terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Lição 10 — Filhos da promessa, por Lloyd Knecht



 Para 2 a 9 de dezembro de 2017

Em Romanos 9:1-3 Paulo mostra o poder explosivo do evangelho. Aquele que segurou as vestes dos homens que apedrejaram a Estêvão, agora chora em angústia: "Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne" (vs. 3).
Como um instrumento escolhido para proclamar o evangelho às nações, Israel falhou corporativamente. O eu se tornou o foco de sua mentalidade nacional. Eles procuraram apropriar-se, para si mesmos unicamente, das bênçãos prometidas. Como Jonas eles fugiram de sua missão evangelizadora. Como os egípcios sob Faraó, eles rejeitaram o gracioso designo de Deus para eles. Eles foram escolhidos por Deus para ser Seu povo, mas eles não estavam escolhendo ser servos de Deus.
Poderíamos nós, que nos regozijamos nesta mui preciosa mensagem do Evangelho, participar de sua culpa? Deus deu a cada crente uma comissão. Todo aquele que crê e recebe Jesus como Salvador e Senhor nasce de novo para anunciar as insondáveis riquezas de Cristo por uma vida de serviço amoroso, bem como por palavras de graça. Esse é o fruto do evangelho.
"Porventura não é este o jejum que Eu escolhi? Que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo? Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados, e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda. Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui" (Isaías 58:6-9).
Então Isaías afirma que somente tais santos podem, efetivamente, reparar a brecha na lei de Deus. Somente estes podem realmente valorizar e exaltar o sábado como o seu deleite. A boa nova é que todos foram resgatados da escravidão do pecado através do sangue de Jesus Cristo. Deus colocou os nossos pés em terreno vantajoso. Todos pecaram. Todos falham ao longo do tempo. Mas, graças a Deus, todos podem ser justificados pela fétotalmente reconciliados pela redenção que há em Cristo. "Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2ª Coríntios 5: 17. Confira também os vs. 14 a 19, e Romanos 3:24-26).
A salvação opera no passado, no presente e no futuro. Todos foram salvos (pretérito) na cruz. Todos os que creem de coração e recebem Jesus como Senhor e Salvador estão sendo salvos (tempo presente). Todos os que perseverarem até o fim serão salvos (tempo futuro) por uma fé que opera. Deus garante a nossa salvação, a menos que interponhamos uma vontade perversa (veja Ellen G. White, O Maior Discurso de Cristo, página 76). "Aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Cristo Jesus" (Filipenses 1:6).
O final propósito de Deus prevalecerá, com ou sem nós. Nem judeu nem gentio, cristão ou ateu, pode frustrar os propósitos de Deus. A história de Israel e das nações vizinhas demonstram claramente este fato. Deus tem um plano específico para a sua e minha vida. Como Faraó podemos recusar o Seu plano. Deus manifestou Seu poder a Faraó nas pragas, e, através de Faraó, na libertação de Seu povo escolhido. Deus teria preferido manifestar Seu poder através de um Faraó arrependido. Deus esperava que Faraó fosse reconhecer o seu gracioso propósito e se rendesse muito antes de o Egito estar em ruínas. Porém Faraó decidiu interpor uma vontade perversa. Portanto, o propósito da graça de Deus teve que ser realizado através da destruição do Egito, em vez de através da sua exaltação ao status de servos do Deus Altíssimo.
Paulo também resistiu até ser confrontado com Jesus na estrada de Damasco. Compelido pelo amor de Cristo, não teve por sacrifício grande demais, nem muito intenso sofrimento, se tão somente ele pudesse cumprir sua missão como o apóstolo aos gentios.
O eu é a pedra de tropeço que cega os nossos olhos para a liberdade, poder e vitória que é nossa em Cristo. Um amigo me disse certa vez: "Nós todos fazemos o que é bom." Ou seja, sempre que escolhemos o nosso caminho ao invés do caminho de Deus, acreditamos que vamos receber algum benefício pessoal. "E viu a mulher (Eva) que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu" (Gênesis 3:6).
Alguns anos atrás eu estava na (*cidade de) Irkutsk, na Sibéria como um membro da equipe evangelística do pastor Wilbur Nelson e de sua esposa Dorothy. Durante uma apresentação sobre Saúde, uma senhora se aproximou de mim querendo uma bênção para seu ministério de cura. Falei com ela sobre como podemos saber, com certeza, qual mestre nos dá poder para o nosso ministério. "Uma maneira é analisar nossas motivações e atitudes", eu disse a ela. "Jesus disse: ‘Amai os vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai por aqueles que vos maltratam e vos perseguem’" (Mat. 5:44).
"Mas isso é tão difícil!" A senhora protestou. "Não", eu disse: "É impossível. Mas, se formos transformados pelo Senhor Jesus, todas as coisas se tornam possíveis para nós. "
Todos os seres humanos foram eleitos para ser "reis e sacerdotes." Jesus nos convida a viver de acordo com a nossa alta vocação, pela fé. Paulo fala como ele foi revestido de poder para proclamar esta mensagem com poder explosivo. "Fiz-me servo de todos, para ganhar ainda mais ... Fiz-me tudo para todos, para, por todos os meios, chegar a salvar alguns" (1ª Cor. 9: 19-23).
"O amor de Cristo nos constrange", ele exclamou: "Porque julgamos assim: se um morreu por todos, logo todos morreram. E Ele morreu por todos, para que, os que vivem, não vivam mais para si, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou" (2ª Coríntios 5:14, 15).
"Agora ... onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem como pelo Espírito do Senhor" (2ª Coríntios 3:17, 18).

Lloyd Knecht
 
_________________________

A última vez que ouvimos do irmão Lloyd Knecht ele era o primeiro ancião da igreja adventista de Stevenson, no estado de Washington, localizada no endereço 41, 2nd Street, Stevenson, WA 98648-4228, Fone 001 XX (509) 427-8890.  Ele, por muitos anos, administrou um asilo, mas hoje, já muito avançado em idade, está aposentado.

_________________________