quinta-feira, 7 de julho de 2011

Lição 2, Adoração em Êxodo — compreendendo quem é Deus, por Daniel H. Peters

Para 2 a 9 e julho de 2011

O monoteísmo do deus do Islã (Alá) é uma grande melhoria sobre o politeísmo dos pagãos. Mas apesar do fato de que os muçulmanos reconhecem Cristo como um profeta como Abraão, Moisés e Maomé, eles rejeitam a mensagem da cruz. Ao fazer isso eles rejeitam a justiça de Deus e Seu Ágape como o Salvador do mundo.

A correta "compreensão [de] quem Deus é" envolve adorá-Lo como o Deus do Ágape (1ª João 4:8). Esse inegável caráter de Deus é revelado nas experiências de adoração de Moisés no livro de Êxodo.

Caminhar através do deserto e ver uma sarça ardente que não se consumia era um fenômeno digno da atenção de Moisés. Foi Cristo "o Anjo do Senhor [quem] lhe apareceu em uma chama de fogo do meio duma sarça” (Êxodo 3:2; O Desejado de Todas as Nações, pág. 23). Deus disse a Moisés para tirar os sapatos pois aquele lugar era "terra santa" (Ex. 3:5).

Cristo na Sua humanidade foi representado a Moisés pela sarça ardente que não se consumia. No comissionamento de Moisés para a liderança de Israel foi-lhe assegurado a comunhão de Cristo. Moisés adorou e serviu a Deus com uma correta compreensão da humanidade de Cristo que foi "tentado em todos os pontos como nós somos, mas sem pecado" (Heb. 4:15).

Comentando sobre Êxodo 3:5, Ellen G. White faz a seguinte afirmação clássica: "A humanidade do Filho de Deus é tudo para nós. É a corrente de ouro que liga nossa alma a Cristo, e através de Cristo a Deus. ... Cristo foi um homem de verdade "(Mensagens Escolhidas, vol. I, pág. 244).

A Maria o anjo disse estas palavras no nascimento de Jesus "o ente santo" (Lucas 1:35). Cristo tomou nossa natureza mortal, egocêntrica, pecaminosa, para a Sua santidade e condenou-a na carne até o final "único ato [justo]" da cruz (Rom. 8:3, 5:18). Em toda a história humana houve apenas uma pessoa justa, e que foi Cristo.

A santidade de Cristo foi testada e tentada pelo fogo da perseguição, mas não foi consumida. "A sarça ardente na qual estava a presença do Senhor não foi consumida. ... O fogo da fornalha da tentação pode queimar, a perseguição e julgamento pode vir, mas apenas as impurezas serão consumidos" (E Recebereis Poder, pág. 131).

Os Dez Mandamentos são uma revelação do perfeito modelo para "entender quem é Deus." Muitos olham a eles como fazer e não fazer; e se você obedecer-lhos, você será salvo, e se você não for capaz, você se perderá. Eles vêm a lei como um fardo pesado, dez preceitos esculpidos na pedra fria, proibições pesadas que esmagam toda a alegria da vida. Os Dez Mandamentos parecem obstáculos na estrada da felicidade.

Estas pessoas estão olhando para três fatos importantes: (1º) nenhuma pessoa nunca foi nem nunca vai ser capaz de guardar uma letra da lei de Deus, mesmo através de seus melhores esforços, (2º) o preâmbulo dos Dez Mandamentos declara-nos já libertos do pecado (da terra do Egito) e vícios (da casa da servidão), e (3º) O preâmbulo é um ato contínuo de Deus para a libertação da escravidão do pecado. "Eu sou o Senhor vosso Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão" (Êxodo 20:2).

Nascemos naturalmente egocêntricos graças ao primeiro Adão. Mas o Pai tem colocado toda a raça em Cristo (por segurança) desde "antes da fundação do mundo" (Efé. 1:4). "NEle" todos nós temos morrido e ressuscitado. Estamos livres da terra do Egito (escravidão do pecado). "A fé de Jesus" foi dada a todos e se não se opuserem, faz com que sejam cumpridores da lei de Deus.

O preâmbulo lembra-nos que nós fomos libertos do Egito (pecado) com o propósito de adorar o verdadeiro Deus de amor. O preâmbulo é a boa nova da promessa de Deus do Novo Concerto, que transforma os Dez Mandamentos em dez grandes promessas. Deus nunca vai permitir que o pecado nos prenda novamente.

Aqui está um exemplo simples usando o oitavo mandamento: "Não furtarás." Sem preâmbulo, este "não" o deixa sozinho na luta contra o ato de roubar. No entanto, com o preâmbulo Deus inicia a salvação", “Eu lhe trouxe do cativeiro e irei guardá-lo de roubar. É minha promessa para você! "

A boa nova da mensagem 1888 é que, quando entendemos e cremos na inspiração do preâmbulo dos Dez Mandamentos, quando apreciamos o que o Filho de Deus fez por nós, toda a idolatria moderna perde o seu encanto. Não é o ouro, prata, cruzes de madeira ou em igrejas que cativam nossas almas, é o entendimento do amor de Cristo que se revela em Sua cruz.

Depois da providencial liderança e libertação de Deus do antigo Israel da escravidão do Egito, como poderiam eles adorar o bezerro de ouro? Parece incompreensível que eles devessem ser tão estúpidos.

"A queda, tem sido corretamente falado, foi a transferência da adoração do homem de Deus para si mesmo. ... O evangelho [que é a lei em Cristo] transfere o culto dos homens a partir de si mesmo de volta em direção a Deus. Mostra aos homens que o eu nada é, e Deus é tudo. "

Esta foi a razão de sua adoração do bezerro. Eles inventaram a sua antiga promessa do concerto com Deus. "Tudo o que o Senhor tem falado, faremos" (Êxodo 19:8). Senhor nós vamos fazer tudo certinho. Sua confiança em si mesmos em fazer tudo corretamente foi a base de seu antigo concerto ("entendendo que eram capazes de estabelecer sua própria justiça," Patriarcas e Profetas, pág. 372). Este foi o culto de si mesmos.

O resultado foi que "apenas algumas semanas se passaram antes que violassem seu concerto com Deus e se curvassem para adorar uma imagem esculpida" (Ibidem). Isso significava que estavam virando as costas para o plano de salvação de Deus e foram deliberadamente de volta para o "culto" de orgias sexuais que estava arruinando o mundo pagão — auto-adoração.

O pequeno livro, Caminho a Cristo diz porquê: "Desejais entregar-vos a Ele, mas sois faltos de poder moral, escravos da dúvida e dirigidos pelos hábitos de vossa vida de pecado. Vossas promessas e resoluções são como palavras escritas na areia. Não podeis dominar os pensamentos, os impulsos, as afeições. O conhecimento de vossas promessas violadas e de votos não cumpridos, enfraquece a confiança em vossa própria sinceridade, levando-vos a julgar que Deus não vos pode aceitar" (pág. 47).

Aqui está o problema! A memória de seus frequentes fracassos para cumprir suas promessas faz você sentir que você não é bom e "que Deus não vos pode aceitar" ou respeitar. E isso é uma horrível escravidão.

Uma muito melhor aproximação se encontra sob o "Novo Concerto". Foi a promessa de Deus do Novo Concerto que era uma libertação pessoal de uma vida de dependência de drogas. Não há nada que os pecadores possam trazer para ajudar a Deus em salvar-nos. Promessas pessoais não são de nenhum proveito.

Prometer a Deus que você vai fazer o melhor é o mesmo que prometer a Ele que você vai continuar a ignorar as palavras e promessas dEle, enquanto "tenta" substituí-las por seus esforços inúteis na tentativa de agradá-Lo. Não poderia haver uma melhor definição do culto a Baal (auto-adoração). Em vez de prometer a Deus que você vai fazer o melhor, adore-O, agradecendo-Lhe por Ele lhe ter prometido salvá-lo, que Cristo já Se deu a Si mesmo por você e o comprou com Seu sangue, e que você é precioso aos Seus olhos.

Deus só tem boas notícias para nós. O novo concerto abre diante de nós novas perspectivas de "compreensão de quem Deus é" de modo que nossa adoração possa estar em harmonia com Seu caráter.


-Daniel H. Peters



Nota:
[1] EJ Waggoner, "Adoração Correta e Errada" (The Present Truth, 02 de novembro de 1893).



Daniel Peters vive na parte leste da cidade de Los Angeles, Estado da Califórnia, EUA, e trabalha como Conselheiro Oficial antidrogas e álcool para mães e mulheres grávidas. O seu coração foi sensivelmente tocado pela "mui preciosa mensagem" e sua vida tem sido apaixonadamente dedicada a esta mensagem que Deus outorgou à Sua igreja em 1888. Ele e a sua família são membros da igreja adventista do sétimo dia de Whittier, uma cidade a 19 kms ao sul de Los Angeles, localizada no nº 8841 Calmada Avenue, Whittier, CA 90605, EUA. Ele é tataraneto de Ellet J. Waggoner, e tem um site na internet: http://www.1888mpm.org/ onde você pode ler, em inglês, a maioria dos livros de Woggoner. O irmão Daniel é um ardoroso estudante da Bíblia, do Espírito de Profecia, e de toda a literatura relativa à mensagem de 1888.

Ele foi dependente por muitos anos, embora nascido em lar adventista, segundo relatado por ele neste blog, falando sobre a lição 11 do 1º Trim. de 2011, quando a lição falava sobre “Libertação dos Vícios”. Veja a postagem de 11/03/11 neste blog.

_________________________