terça-feira, 12 de julho de 2011

Lição 3, O sábado e a adoração, por Raul Diaz

Para 9 a 16 julho de 2011

"Longe dos olhos, longe do coração" é uma expressão que implica que facilmente esquecemos ou ignoramos o que não está ao alcance das nossas vistas. Ela assume que, se pessoas ou objetos não estão presentes, então eles não provocarão saudades.

No entanto, isto nem sempre é verdade. Há ocasiões em que você sabe que algo está faltando, mas não pode identificar o que é esse "algo". Em outros momentos, alguma coisa está faltando e este 'algo' é identificado. É como se a sua ausência fosse tão óbvia, que ele é visível. Há uma expressão espanhola para isso: "Algo brilha por sua ausência" Uma interpretação mais precisa seria "Algo é proeminente por sua ausência." É claro que isto é um jogo de palavras uma vez que a palavra proeminente significa: notável, de modo a ser claramente visível, atraindo a vista ou atenção. Neste caso, a própria ausência da coisa faz com que ela se destaque. É como se você olhasse para o Ground Zero esperando ver o World Trade Center, e, em vez disso, você vê um abismo. A ausência do Trade Center pode impactar muitas pessoas mais do que a sua presença anterior.

Nossa lição desta semana focaliza o sábado em relação ao culto. O autor destaca principalmente o sábado como uma comemoração do poder criador e redentor de Deus. A primeira referência é Êxodo 20:8, onde Deus diz: "lembra-te do dia de sábado para ...." Obviamente, Deus sabia que o povo se esqueceria ou encontraria desculpas para ignorar o dia quando quisessem ignorá-Lo. Em Êxodo 20:11, há uma óbvia referência a Deus como Criador

Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; Portanto abençoou o Senhor o dia de sábado e o santificou.”

Evidente por sua ausência em nossa lição é qualquer referência a como a criação está ligada ao Grande Conflito. A criação deste mundo dá evidência de que Deus não é o que Ele é acusado de ser. Ao criar este mundo, foi demonstrado que Deus não é despótico e arbitrário. O Deus onisciente deu ao homem o poder de escolher entre o bem e o mal. Quando Adão e Eva caíram, eles perderam as bênçãos que Deus lhes havia dado em seu plano original. Consequentemente, eles e seus futuros descendentes poderiam agora escolher somente o mal. Em misericórdia, um plano alternativo previamente elaborado foi posto em prática por Deus. Então agora a questão permanece: pode o homem caído agora ser justo em uma natureza caída e pecaminosa? E, escolherá o homem caído ser justo?

Em consequência da queda, o homem pecador abandonou o conhecimento dAquele que o criou. Por isso, ele perdeu de vista o plano para redimi-lo, uma vez que se originou da mesma fonte. Por todo o Antigo Testamento, Deus constantemente lembrou tanto Israel quanto Judá, que Ele era o Criador e Redentor (cf. Salmo 33:6-9, Isaías 40:25-26; 45:12, 18; Colossenses 1:16-17, Hebreus 1 : 2, e Isaías 44:15-20, 46:5-7). Deus diz a todos que quiserem ouvir "Eu criei este mundo perfeito, e embora tenha sido desfigurado, vou criar um mundo perfeito de novo."

Conspícua por sua ausência em nossa lição, é como Deus traz cura e plenitude ao nosso mundo através da guarda do sábado e adoração. Em Êxodo e Hebreus as Escrituras ilustram através da vida de Moisés, uma vida vivida pela fé (Hebreus 11:23 - 27). É claro que a intenção de Deus era redimir o homem da escravidão do pecado e elevá-lo à estatura que ele teria possuído se não tivesse pecado.

Ellen White diz: "O objetivo da obra de Deus neste mundo é a redenção do homem" (Ellen White, O Desejado de Todas as Nações, pág. 285).

Conspícua por sua ausência em nossa lição, é a omissão de qualquer referência aos capítulos 3 e 4 de Hebreus, onde o apóstolo Paulo afirma que os filhos de Israel, e mais tarde, os judeus nunca entraram no repouso de Cristo, devido a sua incredulidade (Hebreus 3: 18-19). Hebreus 4 é claro. Somente aqueles que crêem entram no Seu repouso, e apenas aqueles que entram no Seu descanso verdadeiramente guardam o sábado. Lembre-se: "Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça" (Romanos 4:3). Aqueles que creem são justos. "... A fim de santificar o sábado, os homens precisam ser eles próprios santos. Devem, pela fé, tornar-se participantes da justiça de Cristo. ... Só assim poderia o sábado distinguir Israel como os adoradores de Deus" (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 283).

Por último, mas não menos importante, notável por sua ausência nesta lição é o fato de que os judeus no tempo de Cristo não eram os verdadeiros adoradores de Deus. Eles se recusaram a participar da justiça de Cristo. Eles deixaram de trabalhar no 7º dia da semana, mas não guardaram o sábado do Senhor. Ou seja, eles não apreciaram nem entesouraram o sábado, ou o seu doador. Na verdade, eles acusaram o Senhor do sábado de quebrá-lo (Lucas 6:5, João 9:16). E, quando crucificaram a Cristo, eles queriam ter certeza que Ele fosse retirado da cruz (*antes do pôr-do-sol), para que seu sábado não fosse profanado (João 19:30-32).

Como você pode ver o nosso maior desafio não é o que fazer ou não fazer durante o sábado. Nosso maior desafio é permitir que Jesus nos santifique e nos torne justos. Só então seremos verdadeiros guardadores do sábado, só então seremos verdadeiros adoradores de Deus.

--Raul Diaz


O irmão Raul Diaz é um membro da Igreja adventista da cidade de Monte Vernon, no estado de Illinois, perto de Chicago. Ele atua em diversos departamentos da igreja, prega em diferentes ocasiões e locais, e ensina a lição da escola sabatina em sua unidade evangelizadora em sua igreja local — Seventh-day Adventist church, na cidade de Mt Vernon, Illinois, localizada no endereço: 12831 N. Norton, Dr. Mount Vernon, Il. 62864-8231, U.S.A, Tel.: 001 XX (618) 244-7064, endereço eletrônico: www.mtvernonadventist.org


______________________