quinta-feira, 16 de maio de 2013

Lição 7 – O Povo Especial de Deus (Miquéias), por Paulo Penno




Para 11 a 18 de maio de 2013

Miquéias é um profeta ao remanescente, o qual poderia ter existido em eras passadas, e com o antigo Israel ficou com sua data de validade expirada, mas Deus terá um povo arrependido e revivido atualmente para levar Sua mensagem ao mundo.
Claro que sabemos que o remanescente é identificado como aqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus. É a verdade do santuário, que é "justificação pela fé ... a mensagem do terceiro anjo, em verdade" (*grifamos)1  Foi Cristo que, do santuário, inspirou o profeta Miquéias2, que estava tentando se familiarizar completamente com esta preciosa verdade do remanescente, e assim inspirar o povo dos seus dias a crer na vinda do Messias, que iria levá-los carinhosamente como um pastor conduz o rebanho, e o alimenta com este maravilhoso pão da vida para dá-lo ao mundo.
Nós realmente cremos que a denominação Adventista do Sétimo Dia é a verdadeira igreja remanescente da profecia bíblica (ver Apoc. 12:17; 14:12), que Cristo está chamando ao arrependimento (3:14-21), (*grifamos).
Ao a igreja "remanescente" finalmente receber a "mui preciosa mensagem" que "o Senhor, em Sua grande misericórdia, enviou" para nós em 1888, Deus tenciona que cada igreja adventista do sétimo dia em todo o mundo seja transformada, e adquira a reputação de ser o lugar para se ir e ouvir Cristo "crucificado" (João 12:32). Será uma nova imagem pública que substituirá a nossa velha reputação de ser a igreja onde "temos pregado a lei até que estejamos secos como as colinas de Gilboa."3
Em todo o mundo, em cada nação e cultura de povo, o Espírito Santo está agora a preparar um "remanescente," (*pessoas que venmceram a velha motivação egocêntrica de justiça própria, e recebam em seus corações, com alegria, a nova motivação da graça.
Quem são eles? Eles são as pessoas simbolizadas pela narrativa dos "144.000", que, pela graça de Deus, são "sem engano” (without guile) e "seguem o Cordeiro [o Cristo crucificado] para onde quer que vá" (Apocalipse 14:1-5).
Ao proferir esta verdade da mensagem do santuário ao remanescente nos dias de Miquéias havia profetas genuínos, como Joel e Isaías, e havia falsos profetas. No único esboço autobiográfico no livro, Miquéias afirma sua missão e propósito: "Mas eu estou cheio do poder do Espírito do SENHOR, e de juízo e de força, para anunciar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado" (Miquéias 3:8). Ele é um pregador da hora do juízo para despertar uma igreja digna de pena à sua verdadeira condição, a fim de volver o seu coração a Deus.
Ele compara Samaria a uma "prostituta" infiel (1:7, 8) que se afastou do Senhor e passou a prostituir-se após ídolos. (*Foi uma abordagem de choque) a fim de lançar, literalmente, no rosto deles uma mensagem com “grande voz”, ecoando a voz do Céu. Miquéias "vai lamentar e gemer" como chacais, e prantear como avestruzes, enquanto sobe e desce "despojado e nu" (v. 8), (*pelas ruas de Samaria, vs. 6). Até Deus está preocupado com a infidelidade deles de idolatria que torna Seu povo "desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu" (Apocalipse 3:17).
Miquéias teve de lidar com os falsos profetas que o povo contratou por falarem palavras de paz e prosperidade. Estes prognosticadores repreenderam Miquéias, colocando palavras mentirosas na boca de Deus: "Não pregue tais coisas. Nada de ruim vai acontecer com a gente" (Miquéias 2:6; Peterson4). Você pode então entender por que Deus os descreve como "pregando sermões que irão dizer-lhe como você pode conseguir o que quiser de Deus: mais dinheiro, os melhores vinhos ... o que você imaginar — você o contrataria no ato como seu pregador" (vs. 11). Eles escolheram os seus profetas, como as pessoas podem escolher os seus médiuns, mas não como as pessoas escolhem seus médicos. Você pode imaginar escolher o seu médico baseado em quão alegres e otimistas são os seus diagnósticos?
Miquéias conta a história do povo remanescente do povo de Deus nos últimos dias. "Naquele dia, diz o SENHOR, congregarei aqueles que estão perdidos, vou reunir os exilados e eu vou fortalecer os fracos vou preservar os perdidos como um remanescente e transformar o abandonado em uma poderosa nação." (Miquéias 4: 6, 7, NEB). Será quando as nações estiverem clamando paz, quando não há paz, que o Senhor vai reunir a Seu povo remanescente. Através de Cristo, por Si só, o reino de paz universal será restaurado, e o reino de justiça será dado aos Seus seguidores. Miquéias profetiza do reino restaurado em Cristo: "E a ti, ó Torre do rebanho, fortaleza da filha de Sião, a Ti virá; sim, a Ti virá o primeiro domínio [o reino restaurado pelo segundo Adão], o reino deve vir para a filha de Jerusalém" (Miquéias 4:8).
Enquanto o "remanescente" seguir pela fé seu Sumo Sacerdote no Santo dos Santos recebendo Suas mensagens de amor, paz e alegria em reconciliação com Deus, eles são, assim, "reunidos" ou chamados para fora da multidão mundana. Eles levantam a cruz de Cristo. Eles têm uma mensagem de advertência do fim para a terra e como se preparar para isso.
Mas as "muitas nações" da terra "virão, e dirão" (Miquéias 4:2) “subamos para o monte do Senhor, e à casa de Jacó" (v. 1). Eles falam "paz e segurança" (1ª Tess. 5:3). "E converterão as suas espadas em pás, e as suas lanças em foices; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra" (Miquéias 4:3). Não fale de destruição vindoura e do fim.
Em uma de suas declarações mais profundas, Ellen White comenta sobre como em 1844, quando Jesus Se levantou para entrar no Santo dos Santos, "a multidão descuidada," que não conseguiu segui-Lo pela fé, "foram deixados em completas trevas." Ela continua retratando Satanás como assumindo os deveres do sacerdote no primeiro compartimento: "Voltei-me para ver o grupo que estava ainda curvado perante o trono; eles não sabiam que Jesus o havia deixado. Satanás parecia estar junto ao trono, procurando conduzir a obra de Deus. Vi-os erguer os olhos para o trono, e orar: '—Pai, dá-nos o Teu Espírito—’. Satanás inspirava-lhes uma influência má; nela havia luz e muito poder, mas não suave amor, alegria e paz. O objetivo de Satanás era mantê-los enganados e atrair de novo e enganar os filhos de Deus."5
E assim ao povo de Deus é prometido um Bom Pastor. "Tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti Me sairá O que governará em Israel” (Miquéias 5:2).6
Jesus nasceu em Belém (a casa do pão) 700 anos após a previsão de Miquéias, e Ele disse: "Eu sou o pão da vida" (João 6:35). Ele "dá vida ao mundo" (v. 33). "O pão que Eu der é a Minha carne, que Eu darei pela vida do mundo" (v. 51). Ele é "o Salvador do mundo" (João 4:42). "Nunca alguém, seja santo ou pecador, toma seu alimento diário, que não seja nutrido pelo corpo e o sangue de Cristo. A cruz do Calvário [sendo] estampada em cada pão."7 Assim, a "vida" que a raça humana desfruta veio por comer "a carne do Filho do homem."
Miquéias conclui sua profecia com as palavras de um coração humilde: "Quem é Deus semelhante a Ti, que perdoa a iniquidade, e passa por cima da rebelião do restante da Sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade" (Miquéias 7:18). Ellet J. Waggoner (*um dos dois mensageiros de 1888) observa, "Esta é a linguagem de quem conhece a alegria do perdão real. O profeta exaltou o Senhor como alguém que efetivamente perdoa o pecado."8

- Paul E. Penno


Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99

Notas (A de nº 4 é do tradutor):

[1] Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 372. Review and Herald, 1º de abril de 1890,

[2] "Ouvi todos os povos; presta atenção, ó terra, e tudo o que nela há. ... o Senhor, desde o Seu santo templo. Porque eis que o Senhor está para sair do Seu lugar [o templo], e descerá..." (Miquéias 1:2 e 3).

[3] Materials de Ellen G. White sobre 1888, vol. 2, pág. 560. “Gilboa era uma serra de montanhas no território de Issacar. Em 2º Sam. 1:21 Davi apostrofa ‘Montes de Gilboa’. Foi cena do choque final de Saul contra os filisteus, bem como de sua morte, 1º Sam. 28:4, e cap. 31. ... As colinas são atualmente chamadas de Jebel Fukua, porém o nome antigo está perpetuado na vila de Jelbon, no sopé da colina” (O Novo Dicionário da Bíblia de J. D. Douglas, Edições Vida Nova, São Paulo, Vol. 1, págs. 669 e 670).      
4) "Não pregue tais coisas. Nada de ruim vai acontecer com a gente" (Miquéias 2:6 na versão “A Mensagem — A Bíblia em linguagem contemporânea,” do pastor presbiteriano Eugene H. Peterson. A Almeida Fiel diz: Não profetizes aos que profetizam; eles não profetizarão para eles, pois não se apartará a sua vergonha.”
[5] Primeiros Escritos, págs. 55 e 56.            

[6] Mateus fornece um comentário inspirado na profecia de Miquéias, indicando que o "Guia" (*“Governador ,“ KJV) é aquele que irá alimentar o rebanho. "Porque de ti sairá o Guia que apascentará o Meu povo de Israel." (Mateus 2:6, Versão dinamarquesa). O Governador "deve alimentar o Meu povo de Israel" (Mateus 2:6, à margem da KJV,).
 
[7] O Desejado de Todas as Nações, p. 660.   
 

[8] "O perdão real, não fingido," Signs of the Times (3 de agosto de 1888), p. 470.       




      * Asteriscos indicam acréscimos que o tradutor fez ao texto do autor.


--------------------------------------------------