quinta-feira, 9 de maio de 2013

Lição 6 – Ansioso para perdoar (Jonas), por Jerry Finneman


Para 4 a 11 de maio de 2013



Algumas pessoas, hoje, pensam que o livro de Jonas é ideia ficcional simbólica sobre a existência humana. No entanto, a pregação de Jonas para os ninivitas, e sua resposta de arrependimento, foi referida por Jesus. Ele confirmou o grande milagre do resgate de Jonas do (*ventre) do peixe (Mat. 12:40). E mais, Jesus baseou Seu chamado ao arrependimento em Seus dias com fundamentação na mensagem de Jonas de arrependimento aos ninivitas (Mateus 12:41, Lucas 11:29-32). Não há aqui alegoria. É um concerto real.

O nome de Jonas significa "pomba". Ele era de Gate-Hefer (2º Reis 14:25), uma cidade na terra de Zebulom (Josué 19:10, 13). Jonas viveu quando Jeroboão II governou o Reino do Norte (2º Reis 14:23-25). Os eventos no Livro de Jonas aconteceram em algum momento durante o reinado de Jeroboão (793-753 aC). Jonas é o único profeta do Velho Testamento, que fugiu de Deus. Jonas já havia prometido servir a Deus. (Jonas 2:7-9). No entanto, o registro começa com a ação de Jonas se rebelando e fugindo de Deus.

Oséias e Amós profetizaram sobre a derrota e captura pela Assíria das dez tribos do norte. Assíria era um inimigo terrível e temido de Israel. Nínive foi especialmente conhecida pelas atrocidades brutais que infligiu aos seus prisioneiros de guerra (Naum 3:1, 4). Isto, sem dúvida, contribuiu para a relutância de Jonas para pregar aos ninivitas. Pense na implicação: por que Jonas deveria ajudar este terrível inimigo que mais tarde iria destruir a sua própria nação? (Porque as dez tribos do norte se recusaram a se arrepender mais tarde, os assírios os capturaram e governaram sobre eles. Veja Oséias 11:5).

O livro de Jonas pode ser dividido em duas partes, sendo que ambas são sobre arrependimento. A primeira parte tem a ver com o arrependimento do profeta de Deus. Não somente o profeta era relutante, era rebelde e necessitava de arrependimento. A outra parte tem a ver com o arrependimento do inimigo de Deus e de Israel. Os assírios eram um povo cruel, extremamente violento, e não tinham medo de ninguém, nem mesmo do Deus de Israel (cf. 2º Reis 18:33-35). Eles foram os stalinistas, os hitleristas, os polpotistas (do Camboja), em suma, eram os terroristas, os jihadistas, daquele tempo. Devido a isso o medo deles do juízo de Deus e arrependimento consequente é surpreendente.
      Os dois registros de arrependimento. O primeiro é sobre o desespero individual e arrependimento de Jonas, enquanto no ventre do peixe, quando as águas se fecharam em torno dele, e as algas se envolverem em torno de sua cabeça, enquanto ele vai até o fundo do mar (Jonas 2:1 a 9). O segundo registro é o do medo pessoal e arrependimento individual do rei de Nínive, seguido pelo arrependimento corporativo dos habitantes da cidade (3:5-9). Em ambos os casos — de Jonas e dos ninivitas — vemos livramentos poderosos de Deus seguidos pelos arrependimentos deles o que foi ótimo (2:10, 3:10). (As palavras, "grande" e "muito," ocorrem com frequência no livro de Jonas. Aqui estão suas localizações: "grande cidade", Jonas 1:2; 3:2; 4:11; "grande vento", 1:4; "grande tempestade", verso 12; "grande temor", vs. 16; "grande peixe", vs. 17: "desagradou grandemente", 4:1, e “se alegrou em extremo” [lit., muito] 4:6).

Os dois registros de arrependimento. O primeiro é sobre o desespero individual e arrependimento de Jonas, enquanto no ventre do peixe, quando as águas se fecharam em torno dele, ao as algas se envolverem em torno de sua cabeça, enquanto ele vai até o fundo do mar (Jonas 2:1 a 9). O segundo registro é o do medo pessoal e arrependimento individual do rei de Nínive, seguido pelo arrependimento coletivo dos habitantes da cidade (3:5-9). Em ambos os casos — de Jonas e dos ninivitas — vemos livramentos poderosos de Deus seguindo seus arrependimentos o que foi ótimo (2:10, 3:10). . (As palavras, "grande" e "muito," ocorrem com frequência no livro de Jonas. Aqui estão suas localizações: "grande cidade", Jonas 1:2; 3:2; 4:11; "grande vento", 1:4; "grande tempestade", verso 12: "muito medo", vs. 16; "grande peixe", vs. 17: "muito descontente", 4:1, e “se alegrou em extremo” [lit., muito] 4 : 6).
Quanto aos ninivitas, está escrito que primeiro “os homens de Nínive creram” na mensagem de Jonas, então eles se arrependeram. Fé em primeiro lugar, em seguida, arrependimento (3:5). As pessoas podem vir a Cristo, assim como eles são, e, em seguida, serem levadas ao arrependimento.
Deve o pecador esperar até que tenha se arrependido antes que possa vir a Jesus? Deve o arrependimento ser feito um obstáculo entre o pecador e o Salvador?
A Bíblia não ensina que o pecador deve se arrepender antes que ele possa atender ao convite de Cristo: "Vinde a mim, todos os que estais cansados ​​e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei" (Mateus 11:28) .... Não podemos nos arrepender sem o Espírito de Cristo para despertar a consciência, mais do que podemos ser perdoados sem Cristo.1
Existem três maneiras principais pelas quais uma pessoa pode ser levado ao arrependimento. Ela pode vir por meio da pregação da lei moral, levando assim as pessoas a Cristo e justificação, Gál. 3:24. Ela também pode vir por causa de calamidades ou desastres, naturais ou sobrenaturais, pelos juízos de Deus, Oséias 6:1. O terceiro caminho para o arrependimento vem da bondade de Deus que leva ao arrependimento (Rom. 2:4).
Depois de uma curta mas muito bem-sucedida campanha evangelística pelo profeta relutante, Jonas queria que Deus contradissesse Seu caráter e destruísse os ninivitas completamente por vingança. Ele pregou uma profecia de tempo de 40 dias no final do qual Nínive seria destruída, Jonas 3:4.
Jonas começou a entrar na cidade no primeiro dia de caminhada. Como o profeta pregou a desgraça e, o povo se arrependeu e mudou. A pregação de Jonas causou efeitos religiosos intensivos e extensivos. Pessoas em todos os níveis, desde o maior até o menor, tinham esperança de que Deus pudesse poupá-los.
As pessoas ouviram esta mensagem da hora do juízo, creram nela e se arrependeram. O arrependimento não é uma obra para ser recompensada. No entanto, isso não quer dizer que Deus não aja em resposta a tal arrependimento. O arrependimento de Nínive adiou a destruição da cidade por Deus por cerca de 150 anos. As pessoas finalmente se desviaram completamente de Deus e, posteriormente, a cidade foi destruída, em 612 aC. (Veja Naum 2:1 a 11).
Jonas é típico de alguns hoje que pensam como ele àquela época. Ele não se preocupava com os ninivitas de modo algum, assim como aqueles que sentem o mesmo em relação a alguns dos habitantes da cidade prostituta construída sobre sete colinas, Apoc. 17: 9, NAB. Ele não tem o conforto da salvação deles. Mas em Nínive, havia 120.000 pessoas mais em sintonia com Deus do que este profeta de mau humor. Ele ficou com raiva de Deus e de Sua mensagem de salvação para um povo que não a merecia (Jonas 4:1-2). Por causa da misericórdia de Deus e bondade, o julgador Jonas ficou irritado, desanimado e deprimido, mesmo pedindo a Deus para tirar a vida dele (4:3). [Mais tarde, ele expressou este sentimento novamente (4:8).]

Depois Jonas deixou a cidade. Ele sentou-se esperando e observando, talvez na esperança de que Deus traria juízo sobre o povo de Nínive. Em vez disso, Deus operou um milagre em nome de Jonas. Ele causou uma planta a crescer e, assim, proporcionar sombra para o seu profeta. Jonas estava grato pela planta, mas, evidentemente, não em relação a Deus, 4:6. No dia seguinte, Deus enviou um verme fazendo com que a planta se secasse e, consequentemente, tirando a sombra de Jonas, 4:7. Mais uma vez seu temperamento explosivo se expôs. Sua raiva foi direcionada a Deus, que estava no controle de todas as coisas, 4:8-9. Mas Deus tinha a última palavra. O livro termina com uma pergunta sem resposta de Deus a Jonas, 4:11.
Em resumo e conclusão
O profeta certamente tinha uma clara compreensão do caráter de Deus. Jonas sabia que Deus estava ansioso para perdoar. Na verdade, as palavras de Jonas a respeito de Deus são quase idênticas com a descrição dEle por Joel, em 2:13. Também cfNeem. 9:17; Salmos 103:8, 145:8). Deus é misericordioso e compassivo, e tardio em irar-Se. Ele não Se deleita em punir os ímpios, 2ª Pedro 3:9. Jonas também disse que ele sabia que Deus Se arrepende do mal, 4:2. O profeta temia que todos os atributos de Deus seriam estendidos aos desprezíveis, cruéis ninivitas, adoradores de ídolos — e isso aconteceu!
Sua graça nunca é merecida. Suas misericórdias são sempre imerecidas.
Deus não apenas mostra misericórdia para com os Seus inimigos, mas também para com o Seu profeta. Deus havia poupado Jonas, capítulo 2; depois Ele poupou Nínive.
No início Jonas se arrependeu, e agora estes gentios se arrependeram. Como símbolos exteriores de contrição interior e humilhação jejuaram e “vestiram-se de saco” (3: 5).
3:7-8. O arrependimento e remorso do rei o levou, e a seus nobres, a emitir um decreto real, que instruía o povo a jejuar e a se cobrirem de saco, vs. 8, (cf. comentários sobre o vs. 5), para clamar urgentemente a Deus, e abandonar a sua maldade (seus maus caminhos; cf. vs. 10).2

A Conversão dos ninivitas (3:5-10)
4: 1. Jonas obviamente rejeitou e repudiou a bondade de Deus para com os ninivitas.  Nessa atitude ele simbolizava a nação de Israel. Os interesses próprios de Jonas foram um lembrete para Israel por sua falta de preocupação com as formas e as misericórdias de Deus. A palavra aponta o contraste entre a compaixão de Deus (3:10) e o desprazer de Jonas, e entre Deus Se voltar de Sua ira (3:9-10) e Jonas de se volver para a raiva. A raiva de Jonas (ficou zangado, literalmente é "Se tornou quente") por Deus poupar Nínive decorre de seu fervor patriótico desequilibrado. Jonas provavelmente sabia, de Amós e Oséias, que a Assíria seria o destruidor de Israel. A atitude inconstante de Jonas para com o trato de Deus com ele, são é muito abrupta e variada (desobediência, cap. 1; ação de graças, cap. 2; obediência, cap. 3, e desagrado, cap. 4).
b. A oração de Jonas (4:2-3)
4:2. Com raiva e desgosto o profeta repreendeu seu Senhor, dizendo em essência: "Eu sei que Tu és perdoador e agora olha o que aconteceu!" Jonas admitiu que ele fugiu em direção a Társis, porque ele não queria que os ninivitas fossem salvos do julgamento. (Ele queria estar livre de calamidade, 2:2, 7, mas ele não queria que os ninivitas escapassem de desastre.) Os ninivitas estavam mais dispostos a aceitar a graça de Deus que Jonas. Jonas, um objeto da compaixão de Deus, não teve compaixão do povo de Nínive.
Jonas sabia que Deus está disposto a perdoar, mas ele não queria que os seus inimigos soubessem disto. A ameaça de “subversão”(3:4, Almeida Fiel) deles poderia ser esquecida(*pelo Senhor) se seus ouvintes se volvessem para o seu Deus perdoador.
O profeta certamente tinha uma clara compreensão do caráter de Deus, como refletido em sua quase-citação de Êxodo 34:6. Na verdade, as palavras de Jonas a respeito de Deus são quase idênticas com a descrição dEle de Joel (Joel 2:13;.. Também cf.Neem.9:17; Salmo. 103:8, 145:8). Deus é misericordioso (i.e., Ele anseia por isto e favorece outros) e compassivo (protetor em Seu afeto), tardio em irar-Se. (Ele não se deleita em punir os ímpios;cf. 2 Pedro 3:9), e cheio de amor (ese,"amor leal, ou fidelidade a um concerto"). O salmista frequentemente falava de Deus ser "benigno" e "compassivo", embora, por vezes, em ordem inversa (Salmo 86:15, 103:8, 111:4, 112:4, 145:8). Jonas também disse que ele sabia que Deus se arrependedo mal (*de enviar calamidades). O profeta temia que todos esses atributos de Deus seriam estendidos aos desprezíveis, cruéis ninivitase isso aconteceu!
4:3. A angústia de Jonas sobre o que Deus fez o levou a pedir que Ele lhe tirasse a vida (cf. Jonas 4: 8, 1º Reis 19: 4). Anteriormente ele havia orado para viver (Jonas 2:2). Talvez agora ele estivesse envergonhado de que a ameaça não tenha sido realizada. Porque Deus se arrependeu de sua ira e não destruiu a cidade, Jonas estava tão emocionalmente decepcionado que ele perdeu toda a razão de viver. Deus estava preocupado com a cidade (4:11), mas Jonas não estava.
c. A ação de Jonas(4:4-5)
4:4-5. Embora Jonas soubesse que Deus é tardio em irar-Se (v. 2), ele ainda queria que o Senhor executasse a sua ira rapidamente(swiftly). No entanto, Deus, hesitante em estar com raiva, mesmo com o Seu profeta, tentou argumentar com ele. Deus perguntou ao mensageiro emburrado se a sua ira era junstificável (vs. 9). Esta questão implícaem uma resposta negativa: Jonas não tinha o direito de estar com raiva. Uma pessoa nunca deve raivosamente questionar o que Deus faz, mesmo quando o que deseja difere do que Ele espera ou quer.
Jonas estava tão perturbado que ele não respondeu a Deus. Em vez disso, ele deixou a cidade e construiu um abrigo rudimentar, talvez a partir de galhos de árvores, e sentou-se (cf. o rei estava sentado na poeira, 3:6), em sua sombra (cf. Elias debaixo de uma árvore de zimbro, 1º Reis 19: 4). Aparentemente, Jonas tinha uma visão clara da cidade. Porque ele esperou para ver o que aconteceria à cidade é difícil de se entender. Talvez ele sentiu que Deus iria responder a seu apelo e subverter a cidade de qualquer maneira. Incapaz de imaginar que Deus não realizaria a Sua justiça sobre as pessoas que mereciam, Jonas estava determinado a esperar até Nínive de fato ser julgada. Mas ele estava errado e sua atitude era infantil. Obviamente, ele tinha esquecido que ele, que também merecia a morte por desobediência, foi poupado por Deus (cap. 2).
2. A explicação do Senhor (4:6-11)
a. A ilustração preparada (4:6-8)Deus, sendo lento em irar-Se (v. 2), novamente tentou argumentar com Jonas (v. 4). Desta vez, Deus lhe deu uma lição visual. Deus levantou um objeto de afeição de Jonas (uma planta confortante) e contrastou com o objeto de seu próprio interesse (as almas das pessoas). Deus repreendeu Jonas, não através de uma tempestade neste caso, mas expondo o egoísmo dos seus gostos e desgostos.
4:6. Deus proveu (cf. "preparou" em 1:17, 4:7-8) uma videira (*aboboreira) para dar ao profeta sombra, o que o seu rústico abrigo (v. 5) não poderia fornecer. O Deus do mar, que poderia preparar um peixe para engolir Jonas, é também o Deus da terra (cf. 1:9) e de sua vegetação. Aqui está a evidência de que Deus é compassivo (4:2), mesmo quando os Seus servos estão chateados e deprimidos.
Ao esta planta crescer cobriu a cabana do profeta. A sombra da planta verde, cobrindo seu estande com a sua densa folhagem, o protegia contra os raios do sol do deserto. A planta (qîqāyôn) pode ter sido uma planta de mamona (Ricinuscommunis), que cresce rapidamente em climas quentes a uma altura de 12 pés (*quase 3 metros) e tem grandes folhas. Ela facilmente se murcha se o seu caule está ferido. O fato de que a planta cresceu durante à noite (cf. "no dia seguinte ao subir da alva", v. 7, e noteo vs. 10) mostra que o crescimento mais rápido do que o usual era tanto um milagre de Deus como Ele provendo o peixe para Jonas. Encantado com esse alívio, Jonas, embora tivesse ficado com raiva e deprimido, estava agora muito feliz. Ironicamente, ele estava feliz com seu próprio conforto, mas não com o alívio da sentençados ninivitas.
4:7-8. Cedo no dia seguinte, Deus proveu (cf. "preparou" em 1:17, 4:6) um verme que destruiu a planta que trouxera alegria ao profeta. Então, no dia seguinte, Deus providenciou um vento leste escaldante que deixou Jonas desconfortante e a ponto de desmaiar. O abrigo do profeta não foi suficiente para protegê-lo do vento terrivelmente quente do leste. Surpreendentemente, no capítulo 1, Deus interveio por uma tempestade e um peixe enorme, e agora Ele interveio com um verme humilde e um vento calmo. Mais uma vez, o profeta estava tão desconfortável, primeiro pelo arrependimento de Nínive e, agora, com a perda da sombra da videira, a ponto de ele querer morrer (cf. 4:3).
b. A explicação declarada (4:9-11)
4:9. Deus fez a Jonas a mesma pergunta de antes. Tem você o direito de estar com raiva? (V. 4), mas aqui Ele acrescentou as palavras sobre a videira (*ao invés de aboboreira, em algumas versões). Deus estava querendo que Jonas visse o contraste entre Ele ter poupado a Nínive e ter destruído a planta — o contraste entre a falta de preocupação com o bem-estar espiritual dos ninivitas e sua preocupação com o seu próprio bem-estar físico. Tanto a indiferença de Jonas (por Nínive) e a preocupação (consigo mesmo) eram egoísmo. Jonas respondeu que a sua ira sobre a planta seca era justificável, e que ele estava tão zangado que ele queria morrer.
"A vida de Jonas [é] uma série de desconcertantes surpresas e frustrações. Ele tenta fugir de Deus e está preso. Ele, então desiste, aceita a inevitabilidade de perecer, e é salvo. Ele obedece quando é dada uma segunda chance, e é frustrante e, embaraçosamente bem sucedido. Ele explode, sua frustração é intensificada "(JudsonMather," O cômico Ato do Livro de Jonas,"pág. 283).
4:10-11. Deus queria que Jonas visse que ele não tinha o direito de estar com raiva sobre Nínive ou com a videira (*aboboreira), pois Jonas não tinha dado vida ou sustentado qualquer um deles. Nem era soberano sobre elas. Ele não tinha controle sobre o crescimento ou definhamento da planta. A videira era bastante temporal (surgiu durante a noite e morreu durante a noite) e foi relativamente de pouco valor. No entanto, Jonas ficou pesaroso por ela. Considerando que Jonas não tinha parte alguma em fazer a planta crescer, Deus havia criado os ninivitas. As afeições de Jonas foram distorcidas, ele se preocupava mais com uma videira do que com as vidas humanas. Ele se preocupava mais com o seu conforto pessoal do que com o destino espiritual de milhares de pessoas. Que imagem de Israel nos dias de Jonas.
As palavras de Deus ao profeta indicam que Jonas não tinha o direito de estar com raiva. Donald E. Baker parafraseia a resposta do Senhor desta maneira: "Vamos analisar essa sua raiva, Jonas apresenta a sua preocupação sobre sua amada planta, mas o que isso realmente significa para você? Seu apego a ela não pode ser muito profundo, pois nasceunum dia e morreu no próximo. Sua preocupação foi ditada pelo interesse próprio, e não pelo amor genuíno. Você nunca teve a devoção de um jardineiro. Se você se sente tão mal assim, o que você esperaria que um jardineiro sentisse, que cuidasseda planta e a assistisse crescer só para vê-la murchar e morrer? Assim é como Eu me sinto sobre Nínive, só que muito mais. Eu fiz todas as pessoas, todos os animais; os tenho acalentado todos esses anos. Nínive custou-Me esforçosem fim, e isso significa tudo para Mim. Sua dor não é nada comparada com a Minha quando Eu contemplar a sua destruição" ("JonahandtheWorm"pág. 12).
Se Jonas tinha pensado que era absurdo Deus poupar os assírios, Deus expôs a Jonas como aquele cujo pensamento era absurdo.
Em contraste com uma videira insignificante, a grande Nínive era importante, tinha mais de 120 mil pessoas. As palavras, “que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda” (*4:11) pode referir-se às crianças, caso em que a população de Nínive e seus arredores pode ter sido, como alguns comentaristas declararam, cerca de 600 mil. Mas outros comentaristas sugerem que os 120.000 eram adultos, que eram tão indisciplinados ou sem discernimento como crianças, retratando, assim, sua condição espiritual e moral sem Deus.
Jonas é um exemplo extremamente trágico da situação da nação de Israel. Tanto Jonas e Israel foram acusados ​​de desobediência religiosa e desafeto. Que tragédia quando o povo de Deus se importa mais com conforto do que a vontade de Deus entre os homens.
Por outro lado, Deus é altruísta. Ele tem o direito de estar preocupado com a grande cidade, uma cidade com muitas pessoas que precisavam de Sua graça.
Os dois Profetas Menores, que lidam quase que exclusivamente com Nínive, Jonas e Naum — cada um termina com uma pergunta (cf. Naum 3:19). A questão em Jonas 4:11 deixa o leitor com uma sensação de mal-estar, ao a cortina cair abruptamente. Nenhuma resposta de Jonas é registrada. Como é que este silêncio deve ser entendido? Muito provavelmente Jonas não poderia ter escrito o livro, a menos que ele tivesse aprendido o ponto que Deus estava procurando salientar para ele. Aparentemente, Jonas percebeu seu erro e, em seguida, escreveu esta narrativa histórico-biográfica para exortar Israel a fugir de sua desobediência e insensibilidade espiritual.
Quando o livro termina, Jonas estava zangado, deprimido, quente e fraco. E ele foi deixado a contemplar as palavras de Deus sobre a sua própria falta de compaixão e a profundidade de compaixãode Deus. O Senhor tinha declarado os seus argumentos: (a) Ele é misericordioso para com todas as nações, em relação aos gentios, bem como aos israelitas, (b) Ele é soberano, (c) Ele pune rebelião, e (d) Ele quer que o Seu povo O obedeça, para se livrar do engano religioso, e colocar limites em Seu amor universal e Sua graça.

-Jerry Finneman

O irmão Geraldo L. Finneman é um pastor adventista, já tendo atuado nos estados de Michigan, Pensilvânia e Califórnia nos EUA. Ele prepara materiais para encontros  evangelísticos, incorporados com os conceitos das Boas-Novas da Mensagem de 1888 de Justificação pela fé. Além de pastor da IASD ele também já foi presidente do Comitê de Estudos da Mensagem de 1888. Já há alguns anos não me encontro com ele, mas me parece que, devido à idade, está para, ou, já se aposentou, mas ouvi dizer que continua trabalhando por boa parte do dia, atualmente na área de BattleCreek, a cidade que abrigava a antiga sede da igreja. Há um excelente livro escrito por ele, "Christ in thePsalms” [Cristo nos Salmos], infelizmente não está traduzido para o português.


Notas:
1 - Caminho a Cristo, pp 25-26.      
2  - Hannah, J. D. (1985). Jonas. Em J. F. Walvoord& R.B. Zuck (Eds.), vol. 1: O Comentário Bíblico do Conhecimento: Uma Exposição das Escrituras (J. F. Walvoord & Zuck R.B. ed.) (1469). Wheaton, IL: Victor Books.
 

______________________________