quarta-feira, 17 de abril de 2013

Lição 3 - Um Deus Santo e Justo (Joel), por Patti Guthrie



Para 13 a 20 de abril de 2013

Os profetas menores, como Joel, anunciaram as últimas mensagens de conforto, esperança e alerta para o povo de Judá, antes do primeiro advento de Cristo, e nós encontramos nessas cartas, que não ficam velhas, um cumprimento apocalíptico para a geração que vive para ver Cristo retornar uma segunda vez. "Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança" (Romanos 15:4).
Joel descreve os juízos de Deus que caíram sobre Israel como resultado de sua desobediência aos Seus mandamentos. A mensagem de Laodicéia em Apocalipse capítulo três também aponta para julgamentos que sobrevirão à última igreja de Deus na terra: "Eu repreendo e castigo a todos quantos amo" (Apocalipse 3:19). Somos repreendidos por nossos pecados do mundanismo e justiça própria, por nossa lamentável ignorância de nossa verdadeira condição. O remédio inclui ser vestido com as vestes da justiça de Cristo e a unção dos nossos olhos com colírio celestial (*que é o dom do discernimento espiritual) para que possamos ver a nós mesmos como Cristo vê, e vê-Lo como Ele é.
Foi com este propósito que o Senhor, em Sua misericórdia, enviou uma mensagem de cura para nos limpar repreender e nos purificar. Falando para aqueles reunidos na sessão da Conferência Geral de 1893, o irmão Alonzo T. Jones citou Joel 2: "E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor, vosso Deus, porque Ele vos dará em justa medida a chuva temporã" (vs. 23). Mas veja o que está à margem da versão KJV. "Um professor de justiça"... Quando Ele deu a chuva temporã, o que foi ela? "Um professor de justiça." E quando Ele der a chuva serôdia, o que esta será? "Um professor de justiça". Como? "De acordo com a justiça” (idem). (A. T. Jones, 1893. Boletim da Conferência Geral de 1893, Sermão de nº 9, pág. 183).
O irmão Jones continua a explicar que a mensagem da chuva serôdia — este mestre de justiça — foi enviada do céu para os delegados da sessão de 1888 em Minneapolis através de mensagens que exaltaram a justiça de Cristo.
Em uma posterior mensagem (sermão de nº 14), também dada na sessão da Conf. Geral de 1893, o irmão Jones advertiu que "quanto mais perto chegamos da segunda vinda do Salvador, o espiritismo de forma mais completa professará a Cristo." Mas não precisamos ser enganados. A marca da versão de Satanás da "justiça de Cristo" é auto-exaltação. Precisamos orar para que Deus nos dê discernimento para saber a diferença.
Embora a obra da chuva serôdia em preparar o povo de Deus para o maior teste já enfrentado pelo homem (fora da experiência de Cristo na cruz) tenha sido adiada (*pela sua rejeição pela liderança da nossa igreja, Testemunho para Ministros pág. 91 a 97), a promessa é certa. A chuva serôdia virá. Ela vai fazer seu trabalho e no seu despertar, vamos ver jovens e idosos recebendo visões e profetizando, vamos testemunhar "prodígios no céu e na terra" (Joel 2:28-31); o povo de Deus vindo em unidade para dar a última mensagem de advertência ao nosso mundo, Joel 2:15, 16; um espírito de arrependimento manifestado pela liderança da igreja, Joel 2:17; E a igreja unificada proclamando a última mensagem de advertência ao nosso mundo em face de desastre e calamidade, em cada palmo, Joel 2:1-11.
    "É verdade que no tempo do fim, quando a obra de Deus na terra estiver sendo concluída, os esforços sinceros apresentados por crentes consagrados sob a orientação do Espírito Santo serão acompanhados por provas especiais do favor divino. Sob a figura das chuvas temporã e serôdia, que caem nas terras orientais ao tempo de semeadura e colheita, os profetas hebreus predisseram a dotação de graça espiritual em medida extraordinária à igreja de Deus. O derramamento do Espírito nos dias dos apóstolos foi o começo da temporã, ou primeira chuva, e glorioso foi o resultado. Ao final do tempo, a presença do Espírito permanecerá com a verdadeira igreja.
    "Ao avizinhar-se o fim da ceifa da Terra, uma especial concessão de graça espiritual é prometida a fim de preparar a igreja para a vinda do Filho do homem. Esse derramamento do Espírito é comparado com a queda da chuva serôdia; e é por este poder adicional que os cristãos devem fazer as suas petições ao Senhor da seara "no tempo da chuva serôdia." Em resposta, "o Senhor que faz os relâmpagos, lhes dará chuveiros de água" (Zacarias 10:1). "Ele fará descer a chuva, a temporã e a serôdia, no primeiro mês" (Joel 2:23)”  Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, pág. 55.
"A menos, porém, que os membros da igreja de Deus hoje estejam em viva associação com a Fonte de todo o crescimento espiritual, não estarão prontos para o tempo da ceifa. A menos que mantenham suas lâmpadas espevitadas e ardendo, deixarão de receber a graça adicional em tempos de especial necessidade.
"Tão somente os que estão recebendo constantemente novos suprimentos de graça, terão o poder proporcional a sua necessidade diária e sua capacidade de usar esse poder. Em vez de aguardar um tempo futuro, em que, mediante um dom especial de poder espiritual recebam uma habilitação milagrosa para conquistar almas, rendem-se diariamente a Deus, para que Ele os torne vasos próprios para o Seu uso. Aproveitam cada dia as oportunidades do serviço que encontram a seu alcance. Diariamente testificam em favor do Mestre, onde quer que estejam, seja em alguma humilde esfera de atividade no lar, ou em um setor de utilidade pública. ...
"Todo obreiro que segue o exemplo de Cristo, estará apto a receber e empregar o poder que Deus prometeu à Sua igreja para a maturação da seara da Terra. Manhã após manhã, ao se ajoelharem os arautos do evangelho perante o Senhor, renovando-Lhe seus votos de consagração, Ele lhes concederá a presença de Seu Espírito, com Seu poder vivificante e santificador. Ao saírem para seus deveres diários, têm eles a certeza de que a invisível atuação do Espírito Santo os habilita a serem "cooperadores de Deus" (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, o págs. 54-56).
O livro de Joel fala do período de tempo em que "o anjo que se une na proclamação da mensagem do terceiro anjo, deve iluminar a Terra toda com a sua glória. Prediz-se com isto uma obra de extensão mundial e de extraordinário poder. O movimento adventista de 1840-1844 foi uma manifestação gloriosa do poder de Deus; a mensagem do primeiro anjo foi levada a todos os postos missionários do mundo, e nalguns países houve o maior interesse religioso que se tem testemunhado em qualquer nação desde a Reforma do século XVI, mas isto deve ser superado pelo poderoso movimento sob a última advertência do terceiro anjo.
"Esta obra será semelhante à do dia de Pentecostes. Assim como a 'chuva temporã’ foi dada, no derramamento do Espírito Santo no início do evangelho, para efetuar a germinação da preciosa semente, a ‘chuva serôdia’ será dada em seu final para o amadurecimento da seara. ...
"A grande obra do evangelho não deverá encerrar-se com menor manifestação do poder de Deus do que assinalou o seu início. As profecias que se cumpriram no derramamento da chuva temporã no início do evangelho, devem novamente cumprir-se na chuva serôdia no final do mesmo. ...
"Servos de Deus, com o rosto iluminado e a resplandecer de santa consagração, apressar-se-ão de um lugar para outro para proclamar a mensagem do céu. Por milhares de vozes em toda a extensão da Terra, será dada a advertência. Operar-se-ão prodígios, os doentes serão curados, e sinais e maravilhas seguirão aos crentes. Satanás também opera com prodígios de mentira, fazendo mesmo descer fogo do céu, à vista dos homens. [Apocalipse 13:13.] Assim, os habitantes da Terra serão levados a decidir-se.
"A mensagem há de ser levada não tanto por argumentos como pela convicção profunda do Espírito de Deus. Os argumentos foram apresentados. A semente foi semeada, e agora brotará e frutificará. As publicações distribuídas pelos missionários têm exercido sua influência; todavia, muitos que ficaram impressionados, foram impedidos de compreender completamente a verdade, ou de lhe prestar obediência. Agora os raios de luz penetram por toda parte, a verdade é vista em sua clareza, e os leais filhos de Deus cortam os liames que os têm retido. Laços de família, relações na igreja, são impotentes para os deter agora. A verdade é mais preciosa do que tudo mais. Apesar das forças arregimentadas contra a verdade, grande número se coloca ao lado do Senhor." Ellen G. White, O Grande Conflito, págs. 611-612


-Patti Guthrie

Patti Guthrie é uma adventista de berço. É esposa, mãe e professora dos próprios filhos. Ela é estudante da Bíblia, escritora e musicista.  Faz parte do comitê de música para leigos adventistas. A família de Guthrie aparece no canal de televisão adventista Three Angels Broadcasting Network [Canal de Televisão Três Anjos] com música tanto vocal quanto instrumental. O marido de Patti, Todd Guthrie, é médico e membro da Mesa administrativa do Comitê de Estudos de Mensagem de 1888. Ele também é ancião na sua igreja adventista local, e constantemente está envolvido em organizar e executar programas musicais para acontecimentos importantes da Igreja Adventista nos EUA e em outros países.
_______________________