segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Lição 12 — Vencendo o mal com o bem, por Ann Walper


Para 16 a 23 de dez. de 2017

Muitas pessoas se sentem angustiadas pela ideia de "vencer" todo o mal em suas vidas, mesmo dizendo que é impossível para qualquer um, exceto Cristo, resistir a todas as tentações do diabo. O argumento é que, embora possamos resistir a algumas coisas com facilidade e nunca ser dominados por elas, outras tentações são demais para nossos caracteres decaídos.
Ellet J. Wagoner assim se expressou: "Sabemos que muitos têm essa ideia, primeiro, porque nós os ouvimos dizer, e em segundo lugar, porque há uma multidão de cristãos professos que mostram a obra de um poder maior do que o deles". "Ouvimos que muitas pessoas contam o quanto achavam que agiam corretamente, a vida cristã era insatisfatória para eles, sendo marcada apenas pelo fracasso, e estavam tentadas a abandonar em desânimo".1
A mensagem que Deus enviou através de A. T. Jones e E. J. Wagoner em 1888 é a resposta para a situação de querer viver uma boa vida cristã e sempre falhar. A mensagem de Cristo e Sua justiça apresentada nos capítulos 4 a 8 de Romanos culmina em Romanos 12:1-3 — o apóstolo Paulo "suplicando" a todos que se submetam à graça, à misericórdia e ao poder de Deus. O apóstolo Paulo escreveu que devemos "apresentar [nossos] corpos" — e mentes — como "um sacrifício vivo para Deus, que é [nosso] culto racional". O que Deus nos pede para fazer é "racional"; Ele não diria "sede perfeitos" se fosse impossível.
Nos onze capítulos anteriores do Livro de Romanos, Paulo apresentou os argumentos lógicos de por que devemos prestar atenção ao chamado de Deus para a justiça em Cristo Jesus: todos somos pecadores que precisam do Salvador. No capítulo 12 ele começa a fazer a aplicação ao crente individual. Ao dizer que devemos apresentar nossos corpos e mentes como um sacrifício vivo para Deus, Paulo está nos dizendo que devemos ser transformados através de uma "renovação" — uma mudança completa para melhor — que é efetuada pelo Espírito Santo em nossas vidas de forma contínua e diária.
Através do poder de Deus, devemos vencer todos os pecados que nos atormentam. "Um vencedor é aquele que ganha vitórias. A herança não é a vitória, é apenas a recompensa pela vitória. A vitória é agora, as vitórias a ganhar são vitórias sobre os desejos da carne, a luxúria dos olhos e o orgulho da vida — a vitória sobre o eu e as indulgências egoístas. ... Agora, como podemos ganhar vitórias contínuas em nossa guerra espiritual? Ouça o discípulo amado: "Porque todo que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vece o mundo, a nossa fé" (1ª João 5: 4)2
Devemos "apresentar" nossas vidas a Deus como um sacrifício vivo. É "vivo" porque a nossa fé cresce, "de fé em fé" quando aprendemos quão poderoso é o Espírito Santo quando O invocamos para derrotar as tentações de Satanás. No início de sua carta aos romanos, Paulo disse que o povo de Deus deve viver pela fé (Romanos 1:16, 17). Aqui, no início do capítulo 12, ele afirma que a "todo homem" foi dado, não apenas "uma" medida, mas a plena medida da fé — a fé do Filho de Deus.
Quando Cristo veio a este mundo Ele exerceu Sua fé no poder do Pai, dizendo: "Eu não posso de Mim mesmo fazer coisa alguma" (João 5:30). Através da fé no poder de Seu Pai, "[Cristo] defrontou-Se com o principal inimigo de todos e o venceu sozinho. Aqueles que O seguem continuam invariavelmente vencendo e para vencer".3 A fé que nos foi dada gratuitamente derrotou completamente Satanás em todos os pontos. Este poderoso dom de fé é nosso para exercer e cultivar até encontrar Jesus face a face na segunda vinda.
O evangelho de Jesus Cristo "é o poder de Deus para salvação ... porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé" (Romanos 1:16, 17). "Esta expressão tem sido objeto de muita discussão aprendida por teólogos, e muito poucos deles estão de acordo quanto ao seu significado. O fato de que os homens entendidos não estão de acordo em relação a isso, não precisa nos assustar com o pensamento de que não possa ser entendido, pois lemos que coisas escondidas dos sábios e prudentes são reveladas aos pequeninos".
O mensageiro especialmente delegado do Senhor prossegue: "O evangelho é o poder de Deus para a salvação para todos os que creem, porque manifesta a justiça de Deus. ... Pelo evangelho, os frutos da justiça são feitos para aparecer na vida do crente".4 Esta é a essência da mensagem que Deus enviou por E. J. Wagoner e A. T. Jones em 1888 — a justiça de Cristo manifestada em Seus seguidores fiéis.
Por muito tempo, estamos orando pelo derramamento da chuva Serôdia, enquanto ainda estamos infectados com um formalismo morto, sem ter a justiça que é de fé através de uma apreciação do coração do grande sacrifício que a Divindade fez para nos salvar de nossos pecados. Continuar numa vida de pecado não só é uma negação do poder de Deus sobre Satanás, é pisotear o nosso Redentor crucificado e colocá-Lo em aberta vergonha (Heb. 6: 6). "A escada gloriosa do céu [Cristo] é baixada no caminho de cada um, impedindo o seu caminho para o vício e a loucura. Ele deve atropelar um Redentor crucificado antes que passar para uma vida de pecado".5
Deus nos chama a um "sacrifício vivo" e não às obras mortas do formalismo; não outro plano de quarenta dias para reviver nossos motores espirituais, ou uma lista mais longa de promessas de obedecer e amá-Lo, ou qualquer outro programa sistemático destinado a curar nossa letargia espiritual. "Este espírito maligno do formalismo morto se espalhou muito além dos limites do papado organizado. É a perdição do cristianismo  professo em todos os lugares hoje, e até a profissão do cristianismo da mensagem do terceiro anjo não escapou disso completamente. É para ser o mal prevalecente mundialmente nos últimos dias até a própria vinda do Senhor em glória nas nuvens do céu".6
Em 2ª Timóteo 3:1-5, Paulo escreve uma lista espantosa de pecados terríveis que prevalecem na sociedade de hoje. Mas o mais surpreendente de todos é que Paulo nos avisa que as pessoas que cometem esses pecados estão na igreja! Eles "têm uma forma de piedade, mas [estão] negando o poder" de Deus que deveria estar operando em suas vidas para vencerem todo mal com a bondade da justiça de Deus.
Não devemos nos "conformar com este mundo, mas ser transformados pela renovação da nossa mente" (Romanos 12: 2 KJV). Deus nos chama a ser transformados em mente (*“entendimento” na Almeida Fiel) porque a mente é a fonte do nosso caráter. Devemos deixar a "mente" de Cristo ser a nossa mente (Filipenses 2: 5, KJV), e então Ele viverá a Sua vida através de nós.
Isso é realmente tão importante? Sim — todo o ponto de vitória não é para que possamos chegar ao céu, mas que possamos demonstrar ao universo espectador que os caminhos de Deus são superiores aos de Satanás e que Satanás é um inimigo derrotado. Pela fé, vencemos todo o mal em nossas vidas e proclamamos a bondade de nosso Salvador. Então Deus pode finalmente apontar para Seus poucos fiéis e dizer: "Aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus" (Apoc. 14:12) Então, teremos vindicado o caráter de Deus nas últimas horas do grande conflito. E então, Jesus virá a defender o Seu próprio (*povo) no confronto final entre o mal e o bem, e Satanás e o pecado serão destruídos no lago de fogo (Apoc. 19: 11-16; 20:14, 15).
Ann Walper
________________________
Notas:
1) Ellet J. Waggoner, "Living by Faith" (Vivendo pela Fé) The Bible Students Library (Publicação da Livraria dos Estudantes da Bíblia) de 1º de dez. de 1890, págs. 2, 4.
2) Idem.                                                                    
3) Idem                                                                       
4) Idem                                                                       
5) Ellen G. White, "Among the Churches — St. Helena," (Entre as Igrejas — Santa Helena) do periódico Signs of the Times, de 26 de jan. de 1882.
6) Alonzo T. Jones, "A Dead Formalism" (Formalismo morto) do periódico Bible Echo, de 4 de fev. de 1895.

________________________

Notas:                                                                
O vídeo desta lição do pastor Paulo Penno, em inglês, está na Internet  em: https://youtu.be/xIWkHW3mT9g
Você pode se inscrever para receber semanalmente a lição em inglês solicitando-o no site sabbathschooltoday@1888message.org.
Também esta lição, em inglês, está na Internet em: http://1888message.org/sst.htm  
________________________

Biografia da autora, Ana Walper

A irmã Ana Walper é uma adventista dedicada à pesquisa bíblica e às atividades da igreja. Atualmente ela é diretora dos departamentos de liberdade religiosa; escola sabatina; saúde e temperança, e é coordenadora de uma das unidades evangelizadoras da escola sabatina. É também ativa instrutora bíblica. Profissionalmente é enfermeira padrão, e durante as férias escolares ela trabalha como enfermeira voluntária em acampamentos da juventude adventista nos estados de Tenneessee e Kentucky nos EUA. Ela é também escritora independente já por 16 anos em jornais de sua cidade sobre as boas novas de Cristo e Sua Justiça.

Atenção: Asteriscos (*) indicam acréscimos do tradutor.
 _______________________________