quinta-feira, 28 de março de 2013

Lição 13 – Nova Criação em Cristo, pelo Pr. Roberto Wieland

Para 23 a 30 de março de 2013

Todo o Céu Espera, e Cristo Também

Arquivo do site “Dial Daily Bread" Pão Espiritual Diário (de 5 de Junho de 2005).

Não devemos ignorar o fato de que, ao Se tornar "Emanuel, Deus conosco" (*Mat. 1:23) Ele Se tornou um de nós por toda a eternidade. Ele é um Noivo ansioso (como qualquer noivo amoroso o é) por seu casamento! Ele quer reunir para Si mesmo os Seus — é por esse motivo que Ele quer vir pela segunda vez. Este aspecto importante ilude muitos cristãos sinceros que pensam apenas em sua própria salvação, e não na felicidade de Cristo (*em ver completada a Sua obra).
A futura esposa do Noivo celestial tem egoisticamente adiado “aprontar-se” para "as bodas do Cordeiro" (Apoc. 19:7, 8). Não houve ainda aquela resposta ansiosa da noiva ao cortejo de Cristo, como Ele almeja. É do lado de fora da porta da noiva, não do lado de dentro, onde Ele está de pé "batendo, batendo" (Apoc. 3:201 *no original grego); Cristo citou esta expressão de Cantares de Salomão 5:2, 3, no Antigo Testamento da LXX (*a Septuaginta).
A Escritura apela a que uma mudança deva realizar-se no próprio coração da futura esposa. Todo o Céu espera por isso, e Jesus também.
_____________________

O Dom do Arrependimento

Arquivo do site “Dial Daily Bread" Pão Espiritual Diário (de 30 de abril de 1999).

O pecado é a fonte de todo o sofrimento e angústia no mundo, e todo mundo nasce com o problema em sua natureza. A definição clássica é: "O pecado é a transgressão da lei", a "lei," aqui, deve ser entendida como a lei de Deus (1ª João 3:4, Almeida contemporânea). Mas no grego é apenas uma pequena palavra, anomia, que, literalmente, é "o estado de ser contra a lei." Em outras palavras, o pecado é rebelião de coração contra o governo de Deus, não apenas exteriormente, fazendo coisas que são ilegais. Outra palavra para isso é "alienação". "A inclinação da carne é inimizade contra Deus," alienação do coração (Rom. 8:7). E, "inimizade" facilmente se expressa (*grifamos).
A expressão máxima daquele ódio interior, conhecido como anomia é visto quando a raça humana desabafou aquele ódio reprimido contra Deus ao assassinar o Filho de Deus (ver Atos 3:14, 15). O Assassinato por trás de todos os assassinatos! E todos nós fomos cúmplices (Rom. 3:23, 24; Zac. 12:10). Isso aconteceu por causa de um princípio profundamente arraigado: o ódio acalentado no coração sempre leva ao ato (*do assassinato): "Qualquer que odeia a seu irmão é homicida" (1ª João 3:15). E, claro, "nenhum homicida tem a vida eterna permanente em si," diz o final do mesmo verso (*na Almeida contemporânea).
Pode este terrível pecado ser erradicado? A Bíblia diz que SIM, e ele será! Mas somente através do arrependimento por aquele pecado de assassinar o Filho de Deus. É por isso que lemos em Apocalipse 12:11 que Deus tem um povo que "venceram [Satanás] pelo sangue do Cordeiro." O arrependimento é um dom do Espírito Santo, o último presente Ele dará antes que Ele seja finalmente retirado da terra, quando as sete últimas pragas devam cair (Apoc. capítulos 15 e 16). O arrependimento é aversão adquirida pelo pecado, que nos compele a, “daqui por diante,” negar o eu e tomar a cruz para seguir o Cordeiro de Deus (2ª Coríntios 5:14, 15; Lucas 9:23). O arrependimento inclui receber o dom precioso da expiação, ou seja, de ser reconciliado com o Deus, a quem, uma vez odiamos (Rom. 5:7-11).
Boa nova? Ainda não é tarde demais para abrirmos nossos corações e recebermos o dom do arrependimento que Ele quer dar.
__________________

 O Direito de Primogenitura Dado a Todos Nós

Arquivo do site “Dial Daily Bread" Pão Espiritual Diário (de 14 de março de 2005).

Ele simplesmente quer que todos nós aprendamos a compartilhar a alegria de Paulo, que disse: "Deus não permita que eu me glorie, a não se na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gal. 6:14, KJV).
(*Leia em Romanos, capítulo 5, sobre os frutos da Justificação pela Fé).
Qual é a mensagem de Romanos 5, em termos simples e compreensíveis?
(1) É baseado na principal verdade de que tudo o que o nosso caído, pecaminoso pai, Adão, passou para nós, como o (*cabeça da) raça humana, Jesus Cristo reverteu. Cristo tornou-Se o "último Adão" ou o segundo Adão (1ª Coríntios. 15:22). Adão passou a todos nós um veredicto de condenação judicial, isto é, a própria morte. Cristo deu a todos nós um veredicto judicial de absolvição. Esta é a única razão pela qual o Pai pode tratar cada homem como se ele nunca tivesse pecado, (*“não lhes imputando os seus pecados” 2ª Cor. 5:19) ​​e fazer com que a chuva e o sol “desça sobre os justos e injustos" (Mat. 5:45)..
(2) Assim que Adão e Eva pecaram no Jardim, o Filho de Deus entrou em cena para ser o nosso Salvador daquela morte terrível e interminável. Assim, Cristo foi "morto desde a fundação do mundo" (Apoc. 13:8).
(3) Segue-se que Cristo morreu a segunda morte por toda a raça humana: "Vemos ... Jesus ... para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos" (Heb. 2:9). Essa é a coisa real — não apenas um sono num fim de semana.
(4) Assim, segue-se, mais uma vez que, porque Ele morreu segunda morte de cada homem na Sua cruz, Cristo deu a cada homem uma segunda oportunidade de ser leal ao governo do céu. Este é um "veredito ... judicial de absolvição" (Rom. 5:15-18, REB).
(5) O que Cristo realizou na Sua cruz foi para dar a cada homem "primogenitura" de Esaú. Você se lembra, Esaú a tinha; nem todos os anjos no céu ou no inferno poderiam tê-la arrancado dele, mas ele voluntariamente, de sua livre escolha a "desprezou" e a "vendeu" por um "prato de lentilhas" (Gên. 25:34, Heb. 12:16)..
Foi por Seu sacrifício na Sua cruz que Cristo deu a "primogenitura" para todos nós. Agora, apegue-se a ela sempre!

—Roberto Wieland

 

O irmão Roberto J. Wieland foi um pastor adventista, a vida inteira, missionário na África, em Nairobe e Kenia. É autor de inúmeros livros. Foi consultor editorial adventista do Sétimo Dia para a África. Ele deu sua vida por Cristo na África. Desde que foi jubilado, até sua morte, em julho de 2011, aos 95 anos, viveu na Califórnia, EUA, onde ainda era atuante na sua igreja local.
Ele é autor de dezenas de livros. Em 1950 ele e o pastor Donald K. Short, também missionário na África, em uma das férias deles nos Estados Unidos, fizeram dois pedidos à Conferência Geral:
1º) que fossem publicadas todas as matérias de Ellen G. White sobre 1888, e
2º) que fosse publicada uma antologia dos escritos de Waggoner e Jones. Eles e sua mensagem receberam mais de 200 recomendações de Ellen G. White.
38 anos depois, em 1988, a Conferência Geral atendeu o primeiro pedido, o que resultou na publicação de 4 volumes com um total de 1821 páginas tamanho A4, com o título Materiais de Ellen G. White sobre 1888.
Quanto ao segundo pedido até hoje não foi o mesmo ainda atendido.

 

Nota do tradutor:

1) Vai você desperdiçar os Talentos de Deus?

No volume 7 da série SDABC, pág. 966, Ellen G. White nos chama a atenção para Apoc. 3:20: “Diz a Testemunha Verdadeira, ‘Eis que Eu estou à porta e bato.’ Cada advertência, reprovação e súplica na Palavra de Deus, ou através de Seus mensageiros delegados é uma batida à porta do coração; é a voz de Jesus pedindo para entrar. Com cada batida desatendida, a sua determinação para abrir torna-se fraca e mais fraca. Se a voz de Jesus não é atendida imediatamente, ela se torna confusa na mente com uma multidão de outras vozes, as preocupações e negócios absorvem a atenção, e as convicções morrem.

O coração torna-se menos impressionável pela brevidade do tempo, e da grande eternidade além. O Hóspede celestial está à sua porta, enquanto você está acumulando obstáculos para barrar Sua entrada.

(O Comentário Bíblico Adventista , vol. 7 pág. 966 e 967. Originalmente na Review and Herald de 2 de novembro de 1886).