sexta-feira, 26 de abril de 2013

Lição 4 - Senhor das Nações (Amós e Obadias), por Tod Goutrier



Para 20 a 27 de abril de 2013

Porque muitos virão em Meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo', e enganarão a muitos .... se levantará nação contra nação, e reino contra reino .... E então muitos serão escandalizados, e trairão um ao outro, e se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até o fim será salvo. E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim” (Mat. 24:5-14).
 “Aconselho-te que de Mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas” (Apoc. 3;18).
Não há nenhuma dúvida sobre isso — estamos vivendo numa época em que a profecia de Cristo em Mateus 24 está encontrando cumprimento. Ofensa, traição, ódio e injustiça são coexistentes com reivindicações de uma nova era emergente, em que "deus" está em todos, apenas esperando para se expressar. No entanto, o deus deste mundo não tem vontade de resolver o problema do pecado. 
Nós servimos a um Deus pessoal, soberano que ama a justiça e a misericórdia, e que promete corrigir os erros rebeldes da humanidade. Como Judá e Israel antigamente, podemos ser felizes ao ouvirmos a voz de Amós proclamando a justiça de Deus contra a iniquidade e a opressão do mundo.
Mas também podemos tremer ao lermos a lista de pecados que nos assediam, nos capítulos 2 e 3, que seria aplicável por paralelo a nós mesmos como Israel espiritual de hoje:
• Desprezar a lei e quebrar os mandamentos
• Seguindo mentiras sobre Deus e Sua vontade
• Praticando ganância e avareza
• Pervertendo o caminho do humilde
• Cortejando a imoralidade sexual
• Fechando nossos ouvidos ao profeta
• Promovendo estilos de vida não saudáveis
No entanto, como o chamado remanescente no final do tempo, temos a responsabilidade de ministrar às necessidades espirituais e físicas de toda a humanidade, a despeito de nós mesmos. Isaías 58 nos dá uma definição mais ampla do que significa ser observadores do sábado no final dos tempos.
É evidente que não podemos realizar a obra do Senhor para o mundo neste tempo sem a purificação, o amor duradouro vindo de um coração que valoriza o evangelho. Quando podemos deixar a "iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo" (*2ª Cor. 4:6) brilhar dentro e através de nós, então nossa luz pode "romper como a alva" (*Isa. 58:8), trazendo uma justiça de cura para nós mesmos e o mundo. Precisamos, desesperadamente, o que o Mensageiro de Laodicéia prescreve!
Poderíamos nos perguntar individualmente — Quanto estou colaborando para levantar a opressão daqueles sobrecarregados com o pecado? Eu tenho um cristianismo prático que é para mim a extensão do amor de Deus? Estou levantando os outros com as bênçãos que tenho recebido?
Temos sido abençoados ricamente com uma imagem do amor de Deus, sem precedentes na história humana. A Misericórdia e a Justiça se beijaram na cruz (*ver, Sal. 85:10). Como podemos ficar em silêncio e passivos à luz desse amor? Devemos nos preparar para encontrarmos o nosso Deus, e não virmos de mãos vazias, mas com amigos e entes queridos para intesificar o coro: "Justos e verdadeiros são os Teus caminhos, ó Rei dos santos!" (Apoc. 15:3).
Ao invés de assumirmos uma mentalidade de fortaleza, como os edomitas (a terra de Esaú, *Gên 36:8), regozijando-nos de que não estamos no cativeiro de outros, enquanto olhamos para as suas aflições à distância, devemos nos aproximar deles e ajudar neste trabalho.
Ó Senhor, salva-nos do orgulho e da inatividade, e cumpra a Sua palavra em nós!
 “Mas no monte Sião haverá livramento, e ele será santo; e os da casa de Jacó possuirão as suas herdades. A casa de Jacó será fogo, e a casa de José uma chama, e a casa de Esaú palha; e se acenderão contra eles, e os consumirão; e ninguém mais restará da casa de Esaú, porque o Senhor o falou” (Obadias 1:17 e 18).
Todas essas profecias, e a história de Israel, são colocadas na Bíblia para admoestação das pessoas que vivem nos últimos dias da história desse mundo E a instrução de Deus está lá para o povo nos últimos dias para se voltarem para Deus para que possam ser salvos da autêntica ruína. É por isso que essas coisas estão colocadas lá. De modo que Amós e Oséias são tão a verdade presente hoje, para você e para mim, e para todos no mundo, como elas foram para o povo das dez tribos no dia em que eles escreveram. (Alonzo T. Jones, no Boletim Diário da Conferencia Geral de 1897, em 14 de março de 1897)
 “A situação agora é a mesma que era nos dias de Amós. Há juízos à espera de serem derramados, e não em cima de uma única nação, mas sobre todas as nações. Os homens propõem que o dia mau está longe e, há muitos à vontade em Sião. ‘Pois quando disserem: há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição ... e de modo nenhum escaparão’ (1ª Tess. 5: 3). Alguns estão zombando da promessa da Sua vinda, e ‘assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem’ (Mat. 24. 38 e 39). Os servos de Deus devem agora proclamar a Sua Palavra, fazendo aos homens o convite: ‘temei a Deus, e dar-Lhe glória; porque é vinda a hora do Seu juízo’ (Apoc. 14:7) para reconhecer a Deus em Suas obras e receber a vida e a justiça em Suas mãos, para que a profecia de Amós possa ser cumprida para eles: ‘E plantá-los-ei na sua terra, e não serão mais arrancados da sua terra que lhes dei, diz o Senhor teu Deus’ (*Amós 9:15). (Elett J. Waggoner, em A Verdade Presente, edição inglesa, de 1º de setembro de 1898)
 “Deus é soberano sobre todas as coisas, e as profecias são apenas as declarações de Seus propósitos. Todo grande propósito de Deus em Suas obras para a salvação dos homens foi dado a conhecer antes do tempo para Suas realizações. ‘Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o Seu segredo aos Seus servos, os profetas’ (Amós 3: 7). Ele os revela para a instrução dos homens, para que eles possam ser sábios e possam saber o que fazer quando o tempo para a ação chegar. O grande plano de Deus para a redenção dos homens nunca, desde o primeiro momento da sua inauguração, foi interrompido. Tem se movido constantemente para a frente, e está avançando ainda hoje. Satanás a cada passo tem se oposto ao trabalho, e quando essas forças opostas se encontrarem, a crise será o resultado. Então, aqueles que foram zelosos para a glória de Deus, e cujo zelo foi de acordo com o conhecimento, aproveitaram a oportunidade de fazer um trabalho importante para Deus, e fizeram seus nomes em destaque entre os que foram contados como Seus servos. Mas aqueles que não foram ‘destros na ciência dos tempos, para saberem o que Israel devia fazer’ (*1º Crôn. 12:32), têm, assim, falhado em relacionar-se apropriadamente ao serviço de Deus, ou estiveram em oposição a ele, e suas vidas foram fracassos sombrios; pois os grandes propósitos da Onipotência devem avançar para a sua conclusão, e se um homem não vai preencher o lugar na obra que Deus planejou para ele, a perda é dele, e a honra que poderia ter sido sua é dada a outrem” (Idem, de 5 de outubro de 1893)
Quem vai falar sobre o maravilhoso amor e o poder de Deus? Haverá alguem especial de Seus seguidores que tem o privilégio de contar de Sua bondade, enquanto outros mantêm o silêncio? Ouça o que está escrito: "Falou o Senhor Deus, quem não profetizará?" (Amos 3: 8). Evidentemente, ninguém pode deixar de falar a Sua palavra, exceto aqueles que ainda não a ouviram. Jeremias, uma vez, por causa das críticas dos homens, pensou que ele não iria mais fazer menção do Senhor, mas ele disse: "Sua palavra foi no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos, e estou fatigado de sofrer, e eu não posso mais" (Jer. 20: 9). E assim, quando os apóstolos foram ordenados a não falar mais em nome de Jesus, eles disseram: "Não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido" (Atos 4: 20). E assim sempre será, ninguém vai manter silêncio, exceto aqueles que não conhecem a voz de Deus falando com eles.
"Deixe aqueles se recusarem a cantar,
Que nunca conheceram o nosso Deus;
Mas os servos do Rei Celestial
Podem falar de suas alegrias largamente.
"
(Idem, de 28 de dezembro de 1893).

Tod Goutrier

O irmão Todd Guthrie, é um médico adventista, membro da Mesa administrativa do Comitê de Estudos de Mensagem de 1888. Ele é ancião na sua igreja adventista local, e constantemente está envolvido em organizar e executar programas musicais para acontecimentos importantes da Igreja Adventista nos EUA e em outros países. Ele e sua família sempre aparecem no canal de televisão adventista Three Angels Broadcasting Network [Canal de Televisão Três Anjos] com música tanto vocal quanto instrumental.
__________________________