quinta-feira, 11 de abril de 2013

Lição 2 - O Evangelho de Oseias, por Roberto Wieland


Para 6 a 13 de abril de 2013

Quando pensamos no profeta Oséias todos concordamos que ele realmente amou Gomer. Ela não foi um mero caso de uma noite apenas. Um homem pode valorizar sua Hummer (*camionete 4X4, fora de estrada) ou seu Rolls Royce, mas quando o carro fica destruído (*em um acidente), ele não chora e lamenta o resto de sua vida, ele simplesmente compra outro. Não é grande coisa. E quando um romance falha, um homem com afeição superficial simplesmente consegue outra mulher. Este é um romance típico de Hollywood. 
Mas Oséias não age assim. Esta mulher, Gomer, tinha comprometido a afeição mais profunda dele; ele foi um eterno cativo de seu amor por ela, do tipo de amor que "nunca acaba". Ela confiava nele e deu-lhe seu coração. Seus olhos e suas almas se encontraram. Quando ela se apaixonou por outro homem (alguém que não poderia amá-la de verdade, porque Deus não coloca amor verdadeiro por uma mulher no coração de dois homens!), ele ficou profundamente triste. O rompimento (*da relação familiar) despedaçou seu coração. O pensamento de que seu profundo amor por ela não foi apreciado e nem correspondido, foi doloroso como a morte.
Agora vamos ao evangelho de Jesus Cristo: Jesus é o verdadeiro Oséias, Ele ama a Sua verdadeira igreja com esse tipo de amor "infinito", pois Cristo tornou-Se "Emanuel, Deus conosco" (Mateus 1:23), embora Ele seja Deus, ainda é também humano. Ele é a fonte em que há todo amor e fidelidade humanos. Mas pense na dor que a fé superficial, (*a mornidão de Laodicéia), o mundanismo dentro de Sua igreja, a infidelidade dela, tem trazido a Ele. Ela é a Sua "Gomer"!
Há algo errado, um mal, que deve ser concertado antes que o grande conflito entre Cristo e Satanás possa ser concluido. Leia o livro de Oséias: Gomer, finalmente, se arrependeu. Assim ocorrerá com a igreja do Senhor, a Sua futura esposa vai se arrepender! Há boas novas na história de "Oséias." Elas estão sendo expostas hoje. Vamos ficar atentos e observar.

Robert J. Wieland
Pão Espiritual Diário,
Devocional de 6/12/2005.
Copyright © 2013 by “Dial Daily Bread.”



O irmão Roberto J. Wieland foi um pastor adventista, a vida inteira, missionário na África, em Nairobe e Kenia. É autor de inúmeros livros. Foi consultor editorial adventista do Sétimo Dia para a África. Ele deu sua vida por Cristo na África. Desde que foi jubilado, até sua morte, em julho de 2011, aos 95 anos, viveu na Califórnia, EUA, onde ainda era atuante na sua igreja local.
Ele é autor de dezenas de livros. Em 1950 ele e o pastor Donald K. Short, também missionário na África, em uma das férias deles nos Estados Unidos, fizeram dois pedidos à Conferência Geral:
1º) que fossem publicadas todas as matérias de Ellen G. White sobre 1888, e
2º) que fosse publicada uma antologia dos escritos de Waggoner e Jones. Eles e sua mensagem receberam mais de 200 recomendações de Ellen G. White.
38 anos depois, em 1988, a Conferência Geral atendeu o primeiro pedido, o que resultou na publicação de 4 volumes com um total de 1821 páginas tamanho A4, com o título Materiais de Ellen G. White sobre 1888.
Quanto ao segundo pedido até hoje não foi o mesmo ainda atendido

________________________