sexta-feira, 3 de maio de 2013

Lição 5 - Buscai ao Senhor e Viva (Amós), por Raul Diaz

Para 27 de abril a 4 de maio de 2013


Pessoas comuns e simples        
Em 1972, o jornalista Davi Halberstam publicou The Best and the Brightest, (O Melhor e o mais Brilhante) um livro sobre os arquitetos da política dos EUA no Vietnã, no início da década de 1960. O título de Halberstam se refere a esses indivíduos que receberam a melhor educação nas melhores instituições de ensino superior, além disso, a maioria tinha conseguido, antes de seu envolvimento na emergente estratégia Vietnam X EUA, sucessos notáveis ​​e triunfos nos negócios, governo e universidade. Por que, então, perguntou Halberstam, que as políticas formuladas e implementadas por esses estudiosos, revelaram-se desastrosas?
Poderíamos argumentar que a guerra não era a sua especialidade; no entanto, o que fizeram esses homens bem sucedidos em um campo, de fato não os projetou em outro. Halberstam tornou o ponto claro, que o melhor e o mais brilhante pode ser um obstáculo para um projeto ou uma nação.
Se você olhar para a história bíblica, Deus raramente escolheu "os melhores e os mais brilhantes." E quando "os melhores e mais brilhantes" tropeçaram como consta na história sagrada, eles muitas vezes provaram não ser tão brilhantes, afinal. Os exemplos incluem, Rei Saul, Judas, Salomão, e este por toda a sua sabedoria é descrito como um velho tolo, porque se afastou de Deus até a sua velhice. Em contraste, alguns dos melhores servos de Deus muitas vezes não começaram tão bem. Moisés, um príncipe, cometeu assassinato, fugiu para o deserto, e tentou esquivar-se de sua missão. Jonas fugiu na direção oposta de Suas ordens para evitar o confronto com o desânimo, medo e intolerância. Paulo era um perseguidor e um facilitador da violência da multidão. Deus humilhou esses servos para que eles pudessem ver a sua constante necessidade de absoluta dependência dEle.
Muitos dos escolhidos de Deus tiveram um começo humilde. O rei Davi começou como um pastor, e a maioria dos apóstolos eram pescadores — não exatamente os melhores e mais brilhantes, eles eram pessoas comuns e simples. O profeta Amós não foi exceção, ele era um fazendeiro. Nós lemos isto em Amós 7:14-15:
"E respondeu Amós, dizendo a Amazias: Eu não sou profeta, nem filho de profeta, mas boiadeiro e cultivador de sicômoros. Mas o Senhor me tirou de seguir o rebanho, e o Senhor me disse: Vai, e profetiza ao Meu povo Israel".
Amós não se ofereceu para ir profetizar a Israel. Em vez disso, foram-lhe dadas credenciais e autoridade celestiais, assim como mais tarde a Guilherme Miller e Ellen White. Semelhante a Amós, Guilherme Miller era inexperiente em teologia, e foi também um agricultor, mas ele era um homem estudioso a quem Deus usou para pregar a proximidade da Segunda Vinda de Cristo com base na profecia dos 2300 dias (*/anos). Outro dos servos de Deus de origem humilde foi Ellen White. Ela, ao contrário de Guilherme Miller e o profeta Amós não era uma fazendeira. Em vez disso, ela era uma jovem mulher que, incapaz de estudar além do ensino primário devido a uma lesão (*nos olhos), Deus a impregnou de Seu Espírito e com poder. Ela recebeu muitas revelações de Deus para ajudar o Seu povo em sua jornada para o reino. Para o mundo, a maioria dos pioneiros do advento não foram talentosos ou cultos, mas Deus escolheu usá-los.
Cristo também escolheu vir a este mundo como um homem comum e simples. Em Isaías 53:2, lemos que Ele cresceu "... como uma planta tenra e como raiz de uma terra seca: Ele não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para Ele, não havia boa aparência nEle, para que O desejássemos." De fato, Paulo diz de Jesus, em 2ª Coríntios 8:9, que "... sendo rico, por amor de vós Se fez pobre..." e, em Mateus, Cristo disse que Ele não tinha nenhum lugar que pudesse chamar de Seu.  "... As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça" (Mateus 8:20).
Agora, seria de se esperar que um povo que professa conhecer e adorar a Deus iria entender que esta é a maneira como Ele opera? Ele escolhe quem Ele quer, e os imbui com o Seu Espírito e com poder. Mas, infelizmente, nós, em nosso orgulho, muitas vezes resistimos àqueles enviados por Deus, porque eles não atendem aos nossos padrões, e vêm com uma mensagem que não queremos ouvir. O próprio Amós deu a razão,
Eles “odeiam na porta ao que os repreende, e abominam ao que fala a verdade" (Amós 5:10).
Ao longo da história, professos seguidores de Deus têm feito o que estava ao seu alcance para impedir aquele que veio em nome do Senhor com repreensão. Ellen White diz: "...os que forem fiéis a Deus serão perseguidos, seus motivos impugnados, desvirtuados seus melhores esforços e seus nomes repudiados como um mal" (Atos dos Apóstolos, pág. 431). Aqueles que odeiam os pregadores da justiça, odeiam a justiça. Assim, podemos ver como mensageiros de Deus foram mortos por aqueles a quem eles foram enviados. Portanto, não deve ser nenhuma surpresa que Cristo “era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens ... não fizemos dEle caso algum” (Isaías 53:3)... oprimido (vs. 4, ú.p.) ... e como um cordeiro foi levado ao matadouro" (vs. 7).
Hebreus capítulo 11 retrata a galeria dos homens de fé, onde são catalogados muitos dos feitos dos fiéis. E ainda, nos versos 36-38, vemos que o sucesso (neste mundo) não foi o destino de todos. Vamos ler,
"E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra".
Não eram esses homens e mulheres servos de Deus? Sim, eles eram, e como o "melhor e o mais brilhante", suas missões também pareciam falhar — então, onde está a diferença? Sabemos que essas missões não falham porque (*Deus disse) “a Minha palavra ... prosperará naquilo para que a enviei” (Isa.55: 11), mas para o mundo, a vida e a obra dos servos de Deus é realmente um fracasso.
Esse tipo de espírito de rejeitar os mensageiros de Deus estava presente na conferência de Minneapolis em 1888. Ellen White disse que foi o Senhor que enviou os jovens mensageiros. Ela disse: "Em Sua grande misericórdia, enviou o Senhor uma mui (sic.) preciosa mensagem a Seu povo por intermédio dos pastores Waggoner e Jones" (Testemunhos para Ministros, pág. 91). Várias vezes Ellen White reiterou que a mensagem apresentada por esses dois pastores tinham credenciais celestiais e divinas. No entanto, Waggoner e Jones foram vistos pelos irmãos como imaturos jovens iniciantes. “—Como ousam eles se oporem a quem esteve presente no Grande Desapontamento de 1844?” Esses irmãos esqueceram que em 1844 eles também foram considerados como imaturos jovens iniciantes, pregando tolices sobre o fim do mundo e a volta de Cristo. Esses mesmos pioneiros trataram aos jovens pregadores como eles foram tratados 44 anos antes, de alguma forma perdendo a ironia.
Ellen White não mediu as palavras ao repreender os irmãos por a sua atitude e comportamento. Estava convencida de que os irmãos, rejeitando a mensagem, tinham o mesmo espírito que os judeus que crucificaram a Cristo (Testemunhos para Ministros , pág. 79, 1895; e Testemunhos Especiais, Série A, n º 6, pág. 20). Além disso, ela avisou que eles eram ignorantes de sua verdadeira condição espiritual, e estavam à beira de cometer o pecado imperdoável.
Em que ponto estamos? E se Deus fosse para enviar homens e mulheres jovens das regiões mais pobres do mundo para nos dar mais luz, como é que nós os receberíamos? Será que permitiríamos sermos tomados de preconceito? Será que nós, como um bom povo de Laodicéia diríamos, "—temos toda a luz que precisamos, não temos necessidade de mais?" Ou nós humildemente iríamos ao Senhor e Lhe perguntaríamos: "—Será que isso vem de Ti, Senhor? Enviaste Tu esses mensageiros?" Eu oro para que respondamos da maneira humilde.

-Raul Diaz


O irmão Raul Diaz é um membro da Igreja adventista da cidade de Monte Vernon, no estado de Illinois, perto de Chicago. Ele atua em diversos departamentos da igreja, prega em diferentes ocasiões e locais, e ensina a lição da escola sabatina em sua unidade evangelizadora em sua igreja local — Seventh-day Adventist church, na cidade de Mt Vernon, Illinois, localizada no endereço: 12831 N. Norton Dr., Mount Vernon, Il. 62864-8231, U.S.A, Tel.: 001 XX (618) 244-7064, endereço eletrônico: www.mtvernonadventist.org
_______________________