quinta-feira, 23 de maio de 2013

Lição 8 - Encorajamento do livro de Habacuque, por Roberto Wieland

Para 18 a 25 de maio de 2013

Estou certo de que todos que creem no Senhor compartilham um problema comum: raramente obtêm respostas para a oração tão rápido quanto as queremos. Alguns se cansam de esperar e desistem de sua fé. Habacuque, no capítulo 2, versículo 3, nos encoraja a não desistir: "A visão é ainda para o tempo determinado, e até o fim falará, e não mentirá; se tardar, espera-o, porque certamente vem, não tardará."
A palavra "demorar" em hebraico são duas palavras. A edição Bíblia Boas Novas tem a idéia: "O tempo está chegando rapidamente, o que eu te mostrar se tornará realidade. Pode parecer lento, mas espera-o, ele certamente vai acontecer, e não vai ser adiado." A idéia não é que Deus é lento, que Ele tem de ser acordado, etc. Ele é muito rápido — tanto assim que Isaías diz que Ele responde às nossas orações antes de orarmos ("antes que clamem Eu responderei," 65:24), mas a resposta parece lenta para nós. Uma razão é que existem obstáculos para Sua resposta chegar a nós, como é descrito em Daniel 10:12, 13, onde o anjo lhe diz "Desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender ... são ouvidas as tuas palavras, ... Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias."
Poderia muito bem ser que o Senhor já enviou a resposta à sua oração, mas ocorreu algum obstáculo similar. Nesse meio tempo, é sua obra crer no Senhor, para apreciar Seu caráter, saber que Ele é seu amigo, não seu inimigo. Então Davi diz repetidamente, "Descansa no Senhor, e espera nEle" (Salmo 37:7). Você não ficaria constrangido se você ficasse impaciente como o rei Saul quando ele estava esperando pelo profeta Samuel para vir, e ele seguiu em frente em sua impaciência e fez o que não deveria ter feito? (1ª Sam. 13).
Habacuque está nos dizendo: "Não fique impaciente; aguarde. O Senhor não vai realmente atrasar. Seria uma pena se, quando Sua resposta vier, você, neste ínterim, tiver desistido de modo que você não possa receber a bênção, e, em seguida, como o rei Saul você perder tudo!"

- Robert J. Wieland



Do arquivo da série: Pão Diário Espiritual de 10 de fevereiro de 1998.

Copyright © 2013 by "Dial Daily Bread."



O irmão Roberto J. Wieland foi um pastor adventista, a vida inteira, missionário na África, em Nairobe e Kenia. É autor de inúmeros livros. Foi consultor editorial adventista do Sétimo Dia para a África. Ele deu sua vida por Cristo na África. Desde que foi jubilado, até sua morte, em julho de 2011, aos 95 anos, viveu na Califórnia, EUA, onde ainda era atuante na sua igreja local.
Ele é autor de dezenas de livros. Em 1950 ele e o pastor Donald K. Short, também missionário na África, em uma das férias deles nos Estados Unidos, fizeram dois pedidos à Conferência Geral:
1º) que fossem publicadas todas as matérias de Ellen G. White sobre 1888, e
2º) que fosse publicada uma antologia dos escritos de Waggoner e Jones. Eles e sua mensagem receberam mais de 200 recomendações de Ellen G. White. 38 anos depois, em 1988, a Conferência Geral atendeu o primeiro pedido, o que resultou na publicação de 4 volumes com um total de 1821 páginas tamanho A4, com o título Materiais de Ellen G. White sobre 1888. Quanto ao segundo pedido até hoje não foi o mesmo ainda atendido.
__________________