quinta-feira, 23 de maio de 2013

Lição 8 – Confiando na Bondade de Deus (Habacuque), por Raul Diaz

Para 18 a 25 de maio de 2013

Na espera                                     
Anos atrás, em uma conferência cristã, um dos participantes teve uma morte inesperada na família e teve que sair imediatamente. Esta perda repentina foi trazida à atenção de todos os presentes, juntamente com a sugestão de orar para o conforto e força para o jovem e sua família. Pouco antes da oração coletiva em seu nome, o hino, "Sou Feliz com Jesus"1 foi cantado pela congregação que foi solicitado pela mulher enlutada. Todos choraram. Na verdade, não só foi um momento muito emocionante, mas solene, como o próprio autor deste hino tinha escrito o texto em um momento de grande luto próprio. (As canções podem assumir significados mais profundos quando você conhece as histórias por trás delas).
Recentemente, uma canção intitulada "Você está na espera", foi tocada no rádio. "Ao olhar para a letra, a história por trás do título veio à mente, e ela deu à música um significado completamente diferente. O "Você" na canção se refere a Deus como Aquele que está esperando. Incluído com a letra foi dado o testemunho pessoal da autora. Durante anos, ela e o marido tinham tentado conceber um filho, sem sucesso. Eles tentaram todas as opções possíveis, incluindo a oração, mas nada parecia funcionar. Deus parecia distante, calado e ausente. Felizmente, essa impressão de Deus não durou muito. Desesperada, ela e seu marido continuaram a orar, e sua dependência de Deus aumentou. Ela afirmou que, inicialmente, eles não perceberam que Deus estava atrasando a resposta às suas orações, e que Ele estava trabalhando em seus corações, apesar da aparência de suas circunstâncias externas. Ela disse que quanto mais esperavam, mais eles oravam, e quanto mais eles oravam, mais eles se rendiam, e quanto mais eles se rendiam, mais a atitude deles mudava. Em posterior visão, claramente, Deus estava envolvido no atraso ou como o autor escreveu mais tarde: "...na espera." Mesmo assim, o Senhor não respondeu a oração deles exatamente para conceber um filho, Seu atraso preparou seus corações para receberem uma bênção diferente, uma criança adotada. Grato, o compositor mais tarde cantou: "Te agradeço Senhor por cada resposta que Você atrasou."
Habacuque estava em uma posição semelhante — não que ele estivesse cantando, mas em que ele estava esperando no Senhor para a resposta à sua oração, esperando no Senhor para o conforto e justiça. Depois de ter visto a imoralidade, abuso e violência entre cidadãos. Habacuque clamou: "Deus, você não vê o que está acontecendo? Você não se importa? Quanto tempo você vai permitir que isso continue? "E Deus, em Sua misericórdia respondeu:" Sim, Eu vejo o que está acontecendo, e Eu estou descontente. Eu não estou alheio, Eu estou fazendo alguma coisa, mas o fruto não será visto nos próximos anos. Vou colocar um fim a isso, mas isso vai levar tempo — Tempo para salvar todos os que atenderem"
A resposta de Deus para Habacuque estava na forma de uma promessa, uma promessa que Habacuque provavelmente não a veria cumprida. No entanto, a promessa de que Deus tinha um plano era para confortá-lo e sustentá-lo. Deus justamente esperava que a Sua promessa, recebida por Habacuque, mediante a fé, seria suficiente. E, de fato Ele falou a Habacuque apenas isto, "o justo viverá pela sua fé" (Habacuque 2:4). Os justos seriam aqueles que como Habacuque estavam clamando a Deus, enquanto viviam rodeados de injustiça.
A fé pode ser definida como confiar que a palavra vai fazer o que ela disse que faria e esperar a palavra realizá-lo. Habacuque devia confiar que Deus iria cumprir sua promessa e esperar por Deus para fazer isso. A implicação era que Habacuque não devia fazer, nada ele mesmo, fora do que Deus havia instruído. A fé também é definida como a resposta de um coração cheio de apreço pela obra de Deus. Habacuque estava sendo convidado a ser grato de que Deus havia respondido sua oração e, um dia, faria uma obra que "vós não crereis, quando for contada" (Habacuque 1:5). Assim, Habacuque devia estar certo de que o que ele esperava que iria acontecer e que ele não via, seria revelado, Hebreus 11:1. Para Habacuque, a promessa de Deus era evidência de que o que não foi visto por olhos humanos é visto por Deus, Ele mostra interesse, e está envolvido na solução do problema.
Como Abraão, Habacuque creu no que ouviu de Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, Gênesis 15: 6. A citação a seguir nos dá uma compreensão mais profunda,
"Há uma resposta à pergunta de Habacuque. É uma resposta, não em termos de pensamento, mas em termos de eventos. A resposta de Deus vai acontecer, mas não pode ser explicitada em palavras. A resposta certamente virá, "se parece lenta, espere por ela. ‘É verdade, no entanto, que é difícil de suportar, o justo está horrorizado com o que vê. A isto a grande resposta é dada: ‘O justo viverá pela sua fé.’ É uma resposta, novamente, não em termos de pensamento, mas em termos de existência. Fé profética é a confiança nEle, em cuja presença silêncio é uma forma de entendimento" (Abraham J. Heschel, Os Profetas, pág. 143.
O julgamento, o Senhor prometeu, era terrível. Mas Habacuque confiou no Senhor. Ellen White diz:
"Confiante de que mesmo neste terrível juízo o propósito de Deus por Seu povo seria de alguma maneira cumprido, Habacuque rendeu-se em submissão à vontade revelada de Jeová. "Não és Tu desde sempre? ele exclamou. E então sua fé viu além das desoladoras perspectivas do imediato futuro, e descansando nas preciosas promessas que revelam o amor de Deus por Seus confiantes filhos, o profeta acrescentou: "Nós não morreremos" (Habacuque 1: 12). Com esta declaração de fé, ele depôs sua causa, ,bem como a de cada crente israelita, nas mãos de um compassivo Deus. "Ellen G. White, Profetas e Reis, pág 386).
Habacuque deve ser um exemplo para nós. Deus ainda está em operação em nossas vidas, mesmo que nós não O vejamos. Lemos ainda de Ellen White,
"A fé que fortaleceu Habacuque e todos os santos e justos naqueles dias de grande provação, é a mesma fé que sustém o povo de Deus hoje. Nas horas mais escuras, sob as mais proibitivas circunstâncias, o crente cristão pode suster sua alma sobre a fonte de toda a luz e poder. Dia a dia, pela fé em Deus, sua esperança e ânimo podem ser renovados. ‘O justo pela sua fé viverá’ ... Devemos acariciar e cultivar a fé da qual testificaram profetas e apóstolos — a fé que se apodera das promessas de Deus, e espera pelo livramento na ocasião e maneira apontados. A firme palavra da profecia encontrará seu final cumprimento no glorioso advento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, como Rei dos reis e Senhor dos senhores. O tempo de espera pode parecer longo, a alma pode ser oprimida por desanimadoras circunstâncias, muitos daqueles em quem confiamos podem cair ao longo do caminho; mas como o profeta que procurou encorajar Judá em tempo de apostasia sem precedente, ... tenhamos em mente a confortante mensagem: "A visão é ainda para o tempo determinado, e até o fim falará, e não mentirá. Se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará ... . O justo pela sua fé viverá" (Hebreus 2:3, 4)." Ellen G. White, Profetas e Reis, págs. 386-388.
Uma vez que, "A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra" (Rom. 10:17), então é a Palavra de Deus que sustenta aqueles que escutam e ouvem até o fim.

      -Raul Diaz

 Nota do tradutor:
1)           Sou Feliz com Jesus, Hino de nº 230 no Hinário Adventista brasileiro, e 530, no Hinário adventista Americano, com o título It Is Well With My Soul,

O irmão Raul Diaz é um membro da Igreja adventista da cidade de Monte Vernon, no estado de Illinois, perto de Chicago. Ele atua em diversos departamentos da igreja, prega em diferentes ocasiões e locais, e ensina a lição da escola sabatina em sua unidade evangelizadora em sua igreja local — Seventh-day Adventist church, na cidade de Mt Vernon, Illinois, localizada no endereço: 12831 N. Norton Dr., Mount Vernon, Il. 62864-8231, U.S.A, Tel.: 001 XX (618) 244-7064, endereço eletrônico: www.mtvernonadventist.org
_______________________