terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Lição 11 — Os eleitos, por Paulo Penno



Para 9 a 16 de dez. de 2017


Paulo, o apóstolo designado por Deus para os gentios, tem o coração dedicado à salvação de seus semelhantes judeus (Rom 10: 1). É bom ser zeloso na obra de Deus. O problema é que, como tantos hoje, um pregador quer fugir o mais rápido possível para o próximo compromisso, e quando chega lá, não tem boas novas do Senhor (vs. 2). E assim, o conhecimento correto de Deus se torna um tema chave em todo Romanos 10 e 11.
A ignorância dos judeus centraliza-se no modo de justificação de Deus (vs. 3). Os judeus tentaram se tornar moralmente corretos através da guarda de sua lei segundo conceitos próprios. No entanto, eles tomaram um desvio em torno de Cristo.
O conhecimento vital necessário para ser endireitado é pela fé em Cristo (vs. 4). Os intermináveis ​​debates centrados na frase "fim da lei" são inúteis em seus esforços para abrogar a lei de Deus. É contrário a Cristo que veio estabelecer a lei (Salmo 40:8, Mateus 5:17). O aspecto ou coisa final a que a lei direciona sua visão, o objeto destinado a ser alcançado ou realizado, é a justiça. Cristo é o único justo, tendo enfrentado as tentações incessantes da carne e derrotando-as. Ellet J. Waggoner, um dos mensageiros de 1888, escreve:
"Ora, o fim do mandamento é a caridade de um coração puro, e de uma boa consciência e de fé não fingida" (1ª Tim. 1: 5). A palavra aqui traduzida como "caridade" é muitas vezes "amor", e é assim traduzida neste verso na Versão Revisada [RV]. Em 1ª João 5: 3 lemos: "Porque este é o amor de Deus: que guardemos os Seus mandamentos"; e o próprio Paulo diz que "o cumprimento da lei é o amor" (Rom. 13:10). Em ambos os textos, a mesma palavra (Ágape) é usada, como ocorre em 1ª Tim. 1: 5. ...
"Deus imputa aos crentes a justiça de Cristo, que foi feito à semelhança da carne pecaminosa, para que ‘a justiça da lei’ seja cumprida em suas vidas. E assim Cristo é o fim da lei".1
A lei não falsificará os fatos. É uma descrição perfeita da justiça. A lei foi dada para fins vivificantes. O homem pecou e ele não pôde guardar a lei (Romanos 10: 5). Qualquer teoria de justificar o pecado do homem por uma transação (*nos) livros (*do céu), que ignora uma mudança de coração e reconciliação para com Deus e Sua lei, é uma ficção legal e com razão denominada evangelho antilei. É o entendimento que os cristãos deram aos muçulmanos sobre como o perdão dos pecados é obtido, e eles o consideram uma fraude e hipocrisia.
Deus não esqueceu o Seu propósito para com o povo judeu (Romanos 11: 1). A igreja cristã primitiva foi formada com o núcleo dos crentes judeus, sendo Paulo proeminente entre eles.
Mais uma vez, Paulo cobre o terreno do capítulo 9 em relação aos que não eram "povo" (Rom. 10:19), ainda que incluído no concerto eterno (Rom. 11: 2). Elias apresentou-se como uma figura solitária no Monte Carmelo no momento da apostasia quase completa de Israel na adoração de Baal. Elias invocou o Senhor em desespero (verso 3). Sozinho na crise em meio à igreja de Israel foi a experiência de cruz para Elias.
Só porque você não pode ver nenhum meio visível de encorajamento e apoio não significa que não haja um verdadeiro remanescente (verso 4). "Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal". Onde estavam esses sete mil quando Elias precisava deles? Evidentemente, eles não estavam dispostos a avançar no confronto no Monte Carmelo. Um homem, Elias, levou avivamento e reforma a Israel. Deve ser a cruz erguida para que os corações de Israel sejam tornados a Deus. E a menos que o próprio pregador experimentasse a cruz, sua mensagem teria sido infrutífera. Qualquer "eu" em Elias teria se adequado aos propósitos de Satanás, e silenciado a mensagem da cruz, por Elias.
O propósito da ilustração de Elias por Paulo e dos sete mil é enquadrar os gentios como o “remanescente segundo a eleição da graça” (vs. 5). A graça é o favor de Deus pelos mais desvalidos. A presciência de Deus elegeu os gentios para serem salvos em Cristo, tal como é anunciado nos escritos de Moisés e na experiência de Elias.
Se a graça de Deus fosse dada com base no mérito, então não seria graça. Mas o simples fato de que é livremente dada a todos, incluindo os gentios, estabelece o fato de que a graça é um presente (verso 6). Os gentios não buscavam a Deus, muito menos eram motivados a trabalhar pelo Seu favor, assim como os judeus que estavam buscando chamar a atenção de seu Pai.
Há uma cegueira escravizante na motivação egocêntrica de buscar Deus por uma recompensa de que Cristo se faz completamente bloqueado (vs. 7). "O que Israel buscava não o alcançou". Paulo declara com duro realismo que o problema de Israel é: Israel "busca". É a auto-motivação do velho concerto (*Êxodo 19:8 e 24:7).
O único milagre agora que poderia impedir o colapso completo e total da salvação dos judeus é ver algo que eles nunca viram antes (Rom. 11:11). O que Deus acredita que acontecerá para o judeu é que O verão como o Deus que os ama de maneira tão altruísta como demonstrado na cruz, assim como Ele ama os gentios e lhes dá salvação através do sacrifício de Jesus. Esse amor divino para os gentios provocará o ciúme de Seus (*filhos) israelitas.
Paulo está fora de si com a boa nova de graça muito mais abundante. Ele não pode conter-se (vs. 12). Os propósitos de salvação de Deus para todos os homens nunca são diminuídos pelo fracasso da missão judaica. Cristo quebrou o celeiro do tesouro das riquezas celestiais para a missão baseada nos gentios e haverá um efeito semelhante a um tsunami sobre os judeus.
Paulo pode apreciar o seu ofício apostólico de ser principalmente pelos gentios, mas os seus companheiros judeus nunca estão longe de seu coração (vs. 13). Paulo tem um ministério único para cobrir o fosso cultural que existe entre judeus e gentios. A missão impossível torna-se missão possível somente por elevar a cruz de Cristo, que une todos os povos.
Seria um sucesso de dois para um se a missão dos gentios de Paulo pudesse "incitar" os judeus à salvação. Se eles pudessem testemunhar a graça de Deus trabalhando na vida dos gentios, isso poderia chamar a sua atenção (vs. 14). A vergonha e a nudez que derivam da religiosidade judaica do velho concerto podem ser posta em claro contraste com a graça e o amor do iluminado novo concerto que está salvando os gentios.
Paulo está vivendo em tempos tumultuosos para a Igreja. Como ele pode entender a Igreja em perspectiva com a igreja do antigo Israel? Sua solução é a continuidade das Igrejas do Antigo e do Novo Testamento vistas como plano de Deus o tempo todo. A incredulidade judaica em Cristo frustrou aquela graça que não pode ser detida. Por sua escolha, por necessidade, o progresso do evangelho não deve ser prejudicado (vs. 15). O problema com a incredulidade judaica de Cristo é que resulta na separação de Deus e, finalmente, na morte.
Qual é o remédio para a morte espiritual? A resposta é encontrada na ilustração da boa oliveira. Cristo é a oliveira. Todo o que está ligado Àquele que é a Raiz (as azeitonas, a semente o botão, os galhos) é santo (vs. 16).
A Igreja do Antigo Testamento estava ligada a Cristo. No entanto, alguns dos seus ramos foram quebrados por causa da incredulidade em Cristo (vs. 17). Ao contrário da natureza, um ramo de "oliveira selvagem", os gentios, é enxertado na boa oliveira. De lá recebe "da raiz e da seiva da oliveira",  Cristo.
Paulo escreve aos gentios: Não zombem dos ramos quebrados (vs. 18). Gentios, vocês não são o tronco que suporta o peso da árvore. Cristo é a sua raiz. Os ramos quebrados foram removidos porque o Cultivador viu que estavam mortos. Os gentios podem percebê-lo como o propósito de Deus de abrir espaço para serem enxertados em Cristo (vs. 19).
A verdadeira razão pela qual os ramos morreram foi por incredulidade (vs. 20). A razão pela qual os gentios foram enxertados foi por causa da fé motivada pelo Ágape de Cristo. Não voltem à posição padrão de amor próprio, mas continuem em Ágape.
A lei da poda diz, se algo já não está crescendo, está morto, remova-o (vs. 21). Lembre-se da história. Não deixe que a incredulidade ultrapasse você. Não perca seu primeiro amor.
Deus sempre faz algo bom com uma situação ruim (vs. 22). Waggoner escreve: "O Senhor é o próprio Deus. Ele é amor. Ele nunca pode ser outro senão o que é, e, portanto, Ele é tão bom para uma pessoa como é para outra. Ele é igualmente bom para todos e apenas tão bom como Ele pode ser o tempo todo. Portanto, não é porque eles não foram atraídos pelo amor de Deus, que alguns são destruídos. É porque desprezaram esse amor. Tendo endurecido os seus corações contra o amor de Deus, e mais, quanto mais Ele manifestava o Seu amor para com eles, mais difícil eles se tornavam. É banal dizer que o mesmo sol que derrete a cera endurece a argila".2
Paulo descreve um reenxerto dos ramos mortos quando os judeus acreditarem na Raiz (vs. 23). O processo não natural de enxertia do ramo de uma oliveira selvagem em uma boa é um milagre da graça de Deus para os gentios (vs. 24). Do mesmo modo, o processo de reenxertia dos galhos mortos novamente para a boa oliveira é um milagre da graça de Deus. O projeto do enxerto dos gentios é para que "todo o Israel seja salvo" (vs. 26).
"Aí você tem toda a história. A chegada da plenitude dos gentios, o preenchimento do número de Israel, a conversão tanto dos judeus como dos gentios ... ‘assim, todo o Israel será salvo.' Como será que todo o Israel será salvo? - Na entrada dos gentios. Então, Israel estará cheio, e a cegueira desaparecerá. Cristo, o libertador, desviou a impiedade de Jacó, salvando os pecadores dentre os gentios e os pecadores dentre os judeus".3
O concerto de Deus é para todos. O perdão dos pecados e a justiça de Cristo para endireitar-nos contemplam a preparação para encontrá-Lo. "E este será o Meu concerto com eles, quando Eu tirar os seus pecados"  (v. 27).

--Paul E. Penno
_____________________________________

Notas finais:                                                    
1) Ellet Joseph Waggoner, "Christ the End of the Law,"  (Cristo o fim da lei) The Bible Echo, de 15 de fev. de 1892, pág. 87.
2) Ellet Joseph Waggoner, "Justice and Mercy," (Justiça e Misericórdia) The Present Truth, de 23 de fev. de 1893, pág . 54.
3) Ellet Joseph Waggoner, "The Fullness of the Gentiles," (A plenitude dos Gentios) The Present Truth, de 20 de março de 1902, pág. 180.
_____________________________________

Notas:                                                                
O vídeo desta lição do pastor Paulo Penno, em inglês, está na Internet  em: https://youtu.be/7QLBZJEkWmU

Você pode se inscrever para receber a lição em inglês solicitando-o no site sabbathschooltoday@1888message.org.
Também esta lição, em inglês, está na Internet em: http://1888message.org/sst.htm  

_____________________________________

Biografia do autor, Pastor Paulo E. Penno Jr:
Paulo Penno foi pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Foi ordenado ao ministério há 42 anos e jubilado em junho de 2016, Após o curso de teologia fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente preparou uma Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia.” (Este livro postamos, por inteiro, em Ágape Edições (agape-edicoes.blogspot.com) em 1º de agosto de 2017). Ao longo dos anos o Pr. Paulo Penno, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de justificação pela fé segundo a serva do Senhor nos apresenta em livros como Caminho a Cristo, DTN, etc. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.
Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor. 
 ­­­­­­­­­­­­­­­­­­
_____________________________________