quinta-feira, 23 de maio de 2013

Lição 8 – Confiando na Bondade de Deus (Habacuque), por Daniel H. Peters

Para 18 a 25 de maio de 2013

"O Senhor está no seu santo templo" (Habacuque 2:20), e "o justo viverá pela sua fé" (v. 4).
Habacuque é um pequeno livro escondido em um local obscuro no Antigo Testamento, onde poucas pessoas o veem. A chave para o livro de Habacuque é a clareza da mensagem de 1888. A "verdade presente" de Habacuque é a "união da verdadeira idéia bíblica da justificação pela fé com a idéia singular de purificação do santuário celestial. Esta é uma verdade bíblica que o mundo está esperando para descobrir. Ela forma o elemento essencial da verdade que ainda vai iluminar a terra com a glória de uma final, apresentação totalmente desenvolvida do “evangelho eterno” de Apocalipse 14 e 18."1
"O assunto do santuário foi a chave que desvendou o mistério do desapontamento, mostrando que Deus guiou o Seu povo no grande movimento do Advento. Abriu-se à visão um conjunto completo de verdades, ligadas harmoniosamente entre si, e revelou novos deveres ao trazer a lume a posição e obra do povo de Deus."2
"Cristo, Seu caráter e obra, é o centro e a totalidade de toda a verdade. Ele é o elo na qual as jóias da doutrina estão ligadas. NEle encontra-se o sistema completo da verdade."3
O grito de abertura de Habacuque, "até quando?" é uma reminiscência da mesma pergunta feita em Daniel 8:13,14: "Depois, ouvi um santo que falava; e disse outro santo àquele que falava, 'até quando durará a visão do sacrifício...’ E ele me disse: 'até 2.300 tardes e manhãs; e o santuário será purificado’" (*grifamos).
Há algo sobre a justificação pela fé e a verdade do santuário que o mundo inteiro está prestes a perceber. Habacuque escreveu um grande conceito com estas palavras: "O Senhor está no Seu santo templo; cale-se diante dEle toda a terra" (2:20). Esta verdade do santuário dominará a atenção de toda a terra em silêncio!
O nosso guia de estudo das lições deste trimestre corretamente afirma, na lição de segunda-feira, que: "Habacuque 2:2-4 é uma das passagens mais importantes da Bíblia. O verso 4, em especial, expressa a essência do evangelho." E "O verso 4 é uma súmula do caminho da salvação e do ensino bíblico sobre a justificação pela fé".
Vimos entretanto que a "mui preciosa mensagem" de 1888 é a combinação da justificação pela fé e a singular doutrina adventista da purificação do santuário. Pela fé, e por meio da fé de Jesus, somos justificados pela Sua fé. Não é como se alguns gostariam que nós tivéssemos de crer, apenas creditado a nós, mas é real em seu trabalho criativo de amor que faz de nós "novas criaturas". "E assim é que os pecados que temos efetivamente cometido, pelos pecados passados, a Sua justiça, é imputada a nós, como nossos pecados são imputados a Ele. E para nos impedir de pecar, a Sua justiça é transmitida a nós em nossa carne, como nossa carne é, com a sua tendência para pecar, foi dado a Ele."4
"’Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá" (Habacuque 2:4). Fé e humildade são inseparáveis. Perguntamos mais uma vez, 'Por que um homem exerce fé em Cristo?’ Simplesmente porque ele sente a necessidade de Cristo, ele não tem confiança em sua própria força, e sente que, sem Cristo, ele deve perecer. Não é natural para o coração humano reconhecer outro como superior. ‘Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso’ (Jer. 17:9). Independência, ostentação e vaidade são naturais ao coração humano. Mas, "se alguém está em Cristo, nova criatura é’” (2ª Cor 5:17). Ele se tornou uma nova criatura em consequência de reconhecer sua desgraçada pecaminosidade, e pedindo misericórdia por meio de Cristo."5
A frase "Sua fé" se refere à "fé de Jesus." Jesus é o “autor e consumador da fé” (Heb. 12:2), fé origina com Ele e não pode haver outra fé do que a dEle (Heb.12:2). Há "um só Senhor, uma só fé, um só batismo" (Efésios 4:5). Esta "uma só fé" é a fé de Jesus. Ela é dada a cada homem como um dom, Rom. 12:3. A fé não é uma parte do equipamento natural do homem, é por isso que Deus reparte a fé de Jesus a cada um de nós. Se o homem tivesse a sua própria fé, não haveria necessidade de dá-la a nós. Diz-se ser "a nossa fé", por causa do local a partir do qual é exercida — a partir de dentro de nós.
A fé pela qual "o justo viverá" é a mesma fé de Jesus, que Ele exerceu vez após vez enquanto estava na terra. Ela é testada, experimentada e verdadeira. É forte e invencível. Sua fé venceu e conquistou todo o pecado em nossa carne — é uma fé vitoriosa, que atua pelo amor e cumprindo os preceitos da lei em nós (Rom. 8:3, 4). Gálatas 5:6 nos ensina que é "a fé que opera pelo amor" que faz todas as coisas, não nós. Toda genuína obediência é motivada pela fé de Jesus, e, portanto, não há chance para nós, para sermos levantados, já que o ato de obediência não é a nossa ação pessoal, mas é a ação de Sua fé, e ainda creditada a nós como nossa própria. Músculos, como a fé, são bons, mas nenhum dos dois não serve para nada se não for usado.
Assim, quando lemos declarações como "a tua fé te salvou" (*Mar. 5:34), sabemos que era a fé de Jesus, exercida por e dentro do indivíduo e contado como se fosse a sua própria.
É a fé de Jesus que torna um homem justo, fazendo dele um observador da lei, e uma nova criatura. Aqui está a paciência dos santos que guardam os mandamentos de Deus mediante a fé de Jesus, Apocalipse 14:12. Esta criação do homem para ser justo ou reto, é a purificação do pecado do próprio ser do homem — e isto está intimamente ligado à purificação do santuário. Os pecados do homem devem parar de entrar no santuário, a fim de que ele (o santuário) seja purificado.
O justo viverá pela fé em Jesus! (É o que nos diz Habacuque 2:4 em conexão com Rom. 1:17.). É “uma fé." Não há nenhuma outra fé.
Por que a clareza da mensagem de 1888 é a chave para o livro de Habacuque? Porque a mensagem de 1888 é toda sobre apresentar "diante do mundo o Salvador crucificado, o sacrifício pelos pecados de todo o mundo." Apresenta "justificação pela fé no Fiador", e convida "o povo para receber a justiça de Cristo, que se manifesta na obediência a todos os mandamentos de Deus. ... Todo o poder foi entregue em Suas mãos, para que Ele possa ... transmitir o inestimável dom de Sua justiça ao impotente ser humano. Esta é a mensagem que Deus manda proclamar ao mundo. É a terceira mensagem angélica que deve ser proclamada com alto clamor e regada com o derramamento de Seu Espírito Santo em grande medida."6
Alonzo T. Jones falando sobre isto diz: "O cumprimento do segredo de Deus” (Apoc. 10:7) é o término da obra do evangelho. E o termino da obra do evangelho é, ... o despojar de todo o vestígio do pecado e trazer a justiça eterna — Cristo totalmente formado, dentro de cada crente, Deus unicamente manifesto na carne de cada crente em Jesus; ... A purificação do santuário é extensivo às pessoas, e incluiu o povo, tão verdadeiramente como o fez o próprio santuário.
"Para que o santuário seja purificado e o curso do serviço do evangelho seja concluído, ele deve primeiro ser concluído (*no coração) das pessoas que têm uma parte no serviço. ... O santuário em si não pode ser purificado até que cada um dos fiéis haja sido purificado. ... Portanto, o primeiro trabalho na purificação do santuário era a purificação do povo."7
Ellet J. Waggoner falando sobre isto diz: "Quando Cristo nos cobre com o manto de Sua própria justiça, Ele não apresenta uma capa para o pecado, mas afasta o pecado. E isso mostra que o perdão dos pecados é algo mais que uma mera forma, algo mais do que um mero lançamento nos livros de registro no Céu, no sentido de que o pecado foi cancelado. O perdão dos pecados é uma realidade, é algo tangível, algo que afeta vitalmente o indivíduo. Ele realmente o limpa da culpa, e se ele é purificado da culpa, é justificado, feito justo, ele certamente sofreu uma mudança radical. Ele é, de fato, uma outra pessoa."8
"A vida [o caráter] de Jesus deve ser perfeitamente reproduzido em Seus seguidores, não por um dia apenas, mas por todos os tempos e por toda a eternidade."9
Enquanto o Senhor está no Seu santo templo, que todo o Seu povo deixe ser justificado pela Sua fé. Deixe que Ele perdoe o pecado e o leve embora. Quando o povo se deixa humilhar, a graça e o amor de Deus os selarão em justiça para sempre! Então, "a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar" (Habacuque 2:14).
A mensagem de 1888 apresentada neste pequeno livro de Habacuque é nada menos que a bondade de Deus em ação para salvar o Seu povo. "Tu saíste para a salvação de Teu povo" (Hab. 3:13).
Pergunta: "Quanto tempo?"
Resposta: "Nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas Seus servos" (Apocalipse 10: 7).

-Daniel H. Peters

Notas do autor:                  

 [1] Robert J. Wieland, Dez Grandes Verdades do Evangelho, pp 34-39.
 [2] Ellen G. White, The Spirit of Prophecy, vol. 4, p. 268.
 [3] E. G. White, Nossa Alta Vocação, Meditação Matinal de 1962, pág. 16.
 [4] Alonzo T. Jones, "A Fé de Jesus. A Natureza de Cristo", Advent Review and Sabbath Herald, de 22 de janeiro, de 1901, pág. 56.
 [5] Ellet J. Waggoner, "Fé e Humildade," Signs of the Times, de 2 de junho de 1887, pág. 326.
 [6] EG White, Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, págs.91 e 92.
 [7] Alonzo T. Jones, como citado por Robert J. Wieland em Dez Grandes Verdades do Evangelho.
 [8] Ellet J. Waggoner, Cristo e Sua Justiça, pág. 74 (Edição Glad Tidings, Boas Novas).
 [9] Ellet J. Waggoner como citado por Robert J. Wieland em Dez Grandes Verdades do Evangelho.

Para um estudo mais aprofundado:
http://www.1888mpm.org/book/gospel-truth-10
Daniel Peters vive na parte leste da cidade de Los Angeles, Estado da Califórnia, EUA, e trabalha como Conselheiro Oficial antidrogas e álcool para mães e mulheres grávidas. O seu coração foi sensivelmente tocado pela "mui preciosa mensagem" e sua vida tem sido apaixonadamente dedicada a esta mensagem que Deus outorgou à Sua igreja em 1888. Ele e a sua família são membros da igreja adventista do sétimo dia de Whittier, uma cidade a 19 kms ao sul de Los Angeles, localizada no nº 8841 Calmada Avenue, Whittier, CA 90605, EUA. Ele é tataraneto de Ellet J. Waggoner, e tem um site na internet: http://www.1888mpm.org/ onde você pode ler, em inglês, a maioria dos livros de Woggoner. O irmão Daniel é um ardoroso estudante da Bíblia, do Espírito de Profecia, e de toda a literatura relativa à mensagem de 1888.

_____________________________