céus, e olhai para a terra em baixo, porque os céus desaparecerão como fumaça, e a terra se envelhecerá como roupa, e os seus moradores morrerão semelhantemente; porém a Minha salvação durará para sempre, e a Minha justiça não será abolida" (Isaías 51:6).
Eu tenho o que alguns considerariam um carro velho — um Volvo 1997, modelo 960, com mais de 320.000 quilômetros. Por que eu ainda mantenho este carro? Em primeiro lugar, foi muito bem projetado, e me sinto mais seguro quanto à segurança do meu filho que dirige como um jovem de 21 anos. Em segundo lugar, eu li que o melhor retorno sobre o investimento em um carro está no seu final de vida útil, os últimos anos de sua utilidade.
Mas isso cria um dilema. Talvez você o tenha enfrentado também. Quando as despesas em reparos e manutenção tornam-se de menor valor do que comprar um carro novo. Devo pagar 2.000 reais por uma nova cremalheira e um novo pinhão ou enviá-lo para o ferro-velho? Posso obter mais 160 mil km ou mais desse carro?
Estamos diante de um dilema semelhante a quando consideramos nossa responsabilidade pelos nossos próprios corpos, pelas pessoas e pelas criaturas que nos cercam, no vasto ambiente dessa Terra.
Deus criou o mundo, e nós somos responsáveis ​​por exercer o melhor "domínio" que pudermos sob as circunstâncias que Adão nos deixou. Mas também percebemos que o que vemos ao nosso redor está ficando velho e vai morrer no futuro próximo.
O sábado nos lembra de energia criativa, sustentável, e recreativa de Deus e nos dá perspectiva ao lidarmos com essas questões. Ele deve também dirigir-nos a Isaías 58, onde a mordomia prática é delineada.
De acordo com Isaías 51:8, apenas a salvação e a justiça de Deus vão durar para sempre, então nossos esforços para melhorar nosso arredores e proteger o meio ambiente deve estar sempre no contexto desta verdade abrangente. Mas devemos estar ansiosos para melhorar e corrigir o que tenderá para a salvação de nós mesmos e dos outros.
Nós podemos concentrar nossos melhores esforços o mais próximo de nós mesmos. Nossa saúde é afetada significativamente pelo que comemos e como vivemos. A ciência está hoje validando as verdades da reforma de saúde que nos foi dada 150 anos atrás. O propósito de Deus para a nossa salvação é a nossa cura, a nossa saúde. O palavra “sozo” no grego é usado em Lucas 8:48 ("Tem bom ânimo, filha; a tua fé te salvou; vai em paz") ​​e em Mateus 1:21 ("e chamarás o Seu nome Jesus; porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados").
Melhoria da saúde e do ambiente imediato dos menos afortunados, envolve a distribuição adequada dos dons que Deus nos deu:
1º) “Não é este o jejum que Eu escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e que despedaces todo o jugo?”
2º) “Não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados? e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?”
 “Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda” (Isaías 58:6-8).
O ativismo ambiental fora do contexto da salvação e da redenção do Grande Conflito é propenso a inculcar orgulho e arrogância, e, assim, muitas vezes acaba nas mãos do auto-intitulado "príncipe deste mundo", cujo objetivo é remover liberdade e acelerar a destruição de todo o mundo. Esse ativismo geralmente envolve forçar outras pessoas a se comportar de maneira que os "especialistas" acreditam que é a melhor para salvar a humanidade e o planeta, com o espírito e o teor dos construtores da Torre de Babel.
Isso não quer dizer que não devamos todos ser ambientalmente responsáveis, mas que devemos começar tão perto de casa quanto possível, respeitando o livre arbítrio de outros, reconhecendo as forças que estão em jogo muito maior do que toda a humanidade pode influenciar coletivamente, tendo em mente as únicas coisas que vão sobreviver enquanto o mundo se autodestrói — A Justiça e a salvação de Deus.
O trabalho especificado nas palavras [de Isaías 58] é a obra que Deus requer que Seu povo faça. É um trabalho de nomeação do próprio Deus. Com a obra de defender os mandamentos de Deus e reparar a brecha que foi feita na lei de Deus, devemos misturar compaixão para com a humanidade sofredora. Devemos mostrar supremo amor a Deus; devemos exaltar o Seu memorial, que foi pisado por pés profanos, e, com isso, devemos manifestar misericórdia, benevolência, e a mais terna piedade para com a raça caída. "Amarás o teu próximo como a ti mesmo." Como um povo, devemos tomar posse desta obra. Amor revelado pela humanidade sofredora dá sentido e força à verdade -. Testemunhos Especiais, série A, nº, 10, págs. 3 e 4).


Todd Guthrie




O irmão Todd Guthrie, é um médico adventista, membro da Mesa administrativa do Comitê de Estudos de Mensagem de 1888. Ele é ancião na sua igreja adventista local, e constantemente está envolvido em organizar e executar programas musicais para acontecimentos importantes da Igreja Adventista nos EUA e em outros países. Ele e sua família sempre aparecem no canal de televisão adventista Three Angels Broadcasting Network [Canal de Televisão Três Anjos] com música tanto vocal quanto instrumental.com



 ___________________________