sexta-feira, 31 de maio de 2013

Lição 9 - O Dia do Senhor (Sofonias e Naum), por Todd Guthrie

Para 25 de maio a 1º de junho de 2013


No princípio, Deus criou os céus e a terra, realizando um trabalho único em cada um dos seis dias para trazer à existência uma criação perfeita. (*Ao concluí-la “viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era) muito bom". A semana da criação foi coroada com um dia em que Adão e Eva poderiam descansar na obra perfeita de Deus.
Quando o pecado foi introduzido à humanidade por Satanás, a sua tripla ameaça (a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida – 1ª João 2:16) trouxe tristeza e fadiga, não só ao homem, mas a Deus. Nem Deus, nem a Terra jamais realmente desfrutaram alegremente de um descanso sabático desde então (cf. João 5,17).
É preciso tempo e trabalho para Deus humilhar o rei do orgulho (cf. Jó 41-42), mas Ele mesmo é humilde e paciente, para que possamos estar seguros de que em breve a restauração prometida irá ocorrer. Então, tanto Ele e nós vamos desfrutar de um milênio sabático.
 “Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia” (ª1 Pedro 3:8).
Ambos Sofonias e Naum chamam a atenção para Nínive, a grande cidade da Assíria, que representa os do mundo que se identificam com o rei do orgulho e da sua natureza de auto-exaltação. Deus usou a Assíria, que encarna o problema do pecado, para castigar o Seu povo e aliená-los de sua estranha paixão com o mundo, que (como Nínive) em breve será dado à destruição completa.
Certamente, suas mensagens são ainda mais relevantes hoje. Somos adventistas - acreditamos que o julgamento é agora e que Jesus está vindo muito em breve! (*Grifamos).
 “O grande dia do SENHOR está perto, sim, e se apressa muito” (Sofonias 1:14)
Somos chamados a ser os mensageiros, não só da destruição vindoura, mas da misericórdia e do amor de Deus em Cristo no fornecimento de tudo que é necessário para sobreviver ao turbilhão que se aproxima.
Quão formosos são, sobre os montes
Os pés do que anuncia as boas novas,
Que faz ouvir a paz,
Do que anuncia o bem,
Que faz ouvir a salvação,
Que diz a Sião:
‘O teu Deus reina!’" (Isaías 52:7).
 “Eis sobre os montes os pés do que traz boas novas, do que anuncia a paz!” (Naum 1:15).
Quais são essas boas novas?
“Em Sua grande misericórdia, enviou o Senhor uma mui preciosa mensagem a Seu povo por intermédio dos Pastores Waggoner e Jones. Esta mensagem devia pôr de maneira mais preeminente diante do mundo o Salvador crucificado, o sacrifício pelos pecados de todo o mundo. Apresentava a justificação pela fé no Fiador; convidava o povo para receber a justiça de Cristo, que se manifesta na obediência a todos os mandamentos de Deus. Muitos perderam Jesus de vista. Deviam ter tido o olhar fixo em Sua divina pessoa, em Seus méritos e em Seu imutável amor pela família humana. Todo o poder foi entregue em Suas mãos, para que Ele pudesse dar ricos dons aos homens, transmitindo o inestimável dom de Sua justiça ao impotente ser humano. Esta é a mensagem que Deus manda proclamar ao mundo. É a terceira mensagem angélica que deve ser proclamada com alto clamor e regada com o derramamento de Seu Espírito Santo em grande medida" (TM 91-92, grifo do autor)
 “Apelo a todos os que se têm unido numa atitude errada em princípio para que façam decidida reforma e depois disto andem para sempre humildemente com Deus” (Testemunhos para Ministros, pág. 131)
Se há uma lição em Sofonias e Naum, é que devemos pessoalmente ser despojados do mundo para sobreviver à devastação vindoura. Temos nós visto e sentido bastante o castigo que o pecado produz, para nos volvermos, irreversivelmente, à Aquele que “nos aquietará com Seu amor” e Se “regozijará sobre nós com júbilo?” (*Sofonias 3:17). Se nos humilharmos, confessando que Ele é tudo o que precisamos, e pedindo ao Senhor para habitar e caminhar em nós, então estaremos prontos. Agora é o dia da preparação para o grande descanso sabático em breve no milênio.
Deus prometeu que Ele irá completar a obra que Ele começou em nós e através de nós, e em seguida, através de nós completa o trabalho para trazer esta grande semana de tempo para a sua conclusão do sábado.
 “O remanescente de Israel não cometerá iniquidade,
Nem proferirá mentira,
E na sua boca não se achará língua enganosa;
Mas serão apascentados, e deitar-se-ão,
E não haverá quem os espante.
Eis que naquele tempo
Procederei contra todos os que te afligem,
E salvarei a que coxeia,
E recolherei a que foi expulsa;
E deles farei um louvor
E um nome em toda a terra
Em que foram envergonhados.
Naquele tempo vos farei voltar,
Naquele tempo vos recolherei;
Certamente farei de vós
Um nome e um louvor
Entre todos os povos da terra,
Quando fizer voltar os vossos cativos diante dos vossos olhos,
Diz o SENHOR” (Sofonias 3:13,19,20).
_______________________

Esta desolação da terra é ainda confirmada pelo ensinamento sobre o ano sabático da antiga dispensação. Afirma-se em 2ª Crônicas 36:21 que, das pessoas que estão sendo levadas cativas para Babilônia, a terra ficou desolada, para que ela pudesse desfrutar de seus sábados. E a terra permaneceu desolada por setenta anos, “até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os dias da assolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram" (*2º Crônicas, 36:21). Quer dizer, Israel durante 490 anos falhou em observar o ano sabático, em dar a toda a terra o descanso que Deus havia providenciado para ela nesse ano, e agora eles tiveram que ir para o cativeiro, e a terra tinha que ficar desolada, até que todos os sábados que foram roubados da terra nesses 490 anos, simbolizados por 70 anos, fossem completados.
E nisso todos os homens são ensinados, definitivamente, pela palavra do Senhor, que desde que toda a terra foi obrigada a passar por seis mil anos, sem descanso algum, ela tem sido roubada de todos os anos sabáticos em todo este tempo,até que a maldição "consuma a terra," e seja "totalmente desolada" (ver Isaías 24:4-6, 19, 20), a terra inteira deve repousar desolada mil anos, para compensar os sábados dos quais a terra foi roubada nestes seis mil anos sob o peso da maldição que foi lançada sobre ela pelos pecados dos homens.
Assim Isaías diz: "De todo se esvaziará a terra, e de tudo será saqueada, porque o Senhor pronunciou esta palavra" (Isa. 24:3). E Sofonias diz: "Hei de consumir por completo tudo de sobre a terra, diz o Senhor .... Cala-te diante do Senhor Deus, porque o dia do Senhor está perto, porque o Senhor preparou o sacrifício, e santificou os Seus convidados [ver Apoc. 19:17 e 18] .... O grande dia do Senhor está perto, está perto, e se apressa muito; amarga é a voz do dia do Senhor; clamará ali poderoso. Aquele dia será um dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e desolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas, dia de alarido contra as cidades fortificadas, e contra as torres altas. Pelo fogo do seu zelo toda a terra será consumida, porque certamente fará de todos os moradores da terra uma destruição total e apressada” (Sofonias 1:2-18). Artigo de Alonzo T. Jones, publicado na The Advent Review and Sabbath Herald (A Revista do Advento e Arauto do Sábado, em 16 de janeiro de 1900) págs. 40-41.


-Todd Guthrie

O irmão Todd Guthrie, é um médico adventista, membro da Mesa administrativa do Comitê de Estudos de Mensagem de 1888. Ele é ancião na sua igreja adventista local, e constantemente está envolvido em organizar e executar programas musicais para acontecimentos importantes da Igreja Adventista nos EUA e em outros países. Ele e sua família sempre aparecem no canal de televisão adventista Three Angels Broadcasting Network [Canal de Televisão Três Anjos] com música tanto vocal quanto instrumental.

__________________________