quinta-feira, 11 de abril de 2013

Lição 2 - Amor e Julgamento: o Dilema de Deus (Oseias), por Thomas Cusack


Para 6 a 13 de abril de 2013


O texto para memorizar diz: "Converte-te a teu Deus, guarda o amor e o juízo e no teu Deus espera sempre" (
Oseias  12:06).

Oseias usa metáforas para tentar trazer a verdade espiritual para a mente de uma forma familiar. Deus usou este método, e ainda o faz, porque Ele tem cuidado ao comunicar conosco de tal forma que possamos realmente ouví-Lo e responder ao Seu amor.

Na lição de domingo o povo de Deus é comparado a uma pomba, facilmente iludivel e sem percepção Deus está tentando nos fazer ver que a menos que nós estejamos profundamente ligados a Ele, somos facilmente levados a colocar nossa confiança em poderes e depender do esforço humano em vez de colocar a nossa confiança implícita nas mãos carinhosas de um Deus amoroso. É muito fácil ter ajuda humana para os nossos problemas, em vez de buscar o Senhor, não é? Claro, o Senhor pode usar seres humanos em resposta às nossas orações, mas devemos ter cuidado para não usar a ajuda humana, de tal forma que, necessariamente, estejamos nos afastando do Senhor. Quando compreendemos a “benignidade de Deus,” ela nos levará “ao arrependimento” (*Rom. 2:4). Quando compreendermos o amor Ágape de Deus, saberemos, mais do que estamos cientes que Ele, eventualmente, responderá às nossas orações porque Ele quer nos amar e abençoar.
Em Oseias 10 Efraim é comparado a uma novilha domada, que gosta de debulhar grãos, porque ela pode comer enquanto faz a debulha. Israel havia se tornado egocêntrico. Deus quer ver a justiça e bondade crescer em outros através de nosso testemunho, ministério e caráter. Deus queria que Efraim trabalhasse arduamente para arar o solo, sob o jugo, para aprender o valor da doação e do amor abnegado incondicional (*—Ágape). A advertência para semear justiça se refere ao relacionamentos entre pessoas, a busca de Deus diz respeito à relação entre Deus e Seu povo. O rompimento do solo representa reforma e renovação espiritual e social. Deus quer derramar sobre nós a justiça.
Oseias 11 tem a bela imagem de uma criança nas mãos de um terno pai. Deus cuidou de nós desde o início e continuará a fazê-lo, se mantivermos a nossa fé em Deus e a fé de Cristo em nós.
A compaixão de Deus é mais forte do que a raiva. Deus não deseja executar a Sua ira. Embora haja momentos quando Deus disciplina, Ele prefere simplesmente conquistar o coração pelo amor, paciência, compaixão, misericórdia e ternura. Os caminhos de Deus transcendem os da humanidade pecadora. Ele não vai deixar a amargura governar Suas decisões. O amor de Deus busca trazer cura, saúde, e restauração ao Seu povo. O propósito da disciplina divina é para corrigir, reformar, e reconciliar, não para destruir ou vingar. O coração de Deus é como o de uma criançinha: puro, amoroso, inocente, incrivelmente afável, sensível, dedicado.
A salvação de Deus terá a última palavra. Ele ouve o nosso pedido para tirar a culpa que nos fez tropeçar. Nós trazemos palavras de arrependimento genuíno, como nossa oferta de ação de graças. Deus, então, nos promete ricas bênçãos. As árvores frutíferas são usadas ​​como uma ilustração de Deus que formam um jardim cheio de bênçãos para o mundo inteiro
O arrependimento, coletivo ou individual, é a condição para receber as bênçãos de Deus, por indivíduos ou pela igreja como um todo. Precisamos, finalmente, responder plenamente a essas imagens do amor de Deus, e O buscar com "todo o nosso coração" (*Jer. 29:13, Deut. 4:29). Eu faço a você, leitor, três perguntas:


Você está procurando por Ele com todo seu coração? Você já procurou por Ele, alguma vez, com todo o seu coração? Você vai procurá-Lo, hoje, com todo o seu coração? E, como parte desse processo, você vai perseverar em face das provas e opressão a fim de encontrá-Lo, e mantê-Lo em seu coração, mente e vida para sempre? É realmente hora de experimentar a tristeza verdadeira e total arrependimento piedoso, “entre o alpendre e o altar” (*Joel 2:17), confessando nossos pecados e os pecados de nossos pais, da igreja, etc. Somos chamados a entrar no Santíssimo (*do Santuário celestial), no Dia da Expiação, em Cristo, e para receber plenamente a Sua lei, Seu amor, Sua vida, Sua mente, Seu espírito, Seu coração, em nossa própria vida. "Une o meu coração ao temor do Teu nome” (*Sal. 86:11). Eu oro, intensamente, para que você, finalmente tenha esta experiência. "Rogo-Te que me mostre a Tua glória" (*Êxo. 33:18).
 (*Ó Senhor,) "Une o meu coração ao temor do Teu nome” (*Sal. 86:11). Eu oro, intensamente, para que você, finalmente tenha esta experiência. "Rogo-Te que me mostre a Tua glória" (*Êxo. 33:18).
Em verdade, toda a terra será iluminada com a glória de Deus (*Apoc.18:1)1. Não perca esta experiência. 



-Thomas Cusack


O irmão Tomás R. Cusack é um dinâmico pastor da Associação Adventista da Pennsylvania, nos Estados Unidos da América, Ele viajou por diversos paises tais como Mongolia, Kenya, Belize, e alguns das América Central e do Sul, bem como da Europa, partilhando a mensagem de Justificação pela Fé que foi outorgada à igreja Adventista em 1888. Ao todo foram 13 séries de conferência fora dos Estados Unidos. Hoje ele é pastor da igreja adventista da cidade de Erie, no estado da Pennsylvania, localizada no endereço 190, Hunter Road, Erie, PA Cep.: 16509. O telefone dele, na igreja é (814) 864-8124, e o do primeiro ancião, irmão Lowell Freeman é (814) 739-2360.


Nota do tradutor:
1) “Aqueles que fervorosamente  estão buscando por luz e que aceitam com gratidão cada raio de iluminação divina de Sua santa Palavra, apenas a estes a luz será dada. Será através destas almas que Deus revelará a luz e poder que irá iluminar a terra inteira com Sua glória” (Testemunhos para a Igreja, vol. 5, pág. 729, escrito em 1889).

_______________________

_______________________________