Para 11 a 18 de maio de 2013
Miquéias é um profeta ao remanescente, o qual poderia ter
existido em eras passadas, e com o antigo Israel ficou com sua data de validade
expirada, mas Deus terá um povo arrependido e revivido atualmente para levar Sua
mensagem ao mundo.
Claro que sabemos que o remanescente é identificado como aqueles
que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus. É a verdade do santuário,
que é "justificação pela fé ... a mensagem do terceiro anjo, em verdade"
(*grifamos)1 Foi Cristo que, do santuário, inspirou o
profeta Miquéias2, que
estava tentando se familiarizar completamente com esta preciosa verdade do remanescente, e assim inspirar o povo
dos seus dias a crer na vinda do Messias, que iria levá-los carinhosamente como
um pastor conduz o rebanho, e o alimenta com este maravilhoso pão da vida para
dá-lo ao mundo.
Nós realmente cremos que a denominação Adventista do Sétimo Dia
é a verdadeira igreja remanescente da profecia bíblica (ver Apoc. 12:17;
14:12), que Cristo está chamando ao arrependimento (3:14-21), (*grifamos).
Ao a igreja "remanescente" finalmente receber a
"mui preciosa mensagem" que "o Senhor, em Sua grande
misericórdia, enviou" para nós em 1888, Deus tenciona que cada igreja adventista
do sétimo dia em todo o mundo seja transformada, e adquira a reputação de ser o
lugar para se ir e ouvir Cristo "crucificado"
(João 12:32). Será uma nova imagem pública que substituirá a nossa velha
reputação de ser a igreja onde "temos pregado a lei até que estejamos secos
como as colinas de Gilboa."3
Em todo o mundo, em cada nação e cultura de povo, o Espírito
Santo está agora a preparar um "remanescente," (*pessoas que venmceram
a velha motivação egocêntrica de justiça própria, e recebam em seus corações,
com alegria, a nova motivação da graça.
Quem são eles? Eles são as pessoas simbolizadas pela narrativa dos
"144.000", que, pela graça de Deus, são "sem engano” (without
guile) e "seguem o Cordeiro
[o Cristo crucificado] para onde quer que
vá" (Apocalipse 14:1-5).
Ao proferir esta verdade da mensagem do santuário ao
remanescente nos dias de Miquéias havia profetas genuínos, como Joel e Isaías,
e havia falsos profetas. No único esboço autobiográfico no livro, Miquéias
afirma sua missão e propósito: "Mas
eu estou cheio do poder do Espírito do SENHOR, e de juízo e de força, para
anunciar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado" (Miquéias
3:8). Ele é um pregador da hora do juízo para despertar uma igreja digna de
pena à sua verdadeira condição, a fim de volver o seu coração a Deus.
Ele compara Samaria a uma "prostituta" infiel (1:7, 8)
que se afastou do Senhor e passou a prostituir-se após ídolos. (*Foi uma
abordagem de choque) a fim de lançar, literalmente, no rosto deles uma mensagem
com “grande voz”, ecoando a voz do Céu. Miquéias "vai lamentar e gemer" como chacais, e prantear como
avestruzes, enquanto sobe e desce "despojado
e nu" (v. 8), (*pelas ruas de Samaria, vs. 6). Até Deus está preocupado
com a infidelidade deles de idolatria que torna Seu povo "desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu" (Apocalipse
3:17).
Miquéias teve de lidar com os falsos profetas que o povo
contratou por falarem palavras de paz e prosperidade. Estes prognosticadores
repreenderam Miquéias, colocando palavras mentirosas na boca de Deus: "Não pregue tais coisas. Nada de ruim
vai acontecer com a gente" (Miquéias 2:6; Peterson4). Você
pode então entender por que Deus os descreve como "pregando sermões que irão dizer-lhe como você pode conseguir o
que quiser de Deus: mais dinheiro, os melhores vinhos ... o que você imaginar —
você o contrataria no ato como seu pregador" (vs. 11). Eles
escolheram os seus profetas, como as pessoas podem escolher os seus médiuns, mas
não como as pessoas escolhem seus médicos. Você pode imaginar escolher o seu
médico baseado em quão alegres e otimistas são os seus diagnósticos?
Miquéias conta a história do povo remanescente do povo de Deus
nos últimos dias. "Naquele dia, diz
o SENHOR, congregarei aqueles que estão perdidos, vou reunir os exilados e eu
vou fortalecer os fracos vou preservar os perdidos como um remanescente e
transformar o abandonado em uma poderosa nação." (Miquéias 4: 6, 7,
NEB). Será quando as nações estiverem clamando paz, quando não há paz, que o
Senhor vai reunir a Seu povo remanescente. Através de Cristo, por Si só, o
reino de paz universal será restaurado, e o reino de justiça será dado aos Seus
seguidores. Miquéias profetiza do reino restaurado em Cristo: "E a ti, ó Torre do rebanho, fortaleza
da filha de Sião, a Ti virá; sim, a Ti virá o primeiro domínio [o reino
restaurado pelo segundo Adão], o reino
deve vir para a filha de Jerusalém" (Miquéias 4:8).
Enquanto o "remanescente" seguir pela fé seu Sumo
Sacerdote no Santo dos Santos recebendo Suas mensagens de amor, paz e alegria em
reconciliação com Deus, eles são, assim, "reunidos" ou chamados para
fora da multidão mundana. Eles levantam a cruz de Cristo. Eles têm uma mensagem
de advertência do fim para a terra e como se preparar para isso.
Mas as "muitas
nações" da terra "virão, e dirão" (Miquéias 4:2) “subamos para o monte do Senhor, e à casa de
Jacó" (v. 1). Eles falam "paz
e segurança" (1ª Tess. 5:3). "E
converterão as suas espadas em pás, e as suas lanças em foices; uma nação não
levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra" (Miquéias 4:3). Não fale
de destruição vindoura e do fim.
Em uma de suas declarações mais profundas, Ellen White comenta
sobre como em 1844, quando Jesus Se levantou para entrar no Santo dos Santos,
"a multidão descuidada," que não conseguiu segui-Lo pela fé,
"foram deixados em completas trevas." Ela continua retratando Satanás
como assumindo os deveres do sacerdote no primeiro compartimento: "Voltei-me
para ver o grupo que estava ainda curvado perante o trono; eles não sabiam que
Jesus o havia deixado. Satanás parecia estar junto ao trono, procurando
conduzir a obra de Deus. Vi-os erguer os olhos para o trono, e orar: '—Pai,
dá-nos o Teu Espírito—’. Satanás inspirava-lhes uma influência má; nela havia
luz e muito poder, mas não suave amor, alegria e paz. O objetivo de Satanás era
mantê-los enganados e atrair de novo e enganar os filhos de Deus."5
E assim ao povo de Deus é prometido um Bom Pastor. "Tu, Belém Efrata, posto que pequena
entre os milhares de Judá, de ti Me sairá O que governará em Israel”
(Miquéias 5:2).6
Jesus nasceu em Belém (a casa do pão) 700 anos após a previsão
de Miquéias, e Ele disse: "Eu sou o
pão da vida" (João 6:35). Ele "dá
vida ao mundo" (v. 33). "O
pão que Eu der é a Minha carne, que Eu darei pela vida do mundo" (v.
51). Ele é "o Salvador do
mundo" (João 4:42). "Nunca
alguém, seja santo ou pecador, toma seu alimento diário, que não seja nutrido
pelo corpo e o sangue de Cristo. A cruz do Calvário [sendo] estampada em cada pão."7 Assim, a
"vida" que a raça humana desfruta veio por comer "a carne do Filho do homem."
Miquéias conclui sua profecia com as palavras de um coração
humilde: "Quem é Deus semelhante a
Ti, que perdoa a iniquidade, e passa por cima da rebelião do restante da Sua
herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua
benignidade" (Miquéias 7:18). Ellet J. Waggoner (*um dos dois
mensageiros de 1888) observa, "Esta é a linguagem de quem conhece a alegria
do perdão real. O profeta exaltou o Senhor como alguém que efetivamente perdoa
o pecado."8
- Paul E. Penno
Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na
cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da
IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX
(510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de
teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou
uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a
qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen
G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os
Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos
anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai
dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente
escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando
a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99
Notas (A de nº 4 é do tradutor):
[1] Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 372. Review and Herald, 1º de abril de 1890,
[2] "Ouvi todos os povos; presta atenção, ó terra, e tudo o
que nela há. ... o Senhor, desde o Seu santo templo. Porque eis que o Senhor
está para sair do Seu lugar [o templo], e descerá..." (Miquéias 1:2 e 3).
[3] Materials de Ellen G.
White sobre 1888, vol. 2, pág. 560. “Gilboa era uma serra de
montanhas no território de Issacar. Em 2º Sam. 1:21 Davi apostrofa ‘Montes de Gilboa’. Foi cena do choque
final de Saul contra os filisteus, bem como de sua morte, 1º Sam. 28:4, e cap.
31. ... As colinas são atualmente chamadas de Jebel Fukua, porém o nome antigo está perpetuado na vila de Jelbon,
no sopé da colina” (O Novo Dicionário da
Bíblia de J. D. Douglas, Edições Vida
Nova, São Paulo, Vol. 1, págs. 669 e 670).
4) "Não
pregue tais coisas. Nada de ruim vai acontecer com a gente" (Miquéias 2:6 na versão “A Mensagem — A Bíblia em linguagem contemporânea,” do pastor
presbiteriano Eugene H. Peterson. A Almeida Fiel diz: “Não profetizes aos que profetizam; eles
não profetizarão para eles, pois não se apartará a sua vergonha.”
[5] Primeiros Escritos,
págs. 55 e 56.
[6] Mateus fornece um comentário inspirado na profecia de
Miquéias, indicando que o "Guia"
(*“Governador ,“ KJV) é aquele que
irá alimentar o rebanho. "Porque de ti sairá o Guia que apascentará o Meu
povo de Israel." (Mateus 2:6, Versão dinamarquesa). O Governador "deve alimentar o Meu povo de
Israel" (Mateus 2:6, à margem da KJV,).
[7] O Desejado de Todas as Nações, p. 660.
[8] "O perdão real, não fingido," Signs of the Times (3 de agosto de 1888), p. 470.
* Asteriscos
indicam acréscimos que o tradutor fez ao texto do autor.
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