sexta-feira, 1 de julho de 2011

Lição 1, Adoração em Gênesis: Duas classes de adoradores, por Hélène Thomas

Para 25 de junho a 2 de julho de 2011



Neste trimestre estudaremos exemplos bíblicos de verdadeira e falsa adoração. Os adventistas do sétimo dia encontram sua razão de existência no convite à adoração de Apocalipse 14:6, 7: "E vi outro anjo voar pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo com grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, porque vinda a hora do Seu juízo, e adorai Àquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas".

Como observado em nossa lição, dois sistemas de adoração têm existido na Terra desde o início, tipificados pelos exemplos de Caim e Esaú, e.Abel e Jacó

A distinção entre as ofertas de Caim e Abel fornece uma ilustração da adoração verdadeira e falsa como visto ao longo da história. A fé de Abel em Deus se manifestou em seu dom do cordeiro imolado. A oferta de Caim era, na realidade, um elogio de si mesmo a Deus por uma exposição de frutos do seu trabalho.

Na Escola Sabatina, não muito tempo atrás, uma professora contou-nos uma história sobre um homem que foi admitido como açougueiro aprendiz.

No primeiro dia de trabalho, o homem foi instruído sobre a técnica de matar cordeiros para obter carne especial de carneiro. O novato explicou como ele pegou o primeiro cordeiro pelo queixo. Isso seria fácil, pensou ele. Levantando alto a cabeça do cordeiro, ele cortou a garganta do cordeiro com a faca. Espirrou sangue da ferida, derramando sobre a mão do homem e pingando no chão. O açougueiro esperava o cordeiro cambalear para lá e para cá como um bêbado e cair num colapso, no chão enquanto lentamente sangraria até morrer.

Em vez disso, e para surpresa do homem, o cordeiro olhou para o rosto do homem com olhos confiantes e, em seguida, descansou sua cabeça no colo do homem. Lentamente, o cordeiro começou a lamber seu próprio sangue da mão do homem.

Com um coração dilacerado em angústia, o homem viu quando o cordeiro morreu em completa confiança e entrega. O homem largou o emprego naquele dia e nunca trabalhou como açougueiro..

Mais tarde, agradeci à professora por partilhar tal história tão comovente, e disse a ela o quanto ela significava para mim. Em seguida, ela compartilhou uma outra história:

Uma vez, ela disse, ela e seu marido tinham um galo. Eles o possuíam por muitos anos. Era um animal de estimação da família, mas agora eles viviam na cidade e vizinhos estavam reclamando porque o galo fazia muito barulho. Entrou em contato com um homem em sua igreja, que havia trabalhado como açougueiro e perguntou se ele estaria disposto a vir e matar seu galo. Ele concordou.

Quando ele chegou, ela o levou ao galpão onde o galo foi então deixado, porque ela não queria assistir. Do lado de fora ela tentava ouvir os sons que pudessem indicar que ele tinha terminado sua tarefa. Ela tentou escutar, mas não ouvi nenhum som vindo do galpão. Finalmente, ela olhou para dentro para ver por que estava demorando tanto. Lá estava o açougueiro, ajoelhado diante do galo, chorando. Ele não conseguia realizar a tarefa tratada. Ele tinha sido duro e insensível em sua profissão, mas não agora. Seu coração tinha sido amolecido pelo amor de Cristo.

A mensagem enviada para a nossa igreja através do ministério dos irmãos Waggoner e Jones e da irmã White, no final de 1800, foi uma clara mensagem da cruz. Como um povo, os adventistas do sétimo dia tornaram-se defensores capazes de sua fé, mas faltou a ternura e quebrantamento de coração que vem de contemplar o Cordeiro, que foi morto desde a fundação do mundo.

O orgulhoso coração não convertido busca um estilo de adoração que espelha a oferta de Caim. Pode ser polido e suave, como uma tigela de frutas deliciosas. Ele pode estar correto em sua interpretação das 28 crenças fundamentais de nossa igreja. Pode ser cheio do Espírito, ou pode ser explicito e formal, com tudo o que é tecnicamente executado com precisão. Se a nossa adoração não derivar de uma apreciação de coração do dom inefável de Jesus, reflete o espírito de Caim

O que é necessário em nossa adoração hoje - corporativamente como uma igreja, em nossas famílias, e em nossa comunhão particular com Deus — é um novo olhar sobre o Cordeiro, uma apreciação renovada para o infinito sacrifício feito em nosso nome, por um Cordeiro, ferido e ensanguentado, que Se aproximou ainda mais perto de nós na morte. Esta mensagem por si só pode trazer a tão esperada reforma no culto que partirá do coração e não apenas uma rodada de formalidades, sejam elas quais forem.

"Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões, Ele foi moído pelas nossas iniqüidades; O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados e o Senhor fez cair sobre Ele a iniqüidade de todos nós...." Isaías 53:5, 6 (última parte).

Hélène Thomas



A irmã Helena Thomas é esposa de um obreiro bíblico adventista. Eles vivem no estado de Michigan, nos EUA. Além de exercer as funções do lar, como esposa, mãe e avó, ela é escritora, e produz artigos literários de dentro da própria casa. Desde Janeiro de 2010 ela é a nova editora do Comitê de Estudos da Mensagem de 1888. O endereço eletrônico dela é jhthomasal@gmail.com