terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Lição 13 — Vida Cristã, por Raul Diaz



Para 23 a 30 de dezembro de 2017


Em 1985 eu morava em uma pequena cidade em Porto Rico. Havia tensão tramando na nossa pequena igreja adventista do sétimo dia. Parece que um grupo de irmãos e irmãs na igreja foram muito críticos em relação a outros membros da mesma igreja. Embora as áreas de desacordo fossem muitas (vestido, TV, assistir filmes, etc.), a questão principal era comer carne. O grupo vegetariano disse, ao grupo que comia carne, que eles não iriam para o céu se continuassem a comer carne, e se armou com citações dos escritos de Ellen White. O grupo que comia carne rebateu: "Mostre-me pela Bíblia."
A luta chegou ao auge quando o ancião vegetariano usou a hora do sermão para criticar os outros e se engrandecer. Ele mencionou que a igreja não deve assistir filmes imorais e violentos. Então, mais tarde, naquela mesma noite, o ancião, juntamente com outros membros assistiram a um desses filmes, e vangloriou-se com os outros do quanto eles gostaram. Parece que o ancião não se deu conta de que estava sendo hipócrita.1
O Pastor não aguentava mais a divisão, então ele trouxe um oficial da Associação, bem respeitado, para lidar com o problema. Para alcançar o seu objetivo, o pastor da Associação concluiu com uma metáfora muito colorida: "Muitos vegetarianos não irão para o céu porque a sua língua é muito grande, tanto que eles vão precisar de dois caixões: um para si e outro para a sua língua" (compare com Tiago 3: 5-8, 4:11).
Em 2009, num pequeno subúrbio de Chicago, Illinois, em uma pequena igreja, com menos de 20 membros, um jovem começou a defender o uso de aliança de casamento.2 Muitos dos membros da igreja tentaram argumentar com ele, afirmando que as alianças de casamento são jóia. Evidentemente, os argumentos habituais se seguiram. Quando o jovem viu que não poderia convencer a igreja, ele trouxe seu "especialista" para lidar com os membros da igreja. Os dois jovens tentaram defender o uso de jóias a tarde inteira. A maioria da congregação não podia acreditar que em pleno 2009, esta ainda era uma questão discutível.
Em 2010, lidamos com os mesmos problemas antigos que Paulo escreveu em Romanos 12 a 16. Na verdade, ainda temos acrescentado alguns mais, além das mesmas desculpas antigas. O argumento de um lado é mais ou menos assim: "A Bíblia não fala sobre isso;" “não vejo nada de errado com isso;”  "Você é muito rígido e preconceituoso;" “Outras igrejas estão fazendo isso;" etc.  Os do "outro lado" dizem coisas como: "Ellen White diz ..."; "Nós nunca fizemos isso dessa forma antes;" “Isto não é o real adventismo;” "Não na nossa igreja!" etc. Um grupo cria uma lista de coisas para fazer e outra de coisas de que se deve abster. O outro grupo se rebela contra as listas.
Ao estudamos os capítulos 12 a 16 de Romanos, percebemos que Paulo estava lidando com situações que são muito semelhantes às nossas. Isso não é surpresa, estamos falando de pessoas com natureza humana pecaminosa. As pessoas eram, então, obstinadas, e ainda são inflexíveis hoje. A única cura para a vontade própria é o Evangelho. Paulo viu e experimentou a natureza desprendida do amor de Cristo que mudou sua vida para sempre. O Espírito Santo veio habitar em Paulo, e transformou-o de um inimigo dos gentios e perseguidor dos cristãos em um homem disposto a desistir até da vida eterna, se, por seu sacrifício, outros pudessem ser salvos. Assim, Paulo tornou-se semelhante a Cristo, identificando-se com aqueles que ele tentou salvar. Para Paulo, a vida já não era sobre o que ele queria, mas o que Deus queria.
Em Filipenses 2: 5-9 Paulo disse a seus membros da igreja amada: "Deixe que essa mente esteja em vós, que houve também em Cristo Jesus: Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus: Mas esvaziou-Se a Si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-Se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-Se a Si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus O exaltou soberanamente e Lhe deu um nome que é sobre todo o nome”  (KJV)3
Em outras palavras, "Submetam-se a Cristo para o bem dos outros, como Ele Se submeteu ao Pai por nós." Nesta perspectiva, não deve ser nenhuma surpresa que Paulo peça aos irmãos maduros para terem compaixão e compreensão para com os irmãos fracos, a quem ele via como "bebes em Cristo.” Ele lhes diz em Romanos 15:1-3: "Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos e não agradar a nós mesmos. Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação. Porque também Cristo não agradou a Si mesmo, mas, como está escrito: as afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim" (*citação de Salmo 69:9)
Paulo espera mais de quem recebeu mais. E ele sabia que os bebês em Cristo precisavam de encorajamento; algo que só um cristão maduro poderia dar-lhes. Paulo sabia sobre o que ele estava falando, ele foi um bebê em Cristo antes.
Eu acredito que o maior problema que temos no cristianismo é a falta de cristãos maduros. Os membros da Igreja não são susceptíveis de serem criminosos, isto é, assassinos, ou ladrões, mas eles podem ter o mais frio dos corações. A igreja precisa de pessoas que, como Paulo, permitam que o Espírito Santo habite nelas e transforme as suas mentes e corações à semelhança de Cristo. Pessoas que sintam a dor quando outros são feridos. Pessoas que irão encorajar e orar por aqueles que não veem tudo como eles, em vez de condenar e rejeitar estas almas em luta. Esta demonstração viva de Ágape não só irá mudar as nossas igrejas, mas também irá apressar a volta de Cristo.

_________________________

No fechamento das lições deste trimestre, faremos bem em considerar o seguinte trecho escrito por Ellet J. Waggoner e encontrado em Prophetic Lights (Luzes Proféticas), página 133.
O apóstolo Tiago diz: "Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o Juiz está à porta" (Tiago 5:9). Que imagem! Estamos todos aqui esperando o Juiz que virá em breve para decidir o nosso destino eterno. A posição que ocuparmos, quando Ele vier irá determinar o nosso destino. Se estivermos trabalhando com humildade, Ele dirá: "Bem está, bom e fiel servo" (*Mat. 25:23). Se estamos a lutar uns com os outros, em vez de contra o pecado, ele dirá: "Apartai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos" (*vs. 41). Agora Ele está à porta, seu pé está sobre o limiar, e sua mão sobre a maçaneta. Quem, percebendo isso, pode abrigar ressentimento em seu coração? Suponha que o Juiz abrisse a porta e nos encontrasse no ato de ferir nossos semelhantes! Certamente que este pensamento é suficiente para nos levar a viver “sóbria, justa e piamente" (*Tito 2:12).
O tempo está acabando, mas "todo o mundo está no maligno" (*1ª João 5:19). A massa da humanidade em todas as épocas tem rejeitado a misericórdia de Deus, e assim há de ser agora. Mas, "ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo" (*Romanos 9:27, citando Isaias 10:22). Alguns de toda a tribo, povo e nação lavarão as suas vestes, e as branquearão no sangue do Cordeiro. Para estes, mansões estão sendo preparadas, e “será amplamente concedida a entrada no reino eterno" (*1ª Pedro 1: 11), quando o Rei chegar para reivindicar os Seus. Destes Ele não vai Se envergonhar, e, no meio da grande congregação, Ele vai chamá-los de irmãos. Embora pobres e desprezados que possam ser agora, mas serão exaltados a um lugar à mão direita de Deus. Glorioso pensamento! "Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho," e ao nós contemplamos o descanso glorioso e a paz que Ele vai trazer, nossos corações ansiosos responderão: "Ora vem, Senhor Jesus".(*Apoc. 22:20),
Ouvir
                                                                                     —Raul Diaz
_________________________

O irmão Raul Diaz é um membro da Igreja adventista da cidade de Monte Vernon, no estado de Illinois, perto de Chicago. Ele atua em diversos departamentos da igreja, prega em diferentes ocasiões e locais, e coordena o estudo em grupo da lição da escola sabatina em sua unidade evangelizadora em sua igreja local: Seventh-day Adventist church, na cidade de Mt Vernon, Illinois, no endereço: 12831 N. Norton Dr., Mount Vernon, Il. 62864-8231, U.S.A., Tel.: 001 XX (618) 244-7064, www.mtvernonadventist.org

_________________________

Notas do tradutor:

1) Há um ditado popular americano que diz, “If you talk the talk, you better walk the walk.” Literlamente seria. “Se você fala a palavra é melhor trilhar o caminho”, isto é, viva o que você prega.

2)  Nos EUA, a maioria dos nossos membros, condena o uso de alianças de casamento, por as considerarem como jóia.

3) Nas versões Almeida lemos “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento (mente) que houve em Cristo Jesus”. Na KJV, "deixe esta mente estar em você...”, nos dá a idéia essencial do evangelho de que não se trata de ação sua e sim de Deus em você: isto é, permita que Ele realize isto em você. Ele não o fará sem o seu consentimento, porque estaria violando o princípio de livre arbítrio estabelecido por Ele mesmo para as Suas criaturas racionais. “O livre arbítrio é um templo sagrado que Deus jamais violará.” Vemos o mesmo princípio exarado no “sermão da montanha”: Deixe sua luz brilhar”, Mat. 5:16, KJV, ao invés da redação da Almeida: “resplandeça a vossa luz”. Isto se dá também com Col. 3:15, Deixe a paz de Deus ... dominar em vossos corações”. E o vs. 16, Deixe a palavra de Cristo habitar em vós abundantemente, em toda a sabedoria ...”. Esta é a essência do Evangelho—Deus desejoso de agir no ser humano;
Assim, o irmão Raul continua no parágrafo seguinte:
Submetam-se a Cristo ...” (isto é, deixe que Ele cumpra Suas promessas em você, e pare de pensar que são ordens que você tem que cumprir).

_________________________