terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Lição 11 — Os eleitos, por Craig Barnes



Para 09 a 16 de novembro de 2017

Deus nos deu "a justiça que é pela fé" (Rom 10:6) para todos. Na verdade, “A palavra está junto de ti", ou seja, "a palavra da fé" (v. 8). Justificação pela fé foi dada a cada homem, “a medida da fé que Deus repartiu a cada um" (Rom. 12:3). A conclusão lógica é que quando alguém fixa sua fé em Cristo, escolhendo crer, Deus pode habitar no crente pelo poder do Espírito Santo, efetuando uma mudança de mente, Filipenses 2:5, dispensando a justiça por Ele “preparada” previamente (*"antes ordenada", KJV), na experiência do crente (Efésios 2,10). É por isso que, em Romanos 10:4, ele diz que Cristo é o cumprimento da lei. Jesus, na mesma carne humana caída, pecaminosa, que todos nós temos, viveu uma vida perfeita, cumprindo assim a lei em Si mesmo como uma herança para a raça humana, guardada em expectativa para cada membro individualmente. Quando dizemos "sim" para Ele, Ele pode cumprir essa lei em você e em mim — na nossa experiência. Esta não é uma oferta — é uma promessa, um dom. Reivindique essa promessa. Pegue a Deus pela Sua Palavra. Ele gosta quando você faz isso. 
Na bíblia, Deus é dito fazer o que Ele não impede. Por exemplo, em Êxodo 7 e 8, onde se diz que Deus endureceu o coração de Faraó, ele também diz que Faraó endureceu seu próprio coração. Deus não impediu que o Ffaraó endurecesse seu coração, embora Ele pudesse tê-lo feito, mas Cristo morreu para que todos pudessem ter o poder de escolha. Faraó tinha o poder de escolher, e ele escolheu, de livre e espontânea vontade, endurecer o coração. E, mais tarde na história, o próprio Israel, por vontade própria, optou por dormir (*:Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje") (Rom. 11:08). Nós também temos o poder de escolha. Não vamos endurecer nossos corações. Permitamos que Deus tenha controle dos nossos pensamentos, para que possamos participar da natureza divina por meio de Sua promessa (Filipenses 2:5; 2ª Pedro 1:4). Entretanto, não se deve culpar a Deus; a Bíblia diz que Deus faz algo que, superficialmente, parece algo ruim. A Bíblia está, simplesmente, usando uma figura de linguagem.
Jesus Cristo é a raiz e o tronco da Videira viva (a oliveira). Nós somos as varas (João 15:1-5). Os ramos originais (naturais) eram a linhagem de Israel. Corporativamente, esses ramos foram cortados (no apedrejamento de Estêvão), e, depois, os gentios começaram a ser enxertados. Se a queda de Israel resultou no enriquecimento do mundo, e a diminuição dos israelitas o enriquecimento dos gentios, pense o que vai acontecer quando eles aceitarem a verdade! (Rom. 11:12). Se alguns de Israel (vendo a alegria que você tem em Cristo) devem ser enxertados com você — isto seria como a vida para os mortos (vs. 15). E, portanto, Romanos 11:20-21 faz sentido, "... pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme. Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também". Nenhum de nós tem qualquer motivo para se vangloriar, pois todos nada somos sem Cristo. “Não há diferença entre judeu e grego” (Rom. 10:12). Isto é porque todos nós podemos ser conjuntamente enxertados na mesma Vinha (a boa oliveira), estando juntos através da fé em Jesus Cristo, e participando em conjunto das bênçãos do Israel espiritual.
É dessa maneira que todo o Israel será salvo, Romanos 11:26. "E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa" (Gálatas 3:29). Todos os crentes em Cristo são tidos como cidadãos do Israel espiritual, a descendência de Abraão. A plenitude dos gentios, a plenitude de Israel ("vencedor"), o recebimento da plenitude da herança, tanto de Cristo como do Israel espiritual será totalmente realizado em conjunto com a segunda vinda de Cristo.
E. J. Waggoner, um dos mensageiros de 1888, tem isto a dizer sobre a forma como todo o Israel será salvo:
"Em Romanos 11 o apóstolo fortemente ilustra a maneira em que as promessas feitas a Israel poderiam ser cumpridas, apesar de todos os descendentes literais de Jacó devessem perder o direito à herança. Nos versos 1 e 2 ele declara que Deus não rejeitou o Seu povo. Isto poderia nos levar a supor que o Israel literal ainda são o povo escolhido de Deus, se ele não dissesse, no versículo 5, “que ficou um remanescente segundo a eleição da graça." Então ele representa Israel por uma oliveira. Alguns dos ramos foram cortados, e os gentios, uma oliveira silvestre, foram enxertados. Este enxerto é contrário à natureza, pois os enxertos participam da raiz e da seiva da oliveira mansa em que são enxertados, e produzem o mesmo tipo de fruto. Ele adverte àqueles que são, assim, enxertados, a não se orgulharem, pois eles são mantidos de pé apenas pela fé, e que, como os ramos naturais foram quebrados por causa da incredulidade, de mesmo modo podem igualmente ser removidos. Os judeus, os ramos naturais, podem tornar-se parte da árvore, mas se o fizerem, não será como os ramos originais, mas como enxertos espirituais. Assim, os filhos de Israel são apenas um povo espiritual, — aqueles que são de Cristo, — "e assim todo o Israel será salvo" (Rom. 11:26) ( “O Verdadeiro Israel", publicado na revista A Verdade Presente, de 5 de julho de 1888).
"Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele, mas o justo pela sua fé viverá" (Habacuque 2:4). Se a salvação fosse apenas uma oferta, ainda haverá algo para fazermos — e para nós nos vangloriarmos. Mas salvação é um dom (Romanos 5:18). Não há nada de que nós possamos nos orgulhar ou nos exaltar.
Quando qualquer um de nós escolhe crer, a justiça de Cristo, que é dada a todos os homens, torna-se justiça compartilhada em nossa experiência individual. A justificação pela fé em Cristo é o coração contrito1 recebendo a expiação. A cruz de Cristo reconcilia o pecador a Deus e o leva à harmonia com os mandamentos de Deus. Em comunhão com Cristo, "o homem que fizer estas coisas viverá por elas" (Rom. 10:5).
"Porque, o que dizem as Escrituras? Abraão creu em Deus, e isto lhe foi imputado como justiça" (Rom. 4:1-3). O que foi que foi imputado como justiça a Abraão? E creu ele em Deus. Quando Deus falou algo, Abraão creu. Ele disse: 'isso é verdade." 'E creu ele no Senhor, e Ele considerou (*ou creditou) a ele isto [sua fé] como justiça" (Gên. 15:6).
 (*Pregando à congregação da Associação Geral, no ano de 1893, conforme registrado no Boletim Diário daquela assembléia, à pág. 378, o pastor AlonzoT. Jones pergunta à audiência:)
"Agora, você acredita que Abraão se tornou justo apenas dessa maneira? (A congregação respondeu: ‘Sim’]. Fale honestamente, você crê? (Congregação: ‘Sim Senhor’].  ... Você sabe se foi uma simples transação como essa? ... Suponha que o Senhor te chame e a mim esta noite. Não, Ele pode fazê-lo sem nos chamar para fora. Ele chamou Abraão para fora da tenda para mostrar-lhe as estrelas, mas Ele pode nos mostrar os pecados, sem nos chamar ao ar livre.
"Tem Ele te mostrado um grande número de pecados? [Congregação: ‘Sim’]. Agora Ele diz: se você é capaz de enumerá-las, ‘eles se tornarão brancos como a neve.’ O que você acha? [Congregação: ‘Amem’). Então, o que o Senhor diz? [Congregação: ‘Você é justo.’] É você justo? [uma voz: ‘Sim’]. As pessoas tornam-se justaos tão fácil assim? É como uma transação simples como essa? [Congregação: ‘Sim,’] Amém. Graças ao Senhor!” (pág. 378)
"A única coisa que pode mantê-lo e a mim fora do reino de Deus é dizermos ao Senhor que Ele está mentindo" (ibidem, pág. 379).

Craig Barnes

O irmão Craig Barnes tem ministrado séries de palestras sobre Justiça pela Fé em nossas igrejas, em Nashville, estado de Tennessee, EUA. Ele é capelão e co-regente, juntamente com sua esposa Joyce Barnes, do LAR REFÚGIO PRIMAVERIL na sua cidade. Este lar é para pessoas com disfunções mentais, mas o irmão Barnes tem pregado o evangelho a eles, e se regozija na simplicidade das verdades do evangelho que torna possível aos internos, assim como às crianças, captarem as boas novas.

 
Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira
____________________________

Notas do tradutor:
1) Teologicamente contrição “é uma dor profunda pelas ofensas feitas a Deus, a qual procede mais do amor e da gratidão para com o Criador que do temor do castigo” (Dicionário Caldas Aulete). “Deus é apto para dar a cada pessoa um ‘coração de carne,’ um ‘novo coração,’ Ezequiel 11:19; 18:31, indicando uma completa mudança de atitudes, desejos e ambições, 2ª Cor. 5:17” (Dicionário Bíblico Adventista, vol. 8 da série SDABC, Review & Herald, Washington D.C., 1979, pág. 467). 
____________________________