sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Uma Mensagem à Liderança da Igreja em Battle Creek.

Prezado irmão,

Em 36 sábados à tarde, na hora do pôr-do-sol, o Pastor Taylor G. Bunch proferiu uma série de 36 sermões na igreja adventista de Battle Creek, então a igreja frequentada pela direção da Associação Geral, fazendo um paralelo, para os nossos lideres, entre o antigo e o moderno Israel nos movimentos do Êxodo e do Advento. A pedido dos que os ouviram, estes sermões foram publicados mimeograficamente, em 1937, no livro que ele intitulou “Exodus and Advent Movements, in Type and Antitipe”.

Neste trimestre, bem a propósito da nossa lição da Escola Sabatina, estivemos traduzindo e postando neste blog grande parte destes sermões a pedido de irmãos nossos, que gostariam de tê-los em português.

Esta série é de Especial valor em defrontar os movimentos apóstatas e divergentes, e em firmar a Igreja Adventista na “fé que uma vez foi dada aos santos” (Judas 3).

Por diferentes vezes temos sentido a forte influência da direção divina nas apropriadas mensagens, que temos postado, em relação ao ponto alto das lições, em busca da “verdade como é em Jesus,” para um claro entendimento da “mui preciosa mensagem” adventista de Justificação pela fé, lançando luz nos temas de cada trimestre, que temos transmitido neste blog, bem como ocorria quando as enviávamos diretamente aos endereços eletrônicos, e igualmente, antes disto, quando o fazíamos por meio de fitas K7s e CDs gravados com palestras de 45 minutos para cada lição.

Veja, cada trimestre são apenas 13 lições, assim, despretensiosamente começamos este trimestre lançando resumidamente os 3 primeiros capítulos, depois, pulamos intermitentemente alguns, e até voltando a outros, MAS, a partir do meio do trimestre sentimos que Deus nos guiou para adequarmos com a lição, em sequência, os capítulos para cada semana. Algumas semanas postamos três e até mesmo 4 capítulos. Cada um com paralelos altamente aplicáveis a nós adventistas hoje.

Agora chegamos ao fim do trimestre. Foram apresentados a maior parte do livro

Os Movimentos do Êxodo e do Advento em Tipo e Antítipo,

do pastor Taylor G. Bunch.

O mais premente nos é estudarmos o paralelo entre os filhos de Israel no êxodo do Egito, e nós adventistas hoje, no êxodo de Babilônia. Entramos na mesma crise, que se repete, nos mínimos detalhes, e o relato foi escrito para advertência nossa (1ª Cor. 10:11).

Confira toda a tipologia.

O capítulo de nº 7, apresentou Uma Mistura de Gente, que trata do bando de estrangeiros que saiu do Egito no êxodo. Eles foram os murmuradores e causadores da apostasia. Quem são eles hoje???

O capítulo 18 fala da crise em Cades-Barneia.

O capitulo 19 fala de cades-Barneia EM TIPO.

O capítulo 20 fala da oposição da MAIORIA da liderança à mensagem do trio Moisés, Josué e Calebe, figuras da oposição da MAIORIA da nossa liderança à mensagem do trio Ellen G.White, Waggoner e Jones. Ellen G. White disse que estes dois “tiveram sua contra-partida em Josué e Caleb.”

O capítulo 21 fala da Alteração do Propósito de Deus. Os dois trios de fieis mensageiros tiveram que amargar a pena da qual não tinham culpa;

O capítulo 22 apresenta um triste cumprimento tipológico de uma desafiadora oposição a Deus. Isto está inserido na lição de 4/11/09.

O Capítulo 23 fala da rejeição da liderança divina.

Capítulo 24 — A Volta em Direção ao Egito; postado em 18/11/09,

Capítulo 25 — Sob a Reprovação Divina; postado em 19/11/09,

Capítulo 26 — O Amor e a Liderança de Deus; Ele não abandonou o Israel, Sua . . Igreja hoje ainda é a menina de Seus olhos, postado em 23/11/09;

Capítulo 27 — Um Novo Teste de Fé, postado em 24/11/09;

Capítulo 28 — O Contorno em Volta de Edom, postado em 25/11/09;

Capítulo 29 — A Visão de Cristo e do Calvário, postado em 26/11/09;

Capítulo 30 — Os Triunfos da Fé, a conquista dos gigantes; postado em 30/11/09;

Capítulo 31 — Os esforços Finais de Satanás para Derrotar Israel, 1/12/09;

Capítulo 32 — A Idolatria do Mundanismo, postado em 06/12/09;

Capítulo 33 — A Idolatria da Imoralidade, postado em 07/12/09

Capítulo 34 — A Menos que nos Esqueçamos, postado em 15/12/09

Capítulo 35 — Vitória e Justificação pela Fé, postado em 17/12/09

Capítulo 36 — A Terra Prometida. Postado hoje, 25/12/09.

Com este encerra-se o paralelo.

Faremos bem em ocasionalmente revermos este assunto e atentarmos para estes eventos, para não cometermos os mesmos erros que o povo de Israel cometeu às portas da terra prometida, e podermos entrar na terra da promessa pelas portas.

Queremos, pela graça de Deus, num futuro bem próximo, traduzir os capítulos e parágrafos que pulamos na primeira metade do livro no início deste trimestre, e disponibilizá-lo todo, gratuitamente em um link neste blog, e se possível imprimi-lo, se tivermos condições econômicas para isto. São 280 páginas, e custará menos de R$10,00 por volume. Quantos você desejaria receber??? Escreva-nos para:

Agapeed2001@yahoo.com.br

Este livro, Os Movimentos do Êxodo e do Advento em Tipo e Antítipo,

de autoria do Pastor Taylor G. Bunch,

...

Taylor Grant Bunch (1885-1969). Estudou Direito, mas sentiu o chamado para o ministério. Foi pastor de algumas das maiores igrejas adventistas dos Estados Unidos. Foi professor de Religião em colégios adventistas como Atlantic Union College, em South Lancaster, onde por 5 anos dirigiu o departamento de religião; Colúmbia Union College, em Takoma Park. Por 7 anos dirigiu o departamento de religião da Universidade de Loma Linda. Foi presidente das Associações de Óregon, Idaho, e Michigan. Escreveu mais de 20 livros.

(Enciclopédia Adventista, vol. 10 da série SDABC, pág. 203, 2ª coluna)..

.

O original desta monumental obra foi uma edição mimeografada em 1937. A edição da qual estaremos traduzindo é de 1997, publicada por TEACH Services Inc. Notas desta edição e referências são indicadas entre colchetes [ ], e a numeração dela, quando entre as linhas desta tradução, virá entre parêntesis ( ), A paginação da edição original (1937) será indicada entre chaves { }. Quando a mudança de página ocorrer no meio de uma palavra, a indicação é feita ao final da mesma palavra. Não há hífens dividindo palavras nesta tradução. Acréscimos que fizermos ao texto do Pr. Taylor, na tradução destes capítulos, virão entre parêntesis e com o sinal de asterisco (* ...). Destaques de frases e expressões em negrito, são, primordialmente, para conectá-las com algum tópico da nossa lição deste 4º trimestre de 2009. Alguns textos bíblicos, que transcrevemos, foram apenas cotizados pelo Pr. Taylor. Todos os textos bíblicos, inclusive os que ele transcreveu, virão em itálico e as ênfases dadas por ele em negrito.